SóProvas


ID
123586
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A legislação vigente sobre as sociedades anônimas estabelece o que deve ser computado na determinação do resultado do exercício. Diz a lei que devem ser incluídas as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda, bem como os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Ao analisar essa determinação, pode-se dizer que, com ela, a lei está consagrando o princípio contábil

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFC 750/93O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIAArt. 9° As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem,sempre simultaneamente quando se correlacionarem,independentemente de recebimento ou pagamento.
  • Só a título de lembrete: os Princípios de Contabilidade foram revisados pela Res. CFC 1282/2010.

    Existem alterações importantes. (Ex.: Revogação do Princípio da Atualização Monetária)
  • "O princípio da competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos, mas, sim, com o reconhecimento das receitas ganhas e das despesas incorridas no período. Uma receita ganha independentemente da empresa tê-la recebido"
    EUGENIO MONTOTO em Contabilidade Geral (Série Esquematizado).
  • Gabarito E

    Segundo o princípio da Competência, o reconhecimento das alterações patrimoniais devem ser feitas imediatamente, independentemente de recebimento ou pagamento.

  • Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBC TSP) – Estrutura Conceitual revogou, no dia 04/10/2016, a Resolução 750/93, que trata dos princípios de contabilidade.

    2B.    Ficam revogados, a partir de 1º de janeiro de 2017:

    (a)    a Resolução CFC n.º 750/1993, publicada no D.O.U., Seção 1, de 31.12.1993;

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-75093-revogada-fim-dos-principios-de-contabilidade/