SóProvas



Questões de Topologias


ID
5569
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto às redes de computadores, são feitas as afirmativas abaixo.

I - O protocolo SNMP utiliza o protocolo UDP e permite remotamente solucionar problemas e monitorar hubs e roteadores.

II - O NFS implementa o acesso transparente de arquivo utilizando o protocolo RPC, sendo este utilizado para a comunicação entre processos em diferentes computadores da rede.

III - Uma rede local de computadores ligados a um hub através de conexões 10Base-T apresenta topologia física de barra e lógica em anel.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Que absurdo este gabarito..
    Um HUB opera na camada física (Layer 1) do modelo OSI/ISO, não possuindo elementos (objetos) passíveis de monitoração. O avaliador certamente queria se referir a switchs e não hubs. Da forma como está a questão está errada. O gabarito correto seria apenas a alternativa II, logo: resposta letra B.
  • Márcio:

    Terei que discordar de você! Há no mercado hubs que são gerenciáveis remotamente.
  • O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo de gerência típica de redes TCP/IP, da camada de aplicação, que facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e comutadores (em inglês: switches). O SNMP possibilita aos administradores de rede gerenciar o desempenho da rede, encontrar e resolver seus eventuais problemas, e fornecer informações para o planejamento de sua expansão, dentre outras.

    RPC: Chamada Remota de Procedimento (ou RPC, acrônimo de Remote Procedure Call) é uma tecnologia de comunicação entre processos que permite a um programa de computador chamar um procedimento em outro espaço de endereçamento (geralmente em outro computador, conectado por uma rede). O programador não se preocupa com detalhes de implementação dessa interação remota: do ponto de vista do código, a chamada se assemelha a chamadas de procedimentos locais.

    O cliente NFS tem por finalidade tornar o acesso remoto transparente para o usuário do computador, e esta interface cliente e servidor, executada pelo NFS através dos protocolos Cliente-Servidor, fica bem definida quando o usuário ao chamar um arquivo/diretório no servidor, lhe parece estar acessando localmente, sendo que está trabalhando com arquivos remotos.
  • Acredito que a III está errado pelo fato que um hub terá tanto a topologia física como a lógica em barra, pois os computadores vão usar o link um de cada vez. O livro do Gabriel Torres (2009) explica isso.
  • A afirmativa III está errada porque a topologia lógica de um hub é uma ESTRELA. Lembrete: cubo da bicicleta (aliás, o cubo da bicicleta em inglês é HUB). Só lembrar dos raios conectados ao cubo. Eles lembram uma estrela.

    Quanto à afirmativa I, existe no mercado hubs gerenciáveis, que podem utilizar agentes SNMP.

  • Guilherme,

    Você trocou quando comentou sobre a topologia usada no Hub, Você falou qyue a topologia lógica é estrela.

    Na verdadem

    Física = Estrela;
    Lógica = Barra;



  • Acho injusto se cobrar o conhecimento sobre ALGUNS tipos de hub do mercado. HUBs na teoria nao deveriam ser gerenciaveis remotamente como se diz na questão. Se o avaliador da banca não conhecesse tais tipos de hub essa resposta seria falsa. Em outra banca talvez essa afirmativa fosse considerada falsa. Vida de concurseiro está cada vez mais dificil
  • o SNMP resolve problema remotamente??
  • III - Uma rede local de computadores ligados a um hub através de conexões 10Base-T apresenta topologia física de barra e lógica em anel

    III - Uma rede local de computadores ligados a um hub através de conexões 10Base-T apresenta topologia física de estrela e lógica de barramento.
  • I: CERTA - SNMP É um protocolo da camada de aplicação (camada sete do modelo OSI) que utiliza usualmente a porta 161 do protocolo de transporte UDP.

    II: CERTA- - O NFS implementa o acesso transparente de arquivo utilizando o protocolo RPC, sendo este utilizado para a comunicação entre processos em diferentes computadores da rede.

    GAB: D


ID
5626
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de redes de computadores, são feitas as afirmativas abaixo.

I - De forma similar à topologia de barramento, a topologia token ring apresenta pelo menos duas extremidades.

II - A arquitetura TCP/IP apresenta cinco camadas, sendo que a camada Interface de Rede é responsável pela transmissão (roteamento) dos dados em redes diferentes.

III - O NFS pode ser utilizado para que estações que não possuam dispositivos de armazenamento (diskless), ou que possuam dispositivos com pouca capacidade, armazenem informações em equipamentos que possuam espaço disponível.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • II - é falsa pois refere-se a camada de rede como "interface de rede".
  • NFS se trata de um servidor de arquivos SAMBA.
  • Existem 4 camadas no modelo TCP/IP e não 5.
  • Algumas literaturas dividem a pilha do TCP/IP em 4:AplicaçãoTransporteRedeInterface de Rede ou FísicaOutras dividem a pilha em 5:AplicaçãoTransporteRedeEnlaceFísicaDe qualquer forma, o que está errado na afirmativa II é que a camada de interface de redes não é a responsável pelo roteamento.
  • Tanenbaum define em cinco camadas...questao duvidosa, caberia recurso fácil
  • Queliane,
    Tanenbaum divide em 5. Quem divide em 4 eh Kurose.
  • Olha não é fácil, é claro que não existe camada chamada Interface de Rede no TCP/IP, mas na hora da prova damos a alternativa como errada e a Banca "de Feira Livre" dá como certa, aí tu entra com recurso, e ela te dá com indeferido, devido ao fato que ela considera que a alteração do nome não muda e nem prejudica o "Entendimento".
    Aí eu me pergunto......não seria justo a Banca declarar expressamente qual a bibliografia a ser usada?
    Nem que sejam 100 livros ...mas pelo menos nada fugiria a este escopo, e não criaria tantas dúvidas.

    Abraços e Força !!!!!
     
  • Interface de rede trata equivale às camadas 1 e 2 do modelo OSI. Quando a questão fala em roteamento, aponta para camada 3 do OSI e "Internet" no TCP/IP.

  • Recurso !!!


ID
5725
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A topologia física de uma rede refere-se ao layout físico utilizado na instalação da mesma. Se um escritório possui 8 microcomputadores, os quais formam uma rede local através de conexões 10Base-T a um hub, a topologia física de sua rede é classificada como sendo em:

Alternativas
Comentários
  • Topologia em estrela

    A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter incialmente oito, dezesseis, vinte e quatro, trinta e seis e no máximo quarenta e oito portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários concentradores interligados entre si por comutadores ou roteadores.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede

  • Só lembrando que a questão fala em topologia física. Uma rede Estrela Física (ou seja, considerada estrela por sua estrtutura) pode ter hubs sim no centro, mas vão funcionar como BARRA (barramento lógico).
  • TOPOLOGIA ESTRELA

    • Uma topologia cada dispositivo tem um link PONTO-A-PONTO dedicado ligado apenas com o nó central (HUB ou SWITCH)
    • Não admite tráfego DIRETO entre os dispositivos

    GABARITO: D

  • HUB UTILIZA:

    TOPOLOGIA FÍSICA

    ESTRELA

    TOPOLOGIA LÓGICA

    BARRAMENTO


ID
10498
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas à topologia de redes:

I. Uma rede em anel consiste de estações conectadas através de um caminho fechado. O anel não interliga diretamente às estações. Neste caso, uma série de repetidores interligados fi sicamente são encarregados de conectarem estações à rede.

II. Em algumas configurações em anel a transmissão é unidirecional, permitindo que os repetidores sejam projetados de forma a transmitir e receber dados simultaneamente, diminuindo assim o retardo da transmissão.

III. Em redes em anel com transmissão unidirecional, quando uma mensagem é enviada por um nó ela entra no anel e fica circulando na rede até que complete um número de voltas igual ao número de nós existentes. Após isso, recebe a marcação indicativa de "a ser descartada" e, no próximo ciclo, será descartada pelo nó que colocou a referida marcação.

IV. A maior vantagem do uso de redes com topologia em anel é que a quebra ou falha em qualquer dos repetidores não compromete o funcionamento da rede. Essa característica torna a rede com topologia em anel uma das mais confiáveis e seguras.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Strange, but the formal definition of a Ring Network is: "(...) a network topology in which each node connects to exactly two other nodes, forming a single continuous pathway for signals through each node - a ring." therefore:
    I (False) - error in (O anel não interliga diretamente as estações).
    II (False) - "(...) repetidores sejam projetados de forma a transmitir e receber dados simultaneamente" only happens when data can be sent on a clockwise and counterclockwise ring.
  • I) Correta!
    - Uma rede em anel consiste de estações conectadas através de um caminho fechado.
    - O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores.
    II) Correta!
    - As configurações mais usuais, no entanto, são unidirecionais;
    - Os repetidores são em geral projetados de forma a transmitir e receber dados simultaneamente, diminuindo assim o retardo de transmissão e assegurando um funcionamento do tipo “full-duplex”.
    III) Errada!
    - Quando uma mensagem é enviada por um nó, ela entra no anel e circula até ser retirada pelo nó de destino, ou então até voltar ao nó fonte, dependendo do protocolo empregado.
    IV) Errada!
    - Uma quebra em qualquer dos enlaces entre os repetidores irá parar toda a rede até que problema seja isolado e um novo cabo instalado.
    - Falhas no repetidor ativo também podem causar a parada total do sistema.

    Letra A.

    Deus nos abençoe!
  • Para que a II. estivesse correta, a assertiva deveria ser:"Em algumas configurações em anel a transmissão é BIDIRECIONAL, permitindo..."(confirma?)
  • Como assim: "II. Em algumas configurações em anel a transmissão é unidirecional, permitindo que os repetidores sejam projetados de forma a transmitir e receber dados simultaneamente, diminuindo assim o retardo da transmissão."

    Existem implementações de topologia anel diferentes de unidirecional? A unidirecional permite a transmissão simultânea? 
  • Andersson,

    Concordo com você!!
  • Também concordo plenamente!! To vendo que se a ESAF mantiver esse portugues torto vai chover recurso na prova da CGU!!! O Item II está completamente errado!!
  • não entendi nada.

ID
10501
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas à topologia e elementos de interconexão de redes de computadores:

I. O poder de crescimento, no que diz respeito à distância máxima entre dois nós, em uma rede com topologia em barra dependerá exclusivamente da taxa de transmissão utilizada.

II. A topologia em barra apresenta uma configuração multiponto onde todas as estações ou nós conectamse ao meio físico de transmissão, permitindo que cada um desses nós possam "ouvir" as informações transmitidas.

III. Os transceptores utilizados para conectar os nós ao meio de transmissão em redes com topologia em barra geram descontinuidade de impedância, causando reflexões e limitando em 16 a quantidade de nós que podem fazer parte do mesmo segmento físico.

IV. Na topologia em barra a ligação das estações ao meio de comunicação é realizada através de um transceptor, que tem como funções básicas transmitir e receber sinais, bem como reconhecer a presença destes sinais no meio.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão de transceptor nem sempre fica clara. Segue um material compacto que achei sobre o assunto:


    Em se tratando das estações, os transceptores podem estar localizados junto a elas ou não. Se o transceptores estiver localizado fora da estação traz como principal vantagem a flexibilidade maior para o sistema. O transcepto pode esta ligado a uma estação afastada do meio de comunicação ligada por uma linha de comunicação em qualquer ponto conveniente distante do meio comum. Já a localização do transceptor junto à estação traz algumas simplificações como a eliminações da necessidade do meio de transmissão com os respectivo circuitos para a transmissão e recepção entre a estação e o transceptor. Logo a estação tem de estar localizada o mais perto possível do meio de transmissão, pois o problema de reflexões e atenuações do sinal é evitado pelo transceptor.

    Algumas funções do transceptor: alem da conectividade com o cabo, ele realizar o isolamento entre os terras locais de cada estação e o terra do cabo, também faz o isolamento entre os sinais da estação e os sinais do cabo. A conexão de vários terras locais ao meio comum causaria um fluxo de corrente na malha externa do cabo coaxial, introduzindo assim ruídos e criando um risco de segurança. Esse é um dos objetivos para se aterra o cabo em um único ponto.
    Fonte: http://www.cassao.eti.br/portal/?q=node/12
  • Resposta: "E"

     

    I- ERRADA O limite de distância está relacionado ao tamanho do cabo (185m), podendo ser ampliado através de repetidores

     

    II - CORRETA

     

    III- ERRADA - Não existe limite de nós. Mas sim ao tamanho do cabo, conforme mencionado no item I

     

    IV- CORRETA


ID
10510
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em algumas topologias de rede, onde as estações estão ligadas a um elemento concentrador, com implementação interna desconhecida e com interface compatível com as estações, é possível que estes implementem arquiteturas que possibilitem a troca de mensagens entre várias estações simultaneamente. Assim, duas estações podem obter taxas efetivas de transmissão bem maiores que aquelas obtidas quando a taxa de transmissão nominal do elemento concentrador é compartilhada entre todas as estações. O elemento concentrador que permite esse tipo de configuração é denominado

Alternativas
Comentários
  • Why can't this feature be assigned to the HUB as well? Any link regarding this statement?
  • Eu acho que a resposta para a dúvida do amigo ai embaixo é pelo fato da questão pergunta: "troca de mensagem entre várias estações SIMULTAMEAMENTE".

    Hub: recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, "nenhum outro computador consegue enviar sinal". Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.

    Se não for o caso, espero argumentos.

    Deus nos abençoe!
  • "...podem obter taxas efetivas de transmissão bem maiores que aquelas obtidas quando a taxa de transmissão nominal do elemento concentrador é compartilhada entre todas as estações..."Taxa de transmissão nominal do elemento concentrador compartilhada entre todas as estações --> HUBTaxas efetivas de transmissão bem maiores que HUBs são conquistadas com concentradores que tenham um poder decisório maior; entre outros, os quais não permitem que pacotes sejam encaminhados a máquinas que não tenham interesse na conversa, poupando largura de banda a pacotes que seriam descartados.
  • HUB – forma uma rede LAN topologia barramento e trabalha na camada 1 do modelo OSI (Física)
    Switch – forma uma rede LAN topologia estrela e trabalha na camada 2 do modelo OSI (Enlace)
    Roteador – interliga duas ou mais redes WAN/LAN e trabalha na camada 3 do modelo OSI (Rede)
  • Único equipamento q permite Full Duplex (enviar e receber ao mesmo tempo), logo quando a questão diz: "troca de mensagens entre várias estações simultaneamente" 
     Já matamos a resposta.
    Detalhando um pouco mais o funcionamento do switch, é desabilitado o CSMA/CD (detecção de colisão), pois não é necessário por trab em 'full duplex', e utiliza o Flow Control (Controle de fluxo de informações na rede, permite a redução/paralização(pause frames)de quadros durante um tempo), assim permitindo a obtenção de txs de transmissão bem maiores q a nominal.
     

ID
12031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de comunicação são formadas por um conjunto de equipamentos ativos que executam diversos protocolos e implementam diferentes tecnologias. Acerca das principais técnicas de comunicação usadas em redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.

A topologia física da rede não reflete necessariamente a topologia lógica de interconexão em uma rede que opere por comutação de pacotes ou células.

Alternativas
Comentários
  • Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

  • CORRETA

    Fisíca
        Verdadeira aparência, ou layout, da rede (estrela, barramento, anel e etc)

    Lógica
        Descreve o fluxo de dados atráves da rede (Ethernet, FDDI, Token Ring e etc)
  • CORRETA

    Topologia Física –> Topologia Física =Forma de conexão física entre os equipamentos, ou seja, como os nós são interligados.

    Topologia Lógica --> Forma em que os dados serão trafegados entre os dispositivos. Assim, a topologia lógica funciona sobre a topologia física. A topologia lógica é configurável sem necessariamente mudar o equipamento de conexão física. As topologias física e lógica não são necessariamente iguais.

  • Física: É a maneira como os cabos conectam fisicamente aos computadores.

    Ex: anel, estrela, malha e outras.

    Lógica: É a maneira como o fluxo de dados segue através da rede.


ID
29158
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as redes de computadores está correto afirmar que a topologia em anel

Alternativas
Comentários
  • Na topologia anel, os hosts são ligados na rede formando um loop, quando um pacote cai na rede ele é passado para frente, e somente para frente. Então cabe ao host identificar se o pacote foi direcionado a ele e lê-lo ou repassar para o proximo host da estrutura.
  • A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.

    Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em configuração unidirecional; o projeto dos repetidores é mais simples e torna menos sofisticados os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüência ao destino, pois sendo unidirecionais evita o problema do roteamento.

    Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas outras estações, quando todas estão ativas. Uma desvantagem é que se, por acaso apenas uma das máquinas falhar, toda a rede pode ser comprometida, já que a informação só trafega em uma direção.

    Em termos práticos, nessas redes a fiação, que geralmente é realizada com cabos coaxiais, possui conectores BNC em formato de "T", onde uma das pontas se encaixa na placa de rede; uma é a origem do cabo vinda da máquina anterior e a outra será o prosseguimento para a máquina seguinte.
  • a) possui um nó central (mestre), onde todos os nós da rede estão interligados e através do qual todas as mensagens devem passar.

    Está se referindo a topologia em Estrela, onde o número de ligações cresce proporcionalmente ao número de estações conectadas. As ligações são feitas ponto-a-ponto das estações para o nó central. Se o nó central cair, a rede morre.

    b) possui o token bus como padrão (IEEE 802.4) com sinalização em banda larga, utilizando a passagem de permissão como método de acesso ao meio.

    São as redes token-ring como FDDI e CDDI. Cada computador precisa receber o token para poder iniciar a conexão, assim não há colisões.

    Nas redes Ethernet isso não existe, elas utilizam o CSMA/CD para detectar se o meio está livre e trasmitir. Em caso de colisões manda-se um JAM SIGNAL para todo mundo parar de trasmitir e os interessados em enviar esperam por um tempo aleatório para tentar novamente.

    c) requer que cada nó seja capaz de remover seletivamente mensagens da rede ou passá-las à frente para o próximo nó.

    Sim, isso mesmo. As redes de topologia em Anel são geralmente unidirecionais.  As estações estão ligadas a próxima estação por geralmente um cabo coaxial. As mensagens são enviadas para a próxima estação e estas funcionam como repetidores. Se a mensagem for destinada a uma estação, então quando a mensagem chegar nessa estação, será removida.

    d) pode empregar interfaces passivas, nas quais as falhas não causam a parada total do sistema.

    Até poderia ser. Mas é um concurso. Meia verdade é uma mentira inteira.

    e) deve, obrigatoriamente, ter o padrão CSMA/CD como método de acesso ao meio.

    CSMA/CD é utilizado por ETHERNET,  e CSMA/CA é utilizado por redes sem fio. Padrão 802.11

  • Na topologia em anel, as estações de trabalho formam um laço fechado (todos os computadores são ligados um ao outro diretamente–ligação ponto a ponto), ou seja, um ANEL, dessa forma o computador que possui o token efetua a comunicação no meio e ao finalizar sua comunicação ele repassa o token para o computador adjacente que efetua sua comunicação, e por aí vai.

     

    Existe um token, responsável por identificar quem está usando o anel de comunicação no momento, contudo não se trata se um computador central.

     

    O token é um pacote que fica circulando no anel, pegando dados das máquinas e distribuindo para o destino.

     

    Somente um dado pode ser transmitido por vez neste pacote.

     

    Pelo fato de cada computador ter igual acesso a uma ficha (token), nenhum computador pode monopolizar a rede.

  • Acertei por chute entre duas opções .. cara eu tenho no curso do focus , é vergonhoso que lá eles só falam o básico . É triste isso, na aula de redes ele só fala que a topologia em anel (cabo coaxial , se um equip falar tudo para) . Aff. Vou ter que estudar muito ainda


ID
46963
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O número de conexões necessárias, ao considerar uma topologia de rede em malha para N máquinas, é

Alternativas
Comentários
  • Todos os nós estão conectados entre sipor um “link” direto.O número de arestas do grafototalmente conectado é dado por:d = n(n-1)/ 2Este tipo de rede é muito pouco utilizadodevido aos altos custos de comunicação.
  • A questao pecou no sentido de nao informar que a malha da rede é completa, ou seja, todos os pontos se conectam com todos os outros pontos.

    Combinacao de N tomados 2 a 2 = N(N-1)/2
  • Imaginemos uma rede em malha composta de 5 computadores interconectados.

    N = 5

    PC 1 = 4 ligações (1-2, 1-3, 1-4, 1-5)

    PC 2 = 3 ligações (2-3, 2-4, 2-5)

    PC 3 = 2 ligações (3-4, 3-5)

    PC 4 = 1 ligação (4-5)

    PC 5 = 0 ligação (os links estão distribuídos nos demais)

    Ou seja, há 10 links diferentes.

    Substituindo N na equação, teremos

    N(N - 1)/2

    5 x 4 / 2 =

    20 / 2 =

    10

    Logo, a equação da letra C é aplicável.


ID
56746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a topologias de redes de computadores, julgue os
próximos itens.

Na sua forma mais simples, a topologia em estrela apresenta a vantagem de permitir o aumento do número de enlaces linearmente com o aumento do número de nós, ao custo da introdução de um nó central concentrador.

Alternativas
Comentários
  • "ao custo da introdução de um nó central concentrador." o que isso quer dizer? que para aumentar linearmente eu preciso adicionar um nó concentrador? mas a topologia não é estrela simples? como pode adicionar concentradores?

    A CESPE sempre falando feito doente mental pra confundir numa coisa que nada tem a ver com a matéria... isso deveria ser crime ¬¬
  • Boa tarde,
    tentei ver pela cabeça do avaliador e o que concluí (após ter errado também a questao), é que o numero de enlaces aumenta sempre em 1 quando se adiciona um nó na rede estrela, seja um novo concentrador (formando uma arvore) ou um pc, por exemplo.
    Mas realmente nao dá para advinhar que foi pensado assim.
    Obrigado.

  • Eh o tipo de questao com iterpretacao ambigua.
    Quando ele diz: "Na sua forma mais simples, a topologia em estrela apresenta a vantagem de permitir o aumento do número de enlaces linearmente com o aumento do número de nós.."
    Ele ta dizendo q, a medida q um no eh adicionado à rede, 1 novo enlace se forma, o q esta correto.

    Quando ele diz: "..ao custo da introdução de um nó central concentrador."
    Da a entender q apenas a presença de um no concentrador, eh o custo para os enlaces da rede, como tambem da a entender q, para adicionar um novo no/enlace, preciso adicionar um novo concentrador.
    Deveria ser anulada.
  • Gabarito Certo

    Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • (Q204363) Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: BRB Prova: Analista de Tecnologia da Informação

    Na topologia em estrela, o número de enlaces cresce linearmente com o número de nós. (C)

  • Apesar de ter acertado, essa frase "ao custo da introdução de um nó central concentrador" me deixou com medo da questão, se alguém souber o significado, compartilhe conosco por gentileza!

  • QUESTÃO AMBÍGUA EU MARCO O DEDO NO CERTO E FÉ!


ID
56749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a topologias de redes de computadores, julgue os
próximos itens.

Na topologia em estrela, a presença do nó central concentrador não constitui, necessariamente, uma única possibilidade de falha para toda a rede.

Alternativas
Comentários
  • Imagime só se o switch central falhar. Todos os elementos a ele ligado irão falhar! Por isso, em um backbone temos core-switches interligados em uma estrutura redundante, exatamente para contornar o problema da falha central da topologia em rede.
  • Não concordo com o gabarito. A questão diz que o concentrador não constitui o único ponto de falha para toda a rede e está correto, pois imagine problemas nos cabos de rede que ligam os nós? a rede para completamente também. Não se trata de dimensionar o quanto difícil é para acontecer, mas existe a possibilidade também.
  • Paulemir, concordo com você. Eu também errei a qustão, pois como ele enfatizou NECESSARIAMENTE, então mesmo que remota mas existem várias possiblidades... Uma rede com tres nós ligadas a um hub  é estrela e as trÊs placas de rede podem dá pau... os três cabos... em fim...

    Cabe recurso.
  • Paulermer e Carlos,
     A questão está enfatizando que um único ponto de falha, se os cabos de rede que ligam os nós falharem, eles não serão únicos e sim vários cabos. E na topologia em estrela, o único ponto que caso ocorra falha, paraliza a rede inteira é  o nó central. Logo, a questão está errada por afirmar que o nó central não é a única possibilidade de falha para toda a rede. 
  • Na topologia em estrela, a presença do nó central concentrador não constitui, necessariamente, uma única possibilidade de falha para toda a rede. ERRADÍSSMO. NA TOPOLOGIA EM ESTRELA HÁ A DESVANTAGEM DE QUE SE O NÓ CENTRAL FALHAR, TODA A REDE DESABA! ISSO SIGNIFICA QUE HÁ MODO DE FALHA ÚNICO!
  • a questão está ERRADA e o ponto chave dessa questão na minha opinião é o seguinte:

    Na topologia em estrela, a presença do nó central concentrador não constitui, necessariamente, uma única possibilidade de falha para toda a rede.

    a única possibilidade de toda rede falhar é se o nó central morrer, se tivermos 15 computadores na suposta rede e 1 cabo de rede ou uma placa de rede de um computador desses falhar, a rede ainda estará funcionando.
  • Questão incorreta. Corrigindo:

    "Na topologia em estrela, a presença do nó central concentrador constitui, necessariamente, uma única possibilidade de falha para toda a rede."

    O nó central é único ponto de falha dessa topologia. Falhando o nó central, nenhum host pode se comunicar com outro.
  • ERRADO.

    Quanto a topologia em estrela.

    Segundo Teleco(2014),"No caso de ocorrer falha em uma estação ou no elo de ligação com o nodo central, apenas esta estação fica fora de operação. Entretanto, se uma falha ocorrer no nodo central, todo o sistema pode ficar fora do ar. A solução deste problema seria a redundância, mas isto acarreta um aumento considerável dos custos."

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp


  • Tratando-se de barramento estrela podem ocorrer dois tipos de falhas: no nó central (backbone) e no concentrador de rede (Hub, Switch ou Roteador). Portanto há pelo menos mais uma possibilidade de parar toda a rede.

  • Gabarito Errado

    Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Na topologia em estrela, a presença do nó central concentrador não constitui, necessariamente, uma única possibilidade de falha para toda a rede.

    Se a questão tivesse mencionado "uma máquina" ou "algumas maquinas", a questão até poderia ser aceita como correta. Como mencionou toda a rede, ela esta errada.

  • Na topologia em estrela, a presença do nó central concentrador não constitui, necessariamente, uma única possibilidade de falha para toda a rede.

    Se a questão tivesse mencionado "uma máquina" ou "algumas maquinas", a questão até poderia ser aceita como correta. Como mencionou toda a rede, ela esta errada.

  • O elemento central da topologia em estrela (hub, switch, roteador) são pontos de falha únicos. Falhando estes equipamentos, toda a rede deixa de operar, ou seja, na topologia em estrela, o nó central é o único ponto que caso ocorra falha, paralisa a rede inteira.

    gab. E

  • Gabarito:ERRADO!

    Na topologia em estrela, a presença do nó central concentrador CONSTITUI, necessariamente, uma única possibilidade de falha para toda a rede.

    Se tiver falha no nó central, toda a rede de comunicação fica comprometida.


ID
56752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a topologias de redes de computadores, julgue os
próximos itens.

Em uma rede ponto-a-ponto, os nós podem se comunicar somente com nós que lhes são adjacentes.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca: por não especificar se a comunicação entre os nós é direta ou indireta, o item permite mais de uma
    interpretação.

ID
56755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a topologias de redes de computadores, julgue os
próximos itens.

Na topologia em barramento, que é tipicamente uma topologia em anel, os nós compartilham um canal de comunicação único.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Apesar das topologias informadas apresentarem um canal único de comunicação, as topologias são diferentes.

    A topologia Anel apresenta uma circuito fechado, formando um anel. Já a topologia barramento é uma topologia linear.
  • COMENTÁRIO: Por se tratarem de duas topologias que utilizam um canal único de comunicação não significam que elas são tipicamente iguais. A topologia barramento é uma topologia linear onde a comunicação é bidirecional, já a topologia anel utiliza o conceito de barramento onde a comunicação é unidirecional.

  • São topologias diferentes

     

    Topologia Barramento

    - Todo mundo "ouve" o barramento;

    - Placas de rede passivas;

    - Quanto mais computadores ligados à rede, pior o desempenho;

    - Implementação física: cabos coaxiais e conectores BNC.

     

    Topologia Anel (Ring)

    - Placas de rede ativas, rece e retransmite;

    - Uma máquina com problema afeta o funcionamento das demais;

    - Geralmente são construídos pelo menos dois anéis - redundância.

  • Gabarito Errado

    Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A topologia em anel que se assemelha com a topologia em barramento: o canal de conexão é realmente único - um erro em um canal influencia toda a extensão de conexão! Entretanto, o primeiro tem as duas pontas do cabo conectadas.

    Gab Errado!

  • BARRAMENTO: multiponto

    Todos os nós estão ligados ao mesmo meio de transmissão e todos os nós podem detectar as informações que estão sendo transmitidas.

    x

    ANEL: ponto a ponto

    São conectados em série os dispositivos que formam um circuito fechado. 


ID
56758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a topologias de redes de computadores, julgue os
próximos itens.

Apesar de utilizar enlaces ponto-a-ponto, do ponto de vista lógico é correto afirmar que a topologia em anel envolve nós que compartilham o mesmo canal de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Certo. A topologia de redes em anel, possui a forma de um anel, onde a comunicação entre um computador e outro poderá ser realizada pela conexão à direita ou à esquerda. Em ambos os casos, o canal de comunicação é o mesmo.
  • Anel:
    Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte. Os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um repetidor em cada estação. Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.

    Um exemplo de protocolo relacionado a essa topologia é o Token Ring (IEEE 802.5), no qual apenas o detentor do Token pode transmitir dados na rede
    .


