-
Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders -como os acionistas, segurados, corretores e beneficiários) e os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais atores tipicamente são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração. Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros credores, instituições reguladoras (como a CVM, o Banco Central, etc.) e a comunidade em geral.
Tem havido um renovado interesse no assunto de governança corporativa desde 2001, particularmente devido aos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom. Em 2002, o governo federal norte-americano aprovou a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confiança do público em geral na governança corporativa.
-
Gabarito: letra A
aos não assinantes
I. é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. (v)
II. são stakeholders: os acionistas, segurados, corretores e beneficiários. (v)
III. tem havido um renovado interesse no assunto desde 2001, particularmente devido aos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom, levando o governo federal norte-americano, em 2002, a aprovar a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confi ança do público em geral na governança corporativa. (v)
-
B) "GESTÃO DE RELACIONAMENTO POR STAKEHOLDER MAPA DE STAKEHOLDERS
A MAPFRE Brasil divide seus públicos prioritários para engajamento em dois níveis:
Estratégicos (colaboradores, clientes e segurados, corretores e parceiros de negócio, fornecedores, comunidade e sociedade);
Necessários (meio ambiente, governo, instituições reguladoras, acionistas e mídia)."