Gabarito D
Um switch (ou comutador) é um equipamento activo que funciona normalmente na camada 2 do modelo OSI (Data Link) e tem como principal funcionalidade a interligação de equipamentos (estações de trabalho, servidores, etc) de uma rede uma vez que possui várias portas RJ45 (ou ISO 8877) fêmea.
Numa primeira fase (antes do switch saber quem tem ligado a ele), quando um switch recebe informação numa determinada porta, transmite esse mesma informação por todas as outras portas, excepto por aquela que recebeu essa informação (flood). No entanto, ao contrário dos Hubs, os switchs registam o endereço MAC dos dispositivos que estão ligados a cada porta do equipamento. Sempre que um equipamento envia uma frame (trama), o switch analisa o endereço MAC de destino e comuta a frame para a porta onde se encontra a máquina de destino. Desta forma, numa rede Ethernet, o switch não necessita de propagar a informação por todas as portas, sendo esta directamente enviada (com base na informação da tabela MAC do switch) para a máquina de destino. O processamento das frames nos switchs é realizado com base no hardware através de chips especiais denominados de ASIC.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
A. ERRADA. A tradução de endereços IP, geralmente privado <----> público, é feita pelo NAT.
B. ERRADA. A resolução de endereços físicos (MAC) para lógicos (IPs) é responsabilidade do protocolo RARP.
C. ERRADA. A assertiva não faz sentido. Não existem endereços TCP.
D. GABARITO. O switch atua na camada 2 do modelo OSI, chamada de enlace. O endereço físico (MAC) pertence a essa camada.
E. ERRADA. O roteador é o equipamento que tem uma interface para a rede local (LAN) e outra para a rede ampla (WAN).