SóProvas


ID
1232266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Segundo notícia veiculada recentemente, em rede nacional, os processos do judiciário estão demorando mais que o razoável porque os juízes têm de analisar, em média, 3 mil processos por ano. Para verificar o fato, um analista coletou a quantidade de processos de uma amostra de 10 juízes, estando os resultados dispostos a seguir (em mil processos por ano).

2 5 4 3 2 2 3 3,5 2,5 5

Com base nessas informações e considerando que μ representa a média populacional por juiz, julgue os itens subsequentes.

Para se calcular o poder do teste para a média populacional, bastaria alterar a hipótese nula para 2,5 mil, por exemplo, e depois calcular 1 - β, em que β é erro do tipo II.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    O poder do teste é a probabilidade de rejeitar a hipótese nula dado que ela é falsa

    É o complementar do erro tipo 2

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    A potência de um teste (1 - β) corresponde à probabilidade de NÃO aceitarmos H0 dado que ela é falsa.

  • RESPOSTA:

    Erro do tipo I - Rejeitar a hipotese nula quando ela é verdadeira

    Erro do tipo II  - Aceitar a hipotese nula quando ela é falsa

    A probabilidade de cometer um erro do tipo I é o próprio nível de significância α, que é definido de forma subjetiva no teste de hipóteses

    A probabilidade de cometer um erro de tipo II é β, que está relacionado com a potência do teste (são complementares, ou seja, 1 - β). 

    Do problema:

    >> considerando que a média é 3 mil (Ho) é verdadeira.

    Alterando H0 para 2,5 mil estaríamos descartando a H0 (3 mil) verdadeira e adotando uma H0 falsa. Isso nos leva ao erro Tipo II. E calculando 1 - β (o complemento) estaríamos calculando o poder do teste de rejeitar a hipótese nula se ela for falsa.