    Vejam do que estamos falando  :

    http://pef.com.sapo.pt/comunicacao_de_dados/modulo2/topologia_fisica_em_anel.html

  • Gabarito Certo

    A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.

    Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em configuração unidirecional; o projeto dos repetidores é mais simples e torna menos sofisticados os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüência ao destino, pois sendo ANEL unidirecionais evita o problema do roteamento.

    Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas outras estações, quando todas estão ativas. Uma desvantagem é que se, por acaso apenas uma das máquinas falhar, toda a rede pode ser comprometida, já que a informação só trafega em uma direção, que no caso é CIRCULAR.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gab: CERTO

     

    Na topologia em anel, os computadores são ligados entre si em um caminho fechado.

  • O que a questão queis dizer foi que:

    Apesar de usar o mesmo canal(um único link), do ponto de vista lógico, os links são dedicados à conexão p2p. Talvez se a questão tivesse falado do ponto de vista físico, o item estivesse errado, uma vez que o canal de comunicação não é dedicado.


ID
70351
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para o Fibre Channel, um padrão de redes desenvolvido especialmente para uso de unidades remotas de armazenamento, existem três topologias:

Alternativas
Comentários
  • O correto é Point-to-Point, ao invés de Pear-to-Pear.Pear-to-Pear também é errado, a grafia correta é Peer-to-Peer. Pear em inglês é pêra.
  • O disco Fibre Channel é o irmão mais novo dos discos SCSI e concorrente do SAS. Estes discos são definidos como parte dos discosSCSI-3. Permitem maiores velocidades e um maior número de discos. O nome deve a sua origem ao fato de estes discos serem criados originalmente para operar com canais de fibra óptica,embora também possa trabalhar com cablagem de cobre.TopologiasUm link em FC consiste em duas fibras unidireccionais que transmitem em direcções opostas. Cada fibra está ligada a uma porta emissora (TX) e numa porta receptora (RX). Point-to-Point (FC-P2P) Dois dispositivos ligados diretamente. Esta é a topologia mais simples. Arbitrated Loop (FC-AL) Nesta topologia todos os dispositivos estão ligados em loop ou anel. Adicionar ou remover dispositivos obriga a ser interrompida toda a atividade. A falha num dispositivo quebra o anel. Existem Hubs Fibre Channel que permitem ligações múltiplas entre dispositivos. Switched Fabric (FC-SW) Todos os dispositivos FC estão ligados a switches (Fabric), numa ligação similar às redes Ethernet atuais.
  • (FONTE: WIKI ENG)There are three major Fibre Channel topologies, describing how a number of ports are connected together.• Point-to-Point (FC-P2P). Two devices are connected directly to each other. This is the simplest topology, with limited connectivity. • Arbitrated loop (FC-AL). In this design, all devices are in a loop or ring, similar to token ring networking. Adding or removing a device from the loop causes all activity on the loop to be interrupted. The failure of one device causes a break in the ring. Fibre Channel hubs exist to connect multiple devices together and may bypass failed ports. A loop may also be made by cabling each port to the next in a ring. o A minimal loop containing only two ports, while appearing to be similar to FC-P2P, differs considerably in terms of the protocol. o Only one pair of ports can communicate concurrently on a loop. • Switched fabric (FC-SW). All devices or loops of devices are connected to Fibre Channel switches, similar conceptually to modern Ethernet implementations. Advantages of this topology over FC-P2P or FC-AL include: o The switches manage the state of the fabric, providing optimized interconnections. o The traffic between two ports flows through the switches only, it is not transmitted to any other port. o Failure of a port is isolated and should not affect operation of other ports. o Multiple pairs of ports may communicate simultaneously in a fabric.

ID
104728
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. VLAN é a definição de uma rede na qual são atribuídos computadores e segmentos de LAN por intermédio de software.

II. O esquema FDDI de controle de acesso ao meio utiliza um sistema de acesso controlado por tokenpassing.

III. CDDI usa a mesma topologia e controle de acesso à mídia que a FDDI, mas utiliza cabo coaxial em vez de cabo par trançado categoria 5.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  Gustavo Boguszewski, você só pode estar de brincadeira com esse tipo de comentário!

  • FDDI (Fiber Distributed Data Interface) é um protocolo q opera na camada física ( fibras óticas) e na camada de enlace, inspirado no T.Ring. São muito utilizadas para a interligação de backbones pela capacidade de transmitir dados na ordem dos gigabits e a longas distâncias ( 200KM )

    CDDI (Copper Distributed Data Interface ) é o equivalente ao FDDI, porém utiliza cabos de par trançado e pode transmitir até 100 mbs.

    VLAN é uma rede virtual que opera na camada de enlace, originalmente para diminuir o domínio de colisão, mas também utilizada para diminuir o domínio de broadcast. Os quadros ethernet são marcados pelo switch e encaminhados da sua VLAN para a VLAN de destino, ou são filtrados por algum critério e enviados para a VLAN de destino.

  • O erro da III está em comparar CDDI e FDDI dizendo que a primeira utiliza coaxial em vez de par trançado pois FDDI é interligada por fibra e CDDI sim é ligado por par trançado mas nunca coaxial.
  • FDDI usa fibra e permite o uso de cabo par trançado, para essa implementação dá-se o nome de CDDI.

  • As redes FDDI adotam uma tecnologia de transmissão idêntica às das redes Token Ring, mas utilizando, vulgarmente, cabos de fibra óptica, o que lhes concede capacidades de transmissão muito elevadas (em escala até de Gigabits por segundo) e a oportunidade de se alargarem a distâncias de até 200 Km, conectando até 1000 estações de trabalho. Estas particularidades tornam esse padrão bastante indicado para a interligação de redes através de um backbone – nesse caso, o backbone deste tipo de redes é justamente o cabo de fibra óptica duplo, com configuração em anel FDDI, ao qual se ligam as sub-redes. FDDI utiliza uma arquitetura em anel duplo.


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fiber_Distributed_Data_Interface

  • The token-passing method used by FDDI is generally similar to the token-passing definition outlined in the IEEE 802.5 specification for token ring networks. However, in an FDDI ring, each host holds the token for a predetermined amount of time and can transmit as many frames as it can produce during this time. When the time interval expires, the host must release the token for the next host on the ring to use. This differs from the IEEE 802.5 specification in that many frames from each host can exist on the ring at the same time, instead of only one frame per host, as is the case in token ring networks. This allows FDDI networks to support higher data traffic rates than token ring networks and makes FDDI more suitable for network backbones.

    http://www.thenetworkencyclopedia.com/entry/fddi-token-passing/

  • Token Passing - Token Passing é um método de acesso, no qual o " Token " ( Bastão , uma mensagem especial, é passado ao longo da rede e cada dispositivo possui uma quantidade especificada de tempo para receber e /ou responder a ele.
    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Token_passing


ID
119251
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes de computadores hoje se tornaram quase tão importantes quanto os computadores que elas conectam. Sobre as redes, considere:

I. Rede em malha representa uma das topologias mais tolerantes à falha, pois geralmente há vários caminhos entre cada par de nodos.

II. O ideal para um sistema de missão crítica (por exemplo, um sistema de controle de uma usina nuclear) é uma rede com topologia em anel.

III. FTP, SMTP, TCP e HTTP são alguns dos protocolos encontrados na camada de aplicação da pilha do protocolo TCP/IP.

IV. A camada de enlace da pilha do protocolo TCP/IP serve como uma interface entre a camada de rede e o meio físico por meio do qual a informação é transportada.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I) CORRETA - Definição sucinta a respeito da topologia rede em malha.

    II) ERRADA - A topologia mais utilizada em um sistema de missão crítica é a topologia em malha, não a topologia em anel.

    III) ERRADA - O TCP é um protocolo para transporte de dados orientado à conexão, portanto, faz parte da camada de Transporte, segundo o modelo OSI da ISO. O restante dos itens mencionados fazem parte da camada de Aplicação.

    IV) CORRETA - A camada de Enlace ou de Ligação de Dados está entre a camada Física e a camada de Rede no modelo OSI.

    Assim, a alternativa correta é a letra D.
  • Entraria com recurso certeza.

    IV. A camada de enlace da pilha do protocolo TCP/IP serve como uma interface entre a camada de rede e o meio físico por meio do qual a informação é transportada.

     

    * Não há camada enlace da pilha de protocolo TCP/IP

  • O unico correto é o item I

    Questão errada

  • Questão fácil que se torna difícil no momento da prova por não se saber qual é a referência usada pelo avaliador.
    Em alguns livros o modelo TCP/IP é tratado como tendo 5 camadas (host/rede é dividida em duas) e a grande referência, tanenbaum, o trata como tendo 4 camadas.
  • A rede em malha representa uma das topologias mais tolerantes à falha e ao mesmo tempo é indicado para sistemas de missão crítica?!essa eu juro que não entendi Robson Cleiton Novak
  • Letra D. O item I descreve corretamente uma estrutura híbrida. O item IV está correto, lembrando que a camada de enlace está entre a camada física e a de rede. O item II está errado, porque a topologia em anel é unidirecional, sujeito a falhas de comunicação se um dos nós perder comunicação. O item III está errado, porque FTP, SMTP e HTTP são da camada de aplicação, mas o TCP é da camada de transporte.
  • I. Rede em malha representa uma das topologias mais tolerantes à falha, pois geralmente há vários caminhos entre cada par de nodos. (CORRETO)  
    II. O ideal para um sistema de missão crítica (por exemplo, um sistema de controle de uma usina nuclear) é uma rede com topologia em anel. (ERRADO - Só se você for um terrorista e quiser explodir tudo! - Sugiro topologia ESTRELA e mais tolerante a falhas a rede em MALHA) 
    III. FTP, SMTP, TCP e HTTP são alguns dos protocolos encontrados na camada de aplicação da pilha do protocolo TCP/IP. (ERRADO - TCP É CAMADA DE TRANSPORTE )
    IV. A camada de enlace da pilha do protocolo TCP/IP serve como uma interface entre a camada de rede e o meio físico por meio do qual a informação é transportada. (CORRETO)

    LETRA D

    BONS ESTUDOS!
  • Ola Leonardo de Oliveira 
    Gostaria então que vc mandasse a referência de onde vc leu isso, pois até onde eu sei, isso está errado. O máximo que vi, foi o Tanenbaum criar um modelo com 5 camadas que seria a misturada do OSI com TCP/IP apenas para fins didáticos. Para a explicação ficar melhor. Em todas as referências que olhei, inclusive na wiki, já que a FCC a adora, TCP/IP possui apenas 4 camadas e NÃO possi camada de enlace de dados. Logo o Item IV está tão errado quanto os outros.
    No entanto, como não há só o gabarito com o item I, entendo que em se tratando de FCC, o item IV é mais aceitável que o II, apesar de os dois estarem errados.
    E falando em camada de enlace, a FCC chama quadro de pacote o tempo todo. O que conceitualmente tbm está errado. Já errei questões por causa disso. Fiquem atentos tbm, pois essa banca é muito ridícula, mas o que podemos fazer? Ela ainda organiza bons concursos, então temos que engolir essa m****.
  • Leonardo,

    Realmente, alguns autores, como Kurose, consideram 5 camadas. Ja outros, como Tanembaum, apenas 4.
    As 5 camadas de Kurose, sao:
    1) Aplicacao
    2) Transporte
    3) Rede
    4) Enlace
    5) Fisica

    Ja Tanenbaum considera:

    1) Aplicacao
    2) Transporte
    3) Inter-redes
    4) Host/rede

    Vale lembrar q essas diferenças sao apenas conceituais; na pratica, todas fazem exatamente a mesma coisa, com a camada fisica e enlace do Kurose tendo o mesmo papel q a camada Host/Rede do Tanemb.
    Acho o modelo do Kurose bem mais coerente, mas o Tanembaum eh referencia padrao nas universidades.
    Na boa, esses autores deveriam entrar num consenso. Ou entao, a propria banca se decidir entre usar uma referencia ou outra.
    Ha um tempo atras, determinada banca, q nao lembro qual, incluia no edital as referencias bibliograficas para se estudar para a prova. Facilitaria bastante, pois, no momento de resolver, ninguem tem bola de cristal pra saber a q autor o examinador se refere.
  • Na verdade o I está errado...

    Na rede em malha, cada par está ligado por um caminho, logo, cada nó possui uma ligação a todos os outros nós da rede, mas não há NORMALMENTE mais de um caminho entre um par de nós.

     

    Para verificar isso, basta olhar a figura que está nesse link https://pt.wikipedia.org/wiki/Redes_Mesh nessa figura, cada nó possui conexão com quaisquer outros nós na rede, mas não existem conexões redundantes. Se não existem conexões redundantes, não posso dizer que NORMALMENTE existe mais de um caminho entre cada par.


ID
122722
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em Topologias de Redes, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, olha só que confusão... Cada empresa organizadora enxerga o mundo da topologia de uma forma totalmente diversa da outra...
    Essa questão fala que rede em estrela não tem necessidade de roteamento, pois concentra todas as mensagens no nó central, ai essa questão Q42912 diz que o roteamento centralizado se aplica a topologia estrela... se aplica ou não? Topologia em estrela roteia ou não as mensagens?

    Acredito que isso varie de acordo com o nó central. O concentrador é um hub, um switch, um roteador?
  • Concordo com o João, vai ter roteamento ou não dependendo do nó central, na minha opinião, a alternativa "a" está errada.
  • Redes em estrela só podem trabalhar com switches ou hubs. Os roteadores não fariam parte dessa topologia!

    No caso dos hubs ou switches as mensagens são realmente armazenadas no nó central, que baseado na sua tabela MAC encaminha as mensagens ao destino correto.
  • Em se tratando de FCC não dá para afirmar nada(questão Q42912), esqueça tudo que aprendeu, veja o que eles pensam em questões anteriores e resolva de acordo com esses pensamentos.
  • Eu acho que a "b" também está correta: Do livro Redes de Computadores do Tanenbaum:

    São usados dois tipos de interfaces. Uma interface passiva consiste em dois conectores fundidos à fibra principal. Um conector tem um LED ou um diodo a laser na sua extremidade (para transmissão), e o outro tem um fotodiodo (para recepção). O conector em si é completamente passivo e, por essa razão, é bastante confiável, pois um LED ou um fotodiodo quebrado não compromete o anel. No máximo, ele deixa um computador off-line.

  •     a) rede em estrela não tem necessidade de roteamento, uma vez que concentra todas as mensagens no nó central.  Questao certa.   A topologia em estrela eh usada mais para pequenas redes, as quais usam switches(atencao, se usar hubs, a topologia logica passa a ser de barramento), q compoe o no central, interconectando os demais nos da rede. Para redes menores, q usam switches, realmente nao ha necessidade de roteamento. O roteamento eh necessario na topologia em arvore, para interligar diversas redes. Talvez a confusao haja entre topoliga em estrela e em arvore, pois esta eh uma variacao daquela.  (varias topologias em estrela, interconectadas

          b) redes com topologia em anel podem empregar interfaces passivas, nas quais as falhas não causam a parada total do sistema.         Alternativa confusa, pois nao especificou q falha se trata.
     
        c) rede em estrela tem necessidade de roteamento, uma vez que concentra apenas parte das mensagens no nó central.        Vide alterativa A.
     
        d) rede com topologia em anel requer que cada nó central seja capaz de remover seletivamente mensagens da rede e passá-las à frente para o próximo nó central.       Não eh o no central quem faz isso, mas os nos do anel.

        e) Modularidade, independente da capacidade de chaveamento do nó central e impossibilidade de parada do sistema devido a falha no nó central, são vantagens da rede em estrela.      Experimente colocar 10000 maquinas(cascateadas em hubs) num switch de 16 portas pra vc ver o resultado. Eh claro q depende do chaveamento do no central q, se parar, derruba toda a rede.
  • http://www.meubizu.com.br/topologias-de-redes

  • Estrela(hub-and-spoke): A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto
    central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para a estação de destino, mas com a vantagem de tornar mais
    fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Por outro lado, o concentrador é o ponto vulnerável da rede.


ID
128434
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre redes backbones colapsadas, considere:

I. Utilizam topologia em estrela com um dispositivo em seu centro que pode ser um comutador.

II. Necessitam menor quantidade de cabos que uma backbone com ponte ou com roteamento, se comparadas nas mesmas características.

III. Necessitam menor quantidade de dispositivos que uma backbone com ponte ou com roteamento, se comparadas nas mesmas características.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A topologia em estrela é basicamente aquela em que todos os pontos ospontos e equipamentos da rede convergem para um ponto central.Um backbone (via central de conexão) colapsado (centralizado) de redeslocais, onde várias redes são interligadas entre si através de um ponto central, com roteadores, switches, servidores centralizados e hubs, também pode serconsiderado uma arquitetura em estrela. Neste exemplo, todas as redes convergem,através de cabos de fibras ópticas, até um switch central através do qual secomunicam entre si. Por este motivo, necessitam de MAIOR quantidade de cabos do que uma backbone com ponte com com roteamento com características de desempenho semelhantes.A estrutura em estrela era a utilizada nas primeiras redes de mainframe,onde o mesmo era o centro da rede.
  • Um  backbone  (via  central  de  conexão)  colapsado  (centralizado)  de  redes locais,  onde  várias  redes são  interligadas  entre  si  através  de um ponto  central,  com roteadores,  switches,  servidores  centralizados  e hubs, também  pode  ser considerado uma arquitetura em estrela.  Neste exemplo,  todas as redes convergem, através  de  cabos  de  fibras  ópticas,  até  um  switch  central  através  do  qual  se comunicam entre si.

    Nele o acesso é feito a um ponto central onde é feito o controle do backbone (network center) e o roteamento ou ponte dos dados de uma rede para outras. O  equipamento  central  (também  chamado  de  Hub  central)  pode  atender  a diversos Hubs centralizadores departamentais (um hub por andar, por exemplo).

ID
128743
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes características:

? vulnerabilidade a falha no nó central;
? roteamento centralizado;
? ligações ponto a ponto;
? todas as mensagens passam pelo nó central;
? custos dos meios físicos sobem proporcionalmente com o aumento da quantidade de estações em relação a outras topologias.

Com respeito à topologia de redes

Alternativas
Comentários
  • A topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede
  • Mais um item a ser discutido pela confusão que traz...  A questão acima afirma que acontece roteamento e é centralizado na Topologia Estrela, e logo abaixo traz contradição. Em que fonte confiar??

    "rede em estrela não tem necessidade de roteamento, uma vez que concentra todas as mensagens no nó central." 
    ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Técnico - Prova 2 - Tecnologia da Informação

     

  • Quadro 1: Quadro resumo dos principais tipos de topologia

    TIPOS DE TOPOLOGIAS

    PONTOS POSITIVOSPONTOS NEGATIVOS
    Topologia Estrela

    - É mais tolerante a falhas

    - Fácil de instalar usuários

    - Monitoramento centralizado

    - Custo de Instalação maior porque recebe mais cabos

    Topologia Anel (Token Ring)

    - Razoavelmente fácil de instalar

    - Requer menos cabos

    - Desempenho uniforme

    - Se uma estação para todas param

    - Os problemas são difíceis de isolar.

    Topologia Barramento

    - Simples e fácil de instalar

    - Requer menos cabos

    - Fácil de entender

    - A rede fica mais lenta em períodos de uso intenso.

    - Os problemas são difíceis de isolar.

    Bibliografia:

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp



ID
148417
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que concerne às topologias de redes de computadores, considere:

I. Nas redes locais, esse tipo de ligação é largamente difundido, devido às seguintes vantagens: uma interrupção no cabo que liga a estação ao concentrador central não derruba a rede, mas somente a estação cujo cabo está rompido; permite gerenciamento de rede centralizado; permite a utilização de qualquer meio físico.
II. O fato de cada nó possuir um repetido r regenerador de mensagens permite às redes que utilizam essa topologia obterem uma distância bem maior entre cada nó, fazendo com que a distância máxima seja maior que nas outras topologias.

As assertivas I e II referem-se, respectivamente, às topologias

Alternativas
Comentários
  • Correto: A

    I - A topologia em estrela é a mais conhecida em redes locais, onde cada computador da rede possui um cabo de rede próprio até o concentrador. Ex: Cabo UTP sendo ligado a um Switch.

    II - Comum nas topologias WAN, a topologia em anel cobre grandes áreas metropolitas. Ex: Anel de Fibra óptica de uma operadora de telecom que faz parte de uma estrutura SDH.


ID
149371
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A maneira como os computadores são ligados numa rede caracterizam as topologias físicas

Alternativas
Comentários
  • Topologia de Redes

    * Ponto-a-ponto
    * Anel - Token Ring
    * Estrela
    * Barramento
    * Árvore
    * Híbrida
     

  • Que topologia híbrida é essa que ele fala?
  • McLovin, segue uma breve explicação...
    Híbrida
    É a topologia mais utilizada em grandes redes. Assim, adequa-se a topologia de rede em função do ambiente, compensando os custos, expansibilidade, flexibilidade e funcionalidade de cada segmento de rede. Numa topologia híbrida, o desenho final da rede resulta da combinação de duas ou mais topologias de rede. A combinação de duas ou mais topologias de rede permite-nos beneficiar das vantagens de cada uma das topologias que integram esta topologia. Embora muito pouco usada em redes locais, uma variante da topologia em malha, a malha híbrida, é usada na Internet e em algumas WANs. A topologia de malha híbrida pode ter múltiplas ligações entre várias localizações, mas isto é feito por uma questão de redundância, além de que não é uma verdadeira malha porque não há ligação entre cada um e todos os nós, somente em alguns por uma questão de backup.
    Alternativa: A

ID
153460
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as tecnologias disponíveis para emprego em redes de computadores, a Fast Ethernet 100 Base TX apresenta como principal vantagem:

Alternativas
Comentários
  • Correta "D"

    o padrão 100BASE-T de Ethernet a 100Mbit/s mantendo a compatibilidade e características básicas do antigo padrão Ethernet10Mbit/s, tais como o formato do frame (quadro), a quantidade de dadosque um frame pode carregar, e o mecanismo de controle de acesso chamadode "Detecção de portadora com múltiplo acesso e controle de colisão" (CSMA/CD), diferenciando do padrão original apenas na taxa de transmissão de pacotes, o padrão 100BASE-Tpode trafegar 10 vezes mais dados do que o formato original. A FastEthernet vem se tornando a tecnologia com melhor custo/benefício eeconomicamente mais viável de rede de computadores por garantir compatibilidade com as redes mais existentes e pelo custo do cabo.
  • 100BASE-TX é a forma mais usada na rede Fast Ethernet, e funciona com dois pares do cabo par trançado categoria 5 ou 5e (cabo CAT5 contém 4 pares sendo usado apenas 2 para transmissão de dados). Igual ao 10BASE-T, os pares de cabos usados são os laranja e verde (o segundo e terceiro par) como detalhado nos padrões de cabeamento TIA/EIA-568-B, T568A e T568B. Estes pares usam os fios 1, 2, 3 e 6.

    No modelo de cabeamento T568A e T568B, os fios estão na ordem 1, 2, 3, 6, 4, 5, 7, 8 tendo a ordem das cores branco verde, verde, Branco laranja, azul, branco azul, laranja, branco marrom, marrom para o T568A, e branco laranja, laranja, branco verde, azul, branco azul, verde, branco marrom, marrom para T568B.

    Cada segmento de rede pode ter uma distância de no máximo de 100 metros (330 ft). Em sua configuração típica, 100BASE-TX, usa um par de fios trançados em cada direção, provendo 100 Mbit/s de throughput em cada direção (full-duplex). Veja IEEE 802.3 para mais detalhes.

    A configuração de redes de 100BASE-TX é bem parecido a 10BASE-T. Quando usado em uma rede local, os dispositivos de rede (computadores, impressoras etc.) são conectados tipicamente a um Hub ou Switch, sendo criando uma rede de Topologia em estrela. Para ligar dois dispositivos em rede é necessário o uso de um cabo crossover.

    No hardware 100BASE-TX, os quadros de bits (4 bits a 25 MHz ao MII) passam por uma codificação binária 4B5B para gerar uma série de símbolos "0 e 1" a taxa de 125 MHz.

  • Só corrigindo o comentário da Andreia, a versão do 802.3 que mantém compatibilidade com o antigo padrão Ethernet é o "T4", e não TX.


ID
155368
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É uma rede local de difusão na qual cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence e, muitas vezes, o bit percorre toda a rede no intervalo de tempo em que alguns bits são enviados, antes do pacote ter sido inteiramente transmitido. Trata-se da topologia

Alternativas
Comentários
  • Segundo Andrew Tanenbaum (Redes de Computadores, 4ª Edição, pág. 18) sobre o sistema de difusão do tipo anel, "Em um anel, cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence. Em geral, cada bit percorre todo o anel no intervalo de tempo em que alguns bits são enviados, muitas vezes até mesmo antes de o pacote ter sido inteiramente transmitido.". Ou seja, a resposta correta é a letra a).
  • Note que repetidores atuam na camada física, a nível de bits, ou seja, não fasem nenhum processamento sobre os dados do pacote então não há necessidade de esperar para mandar os bits todos de uma vez como acontece com os roteadores que utilizam a tecnica STORE-AND-FORWARD, pois precisam receber todo o pacote, analisar o cabeçalho do pacote para poder rotea-lo e só depois enviar... 
  • Anel
    Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte. Os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um repetidor em cada estação. Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. Há uma queda na confiabilidade para um grande número de estações. A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede. É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho
    Alternativa: A

ID
157609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com respeito a tecnologias de redes locais e de longa distância, julgue os itens subseqüentes.

É correto afirmar que o protocolo Token Ring está na camada de rede quando comparado com o modelo OSI.

Alternativas
Comentários
  • Token ring é um protocolo de redes que opera na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo de sua aplicação.

  • É na camada física sendo utilizado na topologia em anel.  Nessa topoplogia, só quem tem a posse do token é que pode enviar uma informação na rede.
  • Token Ring 

    Padronizado pelo IEEE 802.5.

    Opera na camada (Física e Enlace do modelo OSI).
    Opera a 4 ou 16 Mbps.
    Logicamente é um ANEL, mas fisicamente tem formato de estrela.
    Protocolo determinístico e auto-corretivo.
    É conhecido o tempo máximo entre as transmissões e isso ajuda na confiabilidade.

     

    Fonte: Minhas anotações

  • O protocolo Token Ring opera nas camadas física e enlace do modelo OSI.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Na topologia star ring (anel-estrela), a topologia física é uma estrela. No entanto, existe um hub que atua como concentrador. A fiação dentro do hub forma o anel; as estações são conectadas a ele por meio de dois pares de fios. Essa topologia torna a rede menos suscetível a falhas, pois se um enlace apresentar problemas, esse será removido do anel lógico pelo hub, e o restante das estações continuarão operando normalmente. A adição e a retirada de estações do anel também é facilitada.

    .

    .

    COMUNICAÇÃO DE DADOS E REDES DE COMPUTADORES, FOROUZAN.


ID
158425
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os tipos básicos de topologia física das redes de computadores são

Alternativas
Comentários
  • Questão com "pegadinha" ao meu ver.

    Barramento(bus), anel e estrela são tipos de redes tal como híbrida e árvore. Ocorre que a questão pediu os tipos BÁSICOS de topologia de rede, o que, realmente se refere aos três primeiros tipos, já que redes HÍBRIDAS e EM ÁRVORE são tipos de redes compostas, ou seja não-básicas. 

  • Caro colega,

    na verdade árvore é uma topologia de estrela ou híbrida, dependendo de suas configurações. As topologias híbridas com certeza implementam duas ou mais das topologias "básicas".

    Nesse ponto não há dúvida, existem apenas 3 tipo de topologias, as outras são topologias que implementam esses 3 tipos.

  • E as redes Mesh (Malha), implementam que tipo?

    Na minha opinião a questão está errada.
  • Letra C

     

    Apenas para complementar...

     

    TOPOLOGIA EM ÁRVORE

    Essa topologia é baste similar a estrela pois utilizar comutares para interconectar os dispositivo, a diferença é que existem um no raiz que interconectando os demais nós (nós filhos). As estações ou equipamentos terminais são conhecidos como “folhas” se um pacote é enviado para mais de uma subárvore, quando ele chega ao nó filho tem que ser duplicado sendo que um dele será transferido mais lentamente.

     

    TOPOLOGIA HIBRIDA

    É a topologia mais utilizada em grandes redes. Assim, adequa-se a topologia de rede em função do ambiente, compensando os custos, expansibilidade, flexibilidade e funcionalidade de cada segmento de rede.
    Muitas vezes acontecem demandas imediatas de conexões e a empresa não dispõe de recursos, naquele momento, para a aquisição de produtos adequados para a montagem da rede. Nestes casos, a administração de redes pode utilizar os equipamentos já disponíveis considerando as vantagens e desvantagens das topologias utilizadas.

     

    https://estudoderedes.wordpress.com/tag/estrela/

  • Se eu acertei vcs também podem..

    Só a morte é certa kkk

    Cara as aulas do focus concursos ensina 2+ 2 . A gente vem responder só cai coisa que requer um pouco mais de conhecimento acertei pq pelo menos os nomes eu tenho que saber kkk. O resto só sei os cabos , e coisas bestas


ID
158701
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede de computadores consiste em dois ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus serviços. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Entre outras, o gateway tem a função de traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário, como também traduzir as respostas e devolvê-las ao par local de comunicação.

II - Para a conexão de computadores, é necessário, além da estrutura física da rede, que cada computador possua um componente interno denominado hub que o fará conectar-se ao meio de transmissão da rede.

III - Protocolo é o nome dado a um conjunto de regras que os computadores devem seguir para que a comunicação entre eles permaneça estável e funcional.

