SóProvas


ID
123283
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao método do Balanced Scorecard, considere:

I. Foi desenvolvido a partir da constatação de que os métodos tradicionais de acompanhamento do desempenho das organizações não eram suficientes para atender ao grau de complexidade e ao dinamismo do ambiente empresarial contemporâneo.

II. Os vetores considerados na avaliação de desempenho do Balanced Scorecard são o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.

III. Inicia-se com a definição da visão e da missão atribuídas à organização, analisando, prioritariamente, os ambientes externo e interno, é seguida pela formulação de metas, depois, pelos objetivos e as estratégias e, finalmente, pela implementação.

IV. Os níveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard são o explicativo, o normativo, o estratégico e o táticooperacional.

V. Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III - definição de planejamento estratégicoV - O BSC não está no nível operacional
  • IV. Os níveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard são o explicativo, o normativo, o estratégico e o táticooperacional.Os níveis do BSC são: o estratégico, o tático e operacional.
  • Segundo Kaplan & Norton (1997) o alinhamento do BSC com a estratégia empresarial inicia-se com a definição da missão e dos objetivos estratégicos do negócio em cada uma das quatro perspectivas. Na seqüência realiza-se uma análise dos fatores críticos de sucesso para o atingimento dos objetivos estratégicos e selecionam-se indicadores de desempenho para obter-se o feedback da implantação e sucesso da estratégia.
  • O item III encontra-se ERRADO porque as etapas  que orientam o BSC são outras. Antes de tudo deve-se reafirmar as metas e os propósitos  fundamentais da organização. Depois disso, deve-se formular e traduzir a estratégia da organização. Depois deve-se formular os objetivos estratégicos.  Na sequencia deve-se escolher e elaborar os indicadores e, por fim, deve-se elaborar o plano de implementação e implementa-lo. Kaplan sugere ainda  as fases de monitorar,aprender,  testar e adaptar. 
  • Gabarito: A


    I. Foi desenvolvido a partir da constatação de que os métodos tradicionais de acompanhamento do desempenho das organizações não eram suficientes para atender ao grau de complexidade e ao dinamismo do ambiente empresarial contemporâneo. CERTO

    II. Os vetores considerados na avaliação de desempenho do Balanced Scorecard são o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento. CERTO

    III. Inicia-se com a definição da visão e da missão atribuídas à organização, analisando, prioritariamente, os ambientes externo e interno, é seguida pela formulação de metas, depois, pelos objetivos e as estratégias e, finalmente, pela implementação. ERRADO. Inverteu as fases.

    IV. Os níveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard são o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático-operacional. ERRADO. O BSC é um processo de melhoria contínua que contempla, além do nível estratégico, também os níveis tático e operacional. Incorreta, portanto, por incluir os níveis explicativo e normativo.

    V. Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica. CERTO.
  • Comentários do prof. Wagner Rabello Jr. do canaldosconcursos:


    I.
    Certo. Além disso, o BSC atrelou outras perspectivas até então menos tradicionais (clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento), posto que até então, as culturas organizacionais estão muito ligadas, quase sempre, ao viés financeiro.

    Nessa esteira, cabe ressaltar que, na prática, as organizações podem mudar, e até mudam, o BSC, atrelando outras perspectivas. Segundo Silvio Gelman e Stella Reis, na Administração Pública, por exemplo:

    O Balanced Scorecard na esfera pública deve contemplar medidas nas dimensões de efetividade, eficácia e eficiência, pois uma organização pública, para prestar serviços com excelência, precisa realizar a sua função social (efetividade) com qualidade na prestação de serviços (eficácia) e com o menor consumo de recursos possível (eficiência).

    Uma instituição governamental que busca apenas ser mais eficiente, reduzindo custos e aumentando a sua produtividade pode comprometer a qualidade da prestação do produto/serviço ofertado. Ademais, ofertar um produto e/ou serviço com eficiência e eficácia não é garantia de alcançar a efetividade (gerar benefícios, efeitos ou impactos diretos ou indiretos no cumprimento de sua função).

    II. Certo. Tranquilo, e muito repetitivo em provas, este item.

    III. Errada. Segundo Kaplan & Norton (2001), para se implementar a metodologia BSC é preciso: traduzir a estratégia em objetivos e iniciativas específicos; em seguida, é necessário coletar dados. Após é necessário ter sempre a oportunidade de avaliar se o rumo traçado está sendo seguido; por fim, existe algo que pode desviar da direção escolhida: a estratégia não ter sido implementada da maneira proposta, ou seja, os processos não foram melhorados, não foram criados novos produtos, ou ainda os funcionários não foram treinados adequadamente.

    IV. Errada. O BSC se estrutura no nível estratégico, posto que engloba toda organização.

    V. Certo. Também vale ressaltar a inclusão do mapa estratégico.

  • Percebe-se que há muitas controvérsias nesse assunto.
    Uns falam que o BSC se aplica apenas ao nível estratégico, outros dizem que não se aplica ao nível operacional, enquanto outros falam que se aplica aos 3 níveis do planejamento. Dentro disso tudo, pelo Wikipedia (que já foi usado pra justificar outras questões) se verifica que ele se aplica para curto e longo prazos, exceto o médio.
    Muito interessante essa disciplina chamada Administração Geral. Só falta alguém defender que ela é uma ciência. ¬¬
  • sabem por que há controvérsias? porque a banca costuma pular de autor em autor, não se decidindo, não se definindo, e a cada prova, a cada questão, você vê temas, os mesmo temas, sendo cobrados de maneira distinta, à luz de um ou outro autor. Isso só vai acabar quando o edital abarcar os referentes bibliográficos pedidos para cada matéria. Fica realmente complicadíssimo você conseguir estudar todo o edital através de 3, 4 viés bibliográficos distintos.

  • Marcus,

    O BSC é uma ferramenta criada a nível estratégico para desdobrar a estratégia em objetivos, metas e indicadores de desempenho para caad perspectiva da ferramenta, quais sejam: processos internos, clientes, aprendizado e crescimento e financeiro. Sua função precípua é OPERACIONAL, ou seja, visa traduzir generalidades da estratégia em ações mensuráveis, temporais e tangíveis.

  • - A primeira e a segunda frase estão perfeitas.

    - Já a terceira frase está errada, pois se relaciona com as fases do planejamento estratégico, e não do BSC.

    - A quarta afirmativa também está incorreta, pois os níveis do Balanced Scorecard são os do planejamento: estratégico, tático e operacional.

    - A quinta frase está correta.

    Gabarito  letra A.

    Apostila prof Rodrigo Rennó