SóProvas


ID
1236889
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia aberta aplicou suas disponibilidades de caixa em ativos financeiros, adquirindo, em 31/10/2012, 6 títulos no valor de R$ 2.000,00 cada. Na data de aquisição, a companhia os classificou do seguinte modo: 4 títulos como ativo financeiro “mantido para negociação imediata” e 2 títulos como ativo financeiro “mantido até o vencimento”. A taxa de juros contratual de todos os títulos era de 1% ao mês e o valor justo de cada título 30 dias após a sua aquisição era de R$ 2.040,00. Com base nestas informações, em 30/11/2012, a companhia reconheceu.

Alternativas
Comentários
  • Mantidos para negociação imediata calcula pelo valor justo. 4 x 2.040 = 8.160
    Mantido até o vencimento calcula pela taxa de juros contratual. 2 x 2.000 x 1% = 4. 040
    Na Demonstração de Resultados, receita financeira no valor 160 + 40 = 200
    Gab. A

  • INSTRUMENTO FINANCEIROS = Outras nomenclaturas

    =>Mensuração ao custo amortizado (Mantido Até o Vencimento)

    Tanto na DRE quanto no BP o valo do investimento é reconhecido pelo valor de custo e atualizado pelos juros contratuais. Não levam em consideração o Valor Justo.

    =>Mensuração ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes (Venda Futura)

    Esse leva em consideração o Valor Justo. No BP é registrado por esse valor(justo), mas na DRE vai somente o valor dos juros contratuais. Sendo que a diferença entre o Valor Justo e o Valor Contábil desse investimento será registrada na conta Ajuste de Avaliação Patrimonial ( Passi.) do BP com Saldo credor ou devedor a depender se a diferença foi positiva ou negativa.

    =>Mensuração ao valor justo por meio do resultado ( Negociação Imediata)

    Já esse a diferença entre o VJ e o Valor Contábil será registrada na DRE Com saldo credor ou devedor tbm a depender da diferença positiva ou negativa do vj e vc. Sendo no BP registrado por seu Valor Justo