IV - Um servidor de arquivos consiste em uma estação especial que é responsável pela realização de todos os procedimentos de acesso à rede, bem como da interface com os dispositivos usuários.

São corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • I e III corretas.

    I -Cabe igualmente ao gateway traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário, mas também traduzir as respostas e devolvê-las ao par local da comunicação. Assim, é freqüente a utilização de protocolos de tradução de endereços, como o NAT — que é uma das implementações de gateway mais simples.Note-se, porém, que o gateway opera em camadas baixas do Modelo OSI e que não pode, por isso, interpretar os dados entre aplicações (camadas superiores). No entanto, por meio do uso de heurísticas e outros métodos de detecção de ataques, o gateway pode incorporar alguns mecanismos de defesa. Esta funcionalidade pode ser complementada com um firewall.
    wikipédia.

    II - Hub: equipamento externo.

    III - um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois. (wikipédia)

    IV - servidor de arquivos é um computador conectado a uma rede que tem o objetivo principal de proporcionar um local para o armazenamento compartilhado de arquivos de computadores (como documentos, arquivos de som, fotografias, filmes, imagens, bases de dados, etc) que podem ser acessados pelo trabalho que estão ligados à rede de computadores. (wikipédia)
    Um servidor de comunicações consiste em uma estação especial que é responsável pela realização de todos os procedimentos de acesso à rede, bem como da interface com os dispositivos usuários.

ID
162835
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A diretoria de uma empresa solicitou ao departamento de informática um plano para a instalação de uma rede interligando suas filiais, com a utilização de fibra ótica para transmissão de dados. Qual seria a topologia de rede mais adequada a ser utilizada no plano de instalação de rede?

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do Tanembaum. Veja:

    "Fiber optics can be used for LANs as well as for long-haul transmission, although tapping into it is more complex than connecting to an Ethernet. One way around the problem is to realize that a ring network is really just a collection of point-to-point links, as shown in Fig. 2-9. The interface at each computer passes the light pulse stream through to the next link and also serves as a T junction to allow the computer to send and accept messages.
     
    Figure 2-9. A fiber optic ring with active repeaters.

     
     
    Two types of interfaces are used. A passive interface consists of two taps fused onto the main fiber. One tap has an LED or laser diode at the end of it (for transmitting), and the other has a photodiode (for receiving). The tap itself is completely passive and is thus extremely reliable because a broken LED or photodiode does not break the ring. It just takes one computer off-line.
     
    The other interface type, shown in Fig. 2-9, is the active repeater. The incoming light is converted to an electrical signal, regenerated to full strength if it has been weakened, and retransmitted as light. The interface with the computer is an ordinary copper wire that comes into the signal regenerator. Purely optical repeaters are now being used, too. These devices do not require the optical to electrical to optical conversions, which means they can operate at extremely high bandwidths.
     
    If an active repeater fails, the ring is broken and the network goes down. On the other hand, since the signal is regenerated at each interface, the individual computer-to-computer links can be kilometers long, with virtually no limit on the total size of the ring. The passive interfaces lose light at each junction, so the number of computers and total ring length are greatly restricted."
  • imaginando aqui na minha mente que cada filial deve ter pelo menos um HUB ligando 2 computadores, 
    qualquer topologia que eu escolher pra conectar estas filiais resultará em uma hierarquia de topologias, correto?
    que só pode ser árvore.
  • Questão muito mal especificada... o projeto da topologia depende diretamente de diversos fatores, tais como se as filiais irão trocar dados entre si ou apenas com a matriz. Em casos mais comuns, existe pouca (ou nenhuma) necessidade de comunicação entre as filiais, mas apenas entre a matriz e cada filia, de forma que a topologia em estrela possa ser mais adequada.
  • Questão desatualizada.  Já existe switch fibra a muito tempo.  E a questão fala em "rede interligando suas filiais" ou seja, dá a enteder que estamos pegando todas as filiais e ligando a todas as filiais, como em um polígono em que traçamos as diagonais.  A forma de fazer isso hoje em dia é estrela, mas poderia ser também estrela-anel, anel...

  • A topologia em Anel pode ser construída com par trançado, cabos de 50Ohms ou fibra ótica. O uso do cabo de 75Ohms exigiria um número elevado de repetidores para múltiplos canais.

                                     Topologia × Meio de transmissão
    MEIO DE TRANSMISSÃO    BARRA    ÁRVORE    ANEL    ESTRELA
    Par Trançado                            X                             X                 X
    Coaxial 50 Ohms                      X                             X    
    Coaxial 75 Ohms                      X               X        
    Fibra Ótica                                                              X 


    Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_3.asp


  • Desatualizada.


ID
172090
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No contexto das redes de computadores IEEE-802.3 - Ethernet e IEEE-802.5 - Token-Ring, do ponto de vista do layout, as topologias estrela e em anel apresentam, respectivamente, como características:

Alternativas
Comentários
  • Está correto o gabarito desta questão ?
  • IEEE-802.3 - Ethernet e IEEE-802.5 - Token-Ring, RESPECTIVAMENTE

        a) a inserção de uma nova estação na rede obriga ao remanejamento das demais estações / inexiste a necessidade da implantação de mecanismos que disciplinem o acesso das diversas estações ao meio compartilhado.

    ERRADO: NA TOPOLOGIA ETHERNET PODEMOS INSERIR E REMOVER NÓS SEM REMANEJAMENTOS

        b) o meio físico de transmissão é constituído por um único segmento multiponto compartilhado pelas diversas estações interconectadas / existe a obrigatoriedade do fluxo de informações ser centralizado.

    ERRADO: NA ETHERNET EXISTEM VARIOS ENLACES FISICOS, TODOS ELES LIGANDO AO NO CENTRAL

        c) confiabilidade alta, pois o fluxo de tráfego entre os nós é descentralizado / variedade de caminhos, justificando a necessidade de roteamento em cada nó.

    ERRADO: NA ETHERNET A QUEDA DO NO CENTRAL CAUSA INDISPONIBILIDADE GERAL. BAIXA CONFIABILIDADE

        d) confiabilidade baixa, pois a rede depende do nó central / Inexistência da necessidade de decisões de roteamento.

    CORRETO

        e) os nós têm ligação direta com os demais nós da rede / os nós periféricos funcionam como repetidores.

    ERRADO: NA ETHERNET OS NOS NAO SE LIGAM ENTRE SI, MAS SIM COM UM NO CENTRAL
  • estrela:anel:

    •  a) a inserção de uma nova estação na rede obriga ao remanejamento das demais estações (Na estrela para inserir uma nova estação basta conecté-la ao nó central)/ inexiste a necessidade da implantação de mecanismos que disciplinem o acesso das diversas estações ao meio compartilhado.(O anel possui um mecanismo de transmissão e recebimento circular e unirecional)

    •  b) o meio físico de transmissão é constituído por um único segmento multiponto compartilhado pelas diversas estações interconectadas (certo pra estrela, seria o nó central)/ existe a obrigatoriedade do fluxo de informações ser centralizado.(no anel não há elemento central, cada nó está ligado aos seus 2 vizinhos)

    •  c) confiabilidade alta, pois o fluxo de tráfego entre os nós é descentralizado (estrela é centralizado)/ variedade de caminhos, justificando a necessidade de roteamento em cada nó.(anel é unidirecional, só passa pro vizinho, sem roteamento)

    •  d) confiabilidade baixa, pois a rede depende do nó central ( verdade pois se o no central falhar ninguém se comunica, mas se for outro nó a rede continua)/ Inexistência da necessidade de decisões de roteamento.(vide c)

    •  e) os nós têm ligação direta com os demais nós da rede (só com central)/ os nós periféricos funcionam como repetidores.(não são periféricos, mas são repetidores)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede
  • Achei estranho dizer que a topologia estrega tem confiabilidade baixa, mas era a única resposta cabível.

  • Questão de 2009.

    estamos em 2016 novas tecnologias foram criadas e inovações foram feitas para suprir essa falha.

  • André Santos, a questão ainda se aplica a 2020. A principal desvantagem do nó em estrela é justamente esse, por mais que se crie mecanismos de atenuação. Conforme afirma[1]:

    "Desvantagens: (1) dependência de toda a topologia em um único ponto,"

    Fonte:

    [1] Forouzan, Redes.


ID
197554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens de 41 a 45.

Na topologia em anel, todas estações se conectam em um ponto central e os dados circulam em um sentido de uma estação para outra. Cada estação inclui um dispositivo de recepção e transmissão.

Alternativas
Comentários
  •  A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.

  • Se falar que os computadores se conectam a um ponto CENTRAL, está falando da topologia em ESTRELA.
  • Podemos ter um nó central com uma topologia barramento descentralizada, assim teriamos um topologia fisíca estrela e uma topologia lógica barramento.
  • A confusão geralmente se dá pela não especificação da topologia, ela é física ou lógica?
    Na topologia lógica em anel temos a representação abaixo:

    topologie en anneau
    Entretanto esta não é a disposição real das estações e cabos. A topologia física é na verdade em estrela, e a ordem de transmissão é como descrita no enunciado "circulam em um sentido de uma estação para outra.".
    répartiteur
    Acredito que o erro do enunciado tenha ocorrido ao dizer que cada estação possui receptores e transmissores, pois na verdade utiliza-se uma especie de concentrador que é também responsável por determinar a ordem.
  • Em token ring, cada estação possui um transmissor e um receptor. A questão deveria ter especificado a topologia considerada: Se for a lógica, então a disposição é em anel, se for a física, então a disposição será em estrela.

    Fonte: http://goo.gl/On4mf (pág. 93, primeiro parágrafo)
  • Em uma topologia em anel, não há a figura da estação central.
    Cada ponto envia os dados para o próximo ponto, dependendo do sentido de transmissão.
    Se houver uma falha, o sentido de transmissão inverte, para poder alcançar a estação pretendida "pelo outro lado".
    Sendo uma rede, cada máquina, nó, ponto, etc. deve ter uma placa de rede que trabalha no protocolo adotado, possuindo as funções de transmissão e recepção.

  • Carlos,
    Em uma topologia em anel, fisicamente falando, há sim a figura da estação central. Alem disso, como se trata de uma implementacao cara, na maioria das vezes a topologia possui apenas um anel, havendo apenas um sentido de transmissao, sendo q, se uma estacao "cair", toda a rede cai.
    Em redes criticas, q exigem alta confiabilidade, ha dois aneis, interligando os compútadores; ai, sim, como vc afirmou, se houver uma falha, o sentido de transmissão inverte, para poder alcançar a estação pretendida "pelo outro lado".
    Como ve, logicamente falando, os dados trafegam como num anel.
  • ERRADO

    Segundo a Teleco(2014),

    "Anel

    Uma rede em Anel consiste de estações conectadas através de um caminho fechado. Nesta configuração, muitas das estações remotas ao Anel não se comunicam diretamente com o computador central."

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp



  • Errado

    2 - Anel – Lógico

    Na topologia anel e malha, os hosts são interligados ponto a ponto e enviam pacotes através dos seus vizinhos, mas a topologia anel é menos tolerante a falhas.

    Tem um desempenho mais uniforme, mas se uma estação parar, todas param.



ID
201433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma topologia de rede em estrela, cada dispositivo tem um enlace ponto a ponto dedicado e conectado apenas com o controlador central, que, em geral, é um hub.

Alternativas
Comentários
  • topologia em estrela com hub? nao seria com switch?
  • que em geral éh um hub? questao mal formulada hein, qual analista vai querer usar um troço que lança sinal direto comprometendo o nó?
  • A questão deveria ter deixado claro (explicitamente) que está falando de topologia FÍSICA, e não lógica. Com uso do Hub, a topologia fisica é estrela, no entanto, a topologia lógica é barramento! ALÉM DISSO, com uso de HUBs, temos apenas UM domínio de colisão, de maneira que também está errado dizer que CADA dispositivo tem um enlace DEDICADO. Com HUBs, o meio é COMPARTILHADO!
    Faltou recursos para essa questão.
  • A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador(ou hub)como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezesseis portas. 
    Alternativa: Certa

  • Pessoal, em questões da cespe não se pode levar tudo ao pé da letra, tem que se ater ao que a questão quer tirar de nós... No caso desta questão a cespe não está preocupada se quem vai fazer a conexão é um hub, um switch ou seja lá o que for... Ela quer saber se o candidato sabe a essencia da questão, ou seja, como funciona a topologia em estrela. Infelizmente boa parte das questões da cespe são assim.
  • Questão de ler atentamente:

    cada dispositivo tem um enlace ponto a ponto dedicado e conectado apenas com o controlador central.

    Como se fosse do host ate o hub.

    A questão não fala de difusão, fala somente que os hosts são ligados diretamente a esse controlador central, que pode ser um switch hub (geralmente).

  • Questão tosca !

  • Uma rede local que use um hub não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do hub é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa switches, apenas os dados destinados àquele nó são enviados a ele.

    Por essa razão, na minha humilde opinião, essa questão deveria ser considerada errada.

  • Geralmente usa-se um SWITCH

    Se dissesse que PODE SER um hub tudo bem, mas GERALMENTE é um SW

    Sem contar que no hub o enlace é COMPARTILHADO

  • Questão pré-histórica, Atualmente são utilizados switches

  • A questão é de 2010, à época estava correta, mas atualmente, são utilizados switches.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    2010: Em uma topologia de rede em estrela, cada dispositivo tem um enlace ponto a ponto dedicado e conectado apenas com o controlador central, que, em geral, é um hub. CORRETO!

    .

    2020: Em uma topologia de rede em estrela, cada dispositivo tem um enlace ponto a ponto dedicado e conectado apenas com o controlador central, que, em geral, é um switch. CORRETO!


ID
204730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às redes de computadores, julgue os itens a seguir.

Comparada à topologia em anel, a topologia em estrela tem a vantagem de não apresentar modo único de falha.

Alternativas
Comentários
  • O elemento central da topologia em estrela (hub, switch, roteador) são pontos de falha únicos. Falhando estes equipamentos, toda a rede deixa de operar.

  • Comparada à topologia em anel, a topologia em estrela tem a vantagem de não apresentar modo único de falha. (ERRADO).

    Falhou o elemento de interconexão de rede (switch e etc..) ocorre queda em toda a rede => modo único de fallha SIM!.

    Bons estudos! 
  • ERRADO.

    Quanto a topologia em estrela.

    Segundo Teleco(2014),"No caso de ocorrer falha em uma estação ou no elo de ligação com o nodo central, apenas esta estação fica fora de operação. Entretanto, se uma falha ocorrer no nodo central, todo o sistema pode ficar fora do ar. A solução deste problema seria a redundância, mas isto acarreta um aumento considerável dos custos."

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp


  • Estrela(hub-and-spoke): A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para a estação de destino, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Por outro lado, o concentrador é o ponto vulnerável da rede.

  • GABARITO: ERRADO

    Comparada à topologia em anel, a topologia em estrela tem a DESVANTAGEM de apresentar modo único de falha.

    Por exemplo : se o concentrador central (hub ou swicht ) falhar , a rede fica inoperante

  • GABARITO: E

    Resuminho sobre topologia em estrela: Possui uma boa tolerância a falhas, pois se ocorrer algum problema com algum terminal ou link de comunicação, apenas este último ficará fora da rede. Entretanto, se o nó central falhar, toda a rede ficará fora.

    OBS: Para solucionar esse problema, pode-se utilizar uma redundância do nó central

  • Comparada à topologia em anel, a topologia em estrela NÃO tem a vantagem de apresentar modo único de falha.

    GABARITO: ERRADO.

  • -> topologia em anel: se houver uma falha/ruptura em um cabo, tudo para.

    -> topologia em estrela: se houver falha no hub/switch, tudo para.

    Ambas apresentam modo único de falha.

  • "Comparada à topologia em anel, a topologia em estrela tem a vantagem de não apresentar modo único de falha."

    Na topologia anel um único cabo ou máquina que falha gera uma pane em tudo, afinal é um circuito.

    Na estrela há uma única possibilidade de falha geral: o concentrador tem que parar de funcionar.

    A questão diz que a estrela "não apresenta (tem)...modo único de falha".

    É justamente o que ela tem rsrs

    ERRADO.

  • Modo único ou ponto único? Essa troca de palavras me deixa muito p***!!!

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de topologia de Redes de Computadores.

    Gabarito: ERRADA.

    # Está errada, pois pelo contrário, veja as definições abaixo.

    Professor, o que é Topologia ANEL (Ring)?

    R. os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino;

    R.  cada dispositivo tem uma conexão ponto-a-ponto com outros dois dispositivos conectados lado a lado, e fazendo uso de uma comunicação com transmissão unidirecional (chamada simplex).

    Professor, o que é Topologia ESTRELA (Star)?

    R. A Rede é organizada de forma que os nós sejam conectados a um hub central, que atua como um servidor. O hub gerencia a transmissão de dados pela rede. Ou seja, qualquer dado enviado pela rede viaja pelo hub central antes de terminar em seu destino;

    R. as estações são ligadas através de uma conexão ponto-a-ponto dedicada a um nó central controlador, pelo qual passam todas as mensagens, não admitindo tráfego direto entre os dispositivos.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
214201
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em um projeto de SAN (Storage Area Networks), qual topologia de Fibre Channel deve ser utilizada para garantir que mais de 20 dispositivos possam comunicar-se sem compartilhamento de banda?

Alternativas
Comentários
  • In the Fibre Channel switched fabric topology (called FC-SW), devices are connected to each other through one or more Fibre Channel switches. This topology allows the connection of up to the theoretical maximum of 16 million devices, limited only by the available address space (224). Multiple switches in a fabric usually form a mesh network, with devices being on the "edges" ("leaves") of the mesh. While this topology has the best scalability properties of the three FC topologies, it is also the most expensive, the only one requiring a costly fibre channel switch.

    Visibility among nodes in a fabric is typically controlled with zoning.

    Most Fibre Channel network designs employ two separate fabrics for redundancy. The two fabrics share the edge nodes (devices), but are otherwise unconnected. One of the advantages of this topology is capability of failover, meaning that in case one link breaks or a switch is out of order, datagrams can use the second fabric.

    fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Switched_fabric

    imagem:

    http://idc.nic.in/images/fabric-switch.gif

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Switched-fabric.svg
     

     

  • Exitem basicamente três topologias para redes SAN:

    1. Ligação ponto-a-ponto (point-to-point): os servidores são ligados diretamente ao storage, sem nenhum equipamento intermediário, como hub ou switch. O número máximo de servidores envolvidos é igual ao número de portas que o storage possui.

    2. Loops ou anéis (chamados de Fibre Channel Arbitrated Loop): nesta topologia, utiliza-se hub, cuja largura de banda de no máximo 100 MB/s é compartilhada por todos os seus membros. Teoricamente suporta loops com até 126 dispositivos, mas na prática este número é bem menor.

    3. Malha (Switched fabric ou apenas fabric): nesta topologia utiliza-se switches Fibre Channel, o que permite um grande número de dispositivos interconectados. Dedica larguar de banda integral a cada uma das portas e permite transferências de dados simultaneamente para um único nó.
    Possibilita mais escalabilidade e crescimento.
  • A arquitetura Fibre Channel é implementada basicamente em três tipos de topologias de transporte: ponto a ponto, laço arbitrado, e fabric.
    1. Na configuração da topologia ponto a ponto, a conexão entre dois dispositivos é dedicada;
    2. Já na topologia laço arbitrado, o meio é compartilhado, permitindo que dois ou mais dispositivos possam se comunicar;
    3. A topologia Fibre Channel fabric permite múltiplas e coexistente conexões ponto a ponto via comutação nível 2, provendo maior desempenho e escalabilidade.
    Vale lembrar que existe uma variação da Topologia Fibre Channel fabric, a Fabric zoning, que permite a criação de setores, restringindo o acesso a certos nós/recursos.

  • Na topologia Switched Fabric é permitido um grande número de dispositivos conectados, e a todos esses dispositivos é oferecido largura de banda integral a cada uma das porta. Logo, resposta E - Fabric Switched.

  • Na realidade o Arbitraded Loop permite até 127 dispositivos, sendo 126 hosts e um switch pela  porta FL. Já o Fabric Switched no máximo 239 devido a limitação do endereçamento.


  • Conforme já falado pelos colegas, o FC tem as seguintes 3 topologias:



    Um link em FC consiste em duas fibras unidireccionais que transmitem em direcções opostas. Cada fibra está ligada a uma porta emissor (TX) e numa porta receptora (RX). Quando existe um Fabric a fibra pode ser ligada uma porta node (N_Port) e a uma porta do Fabric (F_Port).
    Point-to-Point (FC-P2P) Dois dispositivos ligados directamente. Esta é a topologia mais simples.
    Arbitrated Loop (FC-AL) Nesta topologia todos os dispositivos estão ligados em loop ou anel. Adicionar ou remover dispositivos obriga a ser interrompida toda a actividade. A falha num dispositivo quebra o anel. Existem Hubs Fibre Channel que permitem ligações múltiplas entre dispositivos.
    Switched Fabric (FC-SW) Todos os dispositivos FC estão ligados a switches (Fabric), numa ligação similar às redes Ethernet actuais.
    Adicionalmente, o FC possui 5 camadas na sua composição:

     



    Visto de outra maneira: 



    FC0 Camada física - inclui cabos, conectores, parametros opticos e eléctricos, etc;
      FC1 Camada de ligação de dados - implementa a codificação e descodificação do sinal e controle de erros;
    FC2 Camada de rede - define a estrutura das frames do FC e os protocolos de sinal, de Flow Control e as classes de serviço que o FC suporta. De forma a suportar estes serviços, o FC-2 define formatos de mensagens: Ordered Set, Frame, Sequence e Exchange;
    FC3 Camada que implementa funções auxiliares; - Striping - Multiplica largura de banda usando multiplas N_ports; - Hunt groups - Habilidade de mais do que uma porta responder a um mesmo endereço (diminui as hipoteses de procurar N_port ocupadas); - Multicast - Uma transmissão para várias portas destino. (p.e. todas as N_Ports de um Fabric (broadcast) ou apenas para um subconjunto de N_Ports num Fabric)
    FC4 Camada da aplicação - define interfaces com vários protocolos de nivel superior; responsável pelo encapsulamento das várias camadas;
    FC0, FC1 e FC2 são também conhecidas por FC-PH - Camada Fisica do FC.

    Fonte:http://book.soundonair.ru/hall2/ch23lev1sec2.html
    http://hsi.web.cern.ch/hsi/fcs/spec/overview.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibre_channel

ID
214267
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O gerente de infraestrutura de uma empresa reuniu seus analistas para decidir sobre a topologia do ambiente de um servidor de aplicação JAVA comercial, recentemente adquirido. Uma possível ordem de interconexão entre os elementos desse ambiente, considerando-se a necessidade de controle do tráfego externo, seria

Alternativas
Comentários
  • De cara, você já elimina  a C, D e E. Pois, como tem necessidade de controlar tráfego externo, o primeiro item necessário ér ter um link internet (externo). O segundo item seria um Firewall. Pois, de nada adianta colocar o firewall depois de tudo conectado direto à internet.
    A resposta correta é a letra A.
  • Gabarito A

    1- Link Internet

    2- Firewall

    3- Servidor WEB (Proxy)

    4- Servidor JAVA

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
215614
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de topologias de rede, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • a) A topologia em estrela possui um concentrador como ponto central da rede. Cada nó da rede está ligado a este concentrador em uma conexão ponto-a-ponto.
    • VERDADEIRO. Um concentrador pode ser por exemplo um SWITCH. Cada porta do SWITCH liga-se a um nó.
    •  
    • b) A tecnologia em bus, considerada a mais moderna entre as topologias, surgiu há pouco tempo, substituindo a rede e árvore.
    FALSO. Considerada obsoleta.

    •  
    • c) A topologia mesh ou semiconectada tem a disposição dos nós da rede divididos em dois grupos distintos, concentradores e distribuidores; e tal disposição dificulta a redundância da rede.
    Tal distribuição - a MESH - facilita a redundância da rede.

    • d) O termo rede em barramento classifica a topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento, sendo considerada imune a colisão.

    AO contrário, rede em barramento sofre bastante com colisões pois todos os nós são conectados ao barramento e podem tentar iniciar uma comunicação ao mesmo tempo. Em ETHERNET esse problema é tratado com o protocolo CSMA/CD.

    • e) Na topologia em anel, cada nó está conectado um ao outro, formando um loop em conexão full-duplex, em que circula um frame de formato pré-definido, imune a ruído e a interferências.

    Acho que o erro está em afirmar que a topologia em ANEL é FULL-DUPLEX. Para ser full duplex o no teria que enviar e receber ao mesmo tempo e na topologia em anel a comunicação é UNIDIRECIONAL.
  • A topologia em estrela possui um concentrador como ponto central da rede. Cada nó da rede está ligado a este concentrador em uma conexão ponto-a-ponto. correto-Star topology: Pode-se formar redes com topologia estrela interligando computadores através de switches ou hubs.
    Star topology é caracterizada por um elemento central que "gerencia" network data flow, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada node.

ID
222868
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para as topologias Física e Lógica de redes de computadores são feitas as afirmativas a seguir.

I - A topologia física em barramento é uma topologia na qual os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Embora essa topologia física tenha caído em desuso, logicamente ela é amplamente utilizada, como, por exemplo, pelas redes ethernet.
II - Na topologia física em anel, são utilizados concentradores em cada estação conectada à rede para reduzir a distorção que esta topologia gera no sinal transmitido.
III - A topologia física em estrela se caracteriza pela utilização de conectores BNC que conectam os cabos da rede a um conector T que, por sua vez, está conectado à placa de rede do computador ligado à rede.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Barramento

    • Computadores compartilham cabo único
    • Dados são recebidos por todos, mas só a máquina de destino aceita
    • Somente 1 computador por vez pode transmitir dados
    • Se houver ruptura no cabo, toda rede é afetada
    • Está em desuso, com popularização da Ethernet/estrela

    Anel

    • Estações conectadas por um único cabo, em forma de círculo
    • Conceito de Token para transmissão
    • Falha em um computador impacta toda rede

    Estrela

    • Topologia mais comum na atualidade
    • Utilizam hubs e switches para intercomunicação
    • Falha em um cabo não paralisa toda rede
    • Ponto único de falha: Switch ou Hub
       
  • Anel: Nessa topologia, as estações estão conectadas por um único cabo como na de barramento, porém na forma de circulo. Portanto não há extremidades. O sinal viaja em loop por toda a rede e cada estação pode ter um repetidor para amplificar o sinal. 
    Estrela: Nessa topologia não há mais um único segmento ligando todos os computadores na rede. Eles estão ligados por meio de vários cabos a um único dispositivo de comunicação central, que pode ser um hub ou um switch. Os cabos utilizados se assemelham aos cabos utilizados na telefonia, porém com maior quantidade de pares. São cabos par-trançados, vulgarmente chamados de UTP. Possuem conectores nas extremidades chamados de RJ-45.
  • I - A topologia física em barramento é uma topologia na qual os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Embora essa topologia física tenha caído em desuso, logicamente ela é amplamente utilizada, como, por exemplo, pelas redes ethernet. 

    VERDADE. Tanto é que o ETHERNET implementa o protocolo CSMA/CD para o tratamento de colisões no canal comum de comunicação, ou seja, um barramento.


    II - Na topologia física em anel, são utilizados concentradores em cada estação conectada à rede para reduzir a distorção que esta topologia gera no sinal transmitido. 

    FALSO. CONCENTRADOR é algo bem característico das redes em estrela. As redes em anel utilizam repetidores.

    III - A topologia física em estrela se caracteriza pela utilização de conectores BNC que conectam os cabos da rede a um conector T que, por sua vez, está conectado à placa de rede do computador ligado à rede.

    FALSO. Quem utiliza conectores BNC e conectores T são as redes em barramento e anel. A topologia física em estrela geralmente utiliza cabos de par trançado.


  • Redes FDDI ( uma aplicação de rede em anel), utilizam concentradores que fazem a ligação das estações ao duplo anel mas tem a função de agregar redundancia e impedir que o anel falhe no caso de uma estação falhar.

  • I - A topologia física em barramento é uma topologia na qual os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Embora essa topologia física tenha caído em desuso, logicamente ela é amplamente utilizada, como, por exemplo, pelas redes ethernet. 

    É a única Certa!


ID
222874
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Qual das características abaixo é de uma rede Token Ring?

Alternativas
Comentários
  • Não achei simples esta questão. Vejamos as opções:

    a) Ambiente apresenta colisões. ERRADO. Token Ring é uma rede em anel. Redes em anel utilizam o "token", que é uma permissão, e não há colisão. É uma topologia "fair" (justa).
    b) Se o monitor da rede parar de funcionar, a rede também para. ERRADO. Se o monitor da rede parar, as mensagem "by passam" ele, ou seja, ignoram a existência do monitor.
    c) Utiliza CSMA/CD. ERRADO. CSMA/CD é utilizado em redes com contenção, tipo Ethernet, onde o meio é compartilhado. Em Redes Token Ring o meio não é compartilhado.
    d) Utiliza cabo coaxial com blindagem de 150 ohms. ERRADO. Pegadinha essa. O cabo utilizado pela Rede Token Ring é de 150 ohms, mas é o PAR TRANÇADO, e não o coaxial.
    e) Utiliza codificação Manchester. CERTO. A rede Token Ring utiliza esta codificação para transmitir os dados através do cabo.

  • b) Na verdade se o monitor falhar um novo monitor será eleito. A rede não funciona sem o monitor, mas quando ele apresenta defeito outro será eleito.
    Já a alternativa E é a menos errada pois a codificação é a manchester DIFERENCIAL, o que é bem diferente de manchester.
  • b) Uma rede Token Ring utiliza o conceito de Monitor de Anel, na qual designará somente uma estação para ser o Monitor Ativo e uma estação para ser o Monitor Auxiliar, no caso do Monitor Ativo falhar
  • Segundo Tanenbaum, 4 Edição, Pág: 219, seção 4.3.2. O uso da codificação Manchester é uma característica do Token Ring.

