SóProvas


ID
1235323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), espécie exótica é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural e espécie exótica invasora é aquela que, além de estar fora da sua área de distribuição natural, ainda ameaça ecossistemas, hábitats ou outras espécies. Estas espécies, devido às suas vantagens competitivas e favorecidas pela ausência de inimigos naturais, podem proliferar e invadir ecossistemas, sejam eles naturais ou antropizados. Espécies exóticas invasoras representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente, pois causam enormes prejuízos à economia, à biodiversidade, aos ecossistemas naturais e à saúde humana, sendo consideradas a segunda maior causa de perda de biodiversidade, logo após a degradação e a fragmentação de hábitats.

Internet: < http:www.mma.gov.br > (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

A fragmentação de uma área preservada de dez hectares em duas áreas de cinco hectares, igualmente preservadas, pode acarretar perda de biodiversidade nessa região.

Alternativas
Comentários
  • As comunidades ecológicas tem sido impactadas por diversas atividades antrópicas, como a agricultura e a urbanização, que podem provocar a fragmentação de áreas naturais. A fragmentação de ambientes naturais é uma séria ameaça à biodiversidade, já que leva à perda de hábitat e à ruptura em sua continuidade, podendo causar extinções locais, alterações na abundância e comportamento dos indivíduos, mudanças na estrutura genética das populações e ruptura de interações interespecíficas, como os mutualismos.  http://www.bv.fapesp.br/pt/bolsas/114388/fragmentacao-de-habitats-na-mata-atlantica-e-a-persistencia-de-redes-de-interacao-entre-plantas-e-fr/

  • Aumenta o efeito de borda

  • A fragmentação de uma área pode acarretar na perda da biodiversidade da região.

    Por exemplo:

     

    Esses eventos sucessivos podem provocar o desaparecimento de uma espécie:

    - Pode criar uma barreira --> Perda do Fluxo gênico -->Redução das populações (duas pequenas) --> Deriva genética das duas populações (de cada lado) ou Depressão endogâmica -->desaparecimento de espécies-->Perda da biodiversidade.

     

    Bons Estudos

  • Aplica-se a teoria da biogeografia de ilhas, ou seja, fragmentos maiores incorrem em maior biodiversidade, fragmentos menos em menor biodiversidade, os fragmentos comportam-se como ilhas.