SóProvas



Questões de Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.


ID
559435
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O etanol é um álcool que vem sendo usado como combustível automotivo desde 1970. Uma das características que NÃO pode ser atribuída ao etanol é que

Alternativas
Comentários
  • CH3CH2OH + 3O2 : 2 CO2 + 3 H2O

ID
563455
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O nome mercaptano (do latim mercurius captans), que identifica genericamente os tioalcoóis ou tióis, vem da capacidade de esses compostos se ligarem fortemente com o mercúrio. O mercaptano é adicionado ao gás de cozinha, proporcionando aquele cheiro desagradável que indica quando há vazamento, já que os gases combustíveis propano e butano são inodoros. Em relação aos tioalcoóis, sabe-se que

Alternativas
Comentários
  • Um tioálcool deriva do álcool porque o oxigênio do grupo OH é substituído por um átomo de enxofre (S). Assim, os tioalcoóis apresentam um carbono saturado ligado diretamente ao grupo SH.

     

    As características principais dos tioalcoóis são:

    São menos densos que a água;

    Apresentam caráter ácido intenso;

    São muito pouco solúveis na água;

    São compostos de baixa polaridade;

    O estado físico predominante é o gasoso.

  • LETRA A


ID
567838
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A acetona é um líquido cuja diferença de temperatura entre os pontos de ebulição e de fusão é de 150 °C, a uma determinada pressão. Considere constante o coeficiente de dilatação volumétrica da acetona: 1,5 x 10–3 °C–1 . A razão entre a densidade da acetona líquida à temperatura de ebulição e a densidade da acetona líquida à temperatura de solidificação, nesse caso, é

Alternativas

ID
593977
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere os seguintes alcoóis:
I. 2-butanol
II. n-hexanol
III. n-propanol
IV. n-octanol
A ordem crescente de solubilidade em água dos alcoóis acima é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    O aumento da cadeira carbônica diminui a solubilidade em água.


ID
630271
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TERMOAÇU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A respeito do composto do 2-metil-2-butanol, considere as afirmativas a seguir.
I – Trata-se de um álcool terciário de ponto de ebulição menor que o 1-pentanol.
II – Sofre desidratação em presença de H2SO4 concentrado a quente, formando principalmente 2-metil-1-buteno.
III – Oxida-se quando tratado com KMnO4 em meio ácido, produzindo propanona e etanal.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • I. Correto

    Ambos os compostos tem a mesma fórmula molecular e a mesma massa. Sendo assim a diferença na temperatura de ebulição se dará pela presença ou não de ramificações. O composto com menos ramificações terá maior temperatura de ebulição, logo o pentano tem maior temperatura de ebulição que o 2-metil-2-butanol.

    II. Errado

    De fato, o 2-metil-2-butanol sofre desidratação por H2SO4 a quente, no entanto o produto principal formado é o 2-metil-2-buteno e não o 2-metil-1-buteno. 

    III. Errado

    A reação de oxidação de álcoois terciários simplesmente não ocorre


ID
701923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um dos principais derivados do petróleo é a gasolina, um combustível constituído essencialmente de hidrocarbonetos, sendo um deles o octano.
O octano

Alternativas
Comentários
  • Letra A: incorreta. O octano é um alcano e, por isso, todos os seus carbonos realizam apenas ligações simples, ou seja, apresentam hibridização sp3 .

    Letra B: incorreta. Hidrocarbonetos são apolares e insolúveis em água que é um solvente polar.

    Letra C: correta. A combustão de hidrocarbonetos gera gás carbônico e água na combustão completa.

    Letra D: incorreta. Apresenta apenas ligações simples.

    Letra E: incorreta. Hidrocarbonetos são compostos somente por carbono e hidrogênio.

    Professor Diego Souza

    Estratégia Concursos


ID
714943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Produtos de limpeza, como sabão, detergente, desentupidor de pia e alvejante, geralmente utilizados em residências, apresentam, na sua composição, compostos como hidróxido de sódio (NaOH) e hipoclorito de sódio (NaClO). A esse respeito, julgue os itens de 23 a 28 e faça o que se pede no item 29, que é do tipo D.

A parte hidrofílica de uma molécula de detergente é, geralmente, uma cadeia carbônica apolar capaz de interagir com a gordura; a região hidrofóbica, que pode ser um grupamento iônico, é capaz de interagir com a água, por ser polar.

Alternativas
Comentários
  • Os detergentes: são compostos orgânicos sintéticos que possuem longas cadeias de hidrocarbonetos. A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário. 

    A estrutura do sabão possui uma parte polar e outra apolar, como mostra a figura abaixo: 

                                           

    A extremidade apolar é hidrófoba e a polar é hidrófila, ou seja, a cadeia de hidrocarbonetos não tem afinidade pela água, mas o grupo polar sim, considerando que a água também é polar. 



ID
715765
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação às propriedades dos compostos orgânicas, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
774331
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O despejo de substâncias nocivas ao meio ambiente ocasiona diversos problemas, destacando-se a poluição dos recursos hídricos. Quando essa poluição é associada ao setor petroquímico, ocasionada pelos hidrocarbonetos de cadeia química mais simples — benzeno, tolueno e xilenos (BTX) —, sérios danos podem ser causados ao meio ambiente e à saúde coletiva. Considere as afirmações a seguir, relativas às propriedades químicas que esses compostos apresentam.
I - Os BTX são considerados óleos leves, apresentam ponto de ebulição de até 160 o C e podem ser removidos da água através de processos físico-químicos, como arraste de ar ou adsorção em carvão ativado.
II - Os BTX possuem elevada pressão de vapor a temperatura ambiente, são pouco solúveis em água por serem apolares ou apresentarem baixa polaridade, mas podem ser solúveis em alguns solventes orgânicos, como, por exemplo, metanol, etanol e triclorometano.
III - O tolueno e o xileno são derivados do benzeno, sendo também denominados metil-benzeno e dimetil-benzeno, respectivamente, podendo o xileno se apresentar na forma de 3 isômeros, que diferem entre si em relação ao seu ponto de fusão e à sua solubilidade.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
789613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os sais de ácidos carboxílicos obtidos a partir da reação de
saponificação dos óleos vegetais são utilizados como sabões.
Entretanto, em regiões cujas águas são ricas em metais
alcalinoterrosos (chamadas águas duras), principalmente Ca2+ eMg 2+
, os sabões perdem eficiência devido à baixa solubilidade dos
sais orgânicos desses metais, o que causa a precipitação.

Com base nessas informações e considerando as soluções ideais,
julgue os itens 148 e 149 e assinale a opção correta no item 150, que
é do tipo C.

No arraste de moléculas de gordura durante a lavagem com sabões, os grupamentos hidrofóbicos do sabão são responsáveis pela interação com as moléculas de gordura, enquanto o grupo carboxilato interage com a água.

Alternativas
Comentários
  • Os sabões e os detergentes são compostos de moléculas que contêm grandes grupos hidrocarbônicos, os grupos hidrofóbicos (que não tem afinidade pela água), e um ou mais grupos polares, os grupos hidrofílicos (que têm afinidade pela água). As partes não-polares de tais moléculas dissolvem-se em gorduras e óleos e as porções polares são solúveis em água. O processo de eliminação da sujeira depende da capacidade de limpeza dos sabões e detergentes, ou seja, depende da sua capacidade de formar emulsões com materiais solúveis nas gorduras. Na emulsão, as moléculas de sabão ou detergente envolvem a "sujeira" de modo a colocá-la em um envelope solúvel em água, a micela, e então as partículas sólidas de sujeira dispersam na emulsão.

    Item correto.



ID
794416
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ao entrar no ônibus para chegar à escola, um estudante sujou de graxa seu uniforme ao encostar-se na porta que tinha sido recém lubrificada. Na aula de Química, procurou saber como limpar aquela mancha. O professor respondeu com a seguinte informação: a graxa lubrificante é uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, cuja solubilidade diminui com o aumento da polaridade do solvente. Dispondo de acetona (CH3COCH3), álcool comum (CH3CH2OH) e hexano(C6H14), o aluno verificou que a solubilidade da graxa nessas substâncias crescia na seguinte ordem:

Alternativas

ID
795916
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre propriedades físicas dos alcanos, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, pois segundo a banca o gabarito seria o item C,
    equivocado, pois os alcanos são moléculas APOLARES E NÃO POLARES.
  • Os hidrocarbonetos, denominação que se estabelece para compostos que apresentam em sua estrutura apenas átomos de carbono e hidrogênio, “são todos os compostos químicos formados apenas por Carbonos e Hidrogênio. A partir dele é possível produzir uma grande variedade de produtos que utilizamos no dia-a-dia, como: Velas (parafina) Plásticos Borracha- Combustíveis (gasolina, diesel, etc) e muitos outros. As fontes de hidrocarbonetos são os chamados combustíveis fósseis, aqueles que levaram milhões de anos para se formar, como o petróleo, gás natural, carvão, etc. Os hidrocarbonetos podem ser oxidados com uma grande facilidade, liberando muita energia e calor, por isso são utilizados como combustíveis”1. Esses compostos podem apresentar-se em cadeias carbônicas abertas (alifáticas ou acíclicas) e fechadas (cíclicas). Quando acíclicas, podemos ter os alcanos, alcenos e alcinos.

    Os Alcanos são compostos que apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono da molécula. Com relação ao estado físico dos alcanos normais, pode-se dizer que os quatro primeiros itens da série são gases em temperatura ambiente. Os de cinco átomos de carbono até os de 16 átomos de carbono são líquidos. E dos de 17 átomos de carbono em diante são todos sólidos, conforme o quadro abaixo:

    C1 a C4.............gases

    C5 a C16...........líquidos

    C17 a Cn............sólidos

    Com relação ao ponto de fusão do composto, pode-se dizer que este aumenta na medida em que aumenta o tamanho da cadeia. Quanto ao ponto de ebulição, pode-se dizer que este também é diretamente proporcional ao tamanho da cadeia carbônica.

    É importante observar que a cadeia ramificada apresenta influência nas propriedades físicas dos alcanos. Assim, nos alcanos isômeros (de mesma fórmula molecular e, assim, mesmo número de átomos de carbono), aqueles de cadeia normal apresentam maior temperatura de ebulição do que os de cadeia ramificada, quando se considera o mesmo número de átomos de carbono (ex. pentano PE =36°C, 2-metil-butano PE =28°C).

    Com relação à solubilidade, importante propriedade física, os alcanos são substâncias praticamente apolares, ou seja, apresentam alta simetria, daí serem quase sempre insolúveis em água e também em outros solventes fortemente polares. Entretanto, eles são solúveis em solventes de natureza apolar, como o tetracloreto de carbono (CCl4), ou o sulfeto de carbono, CS2).

    Com relação à densidade, pode-se dizer que todos os alcanos são menos densos do que a água, ou seja, possuem densidade menor do que 1g/ml.

    Quanto à cor, os alcanos são todos incolores e, quanto ao cheiro e sabor, os alcanos gasosos e sólidos são inodoros e insípidos, já os líquidos apresentam cheiro característico (gasolina e querosene, por exemplo).

    Opção correta C.


  • realmente o item C está correto, haja vista que, a nível de ligação (polaridade das LIGAÇÕES INTERMOLECULARES) as moléculas dos alcanos possuem ligações covalentes polares.

    '''''''''''''''''''

    ex.: H3C--CH3 (como o Carbono é mais eletronegativo que o Hidrogênio, os vetores estarão voltado para o Carbono (vetores do H para o C)). Vetores não se anulando => polar /// vetores se anulando => apolar

    polaridade molecular ≠ polaridade das ligações


ID
800239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Por ser não inflamável, o policloreto de vinila (PVC), cujo monômero é o cloroeteno ou cloreto de vinila, é bastante empregado no isolamento e na proteção de cabos elétricos. Esse polímero é produzido a partir de uma série de reações químicas que têm o Cl2 e o etileno (eteno) como matérias-primas. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.


O cloreto de vinila possui ponto de ebulição e solubilidade em água maiores que os do eteno.

Alternativas
Comentários
  • Eteno
    ponto e ebulição = −103,7 °C (169,5 K)
    Solubilidade = 3,5 mg/100 ml (17 °C)

    Cloreto de vinila
    ponto de ebulição = -13 °C (259 K)
    Solubilidade = Insolúvel

     

  • Cloroeteno/cloroetileno(C2H5Cl):


    Solubilidade: é uma substância polar e portanto, solúvel, pois a àgua é polar também. ( diferentemente do eteno C2H4 que é apolar e insolúvel)


    Ponto de ebulição: é maior que do eteno pois possui ligações dipolo dipolo que são mais fortes que as do eteno (dipolo intantaneo-dipolo induzido).


ID
835150
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 3, analise o texto e as afrmativas a seguir.


Os mosquitos são um incômodo comum no verão e eventualmente transmitem doenças como a dengue. É um fato bastante conhecido que somente as fêmeas de mosquitos consomem sangue, necessário à produção de seus ovos. Um fato menos conhecido do público é o mecanismo pelo qual as “mosquitas” localizam seus alvos. Basicamente, elas fazem uso da visão, de sensores de calor e de sensores químicos olfativos. Esses sensores químicos detectam, entre outros compostos, dióxido de carbono, nonanal e 1-octen-3-ol, todos eles presentes no ar que expiramos ou no suor.


A respeito desses compostos, são feitas as seguintes afrmativas:


I. Todos são compostos de carbono, e por esse motivo são considerados compostos orgânicos.


II. O nonanal e o 1-octen-3-ol são substâncias compos- O nonanal e o 1-octen-3-ol são substâncias compos- tas; o dióxido de carbono é uma substância simples, sendo, por isso, o mais volátil dos três.


III. O composto orgânico mais solúvel em água é o 1-octen-3-ol, mas não se pode garantir que seja o mais volátil.


IV. O nonanal e o 1-octen-3-ol podem ser oxidados em reações de combustão; o dióxido de carbono, não.


Estão corretas apenas as afrmativas

Alternativas

ID
865561
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O etino (C2H2), conhecido como acetileno, é bastante usado em solda de metais. Quando obtido na indústria, pode apresentar impurezas como o sulfeto de hidrogênio (H2S), molécula de geometria angular. Se o gás acetileno contiver essa impureza, pode ser purificado fazendo-o passar através de

Alternativas

ID
873835
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Alcanos constituem uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, com algumas propriedades físicas variando de homólogo para homólogo (dois homólogos diferem mutuamente de CH 2). Duas dessas propriedades físicas, ponto de ebulição e densidade, crescem com a série homóloga. É adequado afirmar que de Propano [CH3CH2CH 3] até Hexano [CH3(CH2)4CH3]

Alternativas

ID
948586
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em uma planície, ocorreu um acidente ambiental em decorrência do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta na forma pastosa à temperatura ambiente. Um químico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma solução de para-dodecil- benzenossulfonato de sódio, um agente tensoativo sintético, para diminuir os impactos desse acidente.

Essa intervenção produz resultados positivos para o ambiente porque

Alternativas
Comentários
  • para-dodecil-benzenossulfonato é um detergente, possui uma extremidade polar e outra apolar. A extremidade apolar permite a interação com o hidrocarboneto (apolar), e a extremidade polar permite a interação com a água, que é polar. 

    Alternativa D


    Resolu��o Comentada - Quest�o 090
  • O paradodecil-benzenossulfonato de sódio é um agente tensoativo sintético conhecido popularmente como detergente. Os hidrocarbonetos, compostos formados por carbono e hidrogênio são compostos apolares. O detergente apresenta uma parte polar, derivada do éster e a outra parte apolar, que dessa maneira dissolve os hidrocarbonetos. Opção correta D.
  • d) 

    Semelhante dissolve semelhante.

  • Tensoativo: substância que tem como principal característica ser anfifílica, isto é, interagir tanto com compostos apolares quanto polares.

    Fonte: InfoEscola

  • O para-dodecil-benzenossulfonato de sódio (não se preocupe com esses nomes horríveis, não importa) é um tensoativo, e tensoativos quebram a tensão superficial, ou seja, são surfactantes/emulsificantes, permitem que substâncias de diferentes polaridades se misturem e permitem a emulsão/solubilização dessas substâncias. A emulsão é uma mistura, e mistura é um processo físico.

    a) Errada porque diz que ocorre uma reação, um processo químico.

    b) Errada porque diz que ocorre hidrólise, um processo químico.

    c) Errada porque diz que ocorre uma combustão, um processo químico.

    d) Correta porque diz que provoca solubilização do hidrocarboneto.

    e) Errada porque diz que provoca solificação do hidrocarboneto.

  • O para - dodecil - benzenossulfonato de sódio apresenta em sua fórmula estrutural uma parte que é polar e uma parte apolar. Os hidrocarbonetos são compostos apolares, logo, se solubilizarão nos hidrocarbonetos, sendo assim, diminuindo os impactos no meio ambiente.

    Letra D

  • A resposta da amiga Julia encontra-se incorreta. Isso porque tensoativos não possuem somente uma parte hidrofílica que reage apenas com a água ou substancias com polos, mas também uma parte hidrofóbica, que não reage com substâncias polares, como as longas cadeias carbônicas que são apolares, juntando essas duas características tem-se o nome anfifílico

  • Lukas ptta', houve um erro de digitação, e este já foi corrigido. Desculpe o mal entendido. Abraços!


ID
955393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A uréia (H2N–CO–NH2) é um composto utilizado na fabricação de plásticos e fertilizantes. No caso dessa molécula:

Alternativas
Comentários
  • Ordem crescente de eletronegatividade : F O N Cl Br I S C P H  <------- Flúor é o mais eletronegativo

  • Ordem decrescente de eletronegatividade: F > O > Cl > N > Br > I > S > C > H > P (bizu: Fui Ontem No Clube, Briguei I Saí Correndo Para o Hospital,. Lembre-se de inverter as ordens entre N/Cl e P/H). Em vista disso, observe que a distância entre C e O é maior que a distância entre N e H, demonstrando uma maior polaridade.  

  • Acho que não tem nada ver com posição, como demostrado pelos colegas acima, pq essa posição é baseada na eletronegatividade.

    Comparando a eletronegatividade:

    O-C diferença de eletronegatividade = 3,5 - 2,5 = 1

    N-H diferença de eletronegatividade = 2,1 - 3,0 = 1,9

    com estes dados: N-H é mais polar

     

    Só que O-C é diferente de O=C. A dupla diminui a distância da ligação e como consequência aumenta a polaridade, uma vez que os elétrons vão estar mais próximos do átomo oxigênio, pq é mais eletronegativo, e mesmo assim não dá para crer q o C=O é mais polar do q N-H.


ID
959236
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na cromatografia quiral, o modelo de “interação de três pontos" entre enantiômeros e o seletor quiral parte do princípio que são necessárias três interações simultâneas entre um dos enantiômeros e o seletor quiral, sendo que pelo menos uma delas deve ser dependente da estereoquímica do analito. Os principais tipos de interações, responsáveis pela discriminação entre os enantiômeros de um analito e o seletor quiral, podem exibir diferentes intensidades.
Fonte: Lourenço et al. “Fases estacionárias quirais para cromatografia líquida de alta eficiência",
Quím. Nova, Vol. 33. Adaptado

Dessa forma, é correto afirmar que são consideradas interações muito fortes a interação:

Alternativas
Comentários
  • https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&sqi=2&ved=0ahUKEwiV89L07rHKAhXFFZAKHay0AXUQFgg4MAI&url=http%3A%2F%2Fwww.ebah.com.br%2Fcontent%2FABAAAeiu4AE%2Fcromatografia-quiral-revisao&usg=AFQjCNFxyifPXvmhKWEoP5BkecX2vuynGQ&sig2=8_Tw6IFsXp2Ld-bSepeDjg&bvm=bv.112064104,d.Y2I

  • Os principais tipos de interações, responsáveis pela discriminação entre os enantiômeros de um analito e o seletor quiral, no sentido decrescente de intensidade, são:2 interação coulômbica, ligação de hidrogênio e interação estérica (muito fortes), interação p-p e íondipolo (fortes), interação dipolo-dipolo (intermediária), interação dipolo-dipolo induzido (fraca) e dispersão de London (muito fraca). As interações coulômbicas e do tipo p-p podem ser atrativas ou repulsivas, a estérica é repulsiva e as demais são todas atrativas.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeiu4AE/cromatografia-quiral-revisao

     

  • Se você soubesse que as ligações de hidrogênio são extremamentes fortes e as forças de lodon são ligações muito fracas você matava a questão

    Eliminamos todas as alternativas que não tem ligação de hidrogênio B, C e D

    Ficamos entre A e E, porém elimino letra E pq as forças de lodon ela é muito fraco logo no serve

  • As forças coulômbica (ocorrida na presença de espécies iônicas) e a ligação de hidrogênio estão entre as mais fortes. Além disso, podemos classificar a interação estérica (tipo de interação espacial muito específico entre o analito e o sítio ativo) como ligação forte. Os demais tipos de força apresentados são de força intermediária ou fraca.

    Diego Souza

    Estratégia Concursos


ID
973423
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um sólido branco apresenta as seguintes propriedades:

I. É solúvel em água.

II. Sua solução aquosa é condutora de corrente elétrica.

III. Quando puro, o sólido não conduz corrente elétrica.

IV. Quando fundido, o líquido puro resultante não conduz corrente elétrica.

Considerando essas informações, o sólido em questão pode ser

Alternativas

ID
1022017
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As polaridades exercem influência sobre as solubilidades de umas substâncias nas outras. É, portanto, correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) A gasolina não se dissolve na água porque a gasolina é apolar e a água é polar.


    b) O cloreto de sódio se dissolve na água pois ambos são totalmente polares.

    d) nem todas as substancias gasosas são apolares, dessa forma, substancias apolares só se dissolvem em substancias apolares, enquanto que polares só se dissolvem em substancias polares.

    c) Etanol e água são solúveis um no outro, pois ambas as moléculas são polares.

    Opção correta C.


  • c) Etanol e água são solúveis um no outro, pois suas moléculas são polares.



    O etanol é solúvel na água, que é polar, mas também dissolve em materiais apolares como a gasolina. Isso porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH.


    H3C ─ CH2 ─ OH     (apolar  polar)




    Polares: água (solvente universal), açúcar, acetona, álcool (comum), ácido acético (encontrado no vinagre), cloreto de sódio,cloreto de hidrogênio...




    Apolares: gasolina, graxa, naftalina, tetracloreto de carbono , molécula de gás carbônico (é linear, geometricamente simétrica desta forma ela é apolar, mesmo contendo duas ligações polares).




    Em regra (tendo exceções), a substância polar é solúvel ou se dissolve em outra substância polar. E a substância apolar é solúvel ou se dissolve em outra substância apolar.

  • COMPLEMENTANDO...

    Polar dissolve Polar

    Apolar dissolve Apolar

    NaCl (toda ligação iônica é polar) > h20( apolar)

    Gasolina e água não se dissolvem, pois Gasolina é apolar


ID
1034668
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra d.O grau de ionização é inversamente proporcional ao tamanha da molécula, critério utilizado para compostos de mesma função.


ID
1100116
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma indústria fabrica um produto formado pela mistura das quatro aminas de fórmula molecular C3 H9 N. Com o intuito de separar esses componentes, empregou-se o processo de destilação fracionada, no qual o primeiro componente a ser separado é o de menor ponto de ebulição. Nesse processo, a primeira amina a ser separada é denominada:

Alternativas

ID
1102954
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Pesquisas indicam que o uso de lubrificantes, como loções oleosas e cremes, que contêm vaselina, óleo mineral ou outros derivados de petróleo, acarretam danificações nos preservativos masculinos (camisinhas). Estes danos, geralmente, constituem-se de micro-rupturas das camisinhas, imperceptíveis a olho nu, que permitem o fluxo de esperma através das mesmas, acarretando gravidez indesejável, ou mesmo transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, particularmente a AIDS. Os preservativos são geralmente constituídos de um material denominado látex (poli-1,4- isopreno), cujo momento dipolar é aproximadamente igual a zero (μ ≈ 0). Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa correta

Alternativas

ID
1152586
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a substância química com menor ponto de ebulição.

Alternativas

ID
1196719
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A água se dissolve em acetona (CH3COCH3), mas não em hexano (C6H10) por que:

Alternativas
Comentários
  • A) o tipo de ligação entre cetona e água é do tipo ponte de hidrogênio (C=O----H-O-H);

    B) Hexano, um hidrocarboneto apolar, não dissolve em água, logo são imcompativeis, não há ligação de hidrogenio entres as moléculas;

    C) ligação iônica é necessário ions em solução,não é o caso, 


ID
1205518
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os compostos representados abaixo apresentam pesos moleculares semelhantes. Aquele que apresenta menor ponto de ebulição é o

Alternativas
Comentários
  • Para analisarmos ponto de ebulição devemos observar o tamanho da molécula e as intensidades das interações intermoleculares.

    Quanto menor a molécula e mais fraca as interações intermoleculares, menor o ponto de Ebulição.

    Dipolo induzido apresentam a ligação mais fraca (normalmente hidrocarbonetos), seguido por dipolo-dipolo (aldeidos, cetonas, haletos orgânicos, éter), seguido por ligação de hidrogênio (interação mais forte em que o Hidrogênio liga-se com o Fluor, Oxigênio ou Nitrogênio)

    Entre os hidrocarbonetos presentes nas alternativas é preciso escolher o que apresenta menor cadeia, ou uma cadeia mais uniforme(ramificada).

    No caso é o Dimetilpropano,que mesmo possuindo o mesmo número de carbonos do Pentano, apresenta uma cadeia mais ramificada característica para seu Ponto de ebulição ser menor.

  • Dipolo induzido(dipolo instantâneo-dipolo induzido ou interações ou forças de Van der Waals) apresentam a ligação mais fraca (normalmente hidrocarbonetos), seguido por dipolo-dipolo (aldeidos, cetonas, haletos orgânicos, éter), seguido por ligação de hidrogênio (interação mais forte em que o Hidrogênio liga-se com o Fluor, Oxigênio ou Nitrogênio)


ID
1205521
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Na separação de uma mistura homogênea de álcool benzílico, fenol, tolueno, anilina e cicloexano, todos solubilizados em diclorometano, adicionou-se uma solução aquosa de ácido clorídrico. Considerando que não houve qualquer tipo de reação entre os componentes da mistura, qual dos compostos abaixo tornou-se solúvel na solução aquosa?

Alternativas
Comentários
  • Questão muito ruim!

    Das substâncias apresentadas, apenas o tolueno e o cicloexano não seriam solubilizados.

    Solubilidade em H2O a 20 ºC 

    Fenol: 84 g/L

    Anilina: 36 g/L

    Álcool Benzílico: 35 g/L

  • Gab: E

     

    Qual dos compostos abaixo tornou-se solúvel na solução aquosa? Essa questão é a aplicação de solubilidade de compostos orgânicos. Como a anilina contém grupamentos básicos na presença de um ácido tornar-se-á um íon solúvel

  • Realmente, Rebecca. Olhando dessa forma, a anilina, por ser um composto básico, reage com o HCl e forma um sal, que por sua vez é solúvel na solução aquosa. O composto não era solúvel antes e TORNOU-SE solúvel após a adição do ácido. Valeu pela ajuda

  • A questão diz que não há reação mas o gabarito é justamente uma substância que reage.. Horrível


ID
1237843
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as seguintes substâncias orgânicas.

            Substância             Temperatura de Ebulição (ºC)
      metilciclo-­hexano                         101
            pentano                                   36
             octano                                  126
      2,3­dimetiloctano                          165
            heptano                                   98

Quando analisados por cromatografia em fase gasosa utili­zando fase estacionária apolar, o menor e o maior tempo de retenção deverão ser registrados, respectivamente, para

Alternativas
Comentários
  • Todos são apolares, portanto pode se observar pelo tamanho de cadeia (o que também está relacionado com a temperatura de ebulição, quanto mais alta, maior a cadeia)

    Letra a) pentano menor cadeia, passa mais rápido, e 2-3 dimetiloctano, maior cadeia, interage mais com a fase apolar.

  • Acredito que como é cromatografia gasosa o que vai determinar a velocidade de eluição é a volatilidade e a interação com a FE... como foi dado o PE, e quanto menor o PE mais volátil é, conclui-se que a primeira a sair é o pentano que tem menor PE, por último sai o 2-3 dimetiloctano por ter maior PE

  • Problema na questão. Fase estacionária apolar retem por maior tempo o composto mais apolar dentro os listados, logo, pentano deveria apresentar maior tempo de eluição e não menor como foi expresso no gabarito. 

  • O composto que apresenta um maior tempo de retenção quando a fase estacionária é apolar é o composto mais apolar. Para resolver essa questão é necessário ir além e pensar nas interações intermoleculares, e como os compostos apresentados são todos apolares, a força intermolecular atuante é a força de dispersão de London. Para saber qual composto apresenta interações mais fortes, verificamos os seus respectivos pontos de ebulição. Assim, o composto que tem o menor ponto de ebulição é aquele que interage mais fracamente, tanto entre suas próprias moléculas como com as moléculas apolares da coluna. Ora, se as moléculas interagem fracamente entre si, tratando-se das forças de dispersão de London, significa que a polarizabilidade é pequena, logo, a interação também será pequena com outras moléculas, neste caso, as da coluna. O contrário é válido para a molécula com maior ponto de ebulição, sendo esta a que apresenta o Maior tempo de retenção.


ID
1268068
Banca
IESES
Órgão
GasBrasiliano
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

“Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou esgotáveis. Por exemplo, a energia solar e a eólica (obtida através dos ventos) fazem parte das fontes de energia inesgotáveis. Por outro lado, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não haja um consumo racional”. Em relação ao exposto no texto em itálico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Se alguém souber o motivo de tal questão ter sido anulada, por favor comentar aqui:

    No meu ponto de vista, acho o seguinte:

    a) O metano (CH4) é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro). Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo. - INCORRETA (fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/gas_metano.htm)

    b) O gás metano pode ser produzido através de matéria orgânica, porém é altamente poluente contribuindo para o efeito estufa. INCORRETA (fontes: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/gas_metano.htm e http://www.suapesquisa.com/o_que_e/gases_poluentes.htm)

    c) O trecho "por este motivo é considerado o combustível com menor poder de poluição em sua categoria." torna esta alternativa INCORRETA já que pode ser justificada através das fontes das alternativas anteriores)

    d) Essa é a CORRETA, o texto foi tirado exatamente daqui: http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/fontes_energia.htm


ID
1353916
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A capacidade de limpeza e a eficiência de um sabão dependem de sua propriedade de formar micelas estáveis, que arrastam com facilidade as moléculas impregnadas no material a ser limpo. Tais micelas têm em sua estrutura partes capazes de interagir com substâncias polares, como a água, e partes que podem interagir com substâncias apolares, como as gorduras e os óleos.

SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. (Coords.). Química e sociedade. São Paulo: Nova Geração, 2005 (adaptado).

A substância capaz de formar as estruturas mencionadas é

Alternativas
Comentários
  • A substância trata-se de uma sabão, com uma parte apolar de cadeia grande e uma parte polar
    Gabarito B

  • Hidrocarboneto(C17H33) - Parte apolar

    Sal(COONa) - Parte polar
    Resposta- Letra B
  • A cadeia deve conter mais de 11 carbonos.

  • Por que o éter não pode fazer essa função?

     

  • Micela é uma estrutura globular formada por um agregado de moléculas anfipáticas,ou seja, compostos que possuem características polares e apolares simultaneamente. fonte: Wikipédia 

  • Outra dica é sempre lembrar que o sabão possui sódio (Na+)

  • Pq não a C?

  • Pois a cadeia carbônica deve ser longa Epifanio.

  • Terceira vez que erro essa questão. Mas, não errarei mais ;)

    SABÃO = CADEIA CONTENDO NA + SEQUENCIA LONGA DE CARBONOS.

  • O sabão é derivado de uma base e ácidos graxos de longa cadeia de carbono.Logo o sabão é um sal de ácido carboxilico e não um eter.

  • O texto faz referência ao sabão, sabe-se que o sabão é uma substancia com estrutura de cadeia longa de carbonos e uma parte iônica (polar) em uma de suas extremidades. Dentre as opções apresentadas, a letra B com 17 carbonos na cadeia e em sua extremidade o Na (polar) representa a melhor resposta.

    Letra B

  • A molécula tem que ter parte polar e outra apolar, já elimina letra A e E, pois só são apolares.

    Uma molécula apolar é aquela que não interage com a água, na química orgânica as moléculas de hidrocarbonetos de cadeia grande tem alta apolaridade , então já elimina letra C e D, visto que suas partes apolares são pequenas demais para um sabão.

    Portanto, letra B, na qual a molécula tem sua parte apolar "C7H33" (cadeia longa de "hidrocarbonetos" com grande apolaridade) e sua parte polar "COONa" (ametal + metal que configura uma polaridade alta).


ID
1354483
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A solubilidade em água de um composto é determinada por: “semelhante dissolve semelhante”. Essa regra foi baseada nas propriedades das moléculas em que solventes polares dissolvem substâncias polares, e os solventes apolares, substâncias apolares.

Dentre as substâncias abaixo, a mais solúvel em água é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Semelhante dissolve semelhante. Quanto maior a cadeia carbônica, mais apolar é o composto. E quanto mais ligações C-O, mais polar é a molécula, além da possibilidade do oxigênio fazer ligação de hidrogênio com a água. O composto mais solúvel em água é o ácido etanoico pois, possui um maior caráter polar. Tendo isto em vista, a letra A é alternativa correta.

    Gabarito: A

    PROF.: DIEGO SOUZA

    ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
1432555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos a temperatura de fusão, massa molar e temperatura de transição vítrea de plásticos.

Nos materiais poliméricos à base de copolímeros, como, por exemplo, polietilenos e polipropilenos semicristalinos, imperfeições nas cadeias poliméricas resultantes da inserção de uma segunda espécie monomérica conduzem a uma diminuição na temperatura de fusão desses materiais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


ID
1466296
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As propriedades físico-químicas, como o ponto de ebulição, de substâncias orgânicas dependem decisivamente do nível de interações intermoleculares que, por sua vez, dependem dos grupos funcionais presentes nas moléculas das quais são constituídas. Dessa forma, a partir da fórmula molecular C4H10O, pode-se construir um conjunto de

Alternativas
Comentários
  • Isomeria é o fenômeno de dois ou mais compostos apresentarem a mesma fórmula molecular (F.M.) e fórmulas estruturais diferentes!! Nessa questão é necessário construir as moléculas e verificar a conformação de cada estrutura. No caso o gabarito será B sendo que alcoóis apresentam maiores pontos de ebulição que éteres pois suas moléculas formam ligações de hidrogênio o que aumenta a interação entre suas moléculas fato que determina o aumento do ponto de ebulição !  fórmula geral do éter:    R- O-R       fórmula geral do álcool  :    R-OH

  • Moléculas de Alcoóis

    1º Molécula

    CH3 - CH2 - CH2 - CH2 - OH


    2º Molécula

    CH3 - CH2 - CH - CH3

                          |

                         OH


    3º Molécula

    CH3 - CH - CH3
                |
              CH2 - OH

    4º Molécula
    CH2 - CH - CH3
       |        |
    OH    CH3

    5º Molécula
             CH3
               |

    CH3 - C - CH3

               |

             OH


    Moléculas de Éter


    1º Molécula

    CH3 - CH2 - O - CH2 - CH3


    2º Molécula

    CH3 - O - CH2 - CH2 - CH3


    3º Molécula

    CH3 - O - CH - CH3

                      |

                   CH3


    A questão foi anulada pela banca, a justificativa foi:

    A  resposta  correta  deve ria incluir  5  álcoois  e  3  éteres.  Não  há  alternativa  que  contemple  essa  resposta. Portanto, a questão deve ser anulada
  • Mas as fórmulas 3 e 4 dos álcoois não são iguais? 2-metil-propan-1-ol?

  • Correto - 7 moléculas: 4 álcoois e 3 éteres.


ID
1467556
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As propriedades físico-químicas, como o ponto de ebulição, de substâncias orgânicas dependem decisivamente do nível de interações intermoleculares que, por sua vez, dependem dos grupos funcionais presentes nas moléculas das quais são constituídas. Dessa forma, a partir da fórmula molecular C4H10O, pode-se construir um conjunto de

Alternativas
Comentários
  • Isomeria é o fenômeno de dois ou mais compostos apresentarem a mesma fórmula molecular (F.M.) e fórmulas estruturais diferentes!! Nessa questão é necessário construir as moléculas e verificar a conformação de cada estrutura. No caso o gabarito será B sendo que alcoóis apresentam maiores pontos de ebulição que éteres pois suas moléculas formam ligações de hidrogênio o que aumenta a interação entre suas moléculas fato que determina o aumento do ponto de ebulição !  fórmula geral do éter:    R- O-R       fórmula geral do álcool  :    R-OH

  • na verdade há 4 álcoois, bem como 3 éteres possíveis com a  fórmula C4H10O.

    A questão deveria ter sido anulada, pois há um total de 7 isômeros possíves.


ID
1473553
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Muito se ouve sobre ações em que se utilizam bombas improvisadas. Nos casos que envolvem caixas eletrônicos, geralmente as bombas são feitas com dinamite (TNT- trinitrotolueno), mas nos atentados terroristas geralmente são utilizados explosivos plásticos, que não liberam odores. Cães farejadores detectam TNT em razão da presença de resíduos de DNT (dinitrotolueno), uma impureza do TNT que tem origem na nitração incompleta do tolueno. Se os cães conseguem farejar com mais facilidade o DNT, isso significa que, numa mesma temperatura, esse composto deve ser

Alternativas
Comentários

ID
1490188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sabões são sais de sódio de ácidos carboxílicos de cadeia longa, tais como o palmitato de sódio e o estearato de sódio, produzidos pela reação de óleos e gorduras com soda cáustica, processo este denominado saponificação. Com referência a esse assunto, julgue o item subsequente.

Os ânions dos ácidos carboxílicos têm um grupo carboxilato polar (-CO2- ), denominado cabeça, na extremidade de uma cadeia de hidrocarboneto apolar, a qual, por ser hidrofílica, atrai água. A cauda, por sua vez, é hidrofóbica e se dissolve em gordura.

