SóProvas


ID
1234342
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A doença transmitida pela mordida do carrapato que pode atingir mateiros, lenhadores, carvoeiros, vaqueiros, fazendeiros etc. Possui início súbito, com febre, cefaléia, calafrios e congestão das conjuntivas. No terceiro dia, pode surgir nas extremidades exantema maculopapular que rapidamente atinge as palmas da mãos, plantas dos pés e quase toda a pele do corpo. Petéquias e hemorragias são comuns e apresenta alto índice de mortalidade. O cão, o gambá e o cavalo são os principais contribuintes para a manutenção do ciclo da doença.

Alternativas
Comentários
  •  

    Febre maculosa brasileira é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Amblyomma cajennenseinfectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois cavalos, etc.), cães, aves domésticas, roedores e, especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.

     

    Transmissão

    Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho são vetores mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos.

    Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

     

    Distribuição

    No Brasil, há casos de febre maculosa nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, mas não é impossível que ocorram em outros lugares.

     

    Vacina

    Não existe vacina contra a febre maculosa brasileira.

    Sintomas

    Quando a bactéria cai na circulação causa vasculite, isto é, lesa a camada interna dos vasos (endotélio). Os primeiros sintomas aparecem de dois a quatorze dias depois da picada. Na imensa maioria dos casos, sete dias depois.

    A doença começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, que crescem e tornam-se salientes, constituindo as maculopápulas.

    Essas lesões podem apresentar o componente petequial (petéquia é uma pintinha hemorrágica parecida com uma picada de pulga) e, às vezes, ocorrem pequenas hemorragias subcutâneas no local das maculopápulas petequiais.

    A erupção cutânea é generalizada e manifesta-se também na palma das mãos e na planta dos pés, o que em geral não acontece nas outras doenças exantemáticas (sarampo, rubéola, dengue hemorrágico, por exemplo)

     

     

     

  • clamídia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Afeta os órgãos genitaismasculinos ou femininos. Assim como os Vírus e as rickettsias, a clamídia é um parasita intracelular obrigatório. Pode produzir esporos, o que torna sua disseminação mais fácil. Na verdade, existem apenas tres tipos de Chlamydia. São elas: Chlamydia trachomatis ,Chlamydia pscittaci e Chlamydia pneumoniae. E todas elas causam doenças aos seres humanos. A espécie Trachomatis causa cegueira e DSTs. A espécie Pneumoniae causa doenças respiratórias semelhante a pneumonia causada por Micoplasmas. A espécie Psitaci causa ornitose (doença respiratória nos pulmões)e é transmitida pelas aves. 1

    enfermidade causa dor durante a micção e pode ter como conseqüência a infertilidade.


    ornitose é uma doença infecciosa cujo agente causador (a Miyagawanella ornithosis) é transmitido por pombos e galinhas, em particular em meios urbanos. A enfermidade, aguda e grave, tem um quadro e evolução semelhantes aos da psitacose, embora um pouco mais leves.


    Carbúnculo ou antraz1 - é uma doença infecciosa aguda provocada pela bactériaBacillus anthracis e a sua forma mais virulenta é altamente letal. É uma zoonose, pois o carbúnculo é uma doença comum dos animais herbívoros selvagens e domésticos, que pode afetar os seres humanos que sejam expostos a animais, carne, lã ou couro infectados.2