  • A Ethernet não utiliza a codificação Manchester diferencial, mas outras LANs (por exemplo, o token ring 802.5) o utilizam.

    Fonte: Tanenbaum

    GAB E


ID
230050
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na rede token-ring, sua arquitetura encontra-se suportada por uma topologia lógica e uma topologia física, sendo esta última (física) do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão eu tinha errado, depois acertei, e agora errei de novo, porque ela é uma questão arisca.

    Então para matar o assunto, Token Ring apresenta uma topologia lógica em anel, porém todas as estações estão conectadas a um hub central, nesse caso, a topologia física do Token Ring  é em estrela.

    http://content.screencast.com/users/sabiotriste/folders/Default/media/8ab34257-9460-4a5d-baec-5239707f4d8b/tokenring.jpeg
  • Eu ainda tenho duvidas em relação a resposta. Acho que sua topoligia física consiste em anel.

    A topologia das redes Token Ring é em anel e nela circula uma ficha (token). A circulação da ficha é comandada por cada micro da rede. Cada micro recebe a ficha, e, caso ela esteja vazia, tem a oportunidade de enviar um quadro de dados para um outro micro da rede, “enchendo” a ficha. Em seguida, esse computador transmite a ficha para o próximo micro do anel. A ficha fica circulando infinitamente. Caso ela esteja cheia, ela circula até chegar na máquina que tenha o endereço de destino especificado no quadro de dados. Caso ela dê uma volta inteira no anel e não atinja a máquina de destino, o computador monitor percebe isso e toma as providências necessárias (esvaziar a ficha e retornar uma mensagem de erro para o micro transmissor), já que o micro de destino não existe na rede. Ao atingir o computador de destino, este “esvazia” a ficha e manda ela de volta para o computador transmissor, marcando a ficha como “lida”. Caso a ficha esteja vazia, ela continua circulando infinitamente até que alguma máquina queira transmitir dados para a rede.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Token_ring

    Caso esteja errado, postem a explicação.
    Obrigado.
  • Essas Imagens Ilustram bem a diferença.

    Na Topologia Lógica:



    Na Topologia Física



    Na prática essas redes - Token Ring - não formam um anel como mostrado no esquema lógico, mesmo porque não seria nada prático construir e gerenciar isso.
    Na verdade os nós são interligados por um concentrador ( topologia em rede) que fica distribuíndo o token para os nós terem seu tempo de palavra.

    Fonte: http://pt.kioskea.net/contents/initiation/topologi.php3
  • A questão inverte a ordem das afirmações com a as respectivas categorias de topologias sendo que embora a topologia Física (Exterana visível da rede) seja estrela, ela funciona LOGICAMENTE como ANEL ou Token Ring. O Principal fato que engana é que a rede em Token usa um concentrador. Uma caracteristica pouco conhecida é que o nome desse concentrador tem um nome muito peculiar que é diferente de HUB e Switch sendo seu nome MAU.
  • No livro do Tanenbaum, ele fala sobre difusão que seria uma topologia LÓGICA em Anel...então a FÍSICA é em Estrela

     

     Assim como ocorre em todos os outros sistemas de difusão, existe a necessidade de se definir alguma regra pa ra arbitrar os acessos simultâneos ao anel. São usados vários métodos, como fazer as máquinas adotarem turnos. O IEEE 802.5 (a redeToken Ring da IBM) é uma rede local baseada em anel que opera a 4 e 16 Mbps. 

     

    Fonte: Redes de computadores Quarta edição Andrew S. Tanenbaum

     

    No Token Ring é usada uma topologia física de estrela, com as estações sendo ligadas a hubs centrais (que no Token Ring são chamados de "MAUs", abreviação de "Multistation Access Units") através de cabos de par trançado. Os MAUs tinham tipicamente 10 portas, sendo 8 para as estações e duas para a ligação com outros MAUs:

     

    Fonte: http://www.hardware.com.br/livros/redes/arcnet-token-ring.html

     


ID
239692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens de 96 a 104, a respeito dos conceitos de rede
local.

Uma rede em barramento com topologia descentralizada tem as seguintes características: uso de repetidores de sinais em que não há hierarquia na distribuição de dados; cada um dos nós apresenta um único endereço na rede; a queda de um nó não representa a perda do funcionamento de toda a rede.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Barramento

    *Computadores compartilham cabo único
    *Dados são recebidos por todos, mas só a máquina de destino aceita
    *Somente 1 computador por vez pode transmitir dados
    *Se houver ruptura no cabo, toda rede é afetada

  • A questão está certa, pois "rede em barramento com topologia descentralizada" é feita com o uso de Hubs, que faz com que todos os computadores da rede recebam os pacotes enviados por um unico nó, assim sendo, ela apresenta topologia física em estrela, porém, topologia lógica de barramento
  • Mas se a questão não diz respeito ao tipo de topologia (lógica ou física), logo levamos em consideração que esta sendo falado da topologia física. Considero a questão errada.
  • Questão errada, discordo do gabarito.

    A queda de um nó representa SIM a perda do funcionamento da rede. 

  • Diego , tenha em mente que é na topologia em anel que a queda de um nó há a perda total do funcionamento da rede. ;)

  • Pessoal, Creio que o termo "descentralizado" refere-se a não haver centralização da comunicação em um cabo, como ocorre em topologias do tipo anel ou barramento. E também vou pela interpretação de que, já que não se foi falado se a topologia era lógica ou física, entendo pela primeira opção. Abraço e bons estudos
  • Fora outros pontos que os colegas já debateram, a questão afirma que "cada um dos nós apresenta um único endereço na rede"... Nada impede que um pc tenha 2 ou mais placas de rede, o que aliás é muito frequente. E nesse caso haverá um MAC e um IP para cada uma destas placas. Já reparei uma coisa, o CESPE tem um nível muito bom quando é pra fazer questões pra vestibular... Mas quando se trata de concurso na área de informática é uma das piores bancas que conheço, muitas vezes com nível abaixo destas bancas menores que nunca ninguém ouviu falar. Uma lástima que uma banca deste porte seja tão ruim assim!

  • Prezados,

    Na topologia de barramento, o enlace é compartilhado por todos os nós. Os hosts são conectados pelo mesmo cabo, e na extremidade dos cabos são colocados terminadores. Como o meio é compartilhado, as colisões são um problema dessa topologia. Um sinal colocado no barramento é escutado por todos os nós, mas somente o destino deve dar tratamento. 
    Quando um dos nós cai, isso não afeta em nada o barramento ( o que é diferente da questão afirmar que o cabo partiu, a questão falou apenas do nó cair ). E por estarem todos interligados no mesmo enlace, cada um apresentará um único endereço na rede ( nessa rede em questão, se o computador tiver outra placa pode estar conectado a outra rede com outro IP, mas nessa rede barramento ele terá um único endereço ).

    Portanto a questão está correta.
  • comentário do professor do QC

     

    Autor: Leandro Rangel , Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)

    Prezados,

    Na topologia de barramento, o enlace é compartilhado por todos os nós. Os hosts são conectados pelo mesmo cabo, e na extremidade dos cabos são colocados terminadores. Como o meio é compartilhado, as colisões são um problema dessa topologia. Um sinal colocado no barramento é escutado por todos os nós, mas somente o destino deve dar tratamento. 
    Quando um dos nós cai, isso não afeta em nada o barramento ( o que é diferente da questão afirmar que o cabo partiu, a questão falou apenas do nó cair ). E por estarem todos interligados no mesmo enlace, cada um apresentará um único endereço na rede ( nessa rede em questão, se o computador tiver outra placa pode estar conectado a outra rede com outro IP, mas nessa rede barramento ele terá um único endereço ).

    Portanto a questão está correta.

  • Sobre o comentário de que um nó possui apenas UM endereço IP, está correto sim... Imagine um nó como sendo uma NIC. Se um PC tiver 3 NICs ele englobará 3 nós

  • Se é descentralizado, então não há nó central. assim se houver problema em algum nó, isso não afetará a rede toda, porém pode afetar uma parte apenas.

  • Se a topologia é descentralização, não há um nó concentrador, ou seja, caso haja algum problema em algum nó de distribuição na rede, esta queda não afetará a rede toda, mas comente uma parcela dela.

    GABARITO: CORRETO.

    Prof. André Castro


ID
249499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de princípios, métodos, processos, técnicas e ferramentas
empregados em redes de comunicação, julgue os itens de 95 a 108.

Em redes do tipo WAN (wide-area network), não é apropriado o uso de topologia em barramento.

Alternativas
Comentários
  • WAN é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente 
  • A topologia de redes WAN e? diferente da topologia de redes LANs e MANs. As redes WANs te?m de prover confiabilidade e ter bom desempenho. Por isso, essas redes devem ter caminhos alternativos, garantindo uma redunda?ncia de rotas. Ja? as redes LANs e MANs devem ser compostas por meios fi?sicos com baixa taxa de erro. Os meios fi?sicos nas LANs e MANs devem ser de alta velocidade, ter baixa taxa de erro e baixo custo.

    Geralmente as redes wan adotam as topologias:
      - totalmente ligada (full mesh)
      - em anel
      - parcialmente ligada

    Fonte: http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=6&ved=0CFYQFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.cefetrn.br%2F~fcsjunior%2FCap%25EDtulo%25205%2520-%2520Topologias%2520de%2520Redes.pdf&rct=j&q=topologia%20redes%20wan&ei=J-1tTp7AB-HG0AGFi8yhBQ&usg=AFQjCNFg6rM6CXhEyhcZdCU2qors_wV5IA&sig2=iDc4dBRPIaK-1hi9lE4UWQ&cad=rja
  • O que é topologia em barramento?
    Olhe a sua TV a cabo. Ela tem cabo coaxial e conector UTP? 
    Agora imagine uma rede nessa topografia. Uma interrupção em uma parte do cabo ou um mau contato em um dos conectores, em qualquer ponto da rede..., e já era a rede.
    E imagine uma rede WAN nessa topografia. Impossível de se imaginar. Esqueça!
    Gabarito C.


  • Gabarito Certo

    Que viagem essa questão.... nada a ver uma coisa com a outra.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Tem a ver sim. Imagine uma rede WAN abrangendo países com um só cabo. Se der problema no backbone, dá tudo errado pra geral.

  • É so pensar que ficaria a rede do mundo conectada por um único fio, logo não é apropriado.

  • Gabarito: Errado. A topologia barramento só é interessante quando há poucos computadores no mesmo meio físico. Em redes WAN, o ideal é redes com topologia em estrela.

  • Seria muito fácil dar m*rda

  • Imagine q o Ze Droguinh4 quer interligar a matriz de sua empresa, localizada em P*a*u Amarelo (minha cidade natal) com uma filial no Japão (isso msm q vcs ouviram)! -- olha a viagem do cara!!! Mas vamos seguir com a ideia dele!!!

    Se ele ligar essas unidades via WAN c/ barramento, se dê um pipoco no cabo, vai ser uma *droga*!!!

    Dito isso, pense vc aí, não seria melhor do tipo mesh??

    Não seria melhor no ANEL???

  • Só basta pensar na topologia em barramento é quase que impossível.

  • Gab.: C

    Topologia "mesh" - tolerante a falhas, pois possui muitos caminhos.

  • Gabarito:CERTO

    A topologia apropriada para redes WAN (longa distância) é a malha (MESH).


ID
250027
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca da topologia de rede barramento, analise as seguintes afirmativas:

1. Possui um condutor central compartilhado, o qual pode ser utilizado simultaneamente sem gerar colisões.

2. Possui um alto custo de implantação.

3. Transmissões são feitas através de broadcast. Por isso, a rede deixa de funcionar no caso de pane de uma das estações.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários

  • 1. Possui um condutor central compartilhado, o qual pode ser utilizado simultaneamente sem gerar colisões. (ERRADO)

    2. Possui um alto custo de implantação. (ERRADO)

    3. Transmissões são feitas através de broadcast. Por isso, a rede deixa de funcionar no caso de pane de uma das estações. (ERRADO)

    Na topologia do tipo Barramento os dispositivos são conectados em um único barramento, sem a utilização de repetidores/concentradores (Alternativa 1) e a comunicação entre eles é feita por vez
    (Alternativa 3), ou seja, quando um dispositivo estiver enviando informações, todos os outros dispositivos estarão passivos. Caso um dispositivo tente enviar informação enquanto o outro estiver enviando, ocorrerá uma colisão e a comunicação será reiniciada até que se consiga o canal livre.

    Por ser uma topologia simples, esta não requer alto investimento.
    (Alternativa 2)
  • Corrijam-me se eu estiver errado, mas a alternativa 3 começa correta. A transmissão é feita por broadcast, afinal, todas as maquinas escutam o que está sendo transmitido. O erro está em dizer que a rede pára de funcionar no caso de pane em uma das estações. Ela pára se for aberto algum ponto no cabo, seja no cabo em si, seja pela ausencia de algum terminador.
  • Antoniel,
    também concordo com vc. As redes com topologia de barramento só param de funcionar se existir uma ruptura no cabo. A comunicação é broadcast, porque a informação vai para todas as máquinas, só recebendo o destinatário. A topologia que não funciona se alguma estação parar é a de Anel. 
  • Também concordo com Antoniel, o erro na proposição 3 está no fato de que a rede não para se uma estação ficar fora, isto ocorre com a topologia token ring.

ID
250030
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre a topologia em anel, analise as seguintes afirmativas:

1. Se um computador da rede falhar, toda transmissão de mensagens na rede falha.

2. O nome anel faz referência ao tipo de conector de cabo utilizado.

3. Switches são os equipamentos de conexão mais utilizados nesse tipo de topologia.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • 1. Se um computador da rede falhar, toda transmissão de mensagens na rede falha. 
    VERDADEIR0.
    Na topologia em ANEL, os nós agem como repetidores. Recebem os bits da estação anterior e repassam para a próxima estação.
    Caso um desses nós caia, então a rede é particionada a partir desse nó  e as mensagens não conseguirão chegam a toda a rede.

    2. O nome anel faz referência ao tipo de conector de cabo utilizado. 
    FALSO. Redes em ANEL geralmente utilizam conectores T.

    3. Switches são os equipamentos de conexão mais utilizados nesse tipo de topologia. 
    FALSO. Os Switches são geralmente utilizados em esquemas em ESTRELA.
  • 1. Apesar da rede em anel não ficar completamente desativada a princípio, quando um nó falha, a rede será completamente inutilizada se levarmos em consideração que o token não irá mais circular a partir do nó falho, sem o token no anel ninguém tem permissão de transmissão, interrompendo toda a rede.

ID
250033
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre a topologia em estrela, analise as seguintes afirmativas:

1. Uma falha em apenas um equipamento (computador, concentrador, etc.) não inviabiliza o funcionamento do restante da rede.

2. Possui um elemento central chamado de concentrador.

3. Constelação é um termo comum dado aos seguimentos de uma rede estrela.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • TOPOLOGIA ESTRELAEstrela é nome de uma topologia de rede de computadores. Pode-se formar redes com topologia estrela interligando computadores através de switches ou qualquer outro concentrador/comutador.Estrela - A topologia estrela é caracterizada por um elemento central 8(cristina costa) que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". As informações são trafegadas na rede é enviada de um host para o outro. Toda informação enviada de um nó para outro é enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, os dados não irão passar por todos os hosts. O concentrador encarrega-se de rotear o sinal para as estações solicitadas, economizando tempo. Existem também redes estrela com conexão passiva (similar ao barramento), na qual o elemento central nada mais é do que uma peça mecânica que atrela os "braços" entre si, não interferindo no sinal que flui por todos os nós, da mesma forma que o faria em redes com topologia barramento. Mas este tipo de conexão passiva é mais comum em redes ponto-a-ponto lineares, sendo muito pouco utilizado já que os dispositivos concentradores (HUBs, Multiportas, Pontes e outros) não apresentam um custo tão elevado se levarmos em consideração as vantagens que são oferecidas.Vantagem: Como este tipo de topologia não possui uma administração central, caso um equipamento apresente problemas, a rede permanece estável. Desvantagem: Qualquer problema no equipamento que é o centro da estrela paralisa a rede.
  • a pegadinha está no concentrador, se ele nao estivesse descrito nos parenteses da questão a opção 1 estaria correta.
  • Sobre a alternativa 1.

    Segundo a Teleco,"No caso de ocorrer falha em uma estação ou no elo de ligação com o nodo central, apenas esta estação fica fora de operação. Entretanto, se uma falha ocorrer no nodo central, todo o sistema pode ficar fora do ar. A solução deste problema seria a redundância, mas isto acarreta um aumento considerável dos custos."


    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp


  • Putz, pego pela pegadinha.

  • PEGADINHA!

    Falhas no concentrador inviabiliza o funcionamento do sistema. 


ID
260383
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas redes ponto a ponto

Alternativas
Comentários
  • a) cada máquina se comunica com uma ou mais máquinas. Errado. Rede ponto a ponto é somente entre 2 máquinas. Para alcançar um determinado nó, várias conexões em par são formadas, mas nunca um nó transmite para mais de um simultaneamente.
    b) na comunicação entre a máquina fonte e máquina destino não existem hardwares intermediários. Errado. Existem sim, por exemplo, roteadores.
    c) há um único caminho entre a fonte e o destino. Errado. Se for comunicação por datagrama, os pacotes podem trafegar por caminhos diferentes.
    d) o endereço é um elemento imprescindível para encaminhamento do pacote através da rede. Correto.
    e) algoritmos de encaminhamento (routing) não são relevantes no caminho escolhido entre as estações fonte e destino. Errado. Se a comunicação for feita por Circuito virtual ou por datagramas, os roteadores intermediários serão utilizados, e consequentemente, seus algoritmos de roteamento.
  •      a) cada máquina se comunica com uma ou mais máquinas.
    Errado, pois a comunicação ponto a ponto é entre duas máquinas. Nesse tipo de comunicação (um receptor e um transmissor) a transmissão é também chamada de unicasting

       b) na comunicação entre a máquina fonte e máquina destino não existem hardwares intermediários.
    Claro que existem. Normalmente, ´há sim intermediários, pois para ir de da origem aos destino um pacote talvez precise visitar várias máquinas intermediárias

    c) há um único caminho entre a fonte e o destino.
    Errada: é possível haver várias rotas com diferentes tamanhos e como a comunicação ponto a ponto é, normalmente, empregada para redes de longa distância, logo encontrar uma boa rota é importante

    d) o endereço é um elemento imprescindível para encaminhamento do pacote através da rede.
    OK

     e) algoritmos de encaminhamento (routing) não são relevantes no caminho escolhido entre as estações fonte e destino.
    Vide letra c
     


ID
267769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à administração de rede de
dados.

A topologia refere-se à descrição de como estão interconectados os diferentes elementos de rede, tais como roteadores, servidores, estações e switches. Em uma rede IP, há dois tipos diferentes de topologia: a física e a lógica. A topologia física descreve o caminho que um pacote percorre entre dois pontos quaisquer na rede, ao passo que a topologia lógica define o formato dos dados a serem encaminhados.

Alternativas
Comentários
  • Conceitos dos tipos de topologia estão errados:
    Física: a verdadeira aparência, ou layout, da rede (pode ser estrela, barramento, anel e etc).
    Lógica: descreve o fluxo de dados atráves da rede.
  • Simples. O examinador inverteu a ordem dos conceitos:

    A topologia refere-se à descrição de como estão interconectados os diferentes elementos de rede, tais como roteadores, servidores, estações e switches. Em uma rede IP, há dois tipos diferentes de topologia: a física e a lógica. A topologia LOGICA física descreve o caminho que um pacote percorre entre dois pontos quaisquer na rede, ao passo que a topologia FISICA lógica define o formato dos dados a serem encaminhados.
  • Uma rede informática é constituída por computadores ligados entre eles graças a linhas de comunicação (cabos redes, etc.) e elementos materiais (placas de rede, bem como outros equipamentos que permitem assegurar a boa circulação dos dados). O arranjo físico, isto é, a configuração espacial da rede chama-se topologia física.
    A topologia lógica, em oposição à topologia física, representa a forma como os dados transitam nas linhas de comunicação. As topologias lógicas mais correntes são a Ethernet, Token Ring e o FDDI.
  • Nenhuma das duas redes define o formato dos dados a serem encaminhados.
  • Realmente existem dois tipos de topologia, a física e a lógica. A topologia física descreve por onde os cabos passam e onde as estações, nós, routers e gateways são localizados, já a lógica refere-se aos percursos das mensagens entre os usuários da rede .Em nenhuma das duas é definido o formato dos dados que serão trafegados pela rede. A resposta está "errada".
  • Complementando o que o Arreguy falou:
    Quem define o formato dos dados a serem encaminhados é o protocolo.
  • A topologia física: representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). A forma com que os cabos são conectados, e que genericamente chamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança.


    A topologia lógica refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados são transmitidos através da rede a partir de um dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física dos dispositivos. Topologias lógicas são frequentemente associadas à Media Access Control métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.


  • Outra questão muito parecida do CESPE a respeito deste mesmo assunto:


    CESPE SERPRO/Técnico Operação de Redes/2008

    As topologias de rede podem ser lógicas ou físicas. As topologias físicas tratam da forma como os dispositivos em uma rede são conectados pelos meios físicos; a topologia lógica trata de como a informação é passada de um dispositivo em uma rede para outro.

    Gabarito: C


  • A topologia refere-se à descrição de como estão interconectados os diferentes elementos de rede, tais como roteadores, servidores, estações e switches. Em uma rede IP, há dois tipos diferentes de topologia: a física e a lógica. A topologia física descreve o caminho que um pacote percorre entre dois pontos quaisquer na rede, ao passo que a topologia lógica define o formato dos dados a serem encaminhados.

    O correto de acordo a parte em destaque seria: A topologia LÓGICA descreve o caminho que um pacote...

    GAB E!

  • A topologia física representa o Layout da rede, ou seja, como os dispositivos estão fisicamente dispostos. Na topologia lógica é que defina a maneira como vai ocorrer a comunicação.

    A topologia lógica refere-se à forma com que os nós se comunicam através dos meios de transmissão.

  • A MÁXIMA: NÃO SABE A RESPOSTA ? NÃO RESPONDA. UM monte de comentários errados que mais atrapalham que ajudam.

  • Topologia Física X Topologia Lógica

     

    Topologia Física:

    - Mapeia a posição dos ativos de rede juntamente com o percurso físico dos cabos (mesmo que desabilitados) que os interligam.

     

    Topologia Lógica:

    - Mapeia o efetivo percurso da informação através da rede, (canais desabilitados não são considerados por esta topologia.

     

    Obs: Quando o enunciado é omisso, deve-se considerar a topologia física.

  • A topologia física define o "leiaute";

    A topologia lógica define os protocolos.

  • A topologia física da rede não reflete necessariamente a topologia lógica de interconexão em uma rede que opere por comutação de pacotes ou células.

  • A topologia física descreve como os equipamentos estão conectados e a topologia lógica é quem define como os dados serão transmitidos.

    GABARITO: ERRADO.

    Prof. André Castro.

    OBS: Outra questão cobrando a mesma coisa:

    CESPE – SERPRO/Técnico – Operação de Redes/2008

    As topologias de rede podem ser lógicas ou físicas. As topologias físicas tratam da forma como os dispositivos em uma rede são conectados pelos meios físicos; a topologia lógica trata de como a informação é passada de um dispositivo em uma rede para outro. (QUESTÃO CORRETA).

  • Topologia Física → Conexão física (leiaute) entre os equipamentos, como os nós são interligados.

    Topologia Lógica → Forma em que os dados serão trafegados entre os dispositivos → protocolos.

    Topologia Digital → estuda a aplicação das noções definidas em Topologia sobre imagens binárias.

    Topologia dinâmica → pode ser alterada após a construção da rede.

  • Topologia lógica → exibe o fluxo ou caminho dos dados na rede. 

    x

    Topologia física → é o layout dos links e nós na rede.

    Q719875: A topologia física define a forma como os equipamentos estão interligados, enquanto a topologia lógica define como os equipamentos compartilham o meio físico comum compartilhado.

  • Gab e! é justamente o contrário.

    A topologia física define o formato dos dados a serem encaminhados.

    A topologia lógica descreve o caminho que um pacote percorre entre dois pontos quaisquer na rede.

    (Um exemplo é o hub. Sua topologia física é estrela, sua topologia lógica é barramento. (broadcast)

    (a forma é física o caminho é lógico)


ID
269128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de noções de rede de dados, topologia de redes, redes LAN/WAN, modelo OSI, configuração de rede de dados e funcionamento de cabeamento estruturado (norma EIA/TIA n.º 568), julgue os itens que se seguem.

A topologia em anel proporciona uma economia considerável relativamente ao número de conexões, ao se considerar os sistemas geograficamente distribuídos. Esse tipo de topologia apresenta fatores limitantes que inviabilizam a sua utilização, como, por exemplo, o aumento de pontos intermediários entre os pontos finais do canal de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de "retardo de transmissão" (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).

     

  • "Questão retirada do renomado autor Behrouz Forouzan.

    Ele afirma que: 'Acrescentar ou eliminar um dispositivo exige apenas a mudança de duas conexões. Os únicos fatores limitantes são as questões relacionadas ao meio de transmissão e ao tráfego (comprimento máximo do anel e o número máximo de dispositivos)'.

    Logo, essa topologia realmente apresenta fatores limitantes com relação à quantidade de dispositivos ou pontos intermediários"

    Fonte: Diego Carvalho e Renato da Costa - Estratégia Concursos

  • Uma adversidade técnica da topologia ANEL vai da dificuldade FÍSICA de implantar a topologia. Ao inserir mais algum dispositivo na rede, só é possível fazê-lo pelos extremos do anel, o que pode dificultar a sua expansão.

    Embora lide bem com a questão do RETARDO da rede (ou seja, colocar mais um elemento na rede não piora a qualidade como acontece como na topologia barramento), o problema físico dificulta a expansão das redes em anel.

    Não foi a toa que a tecnologia caminhou pro surgimento das topologias estrela.

    Resposta: Certo

  • Informações preliminares:

    ► Topologia em anel: consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. A comunicação é unidirecional.

    Resolvendo a questão:

    "A topologia em anel proporciona uma economia considerável relativamente ao número de conexões, ao se considerar os sistemas geograficamente distribuídos. Esse tipo de topologia apresenta fatores limitantes que inviabilizam a sua utilização, como, por exemplo, o aumento de pontos intermediários entre os pontos finais do canal de comunicação."

    Comentário: com o aumento dos pontos intermediários, haverá um retardo na transmissão da mensagem (que terá que passar por mais ligações até chegar ao destino).

    Prof Ramon Ahnert

  • Na topologia anel, ao adicionar dispositivos, há um retardo de transmissão. Por exemplo, se para enviar de um computador a outro a informação tinha que passar por 4 computadores, adicionando mais um computador, a informação agora tem que passar por 5 computadores.

    Resposta: Certo

  • A palavra "inviabilizam" tornou o enunciado duvidoso...

  • Vi que estava correta a questão, só confundi nessa parte "ao se considerar os sistemas geograficamente distribuídos". Achei que não era geograficamente distribuídos por ser um anel.

    AVANTE, ERRANDO QUE APRENDE!

  • Uma adversidade técnica da topologia ANEL vai da dificuldade FÍSICA de implantar a topologia. Ao inserir mais algum dispositivo na rede, só é possível fazê-lo pelos extremos do anel, o que pode dificultar a sua expansão.

    Embora lide bem com a questão do RETARDO da rede (ou seja, colocar mais um elemento na rede não piora a qualidade como acontece como na topologia barramento), o problema físico dificulta a expansão das redes em anel.

    Não foi a toa que a tecnologia caminhou pro surgimento das topologias estrela.

    Victor Dalton | Direção Concursos

    MEU RESUMO:

    Na topologia ANEL, os nós são conectado a outros dois nós, se comunicam em círculo de forma UNIDIRECIONAL, mas pode ser BIDIRECIONAL dependendo do protocolo utilizado. Cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote. Cada bit pode percorrer todo o anel enquanto os outros são enviados, muitas vezes até mesmo antes de o pacote ter sido inteiramente transmitido.

    • VANTAGENS
    1. Pequeno comprimento do cabo
    2. Não são necessários armários de distribuição de cabos

    • DESVANTAGENS
    1. Se um nó falhar, toda a rede vai abaixo
    2. Difícil diagnosticar falhas
    3. Dificuldade em reconfigurar a rede

  • Não vejo "economia considerável em relação ao número de conexões". As topologias barramento e estrela precisam somente de um cabo para cada máquina interligada na rede. Só há economia se compararmos com a topologia mesh, mas esta é que é destoante das demais, por ser altamente redundante.

  • Questão retirada do renomado autor Behrouz Forouzan. Ele afirma que: “Acrescentar ou eliminar

    um dispositivo exige apenas a mudança de duas conexões. Os únicos fatores limitantes são as questões relacionadas ao meio de transmissão e ao tráfego (comprimento máximo do anel e o número máximo de dispositivos)”. Logo, essa topologia realmente apresenta fatores limitantes com relação à quantidade de dispositivos ou pontos intermediários.

    Diego Carvalho, Thiago Rodrigues Cavalcanti

  • Uma adversidade técnica da topologia ANEL vai da dificuldade FÍSICA de implantar a topologia. Ao inserir mais algum dispositivo na rede, só é possível fazê-lo pelos extremos do anel, o que pode dificultar a sua expansão.

    Embora lide bem com a questão do RETARDO da rede (ou seja, colocar mais um elemento na rede não piora a qualidade como acontece como na topologia barramento), o problema físico dificulta a expansão das redes em anel.