Alternativas
Comentários
  • pegadinha do malandro :(

    erro de interpretação da minha parte, onde continua falando da "cabeça" da molécula, apesar de citar a "cauda" apolar.

  • Cespe....

  • GABARITO: CERTO


ID
1511554
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Algumas propriedades físicas das substâncias, como o ponto de ebulição e a solubilidade, podem ter suas intensidades previstas em termos das ligações intermoleculares existentes entre as moléculas. Considere os compostos orgânicos cujos nomes estão ordenados a seguir:

I – propan-1-ol
II – etoxietano
III – propanona
IV – propan-2-ol
V – butano

Aquele que apresenta o maior valor de ponto de ebulição é o composto representado por:

Alternativas
Comentários
  • Das moléculas citadas, as que podem ter um maior ponto de ebulição são os dois isômeros (Propan-1-ol e Propan-2-ol) devido as suas ligações de hidrogênio.. Pois bem a posição do OH é de grande importância para podermos resolver a questão, quanto maior a simetria da molécula maior será a sua capacidade de formar uma esfera. Logo, a sua superfície de contato para interagir com outras moléculas será miminizada, e consequentemente as forças intermoleculares também. Entre os dois isômeros é observado que a hidroxila está bem ligada ao carbono central no propan-2-ol. Isso garante uma maior probabilidade de formação de esfera, resultando em um menor Ponto de Ebulição... Já no propan-1-ol isso não ocorre, sendo assim esse terá uma maior ponto de ebulição.. Letra A.


ID
1530055
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os alcoóis: (I) butílico, (II) sec-butílico e (III) isobutílico apresentam propriedades físicas diferentes. Dentre esses alcoóis, aquele que apresenta maior temperatura de ebulição e aquele que apresenta maior solubilidade em água, medidas nas mesmas condições experimentais são, respectivamente, os alcoóis:

Alternativas
Comentários
  • quanto maior o número de ramificações, menor será a temperatura de ebulição, porque a estrutura da molécula fica mais compacta, isto é, sua superfície diminui.

    A solubilidade dos álcoois depende também do arranjo espacial da molécula. Por exemplo, a posição do grupo -OH em álcoois (primário, secundário ou terciário) pode levar a diferenças nas forças intermoleculares e, portanto, interferir nas propriedades físicas. Assim, o álcool n-butílico, CH3(CH2)2CH2OH, apresenta temperatura de ebulição igual a 118 ºC e solubilidade de 7,9 g/100 g de H2O, enquanto os isômeros, álcool s-butílico, e t-butílico apresentam temperaturas de ebulição mais baixas (respectivamente 99,5 ºC e 83,0 ºC) e solubilidades mais altas (respectivamente 12,5 g/100 g de H2O e completamente miscível).

ID
1555414
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um experimento, foi analisado o efeito do número de átomos de carbono sobre a solubilidade de alcoóis em água, bem como sobre a quiralidade das moléculas desses alcoóis. Todas as moléculas de alcoóis testadas tinham número de átomos de carbono variando de 2 a 5, e cadeias carbônicas abertas e não ramificadas.

Dentre os alcoóis utilizados contendo um centro quiral, aquele de maior solubilidade em água possui fórmula estrutural correspondente a:

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se apenas as moléculas de ALCOÓIS com cadeia carbônica aberta e não ramificada, têm-se os seguintes compostos possíveis:

    - etanol;

    - propan-1-ol;

    - propan-2-ol;

    - butan-1-ol;

    -butan-2-ol;

    -pentan-1-ol;

    -pentan-2-ol;

    -pentan-3-ol.

    Um carbono é um centro quiral quando se liga a 4 grupamentos diferentes. Das moléculas apresentadas, as que têm centro quiral são o butan-2-ol e pentan-2-ol.


    A SOLUBILIDADE em água dos álcoois decorre da interação de sua parte polar (grupamento hidroxila) com a água, que também é uma molécula polar. Entretanto, à medida que aumenta o tamanho da cadeia carbônica, que é a parte apolar da molécula, menores são as interações com a água e menor, portanto, a SOLUBILIDADE do álcool. Logo, o álcool que possui maior SOLUBILIDADE em água e que contém um centro quiral é o butan-2-ol, cuja fórmula estrutural está representada na letra C.

  • Só a C e D são quirais. Depois era só lembrar que a mais solúvel é a de menor cadeia apolar (C).


ID
1599868
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre as substâncias apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a que possui o maior ponto de ebulição:

Alternativas
Comentários
  • é o que possui a ligação ionica que é a mais forte e que aumenta mais os pontos de fusao e ebulicao

  • KF ... ?

     

  • o KF é o único que possui ligação iônica, que é muito mais forte que a ligação covalente (como C diamante, por exemplo). Deste modo, observa-se uma maior temperatura de fusão e ebulição no KF em relação aos demais.

  • Questão mal formulada. Entendi que o objetivo da questão era comparar as forças de interação (iônicas, dipolo-dipolo, lig. de hidrogênio e london) em diferentes compostos (moleculares e iônicos). Mas é errado dizer que o KF tem um ponto e ebulição maior que o carbono grafite.

    Ponto de Ebulição do KF é 1502 ºC. Já o ponto de Ebulição do C(grafite) é estimado em 4830 ºC, mas já vi outras fontes informando valores em torno de 3500 ºC. 

    http://www.porklips.org/~mason/materials/imeltelem.html

    https://en.wikipedia.org/wiki/Potassium_fluoride


ID
1601491
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O ácido propanoico é um produto usual do metabolismo de alguns aminoácidos ou ácidos graxos de cadeia mais longa. Também é sintetizado pelas bactérias do gênero Propionibacterium presentes nas glândulas sudoríparas humanas e trato digestório dos ruminantes. O seu cheiro acre é reconhecido no suor e em alguns tipos de queijo.

A respeito do ácido propanoico pode-se afirmar:


I. É muito solúvel em água.

II. Apresenta massa molar de 72 g/mol.

III. A combustão completa de 37 g de ácido propanoico gera 66 g de gás carbônico. 

IV. Pode ser obtido a partir da oxidação do propanal.

V. A reação com etanol na presença de ácido sulfúrico concentrado resulta no éster etanoato de propila (acetato de propila).


Estão corretas apenas as afirmações 

Alternativas

ID
1605445
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Marina e Miriam, duas jovens estudantes, adquiriram um cosmé- tico para cabelos cuja composição, apresentada na embalagem, está descrita a seguir:

Ingredientes: água, aminoácidos (arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, prolina, triptofano, cisteína, glicina, leucina, serina, butilenoglicol), álcool cetílico, álcool estearílico, parafina líquida, óleo mineral, miristato de isopropila, silicone, queratina hidrolisada, fragrância, tensoativo e conservantes.

Lendo a descrição dos ingredientes, Marina fez as seguintes afirmações:

I. O butilenoglicol deve ser retirado do conjunto que compreende os aminoácidos.

II. O álcool estearílico é estruturalmente relacionado ao ácido esteárico.

III. Parafina líquida e miristato de isopropila são substâncias polihidroxiladas de alta polaridade.

É correto o que Marina afirma em

Alternativas

ID
1611007
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As propriedades físicas dos hidrocarbonetos estão intimamente relacionadas com o tamanho da cadeia de carbono e com o consequente caráter predominante das ligações químicas de seus elementos constituintes. Deste modo, é possível afirmar que, para os álcoois, a solubilidade em água e o ponto de ebulição estão associados com o tamanho da cadeia principal de carbonos. Assim, com o aumento da cadeia de carbono, é correto afirmar que a solubilidade e o ponto de ebulição, respectivamente:

Alternativas

ID
1614529
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Levando em conta as ligações e interações que ocorrem entre átomos e moléculas, dentre as substâncias abaixo, a que possui maior ponto de fusão é

Alternativas
Comentários
  • Compostos iônicos (Ex: sal=CaCl2) apresentam alto ponto de fusão e ebulição, devido às forças intermoleculares |(iônica) serem mais fortes que as covalentes.

     

    Gab: C

  • não poderia ser a B por ter dupla ligação?


ID
1637638
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a ordem crescente ERRADA de solubilidade em água das substâncias abaixo, nas condições ambientes.

Alternativas
Comentários
  • A solubilidade da-se por fator principal da polaridade das moléculas. Logo moléculas apolares com apolares apresentam ótima solubilidade, mesmo para polares . Sabendo que a molécula da água é apolar , pode-se concluir que a ordem crescente será de moléculas "menos" apolares e/ou polares para aporales . RS: Letra "D".

ID
1648321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O hidrocarboneto propeno é produzido durante o craqueamento do petróleo e a gaseificação do carvão, junto com outros gases, como o etano e o propano. O propeno, um dos principais insumos da indústria petroquímica, é utilizado como matéria-prima na preparação de outros compostos e, sobretudo, do polipropileno, um polímero de adição do propeno preparado com catalisadores à base de TiCl4 e um trialquilalumínio. Considerando essas informações e que o TiCl4 é um composto molecular com geometria tetraédrica, julgue o item subsecutivo.


O ponto de ebulição do propeno é superior ao do etano e inferior ao do propano.

Alternativas
Comentários
  • os pontos de ebulição irão aumentar à medida que a massa molar também aumentar.

  • O ponto de ebulição de Alcanos são similares aos dos Alcenos

  • A presença de ligações duplas em moléculas orgânicas, em geral, vai apontar na direção de interações intermoleculares mais fracas. O que acontece é que a ligação dupla é rígida, haja vista ser formada pela sobreposição de orbitais p, o que restringe a capacidade de giro da ligação. Daí temos as isomerias geométricas E-Z (cis e trans), por exemplo.

