SóProvas


ID
1234123
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Deseja-se implantar uma rede local de computadores, e, entre as premissas estabelecidas, está a fácil identificação de eventuais problemas de comunicação na rede. Considerando essa premissa, a topologia física a ser adotada para essa rede é

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    A rede com a topologia Estrela possui um nó central onde os computadores se conectam. 

    Caso um computador não esteja se comunicando, o problema será apenas na sua comunicação com o nó central (um switch, por exemplo). Poderia ser a sua porta de conexão, ou o cabo da rede, ou a porta do switch.

    Caso todos os computadores não estejam se comunicando, o problema é no switch 

    :)

  • Gabarito D

    Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da topologia barramento: uma rede local que use um hub não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do hub é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa switches, apenas os dados destinados àquele nó são enviados a ele.

    A topologia em estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". As informações trafegam na rede de um host para o outro. Toda informação enviada de um nó para outro é enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, portanto os dados não passam por todos os hosts. O concentrador encarrega-se de encaminhar o sinal especificamente para as estações solicitadas, economizando tempo. Existem também redes estrela com conexão passiva (similar ao barramento), na qual o elemento central nada mais é do que uma peça mecânica que atrela os "braços" entre si, não interferindo no sinal que flui por todos os nós, da mesma forma que o faria em redes com topologia barramento. Mas este tipo de conexão passiva é mais comum em redes ponto-a-ponto lineares, sendo muito pouco utilizado já que os dispositivos concentradores (HUBs, Multiportas, Pontes e outros) não apresentam um custo tão elevado se levarmos em consideração as vantagens que são oferecidas.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !