SóProvas


ID
1232260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Segundo notícia veiculada recentemente, em rede nacional, os processos do judiciário estão demorando mais que o razoável porque os juízes têm de analisar, em média, 3 mil processos por ano. Para verificar o fato, um analista coletou a quantidade de processos de uma amostra de 10 juízes, estando os resultados dispostos a seguir (em mil processos por ano).

2 5 4 3 2 2 3 3,5 2,5 5

Com base nessas informações e considerando que μ representa a média populacional por juiz, julgue os itens subsequentes.

Caso fosse utilizado o estimador da média dado pela soma dos 5 primeiros registros, então esse estimador seria não viciado e consistente.

Alternativas
Comentários
  • e

    consistente: n "grande"

  • seria viciado pois não utiliza todos os elementos da amostra

  •         Para estimar a média não é correto usar a soma dos 5 primeiros registros. Seria mais adequado usar a média dos 5 primeiros registros. Item ERRADO. 

  • Questão safadinha de interpretação, principalmente. Na primeira lida achei que o estimador proposto era a média dos 5 primeiros registros. Nesse caso, a média, como estimativa, continuaria sendo consistente e não viciada. Entretanto a questão está errada, pois, ao contrário do primeiro entendimento, ela propõe estimar a média a partir da simples e pura soma dos 5 primeiros registros. Esse procedimento está incorreto e não é consistente. O correto seria somar e dividir.

  • Quanto menor a amostra menos consistência.

  • Cuidado galera, o estimador realmente não é viesado, uma vez que não há qualquer predisposição anterior para buscar por valores maiores ou menores. No entanto, no que tange à consistência, observa-se que, com o aumento do número da amostra, ou seja, incrementando unidades à soma, o valor acabaria se desviando cada vez mais da média populacional.