    Nesse sentido, a restrição da capacidade conformacional dessas moléculas, dificulta seu empacotamento, diminuindo suas interações. Interações moleculares menos eficientes >>> constantes físicas mais baixas.

    É o mesmo que ocorre com óleos insaturados, quando comparados com gorduras saturadas, na química de ácidos graxos.

  • CORRETO

    propano PE -42

    propeno PE -47

    etano PE -89

     

    Alguns fatores que vão influenciar no ponto de ebulição

    - Massa da molécula - quanto maior a massa, maior o ponto de ebulição, no entanto sempre temos que considerar os outros fatores que estão relacionados à força de ligação e a estabilidade entre as moléculas

     

    - moléculas que estão ligadas por forças de dispersão como as moléculas apolares, tendem a ter menor ponto de ebulição, pois a energia requerida para quebra é menor do que a requerida para quebrar dipolo permanente ou ponte de hidrogênio por exemplo.

     

    - Compostos insaturados tem ponto de ebulição mais baixo, e a explicação o colega abaixo (Reni) nos forneceu

     

    - Ramificações diminuem o ponto de ebulição, a estrutura ramificada permite menor interação superficial entre as moléculas, consequentemente forças de dispersão menores dos que a estrutura linear. Exemplo

    Neopentano PE 10

    Isopentano (metilbutano) PE 27,8

    Pentano PE 36,1

     

     

     


ID
1649476
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção que indica, corretamente, a substância de menor ponto de ebulição.

Alternativas
Comentários
  • ligação ionica e ponte de hidrogenio, presentes em b e c, aumentam consideravelmente o ponto de ebulição. Para os hidrocarbonetos, quanto maior a cadeia maior o ponto de ebulição. Alternativa D


ID
1703329
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A temperatura de fusão e de ebulição e o estado físico dos compostos orgânicos dependem fundamentalmente das forças intermoleculares e do tamanho das moléculas (massa molecular). Os compostos apresentados a seguir apresentam temperaturas de fusão e de ebulição distintas, em função do tipo de interações presentes em cada um deles.

I. CH4

II. CH3Cl

III. CH3OH

IV. HCOOH

Dado esse contexto, é CORRETO afirmar:


Alternativas

ID
1749454
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma estudante recebeu uma amostra de ácido benzoico sólido contendo impurezas. Para purificá-lo, ela optou por efetuar uma recristalização. No procedimento adotado, o sólido deve ser dissolvido em um solvente aquecido, e a solução assim obtida deve ser resfriada. Sendo as impurezas mais solúveis à temperatura ambiente, ao final devem ser obtidos cristais de ácido benzoico puro.
Para escolher o solvente apropriado para essa purificação, a estudante fez testes de solubilidade com etanol, água e heptano. Inicialmente, os testes foram efetuados à temperatura ambiente, e a estudante descartou o uso de etanol. A seguir, efetuou testes a quente, e o heptano não se mostrou adequado.
Nos testes de solubilidade, a estudante observou a formação de sistema heterogêneo quando tentou dissolver o ácido benzoico impuro em

Alternativas
Comentários
  • Na situação à temperatura ambiente, devemos ter um sistema heterogêneo, formado de parte sólida e solução.

    Na situação a quente, devemos ter um sistema homogêneo, formado somente por solução.

    O enunciado diz que ao testar à temperatura ambiente, somente o etanol foi descartado. Isso mostra que o etanol não apresentou um sistema heterogêneo, enquanto os outros solventes apresentaram.

    O enunciado também diz que ao testar a quente, o heptano não se mostrou adequado. Portanto o heptano apresentou sistema heterogêneo quando quente enquanto os outros solventes apresentaram sistema homogêneo.

    Sabemos que o heptano mostrou sistema heterogêneo a quente. Isso nos deixa entre as letras B e C. Sabemos que o etanol apresentou sistema homogêneo à temperatura ambiente, portanto eliminamos a letra B.

    Resposta: letra C.


ID
1761883
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os pontos de ebulição dos compostos estão relacionados com as forças atrativas entre as partículas formadoras dos mesmos. Ao comparar os pontos de ebulição de compostos de massa molar similares pode-se afirmar que o ponto de ebulição do

Alternativas
Comentários
  • PF/PE dos acidos sao maiores que qualquer função de msm massa

  • Como o ácido carboxílico possui o grupamento carboxila que apresenta hidroxila e carbonila, seus pontos de fusão e ebulição são mais altos que o do álcool, já que o mesmo apresenta apenas hidroxila. Ou seja, há um maior "conjunto" de interações intermoleculares fortes no ácido sendo uma delas dipolo-dipolo e a outra ligações de hidrogênio


ID
1761886
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Comparando os pontos de ebulição dos hidrocarbonetos nota-se que há uma relação dessas temperaturas com a estrutura da cadeia. Levando-se em consideração essas relações pode-se afirmar que o ponto de ebulição do

Alternativas
Comentários
  • Conformações cis apresentam maior estabilidade que trans. Portanto, as primeiras citadas terão maior PE.

  • O isômero cis apresenta polaridade mais elevada em relação ao trans devido aos dois substituintes estarem numa mesma orientação. Essa característica mais polar resulta, por exemplo, em um ponto de ebulição mais elevado para o cis, já que a presença de polos aumenta a interação intermolecular. 

  • Home Banking não existe amigo...

    Home = Casa.

    Internet Banking = Acesso remoto por computador.

    Remote = Acesso remoto.


ID
1773907
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere os seguintes compostos químicos que se encontram no estado líquido à temperatura de 298 K e pressão ambiente de 1 bar:

I. 2-metil-pentano

II. 3-metil-pentano

III. 2,2-dimetil-butano

IV. 2,3-dimetil-butano

V. Hexano

Nestas condições, assinale a opção que apresenta a ordem decrescente da magnitude da pressão de vapor dos respectivos compostos.

Alternativas

ID
1922761
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

TEXTO 4

Aprígio – Saia, Dália! (Dália abandona o quarto, correndo, em desespero. Sogro e genro, face a face) Vim aqui para.

Arandir (para o sogro quase chorando) – Está satisfeito?

Aprígio – Vim aqui.

Arandir (na sua cólera) – Está satisfeito? O senhor é um dos responsáveis. Eu acho que é o senhor. O senhor que está por trás...

Aprígio – Quem sabe?

Arandir – Por trás desse repórter. O senhor teve a coragem de. Ou pensa que eu não sei? Selminha me contou. Contou tudo! O senhor fez insinuações. Insinuações! A meu respeito!

Aprígio – Você quer me.

Arandir (sem ouvi-lo) – O senhor fez tudo! Tudo pra me separar de Selminha!

Aprígio – Posso falar?

Arandir (erguendo a voz) – O senhor não queria o nosso casamento!

Aprígio (violento) – Escuta! Vim aqui saber! Escuta! Você conhecia esse rapaz?

Arandir (desesperado) – Nunca vi.

Aprígio – Era um desconhecido?

Arandir – Juro! Por tudo que há de mais! Que nunca, nunca!

Aprígio – Mentira!

Arandir (desesperado) – Vi pela primeira vez!

Aprígio – Cínico! (muda de tom, com uma Ferocidade) Escuta! Você conhecia o rapaz. Conhecia! Eram amantes! E você matou. Empurrou o rapaz!

Arandir (violento) – Deus sabe!

Aprígio – Eu não acredito em você. Ninguém acredita. Os jornais, as rádios! Não há uma pessoa, uma única, em toda a cidade. Ninguém!

Arandir (com a voz estrangulada) – Ninguém acredita, mas eu! Eu acredito, acredito em mim!

Aprígio – Você, olha!

Arandir – Selminha há de acreditar!

Aprígio (fora de si) – Cala a boca! (muda de tom) Eu te perdoaria tudo! Eu perdoaria o casamento. Escuta! Ainda agora, eu estava na porta ouvindo. Ouvi tudo. Você tentando seduzir a minha filha menor!

Arandir – Nunca!

Aprígio – Mas eu perdoaria, ainda. Eu perdoaria que você fosse espiar o banho da cunhada. Você quis ver a cunhada nua.

Arandir – Mentira!

Aprígio – Eu perdoaria tudo. (mais violento) Só não perdoo o beijo no asfalto. Só não perdoo o beijo que você deu na boca de um homem!

Arandir (para si mesmo) – Selminha!

Aprígio (muda de tom, suplicante) – Pela última vez, diz! Eu preciso saber! Quero a verdade! A verdade! Vocês eram amantes? (sem esperar a resposta, furioso) Mas não responda. Eu não acredito. Nunca, nunca, eu acreditarei. (numa espécie de uivo) Ninguém acredita!

Arandir – Vou buscar minha mulher. (Aprígio recua, puxando o revólver.)

Aprígio (apontando) – Não se mexa! Fique onde está!

Arandir (atônito) – O senhor vai.

Aprígio – Você era o único homem que não podia casar com a minha filha! O único!

Arandir (atônito e quase sem voz) – O senhor me odeia porque. Deseja a própria filha. É paixão. Carne. Tem ciúmes de Selminha.

Aprígio (num berro) – De você! (estrangulando a voz) Não de minha filha. Ciúmes de você. Tenho! Sempre. Desde o teu namoro, que eu não digo o teu nome. Jurei a mim mesmo que só diria teu nome a teu cadáver. Quero que você morra sabendo. O meu ódio é amor. Por que beijaste um homem na boca? Mas eu direi o teu nome. Direi teu nome a teu cadáver. (Aprígio atira, a primeira vez. Arandir cai de joelhos. Na queda, puxa uma folha de jornal, que estava aberta na cama. Torcendo-se. abre o jornal, como uma espécie de escudo ou bandeira. Aprígio atira, novamente, varando o papel impresso. Num espasmo de dor, Arandir rasga a folha. E tomba, enrolando-se no jornal. Assim morre.) Aprígio – Arandir! (mais forte) Arandir! (um último cantoArandir!


