SóProvas


ID
1232248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Segundo notícia veiculada recentemente, em rede nacional, os processos do judiciário estão demorando mais que o razoável porque os juízes têm de analisar, em média, 3 mil processos por ano. Para verificar o fato, um analista coletou a quantidade de processos de uma amostra de 10 juízes, estando os resultados dispostos a seguir (em mil processos por ano).

2 5 4 3 2 2 3 3,5 2,5 5

Com base nessas informações e considerando que μ representa a média populacional por juiz, julgue os itens subsequentes.

A estatística do teste para se testar se H0: μ= 3 mil possui 8 graus de liberdade, dada a necessidade de se estimarem a média e o desvio-padrão e sabendo que os dados seguem uma distribuição normal

Alternativas
Comentários
  • Como a amostra é de 10 juízes, então o grau de liberdade é 10-1=9 e não 8 como afirma a questão.

  • Se soubermos que os dados seguem uma distribuição normal, não é preciso trabalhar com a distribuição t de Student (onde se aplicaria o cálculo do número de graus de liberdade). Item ERRADO.

  • (n) = tamanho da amostra (obs: n<30, usa-se a Distribuição T - Student)

    GL= n - 1; logo questão ERRADA

  • Gabarito: Errado.

    Primeiro ponto: utiliza-se a distribuição T de Student sim. A amostra é inferior a 30 elementos, considerada pequena. Ademais, não foi fornecido nada sobre o desvio padrão/variância populacionais. Portanto, os requisitos para usar a T-Student estão válidos.

    Você não usaria a T-Student se mesmo com uma amostra pequena (inferior a 30 elementos) você tivesse algum dado da variância ou desvio populacionais.

    Como nós temos 10 elementos na amostra, há n-1 graus de liberdade, ou seja, 9 graus de liberdade. Este é o erro da questão.

    Bons estudos!

  • e SE a amostra fosse maior que 30, o que mudaria? alguem?