SóProvas


ID
1232779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Mem. 1/CGAPI                                                                         Em 30 de janeiro de 2014.


Ao Senhor Coordenador-geral de Projetos Industriais da SUFRAMA

Assunto: Sugestão de novas reuniões com a Delegacia da Receita Federal do Brasil

       Comunico que o encontro com os auditores da Delegacia da Receita Federal do Brasil, ocorrido em 27/1/2014, em Manaus, cumpriu o objetivo de demonstrar os principais passos adotados pela SUFRAMA, para a importação de insumos.
       Como é do conhecimento de Vossa Senhoria, eventos como esse estreitam as relações entre os dois órgãos e visam, também, à melhoria do atendimento no serviço público, com benefício direto ao contribuinte. Assim, sugiro que novas reuniões com esse órgão sejam marcadas, a fim de se fortalecer o controle de entrada de insumos importados, o que garantirá também maior eficiência no atendimento ao público.

       Respeitosamente,

                                                               Sicrano
                       Técnico da Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos
                                                   Industriais da SUFRAMA

Com base no documento hipotético apresentado acima e nos preceitos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item subsequente.

Para simplificar a tramitação da comunicação e assegurar mais transparência à tomada de decisão, o coordenador-geral deveria ter dado o despacho em folha de continuação ou, mediante justificativa, no próprio documento.

Alternativas
Comentários
  • (Errado) - Conforme MRPR: 

    A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

  • Guerreiros, o erro da questão é sutil, inverteu os procedimentos: o despacho deve ser dado no PRÓPRIO documento ou, mediante justificativa, em folha de continuação.

    Bons estudos!

  • Com vistas à agilidade e para evitar o desnecessário aumento do número de comunicações, recomenda-se que os despachos aos memorandos sejam efetuados no próprio documento e, se faltar espaço, em folha de continuação.

  • O enunciado informa que "para simplificar a tramitação da comunicação e assegurar mais transparência à tomada de decisão, o coordenador-geral deveria ter dado o despacho em folha de continuação ou, mediante justificativa, no próprio documento. "

    Mas segundo o Manual de Redação Oficial, "para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando."

    O erro da questão está na mudança de ordem de procedimento. Os despachos se dão no próprio documento, e no caso de falta de espaço, em folha de continuação. O enunciado da questão apresenta o contrário. 


    A resposta é incorreta. 

  • 1 - A questão erra na sequencia de ações.

              Primeiro deve se despachar no próprio documento e caso não for possível se fará em folha de continuação.

    2 - Não precisa ser mediante justificativa o despacho no próprio documento.

       

  • Outro erro da questão é que o remetente do memorando não é o "Coordenador-Geral", mas sim o Sicrano, um "Técnico da Coordenação-Geral".

  • Esse CESPE tá de S.A.C.A.N.A.G.E.M !!!

  • Exatamente Iuri França, inclusive matei a questão justamente a partir dessa observação! Muito bem observado. 

    "Outro erro da questão é que o remetente do memorando não é o "Coordenador-Geral", mas sim o Sicrano, um "Técnico da Coordenação-Geral". 

  • Como já foi dito a banca inverte os conceitos no final da questão, outras ajudam a responder, vejam:

    A fim de simplificar e de tornar mais célere e ágil a tramitação do memorando, os despachos a esse documento oficial devem ser dados no próprio documento, o que assegura maior transparência à tomada de decisões e permite que se mantenha um histórico do andamento do assunto tratado no expediente.

    GABARITO: CERTA.



    Os despachos a memorandos expedidos entre unidades administrativas da PCDF devem ser dados no próprio documento e, caso falte espaço, em folha de continuação. Esse procedimento, além de evitar um desnecessário aumento do número de comunicações, contribui para a formação de um processo simplificado, que permite que se acompanhe o histórico do andamento da matéria tratada no memorando.

    GABARITO: CERTA.

  • Não tem nada de "mediante justificativa".

  • A questão foi infeliz ao usar a forma verbal "...deveria ter dado o despacho...", se tivesse usado "...pode dar o despacho..." teria ficado mais coerente, já que o coordenador-geral nem sequer fez coisa alguma no comando da questão. 

  • Realmente a questão está errada, pelo fato do cespe ter feito um trocadilho no final da questão.


    Certo :  os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.Errado: deveria ter dado o despacho em folha de continuação ou, mediante justificativa, no próprio documento.Cespe/UNB tem milhões de facetas infelizmente, mas somos destemidos e vamos até o fim, rumo à posse. Acredite em você, assim você já é um vencedor.
  • Realmente os conceitos estão invertidos!! 

  • Acredito que outro pronto, além da inversão da ordem dos procedimentos, que leva a assertiva ao erro é a utilização do termo "mediante justificativa". Não há necessidade de justificar para dar o despacho no próprio documento. 

  • 3.4.1. Definição e Finalidade

      [...]

      Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

  • Concordo Casseis Santos. 

  • folha de continuação ou, mediante justificativa, no próprio documento.

     

    A lógica: 

    1º- Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve ... no próprio documento... Acabou ?

    .

    2º Então, vai pra Folha de Continuação e, novamente,  Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve... Acabou ? 

    Começa tudo de novo: 

    1º- Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve ... no próprio documento... Acabou ?

    .

    2º Então, vai pra Folha de Continuação e, novamente,  Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve... Acabou ? 

    .

    Resumo: 

    Primeiro o E de Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve Escreve

    Segundo o F de  Folha de Continuação..

  • Despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e NO CASO DE FALTAR ESPAÇO, em folha de continuação.

  • ERRADO

     

    Não precisa de justificativa pessoal, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação