SóProvas


ID
1234264
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão documental pressupõe uma intervenção no ciclo de vida dos documentos, compreendendo atividades inerentes às idades corrente e intermediária de arquivamento. A principal característica dos arquivos correntes é

Alternativas
Comentários
  • Sei que a assertiva A não colocada em primeiro de forma qualquer. O examinador tentou pegar o candidato. 


    Acesso aos documentos

      • arquivos correntes – acesso restrito ao órgão produtor (gerador). Quem responde pelos documentos são os setores de origem.

      • arquivos intermediários – acesso ao documento pelo público apenas quando a sua fonte geradora autorizar. Os documentos ainda pertencem ao setor de origem. A função destes arquivos é apenas a de guardar o documento para o referido setor.

      • arquivo permanente – acesso liberado ao público (não há restrições). Os documentos passam a fazer parte do acervo dos arquivos permanentes, não pertencendo mais ao setor de origem do mesmo, devido ao seu valor secundário (ver também esquema mnemônico no 4)


    Gabarito E.  Fonte: Renato Valentini

  • Gabarito: E

    Arquivos correntes: São aqueles que guardam os documentos mais novos e mais utilizados na instituição.

    Marilena Paes Leite.

  • a)   O acesso público aos documentos ocorre nos arquivos permanentes. Para as outras fases, necessita-se de autorização do produtor.

    b)   A consulta eventual ocorre nos arquivos intermediários, já a consulta frequente ocorre nos arquivos correntes.

    c)   Há documentos que podem ser eliminados diretamente dos arquivos correntes, mas não são os arquivos correntes que fazem essa eliminação. Além do mais, está longe de ser a característica principal dos arquivos correntes.

    d)   Os documentos correntes acabaram de ser produzidos para suprir as necessidades da instituição, então eles estão em plena vigência, como afirma a última alternativa.


    Complementando: alta frequência de uso, grande volume de documentos, possibilidade dos documentos já nascerem com o valor primário voltado somente para os arquivos correntes, possibilidade de transferência para os arquivos intermediários ou recolhimento para os arquivos permanentes, o responsável é o produtor, os documentos devem receber protocolo, pode ser pensado como o próprio setor de trabalho (...)

    Gabarito: E


  • vamos analisar?

    a) O acesso público aos documentos ocorre nos arquivos permanentes. Para as outras fases, necessitase de autorização do produtor.

    b) A consulta eventual ocorre nos arquivos intermediários, já a consulta frequente ocorre nos arquivos correntes.

    c) Há documentos que podem ser eliminados diretamente dos arquivos correntes, mas não são os arquivos correntes que fazem essa eliminação. Além do mais, está longe de ser a característica principal dos arquivos correntes.

    d) Os documentos correntes acabaram de ser produzidos para suprir as necessidades da instituição, então eles estão em plena vigência, como afirma a última alternativa. e) Mais algumas características dos arquivos correntes para você ficar esperto(a): alta frequência de uso, grande volume de documentos, possibilidade dos documentos já nascerem com o valor primário voltado somente para os arquivos correntes, possibilidade de transferência para os arquivos intermediários ou recolhimento para os arquivos permanentes, o responsável é o produtor, os documentos devem receber protocolo, pode ser pensado como o próprio setor de trabalho (...)

    Resposta: E