    Não foi a toa que a tecnologia caminhou pro surgimento das topologias estrela.

    prof vitor dalton direção concurso


ID
269131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de noções de rede de dados, topologia de redes, redes LAN/WAN, modelo OSI, configuração de rede de dados e funcionamento de cabeamento estruturado (norma EIA/TIA n.º 568), julgue os itens que se seguem.

Na topologia em estrela, cada nó é interligado a um nó central (mestre), através do qual todas as mensagens devem passar. Este nó age, assim, como centro de controle da rede, interligando os demais nós (escravos). Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, desde que as estações envolvidas sejam diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Certa!


    Topologia em Estrela


    Nela, todas as estações são conectadas a um periférico concentrador (hub ou switch), como ilustra a figura seguinte. Se uma rede está funcionando realmente como estrela, dois ou mais computadores podem transmitir seus sinais ao mesmo tempo (o que não acontece nas redes barra e anel).


    Fonte: Ponto dos Concursos - Patricia Quintão

  • A topologia em estrela permite que computadores transmitam seus sinais simultaneamente, mas não permite o tráfego direto entre os dispositivos.

  • "Perfeito! O que a questão quis dizer com 'desde que as estações envolvidas sejam diferentes'? Isso significa que, se em uma rede estrela tivermos PC1, PC2, PC3 e PC4, pode haver comunicação entre PC1 e PC2 enquanto PC3 e PC4 se comunicam. Em outras palavras, é possível ter comunicações simultâneas."

    Fonte: Diego Carvalho e Renato da Costa - Estratégia Concursos

  • Realmente a um nó central (mestre), através do qual todas as mensagens devem passar

    A topologia Estrela é de fácil localização de problemas, facilidade de modificação da rede.

    O nó concentrado é um ponto vulnerável .

    os seus custos são mais elevados do que a topologia barramento.

  • CERTA

    topologia em estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". ... Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre si por switches ou routers.

  • E essa agora! Os cursinhos brigando e discordando do gabarito entre si(Ponto dos Concursos e Estratégia). Imaginava morrer ladrão e nunca ver uma presepada dessas!

    Vamos por partes (como dizia o Chico Picadinho):

    Na topologia em estrela, cada nó é interligado a um nó central (mestre), através do qual todas as mensagens devem passar -- Certo. Estamos falando de equipamentos concentradores, como switches.

    . Este nó age, assim, como centro de controle da rede, interligando os demais nós (escravos) -- Certo. O nó acaba sendo um ponto único de contato entre todos os outros nós na rede(desde q haja so ele, claro).

    . Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, -- Certo. Isso pode ocorrer no caso de nos paralelos(como explicado a seguir, ou mesmo, entre apenas um par de nos - no caso do fullduplex)

    desde que as estações envolvidas sejam diferentes. -- Bem, aqui reside o grande problema(e o erro da questao, a meu ver). Essa redaçao ficou confusa, pois dá a entender q essa comunicação simultanea pode ocorrer apenas entre dois nós paralelos(com a locução desde que), e não entre um nó e outro(entre os nós); em ambos os casos esta certa.

    Como eu citei anteriormente, a comunicacao bidirecional pode ocorrer, sim, entre os nos (entre apenas um par de nos), no caso do fullduplex).

  • @ Concurseiro Quase Nada!

    achei que teria que ter outar informação para estar certa a questão, como ser full duplex, como vc mencionou, não que eu entenda os pormenores da questão.Valeu pela explanação, obrigado.

  • sobre a parte final do enunciado que diz: “Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, desde que as estações envolvidas sejam diferentes”

    justifica-se pelo uso do SWITCH, que possui topologia lógica e física em estrela e um modo de transmissão (em geral) FULL-DUPLEX. Vejam o que diz o material do Estrategia, que tem a ver com a parte final desse enunciado que foi tão questionado:

    “Por fim, a segmentação realizada pelo dispositivo (SWITCH) possibilita que diferentes pares possam conversar simultaneamente na rede, sem colisões.”

    logo, mandou bem o professor do Estrategia quando explicou: “Isso significa que, se em uma rede estrela tivermos PC1, PC2, PC3 e PC4, pode haver comunicação entre PC1 e PC2 enquanto PC3 e PC4 se comunicam. Em outras palavras, é possível ter comunicações simultâneas."”

    eu particularmente acho até que a parte que diz “desde que as estações envolvidas sejam diferentes” é mais uma frase redundante pra dizer: “a comunicação simultânea entre dois computadores tem que ser entre dois computadores diferentes, tá bb?” (ÓBVIO CESPE).

  • O que a questão quis dizer no trecho "Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, desde que as estações envolvidas sejam diferentes" é que na topologia em estrela nada impede que a estação A transmita para a estação B enquanto a estação C transmite para D. O que não pode ocorrer é as estações A e B transmitirem para C ao mesmo tempo

    Na topologia estrela a comunicação pode ser full-duplex ou half-duplex. As vezes a topologia define se a comunicação é half ou full duplex, mas nem sempre. Na topologia em barramento por exemplo não é possível haver transmissão full duplex.

    Fonte: Estratégia

  • “desde que” é uma locução subordinativa condicional, logo tem

    o sentido de uma condição, podendo ser substituída por “contanto que”. Todavia, não existe essa

    condição! Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, visto que essa topologia

    trabalha em full duplex.

    Imaginem uma topologia em estrela com quatro máquinas: A, B, C e D. A e B podem se comunicar

    enquanto C e D também estão se comunicando simultaneamente. A questão afirma que nada

    impede que haja comunicações simultâneas desde que as estações sejam diferentes. Ora, se uma

    das estações participar de ambas as comunicações, ainda haverá comunicação simultânea.

    É possível que A se comunique com B enquanto B se comunica com C, porque a comunicação é fullduplex. Logo, acho que a questão vacilou e discordo do gabarito. Observação: a topologia em

    estrela pode funcionar tanto em uma configuração cliente/servidor quanto em uma configuração

    mestre/escravo


ID
270832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as noções de rede de dados, julgue os itens
subsecutivos.

Uma inter-rede caracteriza-se pela composição de redes iguais na topologia, na largura de banda, no retardo e no tamanho de pacote.

Alternativas
Comentários
  • As ligações Inter-Redes oferecem um esquema para interconectar os diferentes tipos de redes. Um componente básico de uma inter-rede é um roteador. Um roteador pode, por exemplo, conectar uma rede LAN com uma rede WAN.

  • Existem muitas redes no mundo, com freqüência apresentando diferentes tipos de hardware e software. Normalmente, as pessoas conectadas a redes distintas precisam se comunicar entre si. Para que esse desejo se torne uma realidade, é preciso que se estabeleçam conexões entre redes quase sempre incompatíveis, às vezes por meio de máquinas chamadas gateways, que estabelecem a conexão e fazem a conversão necessária, tanto em termos de hardware quanto de software. Um conjunto de redes interconectadas é chamado inter-rede ou internet.
  • GABARITO: E

     

    Uma inter-rede caracteriza-se pela composição de redes DIFERENTES na topologia, na largura de banda, no retardo e no tamanho de pacote.

  • Sabendo português, e 1 pouco de redes, dá pra acertar essa, veja!!!

    [1]

    Pesquise uma palavra

    inter: prefixo;

    no interior de dois; entre; no espaço de': intercâmbio, interfone, intermunicipal ; ver entre-.

    Ao contrário do q muita gnt pensa, o termo "inter" não tem nada a ver com interno (a alguma coisa), mas significa "entre" - para se referir a interno, vc pode usar o termo "intra".

    Logo, inter-rede significa algo entre "redes", ou seja, mais de uma rede, e não uma rede interna a outra, o q alguns podem ter pensado!!!

    Ex.: Torneio intermuncipal (torneio entre municipios), Torneio interestadual (torneio entre estados); Torneio internacional (entre nações).

    Por fim, vem o brinde - a cereja do bolo vem sempre no final.

    O saudoso[1] nos premia com a seguinte passagem em sua Obra: "Hoje, é muito raro vermos uma LAN, MAN ou WAN isoladas; elas estão conectadas entre si. Quando duas ou mais redes estiverem conectadas, elas se tornam uma internetwork ou internet".

    Fonte:

    [1] Dicionario Oxford Languages

    [2] CDRC, Forouzan


ID
273454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens a seguir.

A principal vantagem do uso de uma topologia em barramento é a inexistência da colisão de pacotes.

Alternativas
Comentários
  • É o inverso, ou seja, é a principal desvantagem, devido ao meio ser compartilhado. Logo, a colisão é o ponto crítico em topologias em barramento.
  • Barramento: Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apenas uma máquina pode “escrever” no
    barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um dispositivo transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada (broadcast) e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão. Talvez o protocolo mais conhecido para esse tipo de topologia seja o CSMA/CD(Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection), onde cada estação que quiser acessar a linha de transmissão verifica sua ocupação, transmitindo caso esteja livre, ou esperando para transmitir, em caso de linha ocupada. Caso duas transmissões tentem transmitir ao mesmo tempo, ocorre a colisão, e a retransmissão obedece a um algoritmo de recuo exponencial, reduzindo a chance de novas colisões.

    Como vantagens, a topologia barramento apresenta a facilidade de instalação, e a menor quantidade de cabeamento necessária (baixo custo). Por outro lado, o acréscimo de novos pontos à rede afeta diretamente a performance da mesma.


    GABARITO : ERRADO



  • Esse tipo de topologia está totalmente sujeito à colisão de pacotes.

    GABARITO: ERRADO.

  • GAB E

    Inclusive o barramento usa o CSMA/CD para diminuir na colisão.

  • Errado, o que o barramento mais faz é colidir pacotes

  • BARRAMENTO É FESTA NA CASA DAS PRIMAS. COLISÃO PRA TODO LADO.

  • gab errado.

    Topologia barramento.

    com fio: uso de hub \ sem fio: uso do wi fi. (o wi-fi É como se jogassem uma pedra na água. E a água de propaga! existe uma disputa pelo espaço de acesso. Por isso wi-fi é ruim qdo ha muito equipamento.

    em ambas ocorre colisão. Para isso, a existência de:

    CSMA\CD (para meios guiados por cabos) sigla de carrier sense multiple access/collision detection

    protocolo que permite a partilha do meio de transmissão na rede, evitando colisões na emissão de pacotes de dados através do envio de um sinal de ocupado

    CSMA/CA é um método de controle de acesso ao meio sem fio, que antes de transmitir efetivamente um pacote (dados), a estação transmissora avisa sobre a transmissão e em quanto tempo irá realizar a tarefa para prevenir (evitar) que uma colisão ocorra.

  • Se substituísse por topologia anel estaria correta?


ID
285967
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A topologia de uma rede de computadores é determinada pela forma como ela é projetada e como seus componentes são interligados. Em uma dessas topologias, cada computador é conectado a um equipamento central, que possibilita a comunicação entre eles. A esse tipo de topologia é dado o nome de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Na  designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da : uma rede local que use um  não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do  é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa , apenas os dados destinados àquele  são enviados a ele.


ID
316369
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É o tipo de topologia de rede onde existem um ou mais concentradores que ligam cada rede local e existe outro concentrador que interliga todos os outros concentradores:

Alternativas
Comentários
  • Árvore: A topologia em árvore é essencialmente uma série de barras interconectadas. Geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam. Esta ligação é realizada através de derivadores e as conexões das estações realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padrão.

    Cuidados adicionais devem ser tomados nas redes em árvores, pois cada ramificação significa que o sinal deverá se propagar por dois caminhos diferentes. A menos que estes caminhos estejam perfeitamente casados, os sinais terão velocidades de propagação diferentes e refletirão os sinais de diferente maneira. Em geral, redes em árvore, vão trabalhar com taxa de transmissão menores do que as redes em barra comum, por estes motivos.

     

  • Eu vacilei nessa questão (marquei topologia em MALHA) porque não tomei o seguinte cuidado: a topologia em malha é ponto-a-ponto, ou seja, os próprios computadores se interconectam sem a necessidade de dispositivos intermediários. Já na topologia em árvore equivale  várias redes etsrelas interconectdas (estrela usa nó central!!!).
  • Realmente Marcelo, também fui de cara com a topologia em malha, kkkkk. Más na verdade é em árvore sem nenhuma ressalva do que você disse.Ótimo comentário.

  • LETRA B. Olha o que achei no Wikipédia. haha

    Segundo o Wikipédia(haha),"

    Árvore

    Topologia física baseada numa estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes. Existem um ou mais concentradores que ligam cada rede local e existe um outro concentrador que interliga todos os outros concentradores."

    Bibliografia:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede#Descentraliza.C3.A7.C3.A3o



ID
319057
Banca
FCC
Órgão
NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação à topologia de redes, considere:

I. Numa sala de espera anuncia-se a senha de número 45. Todas as pessoas escutam, mas somente o portador desta senha dirige-se ao balcão de atendimento.

II. Numa sala de reunião, a lista de presença é passada de mão em mão. Cada um dos presentes preenche seus dados e a repassa ao vizinho, até que a lista seja preenchida por todos.

Analogamente, os casos I e II estão associados, respectivamente, às características de funcionamento das topologias

Alternativas
Comentários
  • BARRAMENTO -> Todos escutam, mas apenas uma estação escreve no canal. Se duas estações tentarem escrever ao mesmo tempo ocorre uma colisão e a comunicação deverá ser reiniciada.
    Geralmente utiliza cabos coaxiais e conectores em T.

    ANEL -> Cada estação funciona como um repetidor, recebendo os bits da estação anterior e replicando da a próxima.
  • Questão muito interessante. Ainda não tinha visto uma desse tipo relacionada à topologia de rede.

    Apesar de parecer simples, exige certo conhecimento das topologias Barramento e Anel para marcar a correta.

     

    Vamos na fé.

  • Excelente questão, não havia visto uma questão referente à topologias tão criativa.. Concordo com o Sávio, apesar da originalidade exige certo grau de conhecimento do assunto.

  • Seguindo também com os elogios... questão muito bem elaborada.

    Parabéns ao examinador.


ID
320341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Atualmente, a topologia física mais utilizada na construção de redes que utilizam cabo par trançado (UTP) e hubs ou switches é a topologia em

Alternativas
Comentários
  • A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para a estação de destino, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Poroutro lado, o concentrador é o ponto vulnerável da rede.

    Fonte: Estratégia Concursos. Prof. Victor Dalton

  • Falou em HUB ou SWITCH marca ESTRELA e seja feliz!

  • Gabarito: Letra B

    Topologia em Estrela - utiliza par de cabos trançado e um concentrador como ponto central de rede.


ID
320443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto aos tipos de redes de computadores e topologias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tbm errei :-)

  • pq não é seguro ? ponto a ponto

  • Pensa um pouco, Maria! Por que não é seguro?

    Obrigatoriamente, a msg tem q passar de no em no até chegar ao destino! Um desses nós pode intercepta-la facilmente.

  • gab: E

    sobre a alternativa e ) PONTO A PONTO

    Cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

    •  Simples e ultrapassada.
    •  Altas taxas de velocidade de conexão.

ID
320794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos meios de transmissão e às topologias das redes de computadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Exatamente por não ser guiado, esses meios de transmissão não utilizam cabos, mas sim um meio disperso.
    b) cabos de par trançado transmitem uma maior taxa de dados, mas sempre em frequencias menos que os coaxiais.
                             par trançado                          coaxial
    taxa                até 1000 Mbps                      até 20 Mbps
    frequencia     até 500 MHz (cat 7)             até 1 GHz
    c) infra vermelho não pode ser usado para WAN por não conseguir atravessar facilmente os obstáculos físicos.
    d) topologia em anel é ponto a ponto.
    e) correta.
  • d) A topologia em anel é multiponto. Um sinal percorre todo o anel em um sentido, até atingir seu destino.

    O que está errado na questão é : O sinal percorre todo o anel em um sentido. está errado, pois o sinal percorre em ambos os lados como ( 
    Transmite e recebe informações em ambos os sentidos).
  • Retificando o que o usuário acima comentou.A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de “retardo de transmissão” (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).

    Fonte: http://www.diegomacedo.com.br/topologias-de-rede-de-computadores/

  • Pessoal,


    Para mim, a letra E está errada pois não existe cabos transceptores e sim conectores! Acho que faltou recurso para anularem essa questão....

  • As primeiras redes Ethernet utilizavam cabos thicknet, um tipo de cabo coaxial grosso e pouco flexível, com 1 cm de diâmetro. Um único cabo era usado como backbone para toda a rede e as estações eram conectadas a ele através de transceptores, também chamados de "vampire taps" ou "derivadores vampiros", nome usado porque o contato do transceptor perfurava o cabo thicknet, fazendo contato com o fio central. O transceptor era então ligado a um conector AUI de 15 pinos na placa de rede, através de um cabo menor:

    Este era essencialmente o mesmo tipo de cabeamento utilizado no protótipo de rede Ethernet desenvolvido no PARC, mas continuou sendo usado durante a maior parte da década de 80, embora oferecesse diversos problemas práticos, entre eles a dificuldade em se lidar com o cabo central, que era pesado e pouco flexível, sem falar no custo dos transceptores.

    Estas redes eram chamadas de 10BASE-5, sigla que é a junção de 3 informações. O "10" se refere à velocidade de transmissão, 10 megabits, o "BASE" é abreviação de "baseband modulation", o que indica que o sinal é transmitido diretamente, de forma digital (sem o uso de modems, como no sistema telefônico), enquanto o "5" indica a distância máxima que o sinal é capaz de percorrer, nada menos do que 500 metros.

  • a) Não é utilizado condutor físico em não meio guiado. INCORRETO

    b) É justamente o contrário. INCORRETO

    c) Não existe esse conceito de rede WAN interna e não pode ser utilizado infravermelho em redes WAN. INCORRETO

    d) Não necessariamente. Caso o sinal atinja seu destino antes de chegar até o final do anel, este será entregue e o meio liberado. INCORRETO

    e) Conforme vimos na teoria. CORRETO

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Gab e) Forouzan - página 44: Os nós são conectados ao barramento por meio de cabos transceptores e transceptores-vampiros.

    Um cabo transceptor é uma conexão que vai de um dispositivo ao cabo principal (barramento).

    Um transceptor-vampiro é um conector que se une ao cabo principal ou perfura a blindagem de um cabo para criar um contato com o núcleo metálico.

  • Direto ao ponto! (Conteúdo você já tem de ter estudado)

    Em relação aos meios de transmissão e às topologias das redes de computadores, assinale a opção correta.

    A) Os meios de transmissão não guiados transportam ondas eletromagnéticas com o uso de um condutor físico (ondas não precisam de condutor físico + são dissipadas pelo ar)

    B) Os cabos de par trançado (coaxial = frequência maior) podem transportar sinais de frequência mais alta que os cabos coaxiais.

    C) As ondas infravermelhas são utilizadas atualmente, principalmente, para a comunicação em curta distância. Todavia, elas também podem ser usadas em redes WAN (PAN) internas.

    D) A topologia em anel é multiponto. Um sinal percorre todo o anel em um sentido (só até o destinatário), até atingir seu destino.

    E) Em uma topologia de barramento, os nós são conectados ao barramento por meio de cabos transceptores e transceptores- vampiros.

    GABARITO: E)

    Prof. Rany - Projeto 70 pts.

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Cópia descarada do Forouzan, página 11:

    Os nós são conectados ao barramento por meio de cabos transceptores e transceptores-vampiros. Um cabo transceptor é uma conexão que vai de um dispositivo ao cabo principal (barramento). Um transceptor-vampiro é um conector que se une ao cabo principal ou perfura a blindagem de um cabo para criar um contato com o núcleo metálico.

    Gabarito letra E.

  • Acredito que a questão esta desatualizada, pois a letra B também seria outra alternativa correta. Hoje em dia existem cabos de PAR TRAÇADO ( CAT 8 ) com frequências mais altas que o cabo coaxial.

    PAR TRAÇADO

    CAT 8

    TAXA( 40.000 MBPS),

    FREQUÊNCIA (2000 MHZ )

    COAXIAL

    TAXA   10 Mbps

    FREQUÊNCIA   até 1000 MHz


ID
325384
Banca
FUNCAB
Órgão
SEJUS-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Topologia que tem como vantagem a facilidade de instalação e modificação, utiliza menor quantidade de cabos se comparada com as outras topologias, porém apresenta como desvantagem, a dificuldade de identificação e isolamento de falhas:

Alternativas
Comentários
  • Anel: quando o cabo se rompe interfere em toda a rede, então é difícil isolar falhas. Tem um computador ligado no outro formando um anel, utiliza poucos cabos mas não menos do que no barramento.

    Estrela: quando há falha em cabo interfere somente na estação que está ligada naquele cabo, então é fácil isolar falhas. Tem um equipamento central de onde sai 1 cabo para cada estação, então utiliza muito cabo.

    CSMA/CD: Tem nada a ver. Esta é a tecnologia utilizada na Ethernet.

    Token Ring: É o mesmo que Anel.

    Barramento: Resposta correta. Quando o cabo se rompe interfere em toda a rede, então é difícil isolar falhas. Tem um computador ligado no outro, formando um barramento com 2 pontas. Utiliza poucos cabos. Menos do que no anel.
  • Token Ring: topologia física em Estrela e topologia lógica em Anel.
     
    Barramento: Quando o cabo principal (backbone) se rompe há interferência em toda rede. "Tem um computador ligado no outro, formando um barramento com 2 pontas" (Não concordo com essa afirmação, pois na topologia em barramento todas as estações são ligadas ao cabo principal. "Um computador ligado no outro" é mais caractrístico da topologia em Anel).
  • Barramento - não consegue isolar falha com um rompimento de cabo imprevisto.
  • Não concordo com a resposta na parte que fala com relação a facilidade de modificação. 

    Caso desejemos mudar um nó de local, por exemplo, para uma outra sala, na topologia em barramento isto ocasionará muito trabalho, reposicionamento dos cabos.

  • "Utiliza menos cabos que as outras topologias"

    É barramento, na mosca.


ID
329266
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São exemplos de topologias em redes locais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Tipos de topologias de rede: Anel, Árvore, Barramento, Estrela, Híbrida, Malha e Ponto a Ponto. Como pode notar, todas as técnicas apresentam um nome bem ilustrativo, pois fazem uma alusão visual à forma como você está organizando a sua rede. <https://blog.betrybe.com/tecnologia/topologias-de-rede/>

    ATM (Asynchronous Transfer Mode) é uma arquitetura de transmissão de dados criada com o objetivo de permitir a transmissão eficiente de diversos tipos de dados, como texto, vídeo e áudio. Se baseia na comutação de células e cria circuitos virtuais para a transferência de dados. <https://www.gta.ufrj.br/grad/09_1/versao-final/vpn/ATM.FrameRelay.html#:~:text=ATM%20(Asynchronous%20Transfer%20Mode)%20%C3%A9,para%20a%20transfer%C3%AAncia%20de%20dados.>


ID
332860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

No que concerne aos fundamentos da comunicação de dados, meio físico, serviço de comunicação e topologia, julgue os itens subsequentes.

A topologia de uma rede local em que as estações de trabalho são conectadas a um switch é necessariamente em estrela.

Alternativas
Comentários
  • Estrela - A topologia estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". As informações são trafegadas na rede é enviada de um host para o outro. Toda informação enviada de um nó para outro é enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, os dados não irão passar por todos os hosts. O concentrador encarrega-se de rotear o sinal para as estações solicitadas, economizando tempo.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_em_estrela
  • Atentar para a diferenca entre topologia fisica e topologia logica.
    Nao necessariamente uma rede possui as duas iguais.
  • Eu to em dúvida com essa questão. Switches também podem ser utilizados na topologia em árvore, ou seja, não necessariamente a topologia será estrela. Uma topologia em árvore não deixa de ser duas ou mais topologias em estrela conectadas, porém possui outra denominação. Acredito que esta errada. Alguém concorda?
  • A topologia física será necessariamente em estrela.
    Existem casos em que a topologia pode ser fisicamente em estrela, mas logicamente em anel, como o caso da Token Ring (802.5).
  • A topologia lógica pode ser inclusive em barramento se o switch estiver em modo fail-open.
  • Não concordo!
    As máquinas podem estar ligadas a um Switch e a topologia ser em árvore! Por isso não tem de ser necessariamente em estrela!
  • não é necessariamente em ESTRELA.

    Token Ring usa ESTRELA  na topologia física, mas na topologia lógica é ANEL.

    a questão em momento algum diz que é TOPOLOGIA FISICA. logo a questão está ERRADA!!!
  • O CESPE já adotou este método em outras questões. SEMPRE que não diferenciar a topologia lógica da física, considere como LÓGICA. Assim acertará essa e outras.
  • Prezados,

    Uma dicas a ser considerada:
    *** Quanda a banca se omite quanto ao tipo de topologia quanto a ser física ou lógica, considere que está referindo-se a topologia Física.

    Se o enunciado da questão fosse:
     A topologia de uma rede local em que TODAS as estações de trabalho são conectadas a um switch é necessariamente em estrela.

    Bem, já que a questão não mencionou que existe outras topologias, outras conexões, considerei que TODAS as estações estão ligadas ao Switch.

  • Acho que poderia ser em Árvore, e não necessariamente em estrela.

  • Gabarito Certo

    Necessáriamente não é unicamente.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • pegadinha

  • Quando a banca não mencionar se é topologia física ou lógica, assumimos que seja a física.

  • GAB C

    HUB:

    Topologia física: estrela

    Topologia lógica: barramento

    Switch:

    Topologia física : estrela

    Topologia lógica : estrela.

    Estratégia.

  • Não importa o quanto você estude, esses termos, como "necessariamente", faz qualquer um tremer hahahahhaha

  • Quanto a banca não mencionar se é topologia física ou lógica, assumimos que seja a física.

    Portanto, na física, a afirmação é verdadeira, ainda que logicamente seja possível fazer

    outros arranjos topológicos. pdf estratégia

  • Errei hoje e quando eu voltar a responder essa questão vou errar "necessariamente" de novo! O Switch não é exclusivo da topologia estrela!!

  • Muitas pessoas estão descordando do gabarito kkk, tbm ja errei essa questão,mas estava pensando, a questão se refere ao layout da rede,ou seja, como os PC'S estão conectados, e como ainda Cita um swith, n tem outra opção a nao ser estrela.

    Barramento n é, nem anel, nem mesh, nem hibrida, nem linha, Só pode ser estrela ...

  • topologia em árvore mandou abraços


ID
332863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de ferramentas usadas em aplicações de escritório, julgue
os itens a seguir.

No que concerne aos fundamentos da comunicação de dados, meio físico, serviço de comunicação e topologia, julgue os itens subsequentes.

Se, em uma rede que utiliza equipamento de conexão do tipo hub entre as estações de trabalho, uma das estações estiver se comunicando com outra na mesma rede, a informação da primeira estação será transmitida pela rede e atingirá somente a estação de trabalho com a qual a primeira desejou comunicar-se. Tal processo é denominado broadcast..

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O HUB tem como a principal característica enviar em broadcast para todas as estações conectadas a ele.

    O HUB opera na camada FÍSICA.

    Os HUBS podem ser:

    Passivos: Não precisam de alimentação elétrica e não realizam repetição dos bits.
    Ativos: Implementam repetição.
    Inteligentes: Módulos de monitoramento e diagnóstico.
    Empilhaveis: Possuem cabos UP-LINK para serem empilhados. Outros HUBs não-empilhavéis na prática também podem ser empilhados através de cabos CROSS-OVER.

    Em camada de rede, Falando em endereço de broadcast, este endereço é um endereço IP, e sempre o último endereço possível.


  • Em broadcast a comunicação é relizada de um modo geral com todos na rede; a    mesagem é envida, e quem quiser que a 'escute', quer dizer, o host interessado é que ira escutá-la, ainda que seja endereçada a todos. A questão citou, na  verdade, o unicast, que seria a comunicação ponta a ponta, isto é, entre dois hosts. Alguém envia uma mensagem especificamente a outro, se esse outro alguém esculta-la, têm-se o unicast.
    A título de conhecimento, fica a imformação de que também existe o multicast. Esse tipo de comunicação é um meio termo entre broadcast e o unicast. No multicast uma mesagem é envida como no broadcast, só que nem todos escultam-la, ela já tem  aqules para quem foi definida, assim como ocorre no unicast, porém mais de um host poderá recebê-la. O multicast possue  vantagem em relação ao brodcast por evitar o congestionamento de rede na tranmissão,  pois a mensagem não será enviada indevidamente, só para aqueles que realmente se interessam com ela.    
  • Quando atinge somente um dispositivo é Unicast
  • As principais características do Hub são:
     
    - Repetidor Multiporta;
    - Também só trabalha na Camada Física;
    - Não há filtragem de pacotes (PDUs);
    - Pega o pacote que entra em uma porta e transmite para todas as outras (menos pela qual ele entrou);
    - Não evita Colisões;
    - Ativos e Passivos (repetem o sinal, ou simplesmente o espalham, respectivamente).

    Esse é o trecho com os 2 erros da questão:
    "e atingirá somente a estação de trabalho com a qual a primeira desejou comunicar-se. Tal processo é denominado broadcast"

    O HUB envia a informação para tds as estações (broadcast).
    Alternativa: Errada
  • Falou tudo Fabio Gasparoni!

  • O único erro da questão é dizer que a transmissão seria unicast. A assertiva inclusive menciona corretamente que o hub transmite dados em broadcast.

  • broad” (largo, ou em larga escala) e “cast” (enviar, projetar, transmitir).

  • GAB E

    atingirá somente a estação.. (unicast). O hub usa o broadcast (manda para todos).

  • Unicast: Atingirá apenas uma estação.

    Broadcast: Canal de transmissão utilizado pelo HUB e envia a informação para todas as estações.


