SóProvas


ID
123688
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A definição, pelo auditor externo, da extensão dos testes a serem aplicados em seus procedimentos de auditoria são fundamentados:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o gabarito comentado do site  ponto dos concursos, o gabarito é letra E.

    Segue comentário do site:

    "Gabarito Preliminar: E


    Comentários:

    Veja que essa questão guarda relação com a anterior. A definição da extensão dos testes de auditoria depende da análise do risco e da probabilidade de ocorrência de erros e/ou fraudes, ou seja, da confiança apresentada pelos controles internos da empresa.

    Portanto, o gabarito preliminar está correto."

  • De acordo com o último gabarito que baixei do site da ESAF, a resposta dessa questão é letra E.

    Favor corrigir!

  • Ok, pessoal!

    Gabarito corrigido para letra "E".

    Bons estudos!

  • Temos, no caso, Riscos de Detecção, Riscos de Controle e Riscos Inerentes.

    Quanto maior forem os riscos de controle e os inerentes, menor terá de ser o risco de detecção para manter os riscos em níveis aceitáveis. Ou seja, o auditor deverá se precaver realizando mais testes e ampliar sua cautela nos trabalhos.
  • achei essa questão um pouco confusa, pois na letra c diz que a definição, pelo auditor externo, da extensão dos testes a serem aplicados em seus procedimentos de auditoria são fundamentados nos conhecimentos e nas experiências dos auditores que farão os trabalhos.

    E isso pra mim também é verdade, pois a extensão pode mudar no decorrer dos trabalhos. O que acham ?

  • A NBC TA 315, que trata da identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, estabelece que “o entendimento do controle interno auxilia o auditor na identificação de tipos de distorções potenciais e fatores que afetem os riscos de distorção relevante, e no planejamento da natureza, época e extensão de procedimentos adicionais de auditoria.”

    A alternativa A está errada, pois quanto mais confiável for o controle interno da empresa, menor será a extensão dos testes aplicados pelo auditor. Dessa forma, os controles internos têm influência na definição da extensão dos testes de auditoria.

    A carta da administração, atualmente chamada de representação formal, não influencia na definição, pelo auditor, da extensão da aplicação de seus testes. Portanto, a opção B também é incorreta.

    Em relação às alternativas C e D, os auditores utilizarão também sua experiência e conhecimento para interpretar os resultados obtidos na avaliação do risco, além da confiança apresentada pelo controle interno da empresa. Entretanto, a extensão dos testes a serem aplicados em seus procedimentos de auditoria será fundamentada a partir dos resultados dessa análise de risco, e não da experiência e do conhecimento prévio do auditor.

    Gabarito: E


    Prof. Claudenir Brito