SóProvas


ID
1236496
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 9 a 15 referem-se ao texto
seguinte.


                Secretária

        Procuro um documento de que preciso com urgência. Não o encontro, mas me demoro a decifrar minha própria letra, nas notas de um caderno esquecido que os misteriosos movimentos da papelada pelas minhas gavetas fizeram vir à tona. Isso é o que dá encanto ao costume da gente ter tudo desarrumado. Tenho uma secretária que é um gênio nesse sentido. Perdeu, outro dia, cinquenta páginas de uma tradução que tanto me custou.
        Tem um extraordinário senso divinatório: rasga apenas o que é estritamente necessário guardar, mas conserva com rigoroso carinho o recibo da segunda prestação de um aparelho de rádio que comprei em S. Paulo em 1941. Isso fornece algumas emoções líricas inesperadas: quem não se comove de repente quando está procurando um aviso de banco e encontra uma conta de hotel de Teresina de quatro anos atrás, com a discriminação das despesas extraordinárias, inclusive uma garrafa de água mineral? Caio em estado de pureza e humildade: tomar uma água mineral em Teresina, num quarto de hotel, quatro anos atrás...
        Há também papéis de visão amarga, que eu deveria ter rasgado dez anos atrás; mas a mão caprichosa de minha jovem secretária, que os preservou carinhosamente, não será a própria mão da consciência a me apontar esse remorso velho, a me dizer que devo lembrar o quanto posso ser inconsciente e egoísta? Seria melhor talvez esquecer isso; e tento me defender diante desses papéis velhos que me acusam do fundo do passado. Não, eu não fui mau; andava tonto; e pelo menos fui sincero...
        Meus arquivos, na sua desordem, não revelam apenas a imaginação desordenada e o capricho estranho da minha secretária. Revelam a desarrumação mais profunda que não é de meus papéis, é da minha vida


(Adaptado de Rubem Braga, O homem rouco)

Atente para as seguintes afirmações:
I. No primeiro parágrafo, as expressões com urgência e mas me demoro sugerem, em aparente contradição, que a importância do que se busca pode rela-tivizar-se na importância do que se encontra.
II. No segundo parágrafo, a expressão algumas emoções líricas inesperadas exemplifica-se e concretiza-se, no episódio em que o autor se defronta com uma conta de hotel que o transporta para outro tempo e outro espaço.
III. No quarto parágrafo, o autor revela o quanto há de disparidade entre o método de arrumação seguido por sua secretária e a vida metódica que ele gostaria de levar.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - errado : quando ele se refere aos países latinos, ele está querendo dizer que lá "existem tabus machistas". No texto, ele não fala que nos países latinos "uma gracinha ou certos gestos masculinos" são considerados assédio sexual, apenas nos EUA é que isso acontece.

    II - correta:  Acredito que a resposta esteja no trecho: "E que muitas vezes ele está estuprando quem pensava estar convencionalmente conquistando". O homem acredita que está seduzindo, conquistando e ignora o fato que às vezes a mulher não quer algo. 

    III- errada : Entendo que no texto o autor não diz em nenhum momento que a luta das mulheres é ineficaz. 

  • Se nessa questão houvesse o item 'Apenas o item II' eu o teria marcado, pois não interpretei que o que ele encontrava era importante, mas apenas que trazia algumas lembranças aleatórias do passado.

  •  

    Fundamento do Item I:

    Ele estava procurando um documento importante, achou umas notas esquecidas e parou de procurar o documento importante para se demorar em decifrar essas notas. Conclusão, a importância das notas que ele encotnrou relativizou (pra menos) a importância do que ele procurava.

  • III está errada porque o autor do texto não mencionou querer uma vida metódica, apenas comparou a organização da secretaria com a vida do autor.