SóProvas


ID
1235860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à história colonial brasileira, julgue os itens que se seguem.

A descoberta do ouro nos sertões mineiros foi recebida pela Coroa portuguesa com grande apreensão. Não havia um projeto de colonização definido a priori. A tarefa de controlar a multidão de aventureiros que se dirigiria àqueles sertões parecia algo grande demais para os poucos recursos lusos. Por fim, existia a possibilidade da descoberta daquela riqueza despertar a cobiça das demais nações europeias.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

  • Não percebi erro então marquei certo.

  • Correto, Senhores, não havia realmente um projeto colonizador para areas tão recuadas no interior da colônia portuguesa, sem esquecer que a exploração desse gênero era pouco comum, todavia, a corrida pelo ouro após as descobertas pelos bandeirantes apavoraram os português que chegaram ao ponto de tomar decições lá em portugal para evitar verdadeiros vazios demográficos.

  • certo

    A descoberta do ouro nos sertões mineiros foi recebida pela Coroa portuguesa com grande apreensão. Não havia um projeto de colonização definido a priori. A tarefa de controlar a multidão de aventureiros que se dirigiria àqueles sertões parecia algo grande demais para os poucos recursos lusos. Por fim, existia a possibilidade da descoberta daquela riqueza despertar a cobiça das demais nações europeias.

    Os bandeirantes não tinham nenhuma ligação com a COROA PORTUGESA.

  • Portugal sempre temeu a presença de outras nações na América portuguesa.

  • Questão correta! minha contribuição:

    O ouro foi encontrado por volta do ano de 1693, quando os paulistas, ou como são conhecidos, bandeirantes, encontraram fartura de minérios nas Minas Gerais. Este fator foi responsável por gerar uma forte demanda migratória para a região. Deste modo, via-se diversos senhores de engenho abandonando suas plantações, para tentar novos meios de subsistência nas minas de ouro recém descobertas.