Segundo o gabarito comentado do site ponto dos concursos, o gabarito é letra E.
Segue comentário do site:
"Gabarito Preliminar: E
Comentários:
Veja que essa questão guarda relação com a anterior. A definição da extensão dos testes de auditoria depende da análise do risco e da probabilidade de ocorrência de erros e/ou fraudes, ou seja, da confiança apresentada pelos controles internos da empresa.
Portanto, o gabarito preliminar está correto."
A NBC TA 315, que trata da identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, estabelece que “o entendimento do controle interno auxilia o auditor na identificação de tipos de distorções potenciais e fatores que afetem os riscos de distorção relevante, e no planejamento da natureza, época e extensão de procedimentos adicionais de auditoria.”
A alternativa A está errada, pois quanto mais confiável for o controle interno da empresa, menor será a extensão dos testes aplicados pelo auditor. Dessa forma, os controles internos têm influência na definição da extensão dos testes de auditoria.
A carta da administração, atualmente chamada de representação formal, não influencia na definição, pelo auditor, da extensão da aplicação de seus testes. Portanto, a opção B também é incorreta.
Em relação às alternativas C e D, os auditores utilizarão também sua experiência e conhecimento para interpretar os resultados obtidos na avaliação do risco, além da confiança apresentada pelo controle interno da empresa. Entretanto, a extensão dos testes a serem aplicados em seus procedimentos de auditoria será fundamentada a partir dos resultados dessa análise de risco, e não da experiência e do conhecimento prévio do auditor.
Gabarito: E
Prof. Claudenir Brito