ID
339856
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre uma rede de computadores com topologia em anel, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
339916
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existem alguns tipos de topologias de rede. Entre elas está a BARRAMENTO e a ESTRELA. Sobre as diferenças entre elas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramentofísico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

     

    Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da topologia barramento: uma rede local que use um hub não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta dohub é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa switches, apenas os dados destinados àquele nósão enviados a ele.[1]

    A topologia em estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". As informações trafegam na rede de um host para o outro. Toda informação enviada de um nó para outro é enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, portanto os dados não passam por todos os hosts. O concentrador encarrega-se de encaminhar o sinal especificamente para as estações solicitadas, economizando tempo. Existem também redes estrela com conexão passiva (similar ao barramento), na qual o elemento central nada mais é do que uma peça mecânica que atrela os "braços" entre si, não interferindo no sinal que flui por todos os nós, da mesma forma que o faria em redes comtopologia barramento. Mas este tipo de conexão passiva é mais comum em redes ponto-a-ponto lineares, sendo muito pouco utilizado já que os dispositivos concentradores (HUBs, Multiportas, Pontes e outros) não apresentam um custo tão elevado se levarmos em consideração as vantagens que são oferecidas.

    As redes em estrela, que são as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par trançado e uma switch como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede, ao contrário do que ocorre nas redes 10Base2, onde um mau contato em qualquer um dos conectores derruba a rede inteira.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
341167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DATAPREV
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às redes de computadores, julgue os itens a seguir.
A topologia de rede em estrela tem como principal característica a existência de um nó central ao qual todos os outros nós se conectam.

Alternativas
Comentários
  • Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras
  • Estrela(hub-and-spoke): A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. O concentrador se encarrega de retransmitir todos os dados para a estação de destino, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do concentrador ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o nó ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede. Por outro lado, o concentrador é o ponto vulnerável da rede.

  • RESPOSTA C

    topologia em estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". ... Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre si por switches ou routers.

  • Gabarito: Certo

    Topologia em Estrela - utiliza par de cabos trançado e um concentrador como ponto central de rede.

  • Gabarito: Certo.

    Cumpre destacar que o nó central pode utilizar um hub ou switch.

    Bons estudos!


ID
341173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DATAPREV
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às redes de computadores, julgue os itens a seguir.
Uma rede ponto-a-ponto é composta de nós que se comunicam exclusivamente com nós adjacentes, como no caso das redes em barramento.

Alternativas
Comentários
  • Uma rede ponto-a-ponto é composta de nós que se comunicam exclusivamente com nós adjacentes, como no caso das redes em ANEL.
  • A rede em barramento é multiponto, assim como a rede  em árvore. A rede em anel é que  consiste numa rede ponto a ponto.
  • Topologia Ponto-a-ponto: União de dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Quando feita com o famoso cabo azul (redes Ethernet), tal cabo é denominado de cross-over. Destaco que as placas de redes mais modernas já sabem diferenciar uma conexão ponto-a ponto de uma conexão convencional (autosensing), não sendo mais necessário a utilização de um cabo próprio para tal.

  • Na topologia em ANEL, cada nó (dispositivo) possui uma conexão ponto a ponto dedicada com os outros dois nós conectados de cada lado, ou seja, os nós se comunicam exclusivamente com nós adjacentes.

     

    Na topologia barramento é utilizado o tipo de conexão multiponto com o canal de transmissão compartilhado por todos os nós, nela os pacotes enviados por qualquer nó são recebidos por todos outros (broadcast).

     

  • Gabarito: Errado

    Topologia em barramento é multiponto.

  • PONTO-A-PONTO Conexão que fornece um link dedicado entre dois dispositivos. (Rede em anel)

    PONTO-MULTIPONTO Conexão que fornece um link compartilhado entre mais de dois dispositivos. (rede em barramento.)

    Fonte: estratégia concursos.

  • Gabarito = errado

    Topologia de Barramento, não é formada por rede ponto a ponto.

  • Errado

    A comunicação lógica, como as informações devem fluir entre as estações, do barramento é difusão

  • Gab.: E

    Barramento:

    Os computadores ficam interligados por meio de um único cabeamento (cabo coaxial);

    se o cabeamento for rompido, a comunicação para;

    é Half duplex.

  • BARRAMENTO = multiponto

    x

    ANEL = ponto a ponto


ID
345280
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que preenche, respectivamente, as lacunas abaixo.

A topologia do tipo _________ é definida por conexões onde todos os computadores estão ligados com ___________. Apesar de ter uma grande tolerância a falhas, sua _____________ acarreta ________________.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Um grafo não necessariamente possui todos os computadores ligados com todos os computadores. O elaborador foi infeliz ao desenvolver a questão. O mais correto seria "Topologia full-mesh", essa sim possui todos ligados com todos.


ID
345523
Banca
FUNCAB
Órgão
DER-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre a utilização de fibras ópticas de acordo com o tipo de topologia de rede, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Conexões de rede multiponto são aquelas nas quais mais de dois dispositivos são interligados usando apenas uma conexão. A rede multiponto é muitas vezes referida como circuito multiponto ou ainda multidrop.

    ex.: rede em barramento ou em anel.

  • a) ser passivo é uma vantagem

    b) a estrela passiva não impede perdas, a potência é dividida entre as ramificações

    c) na topologia multiponto, deve ser considerada não a característica unidirecional da fibra, pois a fibra pode ter características bidirecionais, mas na multiponto, caso a rede funcione de forma unidirecional, isso deve ser levado em conta, pois será necessário uma segunda fibra para o upstream se necessário.

    d) normalmente na topologia em anel é utilizada duas fibras, com uma para o backup, porém caso seja unidirecional será necessário 3 ou 4 fibras.

    e) na topologia em barra passiva os componentes devem ser ópticos, porém se a topologia em barramento for ativa e forem utilizados conversores eletrópticos os componentes seriam elétricos.


ID
347044
Banca
MOVENS
Órgão
IMEP-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às topologias de rede, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Em estrela
II – Em anel
III – Em barra

( ) Todos os nós se ligam ao mesmo meio de transmissão.
( ) Consiste em uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a esses repetidores.
( ) Cada nó é interligado a um nó central, através do qual todas as mensagens devem passar.
( ) Estações conectadas através de um caminho fechado.
( ) Possui confguração multiponto.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • https://br.ccm.net/contents/258-topologia-de-redes


ID
347047
Banca
MOVENS
Órgão
IMEP-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ao utilizar um meio de transmissão, são conectados a ele equipamentos transmissores e receptores. A forma como essas conexões são efetuadas depende da topologia adotada e do próprio meio físico. A respeito das formas de conexões, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b) ERRADO. Ligação ponto-a-ponto A conexão apresenta impedância igual a das características do meio de transmissão, de forma a evitar reflexões.

     

    Fonte: Análise De Sistemas Vol. 2. Por Flavia


ID
370699
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na arquitetura cliente-servidor, o

Alternativas
Comentários
  • Fiz por eliminação essa questão! letra B

  • Eu também, Rodrigo.

    Vamos na fé.

  • Fiz por bom senso. O servidor serve a alguém/algo, logo ele é passivo de receber pedidos e ''dizer'' ou não se algo pode ou não ser feito.


ID
398221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando que, após uma coleta de dados de uma rede local ethernet, a análise dos dados tenha mostrado que 80% do total de pacotes era broadcast, julgue os itens que se seguem.

Para que possa ser reduzida a quantidade de pacotes de broadcast na rede em questão, um procedimento eficaz será aumentar o número de hubs (repetidores) para cada sub-rede, por exemplo, usando uma topologia em estrela.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, é justamente o contrário do que se afirma a questão. É preciso diminuir o número de repetidores para diminuir  o broadcast.
  • Hubs enviam o que eles recebem, sem gerenciar o conteúdo. MAC layer ou data link layer on OSI model seria mais preciso para o gerenciamento de broadcast.
  • Na verdade o HUB utiliza o sistema de broadcast para saber quem é o destinatário do pacote, por isso está alta o percentual de broadcasting, se ele quiser diminuir isso deve trocar por um switch que segmenta a rede interna  e envia diretamente para o destinatário baseada em sua tabela de consulta interna.
  • Colisão - Soluciona-se com switch.
    Broadcasting - Soluciona-se com router.
  • Hubs não segmentam os domínios de broadcast, quem faz isso são os Roteadores e as VLANs.
  • Para que possa ser reduzida a quantidade de pacotes de broadcast na rede em questão, um procedimento eficaz será DIMINIUIR o número de hubs (repetidores) para cada sub-rede, por exemplo, usando uma topologia em estrela.

  • GAB E

    Na verdade o Hub usa o broadcast ( manda para todo mundo), logo a sua inserção na topologia só tende a aumentar a quantidade de pacotes enviados.

  • Você vai é piorar a situação kkkkkkkk

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    HUBS NÃO OTIMIZAM O TRAFÉGO EM UMA REDE, MUITO PELO CONTRÁRIO, ADICIONANDO MAIS HUBS OCORRERÁ MUITAS COLISÕES, ALÉM DISSO, ELES NÃO TÊM BUFERIZAÇÃO DE QUADROS.

  • + hub + broadcast


ID
456211
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O fluxo de dados e bidirecional, as extremidades do cabo são terminadores do sinal, todas as estações são ligadas em paralelo ao cabo e um pedaço do circuito em curto causa a queda da rede. Tais características referem-se à topologia física de rede

Alternativas
Comentários


  • A resposta correta é barramento.
  • Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

    Essa topologia utiliza cabos coaxiais. Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra. O cabo é seccionado em cada local onde um micro será inserido na rede. Com o seccionamento do cabo formam-se duas pontas e cada uma delas recebe um conector BNC. No micro é colocado um "T" conectado à placa que junta as duas pontas. Embora ainda existam algumas instalações de rede que utilizam esse modelo, é uma tecnologia obsoleta. Existe uma forma um pouco mais complexa dessa topologia, denominada barramento distribuído, no qual o mesmo começa em um local chamado raiz e se expande aos demais ramos (Ligados a um conector). A diferença entre este tipo de barramento e o barramento simples é que, neste caso a rede pode ter mais de dois pontos terminais.

  • Letra D. O barramento é caracterizado pela existência de terminadores (de sinal) em cada extremo das conexões coaxiais, no conector BNC do último nó..

ID
457003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de topologias, tecnologias e ferramentas para
monitoramento de redes, julgue os itens a seguir.

As topologias de rede podem ser lógicas ou físicas. As topologias físicas tratam da forma como os dispositivos em uma rede são conectados pelos meios físicos; a topologia lógica trata de como a informação é passada de um dispositivo em uma rede para outro.

Alternativas
Comentários
  • ÓTIMA QUESTÃO PARA ENTENDIMENTO REFERENTE A TOPOLOGIA DE REDES...

    NO CASO A TOPOLOGIA FÍSICAS -   é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.A forma com que os cabos são conectados, e que genericamente chamamos de topologia da rede (física), influencia em diversos pontos considerados críticos, como a flexibilidade, velocidade e segurança

    NO CASO TOPOLOGIA LÓGICA - 
    refere-se à maneira como os sinais agem sobre os meios de rede, ou a maneira como os dados são transmitidos através da rede a partir de um dispositivo para o outro sem ter em conta a interligação física dos dispositivos. Topologias lógicas são frequentemente associadas à Media Access Control métodos e protocolos. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.

    fonte sitio: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede
  • GABARITO:CERTO

    Outra questão da banca p ajudar a refletir.

     

    Q719875 Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: TRE-BA Prova: Técnico Judiciário - Operação de Computador.

    A topologia física define a forma como os equipamentos estão interligados, enquanto a topologia lógica define como os equipamentos compartilham o meio físico comum compartilhado.

    certo

  • A topologia física define o "leiaute";

    A topologia lógica define os protocolos.

  • Topologia Física X Topologia Lógica

    Topologia Física:

    - Mapeia a posição dos ativos de rede juntamente com o percurso físico dos cabos (mesmo que desabilitados) que os interligam.

    Topologia Lógica:

    - Mapeia o efetivo percurso da informação através da rede, (canais desabilitados não são considerados por esta topologia.

  • Topologia Física → Conexão física (leiaute) entre os equipamentos, como os nós são interligados.

    Topologia Lógica → Forma em que os dados serão trafegados entre os dispositivos → protocolos.

    Topologia Digital → estuda a aplicação das noções definidas em Topologia sobre imagens binárias.

    Topologia dinâmica → pode ser alterada após a construção da rede.

  • Topologia lógica: exibe o fluxo ou caminho dos dados na rede. 

    x

    Topologia física: é o layout dos links e nós na rede.


ID
519520
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às diferentes topologias de redes, as frases abaixo dizem respeito a alguns tipos:

Topologia da Rede A: “Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte”.

Topologia da Rede B: “Toda informação enviada de um nó para outro deverá obrigatoriamente passar pelo ponto central, ou concentrador, tornando o processo muito mais eficaz, já que os dados não irão passar por todas as estações”.

Considerando o exposto, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Topologia Anel

    A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.

    Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em configuração unidirecional; o projeto dos repetidores é mais simples e torna menos sofisticados os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüência ao destino, pois sendo ANEL unidirecionais evita o problema do roteamento.

    Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas outras estações, quando todas estão ativas. Uma desvantagem é que se, por acaso apenas uma das máquinas falhar, toda a rede pode ser comprometida, já que a informação só trafega em uma direção, que no caso é CIRCULAR.

    Em termos práticos, nessas redes a fiação, que geralmente é realizada com cabos coaxiais, possui conectores BNC em formato de "T", onde uma das pontas você conecta no computador e a outra levará a informação adiante, proseguindo para a máquina seguinte.

     

    Topologia Estrela

    Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da topologia barramento: uma rede local que use um hub não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do hub é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa switches, apenas os dados destinados àquele nó são enviados a ele.[1]

    A topologia em estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". As informações trafegam na rede de um host para o outro. Toda informação enviada de um nó para outro é enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, portanto os dados não passam por todos os hosts. O concentrador encarrega-se de encaminhar o sinal especificamente para as estações solicitadas, economizando tempo. Existem também redes estrela com conexão passiva (similar ao barramento), na qual o elemento central nada mais é do que uma peça mecânica que atrela os "braços" entre si, não interferindo no sinal que flui por todos os nós, da mesma forma que o faria em redes com topologia barramento. Mas este tipo de conexão passiva é mais comum em redes ponto-a-ponto lineares, sendo muito pouco utilizado já que os dispositivos concentradores (HUBs, Multiportas, Pontes e outros) não apresentam um custo tão elevado se levarmos em consideração as vantagens que são oferecidas.

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
569149
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma topologia em malha, cada dispositivo possui uma ligação ponto a ponto dedicada com cada um dos demais dispositivos. Considerando-se uma rede em malha, totalmente conectada com n dispositivos, quantas ligações físicas são necessárias, em função do número n, para permitir a comunicação entre quaisquer dispositivos que façam parte da mesma?

Alternativas
Comentários
  • O livro do Forouzan, página 9, menciona esta fórmula, o enunciado retiraram do livro. Porém, no livro, está específico, que n(n-1) é para quando o cabo que conecta não é full-duplex (precisaria de o dobro de cabos) e quando é o modo duplex é n(n-1)/2 a quantidade de conexões. Faltou o enunciado mencionar o modo utilizado.


ID
582718
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O modo de conexão entre computadores de uma rede, onde cada um dos computadores é conectado a um cabo principal conhecido como backbone (espinha dorsal), é conhecido como topologia

Alternativas
Comentários
  • Apesar de a resposta da questão ser claramente a letra d, o termo backbone também é utilizado para definir redes core de sistemas mais amplos e de alta performance. Nestas redes é comum a utilização de tecnologias de QoS para gerência de tráfego tal como MPLS.
  • a) Uma rede híbrida é uma rede que se adequa em função do ambiente. Um exemplo seria uma empresa que possui rede parte cabeada parte sem fio.
    b) Uma tipologia em árvore possui o layout exatamente como o nome diz, um ponto que se liga a outros dois, e cada um deste se liga a quatro e assim sucessivamente.
    c) Tipologia fechada em círculo. Na prática elas praticamente não existem.
    d) Correto como o descrito.
    e) Tipologia com um ponto central, ou concentrador, interligando as outras máquinas.

ID
610030
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Chesf
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre topologia física de redes de computadores, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Item a) errado, pois a ponte realmente interliga redes de diferentes topologias.

    item b) errado, pois 10-base2 é um padrão usa cabos coaxiais, portanto não pode ser estrela.

    item c) errado, pois o padrão 100-baseTX corresponde ao Fast-ethernet que utiliza cabos par-trançado e portanto seria topologia estrela.

    item D) CORRETO, pois 10-baseT corresponde a Ethernet e utiliza cabos par-trançado que está associado com a topologia estrela.

    item e) errado, pois o padrão Ethernet tem como característica principal o uso do switch/hub o que favorece a topologia estrela ou dependendo do caso topologias híbridas (mistura de várias topologias).
  • Marquei a D por falta de uma melhor, mas fiquei na dúvida se isso é 100% correto. Não poderia ser em anel por exemplo?

  • Seu Saraiva,

     

    Acredito que, como não houve nenhuma restrição, a afirmativa esteja correta.

     

    Se fosse "O padrão 10-BaseT utiliza apenas topologia em estrela", imagino que seria falsa.


ID
610207
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Chesf
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as topologias lógicas e físicas das redes, complete a frase a seguir com as palavras: anel, barramento ou estrela. “As redes Ethernet usam uma topologia lógica de _______, mas podem usar topologias físicas de _______ ou de _______. Já as redes Token Ring, usam uma topologia lógica de _______, mas usam topologia física de _______”

Alternativas
Comentários
  • barramento /estrela /barramento /anel /estrela.
  • As redes Ethernet tem sua topologia lógica puramente em Barramento, mas a física pode ser em Estrela ou em Barramento. Estabelecidas pela interconexão das estações a um Switch ou Hub.
    Já as redes Token Ring, usam a topologia lógica em Anel e a Física em Estrela (como ilustra a figura abaixo):

ID
611275
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São exemplos de topologia de redes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    LAN = Local área Network.

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
613096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a redes de dados, julgue os itens a seguir.

Na topologia em estrela, o número de enlaces cresce linearmente com o número de nós.

Alternativas
Comentários
  • em uma topologia estrela cada novo host deve ligar-se ao nó central.
    Logo cada novo host acrescenta 1 enlace, havendo crescimento linear na quantidade dos mesmos
  • Algum colega poderia por favor tentar esclarecer em qual outra tipologia isso não acontece dessa forma? Ou seja, quando é que o crescimento de enlaces não cresce linearmente com o número de nós? Agradeço antecipadamente.
  • Marcelo, a topologia de barramento com certeza não tem essa característica uma vez que possui apenas um enlace compartilhado por todos nós. 

    A topologia de malha também não possui esta característica já que todos nós se ligam a todos nós, não sendo mais um enlace para cada nó. A fórmula para saber a quantidade de enlaces de uma rede com topologia em malha, a partir da quantidade de seus nós é: n(n-1)/2

    Se tem outra topologia que também não possui essa característica, eu não consegui identificar.
  • O que me deixou em dúvida foi se usarmos o hub na topologia em estrela, este atua na camada fisica e não na enlace, dessa forma, diferentemente do swith que se encontra na camada enlace, portanto achei que por isso nem sempre a cada nó a mais aumentaria linearmente o número de enlaces, já que poderia esta sendo utilizado o hub.

    Se alguém pudesse esclarecer isso, agradeceria. Obrigado! 
  • traduz numero de enlaces como numero de cabos. Claro isso se pensarmos em uma rede com fio.

  • Considero um nó um "host" ou um "switch", sendo assim, aumentando um Host temos crescimento linear; contudo, acrescentando um Switch podem se formar vario novos enlaces.

    Por favor, comentem.

  • Prezados,

    Na topologia estrela , todos os nós são conectados ao ponto central ( exemplo um switch ).
    O número de enlaces nessa tipologia é dado por 2x(n-1) , ou seja , a medida que o número de hosts na rede cresce, o número de enlaces na rede cresce linearmente ( e não exponencialmente como na rede mesh ) 

    Portanto a questão está correta.

  • GABARITO: C

    Para cada novo computador, será utilizado um novo enlace em uma nova porta, logo uma relação linear de 1 para 1.

    Se fosse em MESH ou FULMESH aí a história já seria outra.

  • Na topologia em estrela, o número de enlaces cresce linearmente com o número de nós (dispositivos) acrescentados. A cada novo nó acrescentado ao dispositivo central (Hub, Switch) teremos um novo enlace. Por exemplo, em um Hub que tinha 3 nós (laptops) conectados e acrescentamos um 4º nó, teremos 4 enlaces.

  • Fred, enlace não leva esse nome por causa da camada de enlace(roteadores tambeḿ têm vários enlaces, q são as redes q eles interligam).

    1 switche é, sim, mais um nó! Se vc adicionar mais um switch na rede, para conecta-lo, precisara de um cabo apenas. Se precisar conectar um host nesse switch, precisara de outro cabo etc.

    [1]

    Enlace

    en·la·ce

    1 Ato ou efeito de enlaçar; enlaçamento.

    2 Concatenação de algo que foi enlaçado; união.

    3 O elo resultante dessa união; vínculo.

    EXPRESSÕES

    Enlace matrimonial: casamento, consórcio, união.

    ETIMOLOGIA

    der regr de enlaçar, como esp.

    Fonte:

    [1] Dicionario Michaellis

  • CERTO.

    Se forem dez estações (nós), teremos dez enlaces, ou seja, o número de nós cresce linearmente (na mesma proporção) com o número de enlaces

  •  O Hub ou Switch têm um determinado número de portas, mas podem interligar-se vários Hubs de forma a aumentar o número de computadores a ligar. C

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de topologia de Redes de Computadores.

    Gabarito: CERTA.

    Professor, o que é Topologia ESTRELA (Star)?

    R. A Rede é organizada de forma que os nós sejam conectados a um hub central, que atua como um servidor. O hub gerencia a transmissão de dados pela rede. Ou seja, qualquer dado enviado pela rede viaja pelo hub central antes de terminar em seu destino;

    R. as estações são ligadas através de uma conexão ponto-a-ponto dedicada a um nó central controlador, pelo qual passam todas as mensagens, não admitindo tráfego direto entre os dispositivos.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
644572
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. Tecnologia de interconexão de redes baseada no envio de pacotes; define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (MAC) do modelo OSI.

II. O fato de um HUB concentrar todas as estações de uma rede e transmitir o pacote para todas elas permite caracterizar a existência simultânea de uma topologia física e uma topologia lógica.

III. Estrutura de rede acentuadamente simplificada, que separa os aspectos da comunicação pura da rede dos aspectos de aplicação, utilizando elementos de comutação para escolher uma linha de saída para encaminhar os dados que chegam a uma linha de entrada.

IV. Topologia, também conhecida como topologia estrela, onde vários roteadores se comunicam entre si através de um único roteador.

As afirmações contidas nos itens I até IV referem-se, típica e consecutivamente, a

Alternativas
Comentários
  • não concordo com " topologias física em estrela e lógica em barramento". Acho que seria o inverso.
  • Cara colega,
    A arquitetura Ethernet tem tipologia lógica de barramento, quanto a tipologia física ela pode ser "qualquer uma". Tal estutrutura lógica se deve ao método de transmissão utilizado neste tipo de rede que é o Carrier Sense. Ou seja, não existe Ethernet com tipologia lógica de outro tipo que não seja barramento.
    Redes FDDI (Fiber Distributed Data Interface) são redes em duplo anel usando fibra ótica como meio físico para a transmissão de dados a uma taxa de 100Mbps. São redes de alto desempenho e de propósito geral ou pelo menos era este o objetivo do grupo de trabalho ANSIX3T9.5 ao criá-la em 1980.

    Quem quiser ler mais sobre o assunto, pode fazê-lo no livro REDES DE COMPUTADORES, Das LANs, MANs e WANs. Editora ELSEVIER. Dos autores Soares, Lemos e Colcher.
  • Não lembro de ter lido em nenhum lugar que a Ethernet é uma tecnologia de interconexão de redes. Pra mim ela sempre foi um tecnologia de rede local. Se alguém tiver uma fonte confiável que confirme isso, por favor, envie.
    Tbm não dá para aceitar o uso indiscriminado do termo pacotes no lugar de quadros. Isso está conceitualmente errado. Não sei pq as bancas, em especial a FCC, insistem nisso.
    Esquecendo tudo isso, dá pra resolver a questão por eliminação somente com os itens 2 e 3, que estão corretos.
  • Janine Vilas Boas Gonçalves Ramos

     
    Topologia Fisica em estrela póis o Hub é a central onde os dispositivos estão conectados.

    Ficheiro:Netzwerktopologie Stern.png


    Topologia lógica em barramento, pois o Hub envia os dados a todos conectados a si, ou seja, com broadcast.


    Fontes: Wikipedia.
  • Acertei apenas pq tinha certeza que a II era "topologia física em estrela e lógica em barramento"...

    Pq o resto está todo mal elaborado
  • O fato de um HUB concentrar todas as estações de uma rede e transmitir o pacote para todas elas

                       topologias física em anel e lógica em barramento

  • o 2 poderia ser física em anel e logica em barramento? questão difícil essa

  • Não precisa de concordar, é a realidade. Um hub de 4 portas por exemplo, imaginou?? então, topologia física igual uma estrela, os 4 cabos ligando 4 hosts, mas o hub envia quadros para todas as portas, quem faz isso?? barramento.

  • III- pode ser identificada pela parte que fala ''elementos de comutação'' tendo em vista que as redes LAN e MAN são não comutadas enquanto a WAN é "comutada"

  • Ethernet: Baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, em formato de pacotes e protocolos para a subcamada de controle de acesso ao meio (MAC).

    Topologia Estrela: Toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente (Hub ou Switch).

    Topologia Barramento: É uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados.

    Rede WAN: Rede de área alargada ou rede de longa distância, é uma rede que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente.

    Hub-and-Spoke: Todos os dados devem passar por um elemento central, similar a topologia estrela.

  • " Estrutura de rede acentuadamente simplificada, que separa os aspectos da comunicação pura da rede dos aspectos de aplicação, utilizando elementos de comutação para escolher uma linha de saída para encaminhar os dados que chegam a uma linha de entrada"

     

    De onde se extrai que isso se refere a uma rede WAN?????? 

    Acertei por eliminação da 2. 


ID
644575
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É um tipo de rede em que a topologia pode se alterar o tempo todo e, consequentemente, até mesmo a validade dos caminhos podem se alterar de modo espontâneo, sem qualquer aviso:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa  Uu Uma rede ad hoc é uma conexão temporária entre computadores e dispositivos usados para uma finalidade específica, como compartilhamento de documentos durante uma reunião ou jogos de computador com vários jogadores. Você também pode compartilhar temporariamente uma conexão de Internet com outras pessoas da sua rede ad hoc, para que essas pessoas não precisem fazer suas próprias configurações de Internet. As redes ad hoc são somente sem fio, portanto, você deve ter um adaptador de rede sem fio instalado no computador para configurar ou ingressar em uma rede ad hoc.   
         

    Bons estudos!




           
  • Em telecomunicaçõesredes ad hoc são um tipo de rede que não possui um  ou terminal especial - geralmente designado como ponto de acesso - para o qual todas as comunicações convergem e que as encaminha para os respectivos destinos. Assim, uma rede de computadores ad hoc é aquela na qual todos os terminais funcionam como roteadores, encaminhando de forma comunitária as comunicações advindas dos terminais vizinhos. Um dos protocolos usados para redes ad hoc sem fio é o OLSR.

    Ad hoc é uma expressão latina que significa "para esta finalidade" ou "com este objetivo". Geralmente se refere a uma solução destinada a atender a uma necessidade específica ou resolver um problema imediato - e apenas para este propósito, não sendo aplicável a outros casos. Portanto, tem um caráter temporário. Em um processo ad hoc, nenhuma técnica de uso geral é empregada pois as fases variam a cada aplicação, conforme a situação assim o requeira. O processo nunca é planejado ou preparado antecipadamente.

  • Mobile ad-hoc network (MANET)- infraestrutura de rede auto-cofigurante conectado por wireless links.
  • Em uma rede ad hoc móvel ou MANET (do inglês mobile ad hoc network) um conjunto de nós móveis (MNs) formam redes dinâmicas autônomas, independentes de qualquer infra-estrutura. Uma vez que os nós são móveis, a topologia da rede pode mudar rapidamente e de forma inesperada, de uma hora para outra. Os MNs se comunicam uns com os outros sem a intervenção de uma estação base ou ponto de acesso centralizado. Devido ao limitado raio de transmissão das redes sem fio, múltiplos saltos (hops) podem ser necessários para efetuar a troca de dados entre os nós da rede - daí o termo "rede multi-hop". Nessa rede, cada MN atua tanto como roteador quanto como host. Dessa forma, cada MN participa da descoberta e manutenção de rotas para os outros nós

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Redes_ad_hoc
  • a)Correto (já bastante comentado)
    b)Redes Full-meshed são redes totalmente ligadas, grosso modo seria a junção da tipologia anel + ponto-a-ponto, redes muito caras. Existem também as reder Meshed Parcial que são redes parcialmente ligadas e mais baratas que as primeiras.
    c)Hub-and-spoke são redes interligada por um ponto central. Por exemplo, uma loja matriz cuja rede é ponto central que liga as redes das suas filiais.
    d)WWAN são redes de amplitude que abarca mais de uma cidade e cujo o meio de conexão é sem fio. Exemplo, uma estação monitoramente de chuvas no meio da amazônia que transmite informações via satélite para uma central em Brasilia.
    e)Mesma ideia anterior só que a amplitude se restringe a uma cidade, metrópole. Uma tecnologia para fazer a interconexão seria a IEEE 802.16 ou WiMAX.
  • Discordo do gabarito... Numa rede ad-hoc, a topologia será sempre ponto a ponto ou ponto-multiponto.... O que engessa um pouco essa possibilidade de mudanças "sem prévio aviso"

    No caso de uma WWAN, o céu é o limite... Basta imaginar a topologia de uma WAN, que já é bastante dinâmica, e, ao colocarmos esse cenário usando conexões wireless, as possibilidades são inúmeras...

