SóProvas


ID
1234033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto I


       1. Sérgio é um servidor público que buscou o serviço de psicologia do órgão onde trabalha queixando-se de investir muito tempo na realização de tarefas escritas, como redação de documentos e preenchimento de formulários, e que seu chefe imediato já havia lhe chamado a atenção mais de uma vez pela demora na realização dessas tarefas. O funcionário informou que o motivo de sua demora é o cuidado e o critério de qualidade que adota no trabalho que realiza.
       2. Para garantir a qualidade de seu trabalho, Sérgio disse revisar cada documento seis ou sete vezes, embora não se recorde de ter jamais encontrado um erro, mas sempre encontra uma forma de melhorar a qualidade do texto digitado ou a letra de forma manuscrita nos formulários preenchidos. Nesse último caso, ele preenche um novo formulário e descarta o anterior para o lixo.
       3. Quando seus colegas saem para o intervalo de café, Sérgio continua trabalhando e sempre é o último a sair do trabalho ao final do dia. Em casa, freqüentemente dorme mal pensando ter cometido algum engano. No dia seguinte não revisa o trabalho do dia anterior e até esquece dele, mas à noite tem a mesma preocupação com o trabalho realizado no dia.
       4. Sérgio queixou-se também de sonolência diurna, porque suas preocupações o mantêm acordado até tarde da noite e no dia seguinte ele precisa levantar muito cedo para o trabalho. Seu banho matinal dura em torno de 50 a 60 minutos e, após chegar ao local onde seu carro fica estacionado, Sérgio sempre volta à casa três ou quatro vezes para verificar se as janelas e portas estão todas trancadas e o gás desligado.
       5. Após detalhada avaliação, o psicólogo diagnosticou transtorno obsessivo-compulsivo e informou ao paciente que ele seria tratado com a técnica de exposição e prevenção de resposta.

Com relação ao diagnóstico para o caso apresentado no texto I, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual seria a diferença?

  • Apesar dos sintomas serem muito parecidos, no primeiro, estamos falando de uma doença mental, na qual se agrupa dentro dos transtornos ansiosos, sendo que pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos se dão na forma de rituais como lavar as mãos várias vezes com medo da contaminação; ou não, pois os comportamentos compulsivos podem não estar nítidos e podem parecer não ter associação com os pensamentos, que também podem aparecer sozinhos, sem a presença de rituais.

    Agora transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva não é uma doença, se enquadra dentro dos transtornos de personalidade, e diferente do TOC, não há a presença de rituais. Essas pessoas são extremamente perfeccionistas, quando as coisas não acontecem do jeito que querem, se sentem irritadas, não conseguem lidar com mudanças na rotina, são muito organizadas, metódicas, cheias de regras, inflexíveis, sendo difícil conviver com outras pessoas e nunca conseguem relaxar. 

  • Capítulo Transtornos Obsessivo-compulsivo e Transtornos Relacionados:

    Transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos relacionados incluem transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno dismórfico corporal, transtorno de acumulação, tricotilomania (transtorno de arrancar o cabelo), transtorno de escoriação (skin-picking), transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno relacionado induzido por substância/medicamento, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno relacionado devidos a outra condição médica, outro transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno relacionado especificado e transtorno obsessivo- -compulsivo e transtorno relacionado não especificado (p. ex., transtorno de comportamento repetitivo focado no corpo, ciúme obsessivo).

    O TOC é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões. Obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados como intrusivos e indesejados, enquanto compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que um indivíduo se sente compelido a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente. Alguns outros transtornos obsessivo-compulsivos e transtornos relacionados também são caracterizados por preocupações e por comportamentos repetitivos ou atos mentais em resposta a preocupações. Outros transtornos obsessivo-compulsivos e transtornos relacionados são caracterizados principalmente por comportamentos repetitivos recorrentes focados no corpo (p. ex., arrancar os cabelos, beliscar a pele) e tentativas repetidas de reduzi-los ou pará-los.

    DSM-V/ 2013, pág. 235.

    O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) não está dentro dos transtornos ansiosos, ele já possui uma classificação própria no DSM-V, sendo até mesmo agrupado com outros transtornos semelhantes.

    Com relação ao transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), de fato, eles são diferentes e possuem definições iguais a que nossa colega colocou abaixo.

  • Continuei sem entender pois, no segundo parágrafo é dito que "Sérgio disse revisar cada documento seis ou sete vezes, embora não se recorde de ter jamais encontrado um erro, mas sempre encontra uma forma de melhorar a qualidade do texto digitado ou a letra de forma manuscrita nos formulários preenchidos."

    Então, pq essa situação não fora considerada um ritual, caracterizando desde então o diagnóstico de personalidade obsessiva compulsiva?

  • Psi_aprovada, creio que é porque a personalidade anancástica tem como característica o perfeccionismo. Observe que ele não apenas revisa o trabalho, ele também "melhora" sua qualidade ao passar a limpo os formulários e refazer os textos. Isso não é um ritual do tipo: "se eu não revisar os trabalhos algo ruim vai acontecer". É algo que caracteriza o perfeccionista mesmo, independente de ter ou não o TOC. O que vai caracterizar o TOC no caso relatado é conferir várias vezes portas e janelas, o gás, o banho demorado (a depender do contexto, pode ser TOC em relação à sujeira).

    A personalidade anancástica ou obsessivo-compulsiva é diferente do transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Diferentemente do TOC, no caso do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva não há presença de pensamentos intrusivos nem de rituais, que são os comportamentos repetitivos feitos para aliviar a ansiedade. Alguns pacientes, no entanto, podem ter TOC e transtorno de personalidade ao mesmo tempo.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: C

  • As colegas já explicaram muito bem o gabarito! Parabéns!

  • O cara que fez essa questão tava inspirado, hein! Parabéns, que obra de arte.