SóProvas


ID
1231819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O estado de Alagoas é o maior produtor de cana-de-açúcar do Nordeste brasileiro e um dos maiores produtores de sacarose (C12H22O11) do mundo, além de ser o maior produtor de gás natural do Brasil. Nesse estado, existem, ainda, reservas minerais de sal-gema, as quais consistem em depósitos naturais de cloreto de sódio, com pequenas quantidades de cloreto de potássio e cloreto de magnésio, em estratos sedimentares localizados no subsolo ou em jazidas na superfície terrestre. Esses compostos formam-se pela evaporação da água de antigas bacias marinhas em ambientes sedimentares.

Considerando o texto acima e que as massas molares de H, C, O e Cl sejam, respectivamente, 1,0 g/mol, 12,0 g/mol, 16,0 g/mol, 35,5 g/mol, julgue os itens que se seguem.

A sacarose não pode ser classificada em carboidrato, pois a proporção entre os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio nesse composto difere da proporção 1:2:1, caracterizadora dos carboidratos.

Alternativas
Comentários
  • A fórmula do carboidrato é (CH2O)n, onde o valor de n tem que ser no mínimo 3 e no máximo 8. Observe a proporção de átomos de C, H e O: 1:2:1. Sendo assim, a sacarose não é um carboidrato pois não há essa relação proporcional. Bons estudos!!!

  • Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, que geralmente seguem a fórmula empírica [C(H2O)]n, sendo n ≥ 7. A proporção entre os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio é de 1:2:1. Veja, geralmente não é sempre. Não é uma regra absoluta.

    Assim, é possível discordar da questão: sacarose é um dissacarídeo, composto por uma molécula de glicose e uma de frutose, unidas entre si por uma ligação glicosídica. Logo, é sim, um carboidrato.