     

    Alguém comenta???

  • "...no caso de uma rede ad hoc , a topologia pode se alterar o tempo todo, e assim o interesse e mesmo a validade dos caminhos podem se alterar de modo espontâneo, sem nenhum aviso..."

    REDE DE COMPUTADORES - TANENBAUM - 5a EDIÇÃO - PÁG. 244 --> " Roteamento em redes ad hoc".


ID
665827
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A topologia de rede em que há a possibilidade de comunicação simultânea entre os hosts, com a rede apresentando uma simplicidade funcional mediante o compartilhamento de informações e recursos entre os diversos hosts e, tendo ainda a confiabilidade como um fator a ser considerado, é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    A conexão é feita através de um nó central que exerce controle sobre a comunicação. Sua confiabilidade é limitada à confiabilidade do nó central,
    cujo mau funcionamento prejudica toda a rede;
  • Barramento: é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão. 

    TCP/IP: é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede

    Anel: consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.

    Cliente-Servidor: Nas redes ponto a ponto (Cliente-servidor), existe uma ligação física entre os dois equipamentos em comunicação. Este tipo de ligação é o mais utilizado quando um bom desempenho é o objetivo principal na escolha da rede.

    Estrela: Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. 
  • Topologia ESTRELA : Todos os usuários comunicam-se com um nodo central que tem o controle supervisor do sistema, conhecido como host, e através deste, os usuários podem comunicar-se entre si e com os processadores remotos ou terminais. Essa topologia é mais tolerante a falhas, fácil de instalar e de monitorar.

ID
671269
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A empresa SWYTECSecurity deseja ligar a rede local de sua matriz em São Paulo com a rede local da sua filial no Rio de Janeiro com o objetivo de permitir o compartilhamento de dados entre essas Unidades. Tanto na matriz como na filial, há uma rede interna que interliga os computadores no ambiente físico. Ao fazer as ligações necessárias será formada uma rede

Alternativas
Comentários
  • WAN - Wide Area Network

    Uma WAN é contruída pela interconexão de duas ou mais LANs, sendo possível essas LANs estarem localizadas em prédios diferentes, separados por uma rua, ou localizadas em outros países ao redor do mundo. Diferente da LAN, ela não está limitada a uma área geográfica.

    Fonte: CURSO ESSENCIAL DE REDES -  Paulo Cesar Bento Farias
  • PAN: Rede de área pessoal, tradução de Personal Area Network (ou PAN), é uma tecnologia de rede formada por nós (dispositivos conectados à rede) muito próximos uns dos outros (geralmente não mais de uma dezena de metros). 

    MAN: Rede de Área Metropolitana (Metropolitan Area Network), também conhecida como MAN, é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.

    CAN: As redes CAN (Controller Area Network), as quais são um tipo de NCS (Network Controller System), consistem em redes que abrangem um espaço geográfico de uma Personal Area Network às LAN (Local Area Network) dependendo do propósito a ser utilizado.
     
    TAN: Tiny Area Network - TAN significa rede de área minúscula, ou Rede interna de pequeno porte em home (até quatro máquinas, ou conexões de pequenos dispositivos via bluetooth e infravermelho, como por exemplo entre celulares ou seus dispositivos, notebooks, etc.),  
     
    WAN: A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente.
  • Basicamente existem três tipos de redes LANs, MANs e WANs
    LANs abragem redes em um prédio, por exemplo
    MANs são redes maiores mas limitadas a uma metrópole
    WANs são redes que ultrapassam cidades, estados, países

    Há muita discussão sobre esta classificação, o que para alguns é MAN para outros é LAN e isso independentemente da arquitetura de rede utilizada (seja cabeada, seja sem fio). Mas para concurso vale o que foi citado ai.
    Estes outros tipos de redes comentados pelos colegas também existem mas são subclassificações.
  • Eu achei que para esse exemplo seria uma extranet...alguem poderia me ajudar?

  • PAN (Personal Area Network) - Redes de até 10 m.  Ex: bluetooth

    MAN (Metropolitan  Area Network) - Redes limitadas a Cidade

    CAN (Campus Area Network)  - Mais de um prédio próximo um do outro

    TAN (Tiny Area Network) - Rede interna de pequeno porte em home

    WAN (Wide área network) - Entre estados, países  e continentes

    Resposta: Letra E

  • Ainda não tinha visto o conceito de TAN.

    Algumas subclassificações são bem similares e confundem bastante.

    Vamos na fé.


ID
671272
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as topologias de rede, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Essa é a típica questão onde deve-se escolher a mais errada...

        a) Em uma rede com topologia em anel, se por acaso apenas uma das máquinas falhar a comunicação em rede não é comprometida, pois a informação trafega nas duas direções. Errada se o anel for rompido a rede para.

        b) Na topologia pear-to-pear várias máquinas são interligadas de forma que cada computador da rede esteja apto a receber e transmitir dados. É comum pequenas empresas adotarem essa topologia, pois ela atende à necessidade dos usuários, além de seu custo ser sensivelmente menor que qualquer outra topologia. peer-to-peer!!!! E isso não é uma topologia de rede física, mas lógica. E não conheço empresas que "comumente" adotem esta topologia para trabalho do Dia a dia. Exemplo de redes peer-to-peer (Gnutela, Kazza)

        c) A topologia estrela exige o uso de cabos de par trançado que podem ser ligados a um hub e cada ligação do computador ao hub será chamada de nó. A topologia estrela não exige uso de cabos de cobre. Hub são dispositivos de camada física, logo apesar de todas as ligações estarem concentradas no hub, logicamente forma-se um barramento. É por este motivo que uma LAN ethernet tem que utilizar o protocolo de acesso ao meio CSMA/CD quando na presença de um Hub

        d) Gerenciar uma topologia de rede estrela é mais simples do que uma rede em anel, pois o hub indica, por intermédio de pequenas luzes, se existe algum nó com problema, porém, requer um investimento maior de recursos. "investimento maior de recursos" em redes estrela??? Redes em anel são muito mais caras que redes em estrela por necessitarem de hardware especializado.

        e) Na topologia em barramento, todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode enviar no barramento num dado momento. Todas as outras recebem e recolhem para si os dados a elas destinados. Duas máquinas podem enviar dados no barramento em um determinado momento, quando isso acontece, ocorre uma colisão. Colisões ocorrem e muito, por isso é necessário um protocolo de acesso ao meio que detecte colisões como o CSMA/CD
  • Acho que o companheiro acima se equivocou um pouco na justificativa de algumas letras .....
    mas achei a questão mal elaborada uma fez que na letra "a" afirma-se que "se por acaso apenas uma das máquinas falhar a comunicação em rede não é comprometida, pois a informação trafega nas duas direções". É claro que há sim essa possibilidade na topologia em anel já que essa tecnologia permite tráfego tanto unidirecional (predomina) como o bidirecional, sendo nesse último caso uma possibilidade real da rede não parar em caso de falha em um nó, com isso essa letra poderia sim ser considerada CORRETA, ao contrário do que a banca considerou.
    Um segundo questionamento é é em relação a letra "c"  pois afirma-se que "cada ligação do computador ao hub será chamada de nó". Na verdade não é o link (cabo entre host e hub) que é chamado de nó, mas sim o computador em si, logo poderia-se considerá-la como ERRADA que é o que a questão pede.
  • Antes de falar sobre a topologia anel, vou comentar dois termos importantes para o entendimento dessa questão:

    Topologia física: é a forma como os dispositivos estão ligados fisicamente, em outras palavras, é um layout de como os cabos estão dispostos em uma rede.

    Topologia lógica: descreve a rede do ponto de vista dos dados que nela transitam.

    Agora, vamos a dois comentários sobre topologia anel tirados de livros:
    Autor: TITTEL
    Um problema da topologia em anel físico (quando usado um único anel) é que, se algum dispositivo do anel falhar, a comunicação fica comprometida. A solução para esse problema é adotar uma topologia física que acrescenta um segundo anel que funciona paralelamente ao primeiro. Neste caso, os dados em cada um dos anéis circulam em direção oposta. O nome que se dá a essa implementação é anéis duplos de rotações contrárias. A princípio, apenas o anel principal fica em funcionamento e o segundo entra em ação automaticamente caso alguma falha seja detectada no primeiro.

    Autor: MENDES
    Uma vantagem da topologia anel é que, caso alguns computadores pararem de funcionar, o anel lógico continuará funcionando, pois ele redireciona as tensões elétricas, no caso de parada de funcionamento de algum equipamento.


    Parece que há uma contradição no que os autores falaram, não é mesmo? Porém, há um detalhe importante - que inclusive grifei em azul no texto - o primeiro fala da topologia física, já o segundo fala da topologia lógica.

    Ainda assim, no caso da alternativa "a", poderia surgir a dúvida com relação a qual tipo de topologia (física ou lógica) ela se refere. Porém, Ross (p. 17) fala que, quando utilizado sozinho, o termo topologia, refere-se a topologia física da rede.

    Portanto, como a alternativa não mencionou que há anéis duplos, podemos chegar à conclusão que, se uma máquina falhar na topologia anel, a comunicação ficará sim comprometida, conforme mencionou o autor TITTEL.

    Fontes:
    MENDES, Douglas Rocha. Redes de computadores: teoria e prática. SP. Ed. Novatec, 2007.
    POLLONI, Enrico G. F., FEDELI, R. D. Introdução à Ciência da Computação.
    ROSS, Júlio. Redes de Computadores.
    TITTEL, Ed. Redes de Computadores, SP. Ed. Bookman, 2002.

  • Essas questões mal elaboradas desanimam mesmo.

    A letra A está errada, tudo bem.

    Mas a B também está. Nunca ouvi falar em topologia pear-to-pear, conheço apenas a arquitetura de redes Peer-to-peer

    A letra C tb, mal elaborada, já que, como já foi comentado, as extremidades da rede são chamadas de nós, e não as ligações

    A letra D também está muito controversa com relação aos custos das diferentes topologias.

    A única em que bati o olho e achei correta foi a E.


  • A FCC novamente usando fontes renomadas para elaborar suas questões (que milagre?!) . Traduzir ponto-a-ponto como pear-to-pear é FLÓRIDA eim?!

    http://naauladeredes.blogspot.com.br/2011/08/algumas-topologia-de-redes.html

    Algumas Topologia de Redes

     

    Ponto a Ponto (Pear – to – Pear)
    Caracteriza-se como uma rede ponto a ponto aquela que possui varias maquinas interligadas pelo mesmo cabo, de forma que cada computador na rede esteja apto a receber e transmitir dados.
    É muito comum as pequenas empresas adotarem essa topologia, pois ela atende a necessidade dos usuários, alem de seu custo ser mais baixo que qualquer outra topologia.
     
     
    Anel
    Essa topologia também é ponto a ponto, mas tanto a topologia ponto a ponto como a anel, também oferece algumas desvantagens, como a possibilidade de haver cinco maquinas interligadas com o mesmo cabo, que podem sofrer rupturas num determinado ponto.
    Quando isso ocorre todas as estações param de trafegar informações, alem de sua manutenção ser muito trabalhosa, pois o administrador da rede precisa testar e descobrir onde o cabo partiu.
     
     
     
    Estrela
    Essa topologia oferece outros elementos de trabalho em relação a topologia anel e ponto a ponto, tais como um servidor, hub, cabos de par trançado (Twisted Pair) etc.
    A topologia estrela exige o uso de cabos par trançado que são ligados a um hub e cada ligação do computador ao hub será chamada de nó. Cada nó é conectado diretamente ao hub de forma que ele centraliza e canaliza o trafego de informações da rede.
    Gerenciar essa topologia de rede é mais fácil e simples do que as outras, pois o hub indica por intermédio de pequenas luzes se existem algum nó com problema, porem requer um investimento maior.
    Outra vantagem é a sua velocidade. Com essa topologia de rede podemos trabalhar com velocidades de trafego na casa de 10MBS ou ate mesmo 100MBS, dependendo das placas de rede, hubs e configurações. 
     
  • Vou comentar só para guardar a informação que para a banca FCC a tipologia anel é unidirecional, não obstante,  Soares, Lemos e Colcher, afirmarem no livro Redes de Computadores: Das LANs, MANs e WANs, que em tal tipologia o tráfego é bidirecional.

    PARA FCC ANEL É UNIDIRECIONAL
    PARA FCC ANEL É UNIDIRECIONAL
    PARA FCC ANEL É UNIDIRECIONAL

    já é a terceira questão que erro sobre este mesmo assunto porque não foi isso que aprendi na faculdade... DESCULPEM O DESABAFO
  • É muita má vontade dessa banca né? Na moral, isso deveria ser passível de processo por danos intelectuais. :P  A FCC deveria ser banida do mundo dos concursos.
    Cada vez que me inscrevo para um concurso em que a FCC é a banca eu já fico desanimado. Não adianta nada estudar livros que são referência se a Fundação Copia e Cola retira suas questões de blogs e wiki. Qualquer calouro de um curso de computação seria capaz de elaborar uma prova melhor. Isso é triste demais.
  • Estude pela bibliografia do concurso e pare de reclamar.
  • a banca não da bibliografia isso que é o problema. A vezes fazem questões tiradas ate da wikipedia

  • O item E parece ter erro também pois que eu saiba barramento usa brodcast por padrão, então o dado passa sim dentro de todos os nós, se ele vai usa-lo ou não é outros 500.

  • Concordo com o Guilherme, a FCC merece ser banida. Caras de pau. Retirar questao de blog quando temos otimos livros de autores consagrados para esses assuntos... Lamentavel ...



  • Tem banca que fala que Top. Anel são duas direções, tem banca que diz que não é.. Agora ficou complicado...


ID
695443
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede com topologia estrela, todas as máquinas se ligam em um mesmo dispositivo central que fecha a conexão entre todos os nós da rede. O dispositivo central que analisa os pacotes que chegam e gerencia sua distribuição, enviando-os somente para a máquina de destino, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • a) Um Hub pode muito bem ser o nó central de uma rede, porém, a questão fala de analise e gerenciamento de pacotes. Funções essas que o hub não desempenha, pois ele é um equipamento dito "burro". Logo a alternativa está ERRADA
    b) Backbone não é um dispositivo de rede. Backbone é designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho. Estudamos melhor sobre backbone quando falamos de cabeamento estruturado. (ERRADA)
    c) Um acces point tbm não é um dispositivo de rede. É apenas um ponto de acesso que permite que um usuário se conecte a uma rede. (ERRADA)
    d) Switch. É um dispositivo de rede de camada 2, capaz de conectar diversos equipamentos de rede, de tal forma que realiza a analise de pacotes e a gerência de distrbuição (sem broadcast), conforme diz o enunciado da questão. (CORRETA)
    e) barramento. Também não é um dispositivo de rede. Um barramento nada mais é do que um conjunto de linhas de comunicação. (ERRADA)
  • Resposta: Letra D. Diferentemente do HUB, o switch envia os frames apenas para os equipamentos interessados. O hub envia para todos os equipamentos conectados a ele.

ID
699412
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma rede de computadores interligados por meio de uma rede ethernet que utiliza cabos de par trançado categoria 5 ligados a um switch caracteriza topologia em

Alternativas
Comentários
  • Conceito clássico de barramento em estrela. Só uma observação que acho pertinente. A topologia FÍSICA com switch no enunciado é a topologia em estrela. Porém já encontrei questões que falam da topologia lógica em hubs, nesse caso a topologia é barramento.
  • Topologia Estrela ou Star

     

    Todas as estações estão conectadas a um dispositivo concentrador, um switch, por exemplo. Todos os usuários comunicam-se com um nodo central que tem o controle supervisor do sistema, conhecido como host, e através deste, os usuários podem comunicar-se entre si e com os processadores remotos ou terminais. A topologia em estrela é a melhor escolha se o padrão de comunicação da rede for de um conjunto de estações secundárias que se comunicam como o nodo central. Ela permite uma fácil modificação da rede, adicionando ou eliminando computadores.

  •      As redes em estrela, que são as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par trançado e um hub como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede, ao contrário do que ocorre nas redes 10Base2, onde um mal contato em qualquer um dos conectores derruba a rede inteira.
         Claro que esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os hubs costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre sí por switches ou roteadores. Em inglês é usado também o termo Star Bus, ou estrela em barramento, já que a topologia mistura características das topologias de estrela e barramento.
  • A pista para resolver esta questão foi o trecho "... ligados a um switch ..."

    No conceito geral de topologia em rede usa-se um comutador (em inglês, switch ). Portanto é uma de suas características na teoria clássica.

  • típico arranjo de uma estrutura em estrela né. Lembrando que a topologia independe do tipo de cabo utilizado e caso a banca não explicite o termo topologia lógica, devemos assumir como regra a topologia física.


ID
709393
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre topologias de redes, considere:

I. A topologia em barramento utiliza várias linhas de comunicação por par trançado entre os computadores, garantindo dessa forma que, caso ocorram problemas em uma das linhas de transmissão, os dados podem ser enviados por meio de outra linha.

II. A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto a ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino.

III. A topologia em estrela utiliza um nó central para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários

  • I. A topologia em barramento utiliza várias linhas de comunicação por par trançado entre os computadores, garantindo dessa forma que, caso ocorram problemas em uma das linhas de transmissão, os dados podem ser enviados por meio de outra linha. Errado, barramento é composto por uma única linha que difunde o sinal (a barra), normalmente é implementado fisicamente com cabo coaxial

    II. A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto a ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Correto

    III. A topologia em estrela utiliza um nó central para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações. Correto
  • Sobre topologias de redes, considere: 
     
    I. A topologia em barramento utiliza várias linhas de comunicação por par trançado entre os computadores, garantindo dessa forma que, caso ocorram problemas em uma das linhas de transmissão, os dados podem ser enviados por meio de outra linha.  (Usa uma unica linha de comunicação, caso uma maquina de problema, a rede para de funcionar)
     
    II. A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto a ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. 
     
    III. A topologia em estrela utiliza um nó central para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações. 
     
    Está correto o que consta em 
     a) I e III, apenas.
     b) I, II e III.
     c) II e III, apenas.
     d) I e II, apenas.
     e) II, apenas.
  • Gostaria de frisar apenas que foi colocado pelo examinador no item II que em geral as ligações operam em um único sentido, pois é possível tipologias em anel em que o tráfego se dá nos dois sentidos.
  • Priscila,
    Não tem nada de errada o item II. Realmente, na maioria das vezes, a topologia em anel, quando eh usada, usa apenas um cabo q interliga todos os nos, fazndo o sinal passar em apenas um sentido, embora possa ser passado outro cabo pra direcionar o sinal pro outro sentido tambem.
  • I. A tpologia em barramento utiliza um único meio para o transporte dos sinais elétricos, por isso há muitas colisões durante a transmissão.

    II. Certa. A topologia em anel, geralmente, é unidirecional, ponto-a-ponto. Entretanto pode trabalhar com anel duplo em sentidos opostos.

    III. A topologia em estrela se caracteriza por usar um switch, ou hub, como nó centralizador dos sinais elétricos.
  • O que me deixa intrigado é que em outra questão que aborda o mesmo tópico, fala que:

    "(Topologia Estrela) Quando se fala em configuração lógica falamos de sua estrutura onde as estações podem ser ligadas a um barramento central único, ou ainda as estações podem estar conectadas a um único nó central (Topologia Barramento)"

    Questão retirada da prova (Técnico - Área Informática ? Superior / CONESUL / 2006)


    Barramento central único, único nó central... afinal, o que tem de diferente nesses termos? É confuso, pelo menos eu estou. Assim, fica complicado seguir uma lógica de raciocínio e aplicar os conceitos que forem exigidos na prova!
  • Item II é polêmico. A afirmação "O sinal circula no anel até chegar ao destino." nem sempre é verdadeira. Para facilitar o desenvolvimento de aplicações que usam muito broadcast, e também os sniffers de rede, os pacotes podem circular não somente até chegar ao destino, como darem a volta e retornarem à origem, quando o pacote é descartado. Como este caso não é a regra, respondi o item como correto, mas nem sempre o item II é verdadeiro, na prática.

  • Topologia Barramento - cabos coaxiais e conectores BNC.


  • O item I se refere à topologia em malha, não barramento.

  • GABARITO LETRA C


ID
754090
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A topologia de rede do tipo ...... utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula na rede até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de “retardo de transmissão” (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).

Preenche corretamente a lacuna do texto,

Alternativas
Comentários
  • Letra E.
    A menos que seja um anel-duplo, o anel (ring) oferece ligações ponto-a-ponto em um único sentido.
  • Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel).[1] Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino.[1] Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte.[1] Os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um repetidor em cada estação. Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. Há uma queda na confiabilidade para um grande número de estações. A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede.[2] É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.
  •       A topologia em anel é caracterizada como um caminho unidirecional de transmissão, formando um círculo lógico, sem um final definido. A estratégia de controle pode ser centralizada ou distribuída.
         O sinal originado por um nó passa em torno do anel, sendo que em cada nó o sinal é regenerado e retransmitido. Como acontece em qualquer topologia, cada estação, ou nó, atende por um endereço que, ao ser reconhecido por uma estação, aceita a mensagem e a trata.
         Uma interrupção no anel pode ser prontamente identificada e isolada, uma vez que o transmissor não recebe a confirmação da recepção da mensagem por ele enviada. A correta localização da estação defeituosa pode ser efetuada por cronometragem da mensagem, ou ausência de "status" da estação.
  • É engraçado a diferença entre CESPE e FCC
     a questão  Q256732 afirma justamente o oposto!!!
    Oh my god!!
  • O jeito é especializar na banca do concurso pretendido...
  • A pista para resolver esta questão é "...que operam em um único sentido de transmissão..."

    "Redes em anel são capazes de transmitir e receber dados em configuração unidirecional; o projeto dos repetidores é mais simples e torna menos sofisticados os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqüência ao destino, pois sendo ANEL unidirecionais evita o problema do roteamento".

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_em_anel


ID
760585
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as topologias empregadas na implementação de redes de computadores, uma utiliza cabos de par trançado e um equipamento concentrador, como um hub ou switch, para conexão aos microcomputadores. Do ponto de vista físico, essa topologia é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. São três topologias básicas, barra(mento), anel e estrela. E as outras são combinações das primeiras + ponto-a-ponto.
  • Topologia Estrela ou Star

     

    Todas as estações estão conectadas a um dispositivo concentrador, um switch, por exemplo. Todos os usuários comunicam-se com um nodo central que tem o controle supervisor do sistema, conhecido como host, e através deste, os usuários podem comunicar-se entre si e com os processadores remotos ou terminais. A topologia em estrela é a melhor escolha se o padrão de comunicação da rede for de um conjunto de estações secundárias que se comunicam como o nodo central. Ela permite uma fácil modificação da rede, adicionando ou eliminando computadores.



    TOPOLOGIA

    PONTOS POSITIVOS

    PONTOS NEGATIVOS

    Barramento

    Estrutura simples; requer menos cabos para instalar.

    A rede pode ficar lenta em momentos de uso mais intenso; as falhas são difíceis de localizar.

    Anel

    Instalação razoavelmente simples; apresenta desempenho uniforme sob condições diversas de tráfego.

    Na falha de uma estação, toda a rede para de funcionar.

    Estrela

    Mais tolerante a falhas, fácil de instalar e de monitorar.

    Custo de instalação mais elevado porque utiliza mais cabeamento.

  • As redes em estrela, que são as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par trançado e uma switch como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede, ao contrário do que ocorre nas redes 10Base2, onde um mal contato em qualquer um dos conectores derruba a rede inteira.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_em_estrela
  • A topologia em BARRAMENTO pode empregar como meio de transmissão o par trançado e o cabo coaxial. Não é economicamente vantajoso usar a fibra óptica devido ao alto custo das interfaces e adaptadores necessários para interligar as estações.

    A topologia em ANEL pode ser construída com par trançado, cabo coaxial ou fibra óptica. O uso do cabo coaxial é pouco recomendado atualmente, cedendo lugar para a fibra óptica.

    A topologia em ESTRELA é encontrada na maioria dos projetos de redes de computadores e utiliza em larga escala o PAR TRANÇADO como o meio de transmissão. Podemos encontrar ainda a fibra óptica na interconexão das redes primárias.

    Fonte:
    http://goo.gl/PBExgl

  • Quanto tem switch pelo meio quase certeza de se tratar de topologia em estrela


ID
770203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens que se seguem.

Em uma rede que emprega a topologia em anel, as estações são conectadas entre si, em um caminho fechado e com transmissão de dados unidirecional.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Existe a transmissão de dados bi-direcional, que pode ser obtida no anel simples ou duplo, dependendo da quantidade de conexões em cada nó.
  • Não concordo com o colega. O erro na questão está em "as estações são conectadas entre si". 
    "Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas outras estações, quando todas estão ativas."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_em_anel
  • Eu não concordo com o gabarito desta questão.

    As transmissões de dados podem ser unidirecionais e bidirecionais. Logo, a questão não mencionou APENAS unidirecionais.  

    Ao meu entendimento: "e com transmissão de dados unidirecional" é uma afirmativa correta.
  • Poderia existir um segundo anel, mas se existe somente um ou não foi especificado... realmente é um caminho fechado (as estações estão conectadas entre si) e a transmissão é unidirecional.
  • Meu ponto de vista é: 

    Se fosse FCC a questão estaria correta pois ela considera a topologia Anel apenas direcional, já para o CESPE o correto seria Bidirecional. Vale ressaltar que a questão trata apenas de dados unidirecional, o que a torna incompleta, porém não invalida, perceba a diferença se a questão assim fosse:

    "Em uma rede que emprega a topologia em anel, as estações são conectadas entre si, em um caminho fechado e com transmissão de dados exclusivamente unidirecional."

    ai muda a coisa, certo? mas brigar com banca é complicado!!!

    em relação a "conectadas entre si" acredito que esteja correto, pois elas são sim conectadas entre si (uma vizinha da outra). Agora, nao confundir com full mesh por exempolo que diz que TODAS as MAQUINAS sao conectadas entre sim (bem diferente, certo?!!)

    bons estudos!
  • Essa CESPE é ridícula...

    Exigir que a pessoa entenda algo que está por trás do que está escrito na questão é a mesma coisa do que querer que a pessoa tenha bola de cristal... não dá pra saber o que o examinador tinha em mente quando escreveu essa questão e deu como ERRADA...
  • Basicamente, sao essas as topologias: barramento, estrela ou anel.

    Barramento (Bus):todos os dispositivos estão ligados diretamente à linha por onde circulam os pacotes.
    Estrela (Star): vários cabos que unem cada dispositivo a um ponto central.
    Anel (Ring): com fluxo unidirecional, os pacotes passam por todos os dispositivos da rede, tendo cada um o seu endereço.
  • mais uma questão para reforçar minha teoria que a CESPE elabora uma certa porcentagem
    de questões da prova que permite qualquer resposta, de acordo com a vontade DELA!

    se for beneficiar os apadrinhados essa questão é verdadeira, senão é falsa. Já vi mais de 100
    questões deste tipo e já estou começando a ficar incomodado com isso. 
    Por mais que a pessoa estude, nunca acerta 100%, por causa dessas coisas.

    Uma outra técnica é a baseada na bibliografia, uma hora ela usa Tanembaum outra hora Kurose.
    Aí a questão diz: TCP/IP são 4 camadas
    Resposta: segundo tanembaum VERDADEIRO, segundo Kurose, FALSO.
    Gabarito: a que a CESPE escolher, CHUPA CONCURSEIRO!!!

    ie ié, pegadinha do malandro

    CESPE ridícula!!!!
  • Meio fora da questão, mas vale: a arquitetura tcp/ip tem 4 camadas apenas. O Tanenbaum, não me recordo em que capítulo agora, avisa que vai usar 5 pra fins didáticos. Eis a pilha comparada com o OSI:

    Fonte: http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc750301.aspx (excelente página pra estudo)
  • Concordo com o Ricardo.
    Ao meu ver o erro da questão não se refere ao fato do anel transmitir unidirecionalmente. 
    A grande maioria das referências (não digo todas por não conhecer todas) afirma a transmissão unidirecional
    em um anel. Se o anel fosse duplo, dando a possibilidade de transmissão bidirecional, a questão deveria se referir à FDDI.
    O erro é afirmar que as estações estão conectadas entre si (pra mim isso seria uma malha), sendo que, na verdade, as estações se conectam somente com duas outras estações.

    Mesmo assim, questões do Cespe sobre topologia sempre são mal feitas.
  • Conectadas entre si é diferente de conectadas a todas as outras. Pelo menos no meu entendimento. Ora se na topologia em anel um nó se conecta a dois outros então nessa topologia os nos se conectam entre si, pois se conectam a outros nos na topologia e não necessariamente a todos os nós. Afinal se eu disser "chineses se casam entre si", não quer dizer que um chines(a) se casa com todos os outros chineses(a) mas que se casa com outro chines(a) e não com um americano(a), ou coreano(a) ou frances(a).Eu acho muito ruim quando uma questão que deveria ser de um assunto técnico vira questão de português.

  • Errada. Um rede em Anel consiste em estações conectadas através de um caminho fechado. Nessas configurações, muitas das estações remotas ao Anel não se comunicam diretamente com o computador central.

    Redes em Anel são capazes de transmitir e receber dados em qualquer direção, mas as configurações mais usuais são unidirecionais, de forma a tornar menos sofisticados os protocolos de comunicação que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em sequência ao destino.(http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp)


  • A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto a ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. 

