SóProvas


ID
1237843
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as seguintes substâncias orgânicas.

            Substância             Temperatura de Ebulição (ºC)
      metilciclo-­hexano                         101
            pentano                                   36
             octano                                  126
      2,3­dimetiloctano                          165
            heptano                                   98

Quando analisados por cromatografia em fase gasosa utili­zando fase estacionária apolar, o menor e o maior tempo de retenção deverão ser registrados, respectivamente, para

Alternativas
Comentários
  • Todos são apolares, portanto pode se observar pelo tamanho de cadeia (o que também está relacionado com a temperatura de ebulição, quanto mais alta, maior a cadeia)

    Letra a) pentano menor cadeia, passa mais rápido, e 2-3 dimetiloctano, maior cadeia, interage mais com a fase apolar.

  • Acredito que como é cromatografia gasosa o que vai determinar a velocidade de eluição é a volatilidade e a interação com a FE... como foi dado o PE, e quanto menor o PE mais volátil é, conclui-se que a primeira a sair é o pentano que tem menor PE, por último sai o 2-3 dimetiloctano por ter maior PE

  • Problema na questão. Fase estacionária apolar retem por maior tempo o composto mais apolar dentro os listados, logo, pentano deveria apresentar maior tempo de eluição e não menor como foi expresso no gabarito. 

  • O composto que apresenta um maior tempo de retenção quando a fase estacionária é apolar é o composto mais apolar. Para resolver essa questão é necessário ir além e pensar nas interações intermoleculares, e como os compostos apresentados são todos apolares, a força intermolecular atuante é a força de dispersão de London. Para saber qual composto apresenta interações mais fortes, verificamos os seus respectivos pontos de ebulição. Assim, o composto que tem o menor ponto de ebulição é aquele que interage mais fracamente, tanto entre suas próprias moléculas como com as moléculas apolares da coluna. Ora, se as moléculas interagem fracamente entre si, tratando-se das forças de dispersão de London, significa que a polarizabilidade é pequena, logo, a interação também será pequena com outras moléculas, neste caso, as da coluna. O contrário é válido para a molécula com maior ponto de ebulição, sendo esta a que apresenta o Maior tempo de retenção.