Cai a luz, em resistência, sobre o cadáver de Arandir. Trevas.

(RODRIGUES,  Nelson. O beijo no asfalto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 101-104.)

O Texto 4, fragmento final da peça O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues, mostra um personagem que se defende de acusações e outro que acredita estar ouvindo mentiras. A mentira parece ser inerente à condição humana. Aparelhos como o polígrafo e o chamado “soro da verdade” foram criados no intuito de detectar se uma pessoa está ou não mentindo. O princípio ativo do soro da verdade é o pentotal sódico, ou sódio tiopental, cuja fórmula molecular é C11H17N2 NaSO2 . Essa substância parece quebrar a inibição dos pacientes. Trata-se de um barbitúrico, portanto derivado do ácido barbitúrico, ou uma malonilureia, que penetra quase que imediatamente no Sistema Nervoso Central (SNC). Sabe-se que a penetração no SNC depende da lipossolubilidade da molécula. Segundo a bula do medicamento, a dose máxima recomendada para maior segurança do paciente é de 1 grama do fármaco, aplicada intermitentemente, de acordo com a necessidade e a resposta do paciente.

Com base nas informações sobre o tiopental sódico, assinale a única alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Na veia!

  • Na veia!


ID
1926901
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural (GN) corresponde a uma mistura de hidrocarbonetos gasosos, a saber, metano, etano, propano e butano. Sua ocorrência pode estar ou não associada à do petróleo. A respeito dos hidrocarbonetos citados, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O Butano é o composto mais denso dos elementos, possuindo maior energia associada às suas ligações, tendo portanto maior ponto de fusão.

  • série homóloga: metano, etano, propano, butano.... é infinita

    série isóloga : etano (-H2) , eteno (-H2) , etino.... é finita. Se diferenciam pela quantidade de hidrogênios, apresentando mesmo número de carbonos.


ID
1928590
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere amostras de 1 g de cada uma das seguintes substâncias: eteno (C2 H4 ), monóxido de carbono (CO) e nitrogênio (N2 ). Essas três amostras

Alternativas
Comentários
  • Massa molar do C2H4 --> 28 g/mol

    Massa molar do CO --> 28 g/mol

    Massa molar do N2 --> 28 g/mol

    Logo, se pegarmos 1 g de cada uma das substâncias, teremos o mesmo número de moléculas.

    GABARITO: LETRA A


ID
1951264
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as substâncias a seguir e analise o tipo de forças intermoleculares.

I. H3C – CH2 – CH2 – OH com H3C – CH2 – CH2 – OH.

II. HBr com HBr.

III. CH3NH2 com CH3NH2.

IV.C5H12 com C5H12.

Sobre o tipo de forças intermoleculares que existem em cada uma das substâncias anteriores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. H3C – CH2 – CH2 – OH com  H3C – CH2 – CH2 – OH - Ligação de hidrogênio

    II. HBr com HBr - ligação dipolo-dipolo ou Dipolo permanente

    III. CH3NH2 com CH3NH2 - Ligação de hidrogênio

    IV.C5H12 com C5H12.  - Forças de London - Dipolo Induzido

  • As moléculas I e III tem o H diretamente ligado a N, O ou F , quando o hidrogênio de uma molécula liga-se a outros
    átomos pequenos e fortemente eletronegativos, principalmente flúor, oxigênio e nitrogênio, ocorre a ligação de Hidrogênio.

     

    A molécula II é uma molécula polar. É menos intensa que as pontes de hidrogênio.
    Quando a molécula é polar, há de um lado um átomo mais eletropositivo e do outro, um átomo mais
    eletronegativo. Estabelece-se de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molécula se oriente na direção da
    extremidade positiva do dipolo de outra molécula. Esta interação intermolecular pode ser chamada de ligação dipolopermanente ou dipolo - dipolo.
    Exemplos:
    HCl, HBr, HI


    As moléculas IV possuem forças de Van der Waals (Londom) do tipo dipolo induzido, porque elas são hidrocarbonetos,
    possuindo somente os átomos de carbono e hidrogênio e, portanto, são apolares.


    Fonte:
    • Química - 11ed. Por Raymond Chang,Kenneth A. Goldsby. Página 469 a 471.
    • https://books.google.com.br/books?id=tqQ5AgAAQBAJ&pg=PA469&dq=liga%C3%A7%C3%A3o+intermoleculare
    s+exemplos+de+moleculas&hl=ptBR&sa=X&ved=0CCIQ6AEwAWoVChMIqLat5MjWxwIVxR2QCh0khwxU#v=onepage&q=liga%C3%A7%C3%A3o%2
    0intermoleculares%20exemplos%20de%20moleculas&f=false
    • Forças Intermoleculares ou Forças de Van der Waals.
    • http://www.alunosonline.com.br/quimica/forcas-intermoleculares-ou-forcas-van-der-waals.html
    • Ligações Intermoleculares / Interações Intermoleculares.
    • http://www.soq.com.br/conteudos/em/ligacoesquimicas/p5.php
    • Princípios de química – Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Peter Atkins e Loretta Jones. Página
    305. Autoteste 5.3A
     


ID
2082202
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o alcano com maior ponto de ebulição.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior a cadeia maior será o ponto de ebulição, a cadeia que possui mais carbono ai é a letra d, ou seja, Hept|(7carbonos)

  • Ponto de ebulição aumenta à medida que a massa molar também aumenta.
  • quanto maior for a superfície de contato, maior será o ponto de ebulição !


ID
2103835
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As propriedades físicas dos sólidos moleculares estão relacionadas com as energias das forças que atuam entre as suas moléculas. Os sólidos moleculares podem ser amorfos ou cristalinos e apresentar diferentes viscosidades e resistências ao choque.
Compostos como a sacarose (C12H22O11), o benzeno e a benzofenona (C6H5COC6H5 ) formam sólidos moleculares e a ordem crescente de suas temperaturas de fusão é

Alternativas

ID
2119147
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As propriedades físicas dos sólidos moleculares estão relacionadas com as energias das forças que atuam entre as suas moléculas. Os sólidos moleculares podem ser amorfos ou cristalinos e apresentar diferentes viscosidades e resistências ao choque.
Compostos como a sacarose (C12H22O11), o benzeno e a benzofenona (C6H5COC6H5) formam sólidos moleculares e a ordem crescente de suas temperaturas de fusão é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    Só analisar pelo tamanho das cadeias carbônicas. Quanto maior a cadeia, nesse caso, maior o PF.

  • Descrição dos Pontos de Fusão:

    Benzeno: 5,5 °C;

    Benzofenona: 48,5 °C;

    Sacarose: 186 °C.

    Benzeno > Benzofenona > Sacarose.


ID
2152342
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma solução foi preparada pela dissolução de 8,5 g de um soluto não volátil em 85,0 g de naftaleno (C10H8). Se a solução entra em ebulição a 223,6 °C à pressão padrão, indique a massa molecular, em gramas, do soluto. Dados: ponto de ebulição do naftaleno (Pe) = 218 °C; constante de elevação do Pe (Ke) = 5,65 °C m-1 ; H = 1 u; C = 12 u.

Alternativas
Comentários
  • Não é letra "B"?

  • Tf-Ti=Ke.M

    5,6/5,65=M

    M=0,99 molal

    M=n/massa do solvente em Kg

    0,99=n/0,085kg

    n=0,08415 mols

    n=m/MM

    8,5/0,08415=MM

    MM=101 =100

  • A fórmula que utilizaremos:

    MM = m1 . Ke / (m2 . #T)

    ____________________________________________________

    O que é cada variável e sua respectiva unidade:

    MM: Massa molar do soluto (g/mol)

    m1: massa do soluto (g)

    m2: massa do solvente (g)

    #T: Variação entre as temperaturas (°C)

    Ke: Constante de elevação do Ponto de ebulição (°C . Kg / mol) Kg de solvente por mols de soluto.

    ____________________________________________________

    Os valores atribuídos a cada variáveis.

    MM: ? g/mol

    m1: 8,5 g

    m2: 0,085 Kg

    #T: 5,6 °C

    Ke: 5,65 °C . Kg / mol

    ____________________________________________________

    O cálculo:

    MM = m1 . Ke / (m2 . #T)

    MM = ( 8,5 . 5,6 ) / ( 0,085 . 5,6 )

    MM = 47,6 / 0,476

    MM = 100 g/mol.


ID
2152366
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o ciclocalcano com o menor ponto de ebulição.

Alternativas
Comentários
  • Quanto menor o tamanho da molécula, menor o PE. Nesse caso, a menor molécula é o ciclopropano.

     

    Letra B

  • Menor quantidade de carbono. então terá um ponto ebulição menor.


ID
2165311
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Todos os compostos abaixo apresentam interações do tipo ligação de hidrogênio, EXCETO:

Alternativas

ID
2165314
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Se todos os líquidos, representados pelas fórmulas abaixo, estiverem na mesma temperatura, o que terá a maior viscosidade será o:

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior a polaridade de uma molécula, maior será sua viscosidade.


ID
2197075
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre as ligações químicas, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Moléculas de simetria tetraédrica podem formar ligações polares ou apolares, se a molécula for composta por quatro ligantes iguais (que é o caso do CH4 - metano) os quatro vetores μ resultam em um valor nulo, ou seja, não forma polos. Portanto é uma molécula formada por ligação covalente apolar.

  • Os Hidrocarbonetos são apolares, logo é uma força de Van der Waals / Dipolo induzido / Força de London.