  • Neste tipo de ligação a saída de uma estação é ligada à uma entrada da outra.

    A topologia em anel pode ser unidirecional ou bidirecional.

    Para o caso unidirecional os sinais transitam em um único sentido (horário ou anti-horário).

    Supondo que a primeira estação (E1) envia um quadro para a terceira estação (E3), o caminho deste quadro será feito da seguinte maneira.

    A segunda estação (E2) que está entre E1 e E3 apenas repassa o quadro que vem de E1 para E3, uma vez que esse quadro não é destinado à E2.

    Quando o quadro chega ao seu destino, E3, ele é copiado por este terminal , e devolvido ao anel sendo passado assim para frente.

    Quando o quadro passa novamente pelo E1, que é quem originou o quadro, este é removido do anel.

    No caso de um anel bidirecional as ligações são duplex, então cada estação pode transmitir para seus dois vizinhos adjacentes.

    Para que as estações saibam qual está transmitindo num determinado momento e assim evitar conflito e colisões de pacotes, utiliza-se um elemento chamado de Token (bastão).

    Fonte: http://profcolassante.blogspot.com.br/2015/05/redes-de-computadores-5-topologias-de.html

  • pessoal, a assertiva eh, de fato, polêmica!

    conforme o site www.projetoderedes.com.br, tem-se que "a topologia em anel é uma topologia ponto-a-ponto onde os dispositivos da rede estão conectados entre si em um circuito fechado"

    Além disso, conforme o site "oficina da net", tem-se que "na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino".

    portanto, era para a assertiva, de acordo com esse site, estar correta, sim! mas enfim...

  • É bom especializar-se na banca que deseja. Já vi uma questão da FCC que está considerando transmissão de dados unidirecional. 

  • Concordo com o Ricardo

    Não concordo com o colega. O erro na questão está em "as estações são conectadas entre si". 
    "Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas outras estações, quando todas estão ativas."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_em_anel

  • para a FCC

     

    A topologia de rede do tipo ...... utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula na rede até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão pelo aumento de “retardo de transmissão” (intervalo de tempo entre o início e chegada do sinal ao nó destino).  

    Preenche corretamente a lacuna do texto, 
     

     a)

    Grafo. 

     b)

    Barramento. 

     c)

    Estrela. 

     d)

    Árvore. 

     e)

    Anel (Ring). 

  • Rede 802.5 "raiz" é uniderecional e ponto, conforme diversas literaturas. Se existem "tecnologias nutelas" que trabalham em rede anel no formato birecional, por exemplo FDDI, é outra coisa. A questão forçou bem a barra!

  • concordo com o comentário do 802.5 raiz

    é unidirecional sim

  • O fluxo das informações é UNIDIRECIONAL e BIDIRECIONAL na topologia em anel.

  • Para o CESPE é bidirecional, para a FCC unidirecional..

  • Errado.
    Existe a transmissão de dados bi-direcional, que pode ser obtida no anel simples ou duplo, dependendo da quantidade de conexões em cada nó.

  • leiam o comentário do #Ricardo 

    ele aponta um dos erros...

     

    o segundo erro na minha opinião é que também existe o bi-direcional, logo não se pode restringir a topologia em anel somente em unidirecional!

     

     

    abraço!!!

  • Unidirecional, porém os dispositivos da rede não estão conectados entre si . Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas outras estações.

     

    Questão ERRADA

  • A CESPE considera a topologia em anel, em regra, unidirecional sim. Só estará incorreta se vier restringindo a topologia em anel apenas à unidirecional, que não foi o caso da questão. Concordo com o Ricardo quanto ao erro da questão estar no trecho "são conectadas entre si".

  • GABA ERRADO

    na topologia anel cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence,ou seja não são conectada entre si

     

    Fonte: estrategia concursos

  • MPE/PE - FCC - ANALISTA MINISTERIAL

    Sobre topologias de redes, considere:

    I. A topologia em barramento utiliza várias linhas de comunicação por par trançado entre os computadores, garantindo dessa forma que, caso ocorram problemas em uma das linhas de transmissão, os dados podem ser enviados por meio de outra linha.

    II. A topologia em anel utiliza em geral ligações ponto a ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino.

    III. A topologia em estrela utiliza um nó central para chavear e gerenciar a comunicação entre as estações.

    Está correto o que consta em

    I e III, apenas.

    I, II e III.

    II e III, apenas. (CERTA)

    I e II, apenas.

    II, apenas

    DICA: ESQUEÇAM TUDO QUE APRENDERAM PARA CESPE QUANDO FIZEREM FCC.

  • A questão Q351693  segue a mesma linha de raciocínio.

  • GABARITO: ERRADO

    Em uma rede que emprega a topologia em anel, as estações são conectadas EM PARES, em um caminho fechado e com transmissão de dados unidirecional.

  • meu deus

  • GABARITO: E

    Em uma rede que emprega a topologia em anel, as estações são conectadas entre si, em um caminho fechado e com transmissão de dados unidirecional.

    A topologia que utiliza o conceito de conexão entre os hosts de forma direta é a malha ou MESH (contemplando também a FULL MESH)

  • REFORMULANDO A PERGUNTA, O CORRETO SERIA: Em uma rede que emprega a topologia em MALHA OU MESH, as estações são conectadas entre si, em um caminho fechado e com transmissão de dados unidirecional.

    GABARITO: ERRADO.

  • Em uma rede que emprega a topologia em anel, as estações são conectadas entre si, em um caminho fechado e com transmissão de dados unidirecional.

    O q mais me deixa frustrado eh o comentário do Prof do QC. Segundo ele a questão esta' errada pq "Existe a transmissão de dados bi-direcional, que pode ser obtida no anel simples ou duplo, dependendo da quantidade de conexões em cada nó".

    Porém, discordo q esse seja o erro. Vamos supor que a questaõ tenha sido formulada assim:

    (1) Em uma rede que emprega a topologia em anel, as estações são conectadas entre si, em um caminho fechado e com transmissão de dados bidirecional.

    A situação eh a mesma, pois o anel corta dos dois lados e admite tanto comunicacao uni quanto bi. Citar uma ou outro, apenas, não torna a questão errada.

    A meu ver o erro tá no trecho "entre si". Ao contrário do q alguem comentou, "entre si" não significa adjacencia, mas entre todos, e isso o anel não faz.

  • Não estão conectadas entre si e sim de par em par

  • Errado

    A topologia que utiliza o conceito de conexão entre os hosts de forma direta é a malha ou MESH (contemplando também a FULL MESH).

  • Gabarito: Errado.

    À título de contribuição, lembre-se que, via de regra, o fluxo é unidirecional. Excepcionalmente, bidirecional.

    Bons estudos!

  • Entre si

  • assim que cespe trabalha

    QUESTÃO 1: ANEL É UNIDIRECIONAL (CERTO)

    QUESTÃO 2: ANEL É UNIDIRECIONAL (ERRADO)

  • Interessante ver como a maioria se prendeu unicamente ao termo "entre si".

    Contudo, se utilizarmos outras palavras poderemos reescrever a questão da seguinte maneira:

    Em uma rede que emprega a topologia em anel, as estações são conectadas umas com as outras, em um caminho fechado e com transmissão de dados unidirecional.

    Mais importante que o "entre si" é o "em um caminho fechado", que restringe a forma como as estações estão conectadas (entre si).

    Caminho fechado é um cenário onde as conexões seguem uma a uma até que a última se conecte a primeira, finalmente fechando o caminho.

    No caso a banca realmente considerou a questão errada devido a restrição de transmissão de dados unidirecional.

  • Se suprimirmos o trecho do enunciado ("em um caminho fechado") que explica como as estações estão conectadas [entre si], não há como ter certeza da topologia.

    Há várias maneiras de exemplificar o uso do termo "entre si", sem que isto signifique necessariamente "com todas as outras", veja só:

    “Quando o professor chegou na sala, os alunos conversavam entre si.”

    “Na Copa do Mundo as seleções disputam entre si qual será a campeã.”

    Pessoas podem conversar entre si, sem que todos tenham que conversar diretamente com todos; de igual modo os times disputam entre si, sem que todos tenham que jogar diretamente contra todos. Mas também é possível que todos conversem com todos e que todos joguem contra todos, é aí que entra o trecho explicativo seguinte ("em um caminho fechado").

    Até mesmo para descrever as outras topologias, não seria suficiente dizer “as estações estão conectadas entre si”, seria necessário um complemento para esclarecer a forma de conexão, por exemplo:

    “As estações estão conectadas entre si, em um caminho fechado.” (Anel)

    “As estações estão conectadas entre si, através de um nó central.” (Estrela)

    “As estações estão conectadas entre si, através do mesmo meio físico.” (Barra)

    “As estações estão conectadas entre si, através de uma estrutura hierárquica.” (Árvore)

    “As estações estão conectadas entre si, de forma que cada uma possui uma ligação direta com todas as outras.” (Full Mesh)

    Não há como definir a topologia Mesh, simplesmente dizendo “as estações estão conectadas entre si”, seria realmente necessário um complemento para garantir a definição correta.

    Por fim, não podemos afirmar que na topologia em anel as estações não estão conectadas entre si, afinal, não resta dúvidas que há uma forma de conexão entre elas.

  • O sentido é sempre único. A não ser que seja uma rede fddi em anel , mas ai não é token ring 802.5

    • ANEL: (ponto a ponto)

    São conectados em série os dispositivos que formam um circuito fechado. 

    Os dados são transmitidos uNidirecionalmente até atingir o destino, passa de nó em nó.

    Acredito que o erro seja falar que estão conectados "entre si".

  • Acredito que o erro é dizer que as estações são conectadas entre si, quando na verdade é uma conexão ponto a ponto dedicada com os outros dois dispositivos conectados de cada lado. (Forouzan)

  • só o básico:

    em regra, anel é unidirecional.

    as estações NÃO estão conectadas entre si. Isso é mash. Esse é o ERRO!

  • Em uma rede que emprega a topologia em anel, as estações são conectadas entre si [em série/em pares], em um caminho fechado e com transmissão de dados unidirecional [com possibilidade de configurar bidirecional também].

    • [quase toda] conectadas entre si = mesh/malha
    • totalmente conectadas entre si = full mesh
    • conectadas em série = barramento
    • barras conectadas em série = árvore
    • conectadas em série formando um circuito fechado = anel
    • conexão ponto a ponto e um nó central = estrela
  • O fluxo das informações é UNIDIRECIONAL e BIDIRECIONAL na topologia em anel.

    Gabarito: Errado.

    À título de contribuição, lembre-se que, via de regra, o fluxo é unidirecional. Excepcionalmente, bidirecional.

    Bons estudos!

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de topologia de Redes de Computadores.

    Gabarito: ERRADA.

    # é a malha, que utiliza o conceito de conexão entre os hosts de forma direta.

    Professor, o que é Topologia ANEL (Ring)?

    R. os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino;

    R.  cada dispositivo tem uma conexão ponto-a-ponto com outros dois dispositivos conectados lado a lado, e fazendo uso de uma comunicação com transmissão unidirecional (chamada simplex).

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
779254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência a redes de computadores, julgue os itens que se
seguem.

As redes WI-FI são utilizadas em espaços em que a topologia da rede é dinâmica e o número de utilizadores é variável. Dessa forma, em relação à rede, os usuários podem conectar-se e desconectar-se frequentemente.

Alternativas
Comentários
  • Correto- a topologia não segue o padrão wired, o qual é mais rígido, com comutação fixa e previsível de dados.A conexão é feita por hotspot (wireless network access point). Para ser Wi-Fi certified, é necessário usar os parãmetros de IEEE 802.11.

    Segurança: WPA & WPA 2. WEP é manjado.
    requisito: wireless network interface controller.
    Nota: host+interface controller= station. cada station tem um canal de comunicação cuja frequência é única. Transmissão no mesmo canal é recebida por QUALQUER station no alcance..Como o hardware não sinaliza de envio de transmissão, o método de comunicação é chamado de best-effort delivery.

    tráfico: dados em packets, chamados de Ethernet frames.
  • sinceramente, não vejo porque as redes WIFI teriam topologia dinâmica. alguem poderia sugerir?

    abc
  • Também fiquei nessa dúvida leandro, o que vêm a ser uma topologia dinâmica?
  • Também não entendi de topologia dinânima. 
  • No meu ponto de visa, topologia dinâmica se refere ao fato de que a rede se adapta a vários dispositivos que podem estar ou não conectados a ela, como no caso de um funcionário querer levar seu laptop de casa para o trabalho e lá conectar-se à rede.
  • Certo aí na minha casa eu uso topologia estrela, quando eu chegar no trabalho com meu notebook a topologia que tiver lá vai mudar pra estrela também pro meu notebook se conectar?!Dinâmismo pra mim é isso, questão mal formulada.
  • Eu também não vi isso no meu curso de graduação, mas é o seguinte:
    Topologia dinamica: Topologia de comunicação que pode ser alterada após a construção da rede.
    Segundo o Prof. Celso L. Mendes
    No meu entedimento, após esse conceito, pode ser, pois o modo de operação pode ser ad-hoc ou structure, assim é possivel mudar a topologia após a construção da rede.
    Fonte: http://www.lac.inpe.br/~celso/cap334/aula5/aula5d/sld002.htm
  • Creio que o CESPE inovou no sentido da expressao "topologia dinamica". Eles quiseram dizer que os computadores(hosts), fazem parte da topologia e possuem uma caracteristica eminentemente dinamica no ambiente Wi-Fi pois podem estar locais diferente e ainda assim, ter acesso a rede.

    CERTO.

  • essa questão poderia estar em atualidades kkk

  • Topologia Física → Conexão física (leiaute) entre os equipamentos, como os nós são interligados.

    Topologia Lógica → Forma em que os dados serão trafegados entre os dispositivos → protocolos.

    Topologia Digital → estuda a aplicação das noções definidas em Topologia sobre imagens binárias.

    Topologia dinâmica → pode ser alterada após a construção da rede.


ID
784507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando que a topologia em estrela tenha sido escolhida para ser utilizada na rede local de uma organização, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - Será necessário um concentrador nas topologias em estrela. O computador terá uma conexão com o concentrador. Não há conexão, diretamente, entre os computadores.

     

    LETRA B - A assertiva abordou o barramente. É nessa topologia que há facilidade e barateamento na implementação; entretanto, mais dificil de gerenciar.

     

    LETRA C - Essa é uma das características da topologia em estrela, pois a falha em um determinado ponto não compromete a rede.

     

    LETRA D - Como foi exposto na LETRA A, não há conexão direta entre os computadores.

     

    LETRA E - Os computadores são ligados a um concentrador. Não há interconexão entre si. 

     

    GABARITO: LETRA C 

  • Complementando...

    A) ERRADO. Indispensável o nó central, que pode ser um HUB ou SWITCH.

    B) ERRADO. Apesar do fácil gerenciamente, pode se tornar onerosa. Por exemplo, se houver 30 enlaces, o custo dos cabos de conexão será alto.

    C) CERTO. A paralisão da rede somente ocorre quando há erro no elemento central.

    D) ERRADO. Não há conexão direta entre os computadores, e sim com o nó central. Ou seja, é PC - NÓ, não PC - PC.

    E) ERRAD. Os computadores somente se conectam ao nó central, é um para todos.


ID
793975
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Atualmente, a grande maioria das redes locais (LANs) de computadores é implementada por meio da topologia em Estrela. Isto se deve ao fato de que a topologia em Estrela

Alternativas
Comentários
  • Estrela é nome de uma topologia de rede de computadores. Pode-se formar redes com topologia estrela interligando computadores através de switches ou qualquer outro concentrador/comutador.

    Estrela - A topologia estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". As informações são trafegadas na rede é enviada de um host para o outro. Toda informação enviada de um nó para outro é enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, os dados não irão passar por todos os hosts. O concentrador encarrega-se de rotear o sinal para as estações solicitadas, economizando tempo. Existem também redes estrela com conexão passiva (similar ao barramento), na qual o elemento central nada mais é do que uma peça mecânica que atrela os "braços" entre si, não interferindo no sinal que flui por todos os nós, da mesma forma que o faria em redes com topologia barramento. Mas este tipo de conexão passiva é mais comum em redes ponto-a-ponto lineares, sendo muito pouco utilizado já que os dispositivos concentradores (HUBs, Multiportas, Pontes e outros) não apresentam um custo tão elevado se levarmos em consideração as vantagens que são oferecidas.

    VANTAGENS:
    ---> FACILIDADE DE MODIFICAÇÃO DOS SISTEMA,JÁ QUE TODOS OS CABOS CONVERGEM PARA UM SÓ PONTO.

    --->Um dispositivo por derivação,se este falhar só ele é afetado.

    --->Fácil detectação e isolamento de falhas,dado que o nó central está diretamente ligado a todos os outros.

    --->Simplicidade no protocolo de informações.Resume-se a selecionar qual o nó periférico que em cada momento está ligao ao nó central.

    Portanto, GABARITO LETRA "C".

  • Só complementando a resposta, a principal desvantagem é que caso o elemento central caia, toda a rede será afetada.
  • A necessidade de maiores comprimentos de cabos também está entre as desvantagens da topologia em estrela.
  • Alguém poderia explicar o motivo da letra A estar incorreta? Obrigado!
  • Resuminho:
    Estrela Controle: Nó central (concetrador) centralizado;
    Ligação:Ponto-a-ponto;
    Meio de transmissão:Par trançado
    Ampliação da rede:Custos dos meios físicos sobem com o aumento da qt de estações, inclusão de novas estações é simples;
    Problemas são fáceis de isolar
    Alternativa: C

  • Tempo de acesso uniforme para todos os computadores da rede local também seria um vantagem, não?
  • layane,
    o tempo de acesso não é exatamente o mesmo (uniforme). Depende da distância entre o computador e switch. Quanto mais longe do switch um computador estiver, maior será o tempo.
  • Além do mais, o tempo de acesso entre os hosts não é o mesmo porque, a depender do concentrador (hub, por exemplo), pode ocorrer de um dos hosts ficar utilizando o barramento por um tempo maior que outros outros.
  • a) Errada, pois a largura de banda do backbone será dividida pelos computadores assim, se a largura for 10 e houver 2 computadores, será 5 para cada. O computador só teria a mesma largura de banda do backbone se estivesse sozinho na rede, o que seria ilógico já que trata-se de uma rede. Se estivesse escrito que fornece a mesma largura de banda para todos os computadores estaria certo, por outro lado, mesma largura de banda para todos os computadores não é exclusividade da tipologia estrela.

    b) Errado. Estrela gasta mais cabo, já que cada computador se liga diretamente ao nó central;

    c) Correta;

    d) Tempo de acesso uniforme também não é exclusividade da tipologia Estrela;

    e) Idem b.

  • Algo semelhante à topologia em barramento. A saída ou entrada de novos dispositivos não impactam no funcionamento dos demais.

  • Letra C.

     

    a) fornece a mesma largura de banda do Backbone para todos os computadores. Errado. A topologia que fornece a mesma largura de bana do Backbone é a topologia em Anel.

     

    b) necessita de uma menor quantidade de cabos se comparada com a topologia em Anel. Errado. Anel exige menos.

     

    c) permite fácil modificação da rede, adicionando ou eliminando computadores. Certinho. Essa é a sua principal vantagem.

     

    d) permite tempo de acesso uniforme para todos os computadores da rede local. Errado. O tempo é uniforme para todos os computadores na topologia em Anel;

     

    e) tem um custo de cabeamento menor, se comparada com a topologia em Barramento. Errado. Barramento tem um custo menor.

  • rsrsrsrs Jamais marcaria a C, pois se tivermos um concentrador saturado, a adição de mais estações de trabalho não é tão simples assim....

    Em contrapartida, ao meu ver, o tempo de acesso é uniforme, desde que respeitsadas as distâncias máximas preconizadas pelo cabeamento...

    Alguém possui uma fonte mais consistente para justificar a letra C???

     

  • A topologia Estrela traz uma série de vantagens, com por exemplo a facilidade para implementação e expansão da rede, custo relativamente baixo, além da (praticamente) eliminação dos problemas de colisão de dados, quando usamos Switches como dispositivos concentradores.

    http://www.bosontreinamentos.com.br/redes-computadores/topologias-de-redes-curso-de-redes-de-computadores/

  • Em topologia em estrela, todas as estações estão conectadas a um dispositivo concentrador, um switch, por exemplo. Todos os usuários comunicam-se com um nodo central que tem o controle supervisor do sistema, conhecido como host, e através deste, os usuários podem comunicar-se entre si e com os processadores remotos ou terminais.


ID
801505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com referência a infraestruturas e tecnologias de redes locais e
remotas, julgue os itens a seguir.

As topologias de rede em malha e em estrela usam comunicação ponto a ponto; todavia, diferentemente de uma topologia em malha, a topologia em estrela não permite tráfego direto entre os dispositivos.

Alternativas
Comentários
  • correto- peer-to-peer significa q cada node mantém o tráfico é ponto a ponto, sempre enviando packets para o próximo node. Em mesh (ou full mesh), até dá p/ admitir q seja peer-to-peer porque a informação passa pelos nodes intermediários antes de chegar no final. Estrela (star topology) pode ser considerado peer-to-peer porque há o central hub q envia dados para o node final,o que tb pode ser interpretado como ponto a ponto: tráfico vai do node inicial para o central, daí p/ host final.
  • Na topologia em Estrela, hubs e switches são usados para intercomunicar as máquinas.

    Já na topologia em Malha, os pcs são ligados direto uns aos outros.

    abrasss
  • Creio que assim fica mais fácil para entender:
  • Na frase "... a topologia em estrela não permite tráfego direto entre os dispositivos" quer dizer que os pacotes tem que passar primeiro por um equipamento central.
  • A unica que não é ponto a ponto é a de barramento creio eu.

  • GABARITO: C

    Topologia física em Estrela: É caracterizada por conexões ponto-a-ponto em torno de um nó central o qual direcionará as mensagens. Necessita de controle de acesso ao meio, seja centralizado ou descentralizado. O nó central funcionará como um comutador de mensagens. Possui uma capacidade de gerência na rede, situação em que você pode, por exemplo, configurar limitador de velocidade por conexão.

  • Que dispositivo ele se refere? Host-to-Host? host-to-switch...não está claro..a questao tem q ser especifica. Pessima redação.

  • O hub/switch são todos dispositivos intermediários, com isso, a comunicação não ocorre diretamente entre os dispositivos, primeiro tem que passar por eles.

  • CERTO

    Tem de passar pelo HUB ou SWITCH, em ambos os casos dependem do nó concentrador da rede.

  • Correto:

    BARRAMENTO -> CONEXÃO DE REDE MULTIPONTO

    ANEL, ESTRELA, MESH E FULL MESH -> CONEXÃO DE REDE PONTO A PONTO

  • Podem se comunicar com outros Clientes que estão em redes diferentes.

  • Na topologia em estrela, cada nó é interligado a um nó central (mestre), através do qual todas as mensagens devem passar. Este nó age, assim, como centro de controle da rede, interligando os demais nós (escravos). Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, desde que as estações envolvidas sejam diferentes.

  • Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, desde que as estações envolvidas sejam diferentes.

  • Em topologia em estrela, todas as estações estão conectadas a um dispositivo concentrador, um switch, por exemplo. Todos os usuários comunicam-se com um node central que tem o controle supervisor do sistema, conhecido como host, e através deste, os usuários comunicam-se entre si e com os processadores remotos ou terminais. A topologia em estrela é a melhor escolha se o padrão da rede for de um conjunto de estações secundárias que se comunicam como o nodo central.

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de topologia de Redes de Computadores.

    Gabarito: CERTA.

    Professor, o que é Topologia MALHA (Mesh)?

    R. é uma das principais arquiteturas de rede em que os dispositivos são conectados com muitas interconexões redundantes entre nós de rede, como roteadores e switches;

    R. se qualquer cabo ou nó falha, existem muitas outras maneiras para dois nós se comunicarem;

    R. cada estação de trabalho possui uma conexão ponto a ponto direta e dedicada entre as demais estações da rede, de modo que não exista uma hierarquia entre elas.

    Professor, o que é Topologia ESTRELA (Star)?

    R. A Rede é organizada de forma que os nós sejam conectados a um hub central, que atua como um servidor. O hub gerencia a transmissão de dados pela rede. Ou seja, qualquer dado enviado pela rede viaja pelo hub central antes de terminar em seu destino;

    R. as estações são ligadas através de uma conexão ponto-a-ponto dedicada a um nó central controlador, pelo qual passam todas as mensagens, não admitindo tráfego direto entre os dispositivos.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
811018
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise a sequência de passos a seguir:
  •  •Um nó remetente envia sua mensagem no meio;
  •  •Este sinal é recebido por todos os nós;.
  •  •Somente o nó com o endereço destinatário lê a mensagem, os demais a ignoram;
  •  •Uma mensagem por vez circula no meio; assim, todos esperam que o canal fique livre para efetuar uma
  • transmissão.

Assinale a alternativa CORRETA que representa o mecanismo descrito na sequência apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Roteamento por broadcast

    O envio de um pacote a todos os destinos simultaneamente é chamado broadcasting (difusão). Foram propostos vários métodos para implementar esse recurso. Um método de broadcasting  que não exige recursos especiais da rede permite à origem simplesmente enviar um pacote específico a cada destino. O método não só desperdiça largura de banda mas também exige que a origem tenha uma lista completa de todos os destinos. Esse método não é desejável na prática, embora se aplique de forma generalizada.

     

    Letra B

     

    Redes de computadores 5ed - Tanenbaum


ID
814678
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São três topologias de redes, apenas:

Alternativas
Comentários
  • A topologia da rede pode ser estudada por meio de oito topologias básicas:

    - Ponto a ponto
    - Barramento
    - Anel
    - Estrela
    - Malha
    - Árvore
    - Híbrida
    - Daisy Chain


ID
814684
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre a topologia anel, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_em_anel

  • Na topologia em anel, as estações de trabalho formam um laço fechado (todos os computadores são ligados um ao outro diretamente–ligação ponto a ponto), ou seja, um ANEL, dessa forma o computador que possui o token efetua a comunicação no meio e ao finalizar sua comunicação ele repassa o token para o computador adjacente que efetua sua comunicação, e por aí vai.

     

    Existe um token, responsável por identificar quem está usando o anel de comunicação no momento, contudo não se trata se um computador central.

     

    O token é um pacote que fica circulando no anel, pegando dados das máquinas e distribuindo para o destino.

     

    Somente um dado pode ser transmitido por vez neste pacote.

     

    Pelo fato de cada computador ter igual acesso a uma ficha (token), nenhum computador pode monopolizar a rede.


ID
815326
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O RADIUS (Remote Authentication Dial In User Service) é utilizado por operadoras que fornecem serviços de Internet WiFi em aeroportos, por exemplo. Sobre o RADIUS, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolos_AAA

  • O servidor RADIUS possui três funções básicas: 

    Autenticação: verifica a identidade digital do usuário de um sistema banda larga; 

    Autorização: garante que um usuário autenticado somente tenha acesso aos recursos autorizados e, por fim; 

    Accounting refere-se à coleta de informações sobre o uso dos recursos de um sistema pelos seus usuários. É gerado através de bilhetes de todos os usuários distribuídos na rede do operador de banda larga. Esta informação pode ser utilizada para gerenciamento, planejamento, cobrança e etc. 

  • e-

    RADIUS is an AAA (authentication, authorization, and accounting) protocol that manages network access. RADIUS uses two types of packets to manage the full AAA process: Access-Request, which manages authentication and authorization; and Accounting-Request, which manages accounting.

    https://en.wikipedia.org/wiki/RADIUS


ID
815659
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta referente às topologias de rede barramento e anel.

Alternativas

ID
829705
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Diferentes das topologias físicas de redes de computadores, as topologias lógicas estão relacionadas às(aos)

Alternativas
Comentários
  • Encontrei essa fonte que cita isso...

     

    Pode haver diferenças entre a topologia física e lógica de uma rede, essa última ditada pela operação do protocolo (ou protocolos) que determinam a operação da tecnologia de enlace.

     

    Fonte: JAVA EM REDE - DANIEL GOUVEIA COSTA


ID
835945
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No tocante às redes, é uma DESVANTAGEM da topologia em barramento:

Alternativas
Comentários
  • a) Correto. O tráfego pesado ocasiona lentidão em toda a rede.
    b) Errado. A falha no CABO pode acasionar falha de toda rede. Se cair um nó a rede será segmentada.
    c) Errado. Barramento não tem ponto central.
    d) Errado. Confiabilidade não tem relação direta com o tamanho de uma rede.
    e) Errado. Um  cabo coaxial com resistência de 50ohms pode chegar a velocidades de 10Mbps mesma velocidade do par trançado 10BaseT.
  • Confiabilidade tem sim relacao com o tamanho de uma rede em topologia em barramento.
    Quanto mais longo o barramento, maior a probabilidade de ocorrerem colisoes no sinal.
    Alem disso, quanto maior mais longo o barramento pior a qualidade do sinal de trasmissao.
    Por outro lado, a largura de banda nao tem nada a ver com a topologia da rede!
    A resposta correta deveria ser letra d)
  • Concordo com você layane, a confiabilidade e o desempenho esta diretamente relacionado com o aumento do comprimento da rede.
  • Topologia Barramento

    Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

    •  
    • Vantagens:
      • Uso de cabo é econômico;
      • Mídia é barata e fácil de trabalhar e instalar;
      • Simples e relativamente confiável;
      • Se um computador falhar, ele não afeta os outros computadores;
      • Fácil expansão.
    •  
    • Desvantagens:
      • Rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado;
      • Problemas são difíceis de isolar;
      • Falha no cabo paralisa a rede inteira.