SóProvas


ID
123280
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à descrição de um problema no Planejamento Estratégico, considere:

I. O problema é sempre relativo ao ator que o declara, pois o resultado de um jogo social pode ser um problema para um dos atores, uma ameaça para outro, um êxito para um terceiro e uma oportunidade para um quarto.

II. Um problema pode ser definido como um mal-estar, sujeito a inúmeras interpretações para um mesmo jogador.

III. O vetor de descrição de um problema permite reunir em um único significado, para o ator que o analisa, as diferentes interpretações de um problema.

IV. Os descritores de um problema devem ser precisos e monitoráveis e o conjunto dos descritores deve ser suficiente para conter, em uma única formulação, os vários significados.

V. Uma descrição é suficiente se ela explicita as ambiguidades inerentes ao conteúdo do problema, caso contrário, diz-se que a descrição é incompleta ou inadequada.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Vide: planejamento estratégico situacional (PES) - Carlos Matus

  • Reposta B) assunto complexo, veja referências:

    http://www.scielo.br/pdf/prod/v3n2/v3n2a04.pdf - Planejamento Estratégico Situacional
    http://www.iteia.org.br/exercendo-a-arte-de-planejar-atraves-do-planejamento-estrategico-situacional - A arte do Planejamento Estratégico Situacional
  • "O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um método desenvolvido pelo economista Carlos Matus [...] e foi concebido para auxiliar os dirigentes de empresas públicas, sendo também aplicável a qualquer órgão cujo "centro do jogo" não seja exclusivamente o mercado, mas o jogo político, econômico e social."

    Analisando as afirmativas:
    I. O problema é sempre relativo ao ator que o declara, pois o resultado de um jogo social pode ser um problema para um dos atores, uma ameaça para outro, um êxito para um terceiro e uma oportunidade para um quarto. CERTO.
    "Cada ator retira da realidade uma interpretação dos fatos, conforme as lentes com que os observa."
    "PROBLEMA é uma situação de desconforto detectada pelo ATOR, que por sua vez, é uma organização, uma personalidade ou um grupo social. O "PES" entende que o problema é sempre relativo a um JOGADOR ou ATOR. Ou seja, o "PES" entende que para um mesmo ponto, os jogadores poderão ter perspectivas diferentes. Mas cada um com somente UMA. Ou seja, ou você defende uma coisa ou outra, mas as duas não!"

    II. Um problema pode ser definido como um mal-estar, sujeito a inúmeras interpretações para um mesmo jogador. ERRADO.
    Cada jogador assume apenas uma perspectiva no PES.
    III. O vetor de descrição de um problema permite reunir em um único significado, para o ator que o analisa, as diferentes interpretações de um problema. CERTO.
    "o VDP (Vetor Descritivo do Problema) deve cumprir as seguintes funções:
    1º) reúne em um único significado, para o ator que o analisa, as diferentes interpretações possíveis para o nome do problema;
    2º) Determina o que deve ser explicado;
    3º) Verifica o problema de modo monitorável, para que possa acompanhar sua evolução;
    4º) Verifica a eficácia da ação para enfrentá-lo: se o problema melhora ou piora por causa do plano, melhora ou piora o VDP;"

    IV. Os descritores de um problema devem ser precisos e monitoráveis e o conjunto dos descritores deve ser suficiente para conter, em uma única formulação, os vários significados. CERTO.
    "Os descritores do problema – VDPs – devem satisfazer os seguintes requisitos: serem precisos e monitoráveis; cada descritor deve ser necessário à descrição do problema; o conjunto dos descritores devem ser suficientes para conter, em uma única explicação, as várias interpretações possíveis; nenhum descritor deve-se referir a causa ou às conseqüências; não deve haver relação causal entre os descritores; e nenhum descritor deve repetir, ainda que de outro modo, o que foi dito por outros descritores."
    V. Uma descrição é suficiente se ela explicita as ambiguidades inerentes ao conteúdo do problema, caso contrário, diz-se que a descrição é incompleta ou inadequada. ERRADO.
    "Diz-se de uma descrição que é suficiente se ela ELIMINAR qualquer ambigüidade quanto ao conteúdo do problema."

    FONTES: aqui e aqui.
  • dificílima questão. Mas se soubéssemos que : 1- problema é relativo à descrição e análise de cada ator partícipie do planejamento e 2- em um significado,inúmeras interpretações, já poderíamos matar a questão.