  • Lembrando ele quer a incorreta

    A fórmula do metano é o CH4 sua estrutura é a tetraédrica e ela é apolar com isso só podemos ter Dipolo Induzido, logo já eliminamos a assertiva pois ela fala que é polarizável e é dipolo-permanente

  • Além de sabermos o conteúdo da questão, devemos atentar para as palavras chaves e pegadinhas nas opções. O item correto é o item (A), pois o CH4 é uma molécula apolar, portanto não faz ligações dipolo permanente.


ID
2233462
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Reações de substituição eletrofílica em anéis aromáticos são procedimentos bastante utilizados em química orgânica. A nitração do fenol é um exemplo, em que os produtos obtidos são o orto e paranitrofenol.


 Sobre as propriedades físico-químicas dos reagentes e produtos desta reação pode-se afirmar que:


I. A solubilidade em água do para-nitrofenol é maior que a do orto-nitrofenol.

II. O grupo nitro impede a ionização do grupamento hidroxila.

III. O ponto de fusão do para-nitrofenol é maior que a do orto-nitrofenol.

IV. O grupo nitro intensifica a acidez do anel fenólico.

V. O ponto de ebulição do fenol é maior que o dos produtos.


São afirmativas verdadeiras 

Alternativas
Comentários

ID
2252125
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Comparando os valores de ponto de ebulição dos compostos propano, éter dimetílico e etanol, verifica-se que eles, nessa ordem,

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala de interações intermoleculares temos a seguinte relação de forças:

    .

    Íon - Dipolo (íon + polar) > Ligação de Hidrogênio (H - F, O, N) > Dipolo - Dipolo (entre polares) > Dipolo induzido - Dipolo induzido (entre apolares)

    .

    As substâncias do exercício são:

    Propano = apolar (fraca força dipolo induzido - dipolo induzido)

    Éter dimetílico = pouco polar (fraca força dipolo - dipolo)

    Etanol = polar (forte força dipolo - dipolo)

    .

    Portanto, em ordem de força intermolecular: Etanol > Éter dimetílico > Propano. Quanto mais forte a interação entre moléculas, mais difícil será quebrá-las e, consequentemente, maior será o ponto de ebulição. Assim, o maior ponto de ebulição é do etanol e o menor é do propano.

    .

    ALTERNATIVA A


ID
2383558
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre as características e propriedades dos éteres e aldeídos.

Alternativas

ID
2398234
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O etilenoglicol é uma substância muito solúvel em água, largamente utilizado como aditivo em radiadores de motores de automóveis, tanto em países frios como em países quentes. Considerando a função principal de um radiador, pode-se inferir corretamente que

Alternativas
Comentários

ID
2414611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Diversas propriedades moleculares e de diferentes tipos de materiais podem ser explicadas por meio da distribuição eletrônica dos átomos, da estrutura molecular e das forças intermoleculares que atuam entre as moléculas.

Considerando essas informações e a classificação periódica dos elementos, julgue o item subsecutivo.

As principais forças intermoleculares presentes na forma líquida de metano, fluoreto de metila e álcool metílico são, respectivamente: forças de dispersão de London, interações dipolo-dipolo e interações íon-dipolo.

Alternativas
Comentários
  • Metano: forças de dispersão de London ou forças de van der Waals (possíveis em todos os tipos de moléculas, inclusive, em moléculas apolares);

    Fluoreto de metila: interações dipolo-dipolo (interações observadas em moléculas polares)

    Álcool metílico: ligações de hidrogênio (moléculas que contém uma ligação do hidrogênio com F, O, N) e não, interações íon-dipolo.

     

    Ainda:

    interações íon-dipolo: interações entre partículas solúveis - íons, e um solvente como a água (ligação de hidratação).

     

     


ID
2446204
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A 20 ºC, a solubilidade do açúcar comum (C12H22O11; massa molar = 342 g/mol) em água é cerca de 2,0 kg/L, enquanto a do sal comum (NaCl; massa molar = 58,5 g/mol) é cerca de 0,35 kg/L. A comparação de iguais volumes de soluções saturadas dessas duas substâncias permite afirmar corretamente que, em relação à quantidade total em mol de íons na solução de sal, a quantidade total em mol de moléculas de soluto dissolvidas na solução de açúcar é, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    -----------------------------------------------

    Vamos considerar que o volume de solução para ambos os casos seja 1 L, como as soluções estão saturada, utilizaremos o valor máximo de solubilidade para cada caso. No caso do açúcar, teremos

    342 g ———- 1 mol

    2000 g ———- Ma

    Ma=5,84mol

    Para o sal será

    58,5 g ———- 1 mol

    350 g ———- Ms

    Ms=5,98mol

    Porém, o sal se dissocia em dois íons, logo Ms′=2⋅5,98⟶Ms′=11,97mol

    Agora basta saber quanto é a massa de açúcar em relação à massa de sal:

    Ma/Ms′=5,84/11,97⟶Ma/Ms′≅0,5

     

    http://educacionalplenus.com.br/resolucao-unesp-2017-meio-ano-ciencias-da-natureza-1a-fase-continuacao-2/

     

    #uab2018


ID
2449609
Banca
UFMT
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O etanol pode ser obtido pela fermentação do caldo da cana-de-açúcar e possui fórmula CH3CH2OH. Uma amostra de etanol puro, sem água e outros contaminantes, ao ser aquecida, entrará em ebulição a aproximadamente 78°C. As forças intermoleculares que estão atuando, unindo as moléculas de etanol umas às outras, sendo vencidas durante a mudança de fase líquido para vapor, são:

Alternativas
Comentários
  • Forças de dispersão de London = entre todos os tipos de moléculas;

    Ligações de hidrogênio = quando hidrogênio está ligado aos átomos de O, N ou F. 

  • Mas as forças de dispersão de London ocorre entre moléculas apolares, e o etanol é polar. Por que não é a letra c?

  • etanol é APOLAR

  • etanol é um caso especial de composto orgânico no que diz respeito à solubilidade, pois ele é infinitamente solúvel na água, que é polar, mas também dissolve muito bem materiais apolares como a gasolina. Isso acontece porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH.

  • Não seria a alternativa D?

    Etanol tem caráter polar e apolar, tanto é que ele dissolve em água e gasolina

    Portanto, as suas forças intermoleculares seria:

    Ligação de hidrogênio (-OH vs HO-)

    Dipolo-dipolo (polar vs polar)

    Dispersão de London (apolar vs apolar)

     

     

  • Naruto, a parte polar está na ligação de hidrogênio.

  • A resposta correta é a letra D. Forças de dispersão de London, ligações de hidrogênio e interações dipolo-dipolo.

    Por que?

    Dispersão de London = todas as moléculas iônicas ou covalentes possuem este tipo de interação.

    Ligações de Hidrogênio = somente moléculas que possuem átomos como F,N e O que podem fazer este tipo de interação, pois são as mais eletronegativas.

    Dipolo-Dipolo = O etanol é uma molécula polar que possui carga parcial negativa no grupo Hidroxila e carga parcial positiva no carbono ligado ao grupo hidroxila.

    Ao meu ver essa questão deveria ter sido anulada.

  • Na parte apolar da molécula (CH3CH2) estão presentes as interações fracas do tipo dipolo induzido (Forças de dispersão de London), que ocorrem nos hidrocarbonetos. Por outro lado, na parte polar da molécula (OH) estão presentes as ligações de hidrogênio, pois sabe-se que neste tipo de interação o Hidrogênio se liga ao F-O-N.


ID
2557678
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Indique a alternativa que apresenta as substâncias em ordem crescente de ponto de ebulição, sob mesma pressão:

Alternativas
Comentários
  • éter dietílico, etanol, etileno glicol (CHUTS QUE DÃO CERTO.)


ID
2622565
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere os seguintes álcoois:


I- n-butílico

II- iso-butílico

III- sec-butílico

IV- terc-butílico


Assinale a opção que apresenta os compostos acima em ordem crescente de ponto de ebulição.

Alternativas
Comentários
  • iso-butílico:

    H3C-CH2-CH2

    | |

    CH3 OH

    n-butílico (não será possível representar) mas é mais espaçado que o iso.

    então, se a sup. contato do n-butílico >>> iso-butílico, temos que sua temp. de ebulição é maior.

    Se você não sabe o que é terc ou sec ---> (terciario, secundario) e referem-se a posição da hidroxila (OH)


ID
2631976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação aos alcanos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a ) forcas dipolo- induzido ou forças de van der wals

     b) Sao compostos apolares

     c) Carbono com hibridização sp3

     d) Reações de substituição

     e) A introdução de ramificações em isomeros constitucionais diminuem o ponto de ebulição desses compostos.

  • A ramificação da cadeia de alcano torna-o mais compacto, reduzindo a sua área de superfície e, com isto, a intensidade das forças de van der Waals entre as moléculas adjacentes tende a ser reduzida também, resultando em uma diminuição do ponto de ebulição.


ID
2643826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

      De acordo com a nova definição de mol recomendada pela IUPAC, um mol contém exatamente 6,02214076 × 1023 entidades elementares. Esse número é o valor numérico fixo da constante Avogadro, NA, quando expresso em mol-1 , e é chamado de número de Avogadro. A nova definição enfatiza que a quantidade de substância está relacionada com as entidades de contagem em vez da massa de uma amostra.

                                                      Internet:<https://iupac.org>  (com adaptações).


Considere as reações I, II e III a seguir.


C(s) + 2H2(g) → CH4(g) (I)

C(s) + O2(g) → CO2(g) (II)

2H2(g) + O2(g) → 2H2O(g) (III)

Com relação a essas informações, julgue o item que se segue.


A substituição de 1, 2 ou 3 átomos de hidrogênio por átomos de cloro na molécula de metano tornaria polares todos os compostos formados, contudo, caso os 4 átomos de hidrogênio na molécula de metano fossem substituídos por átomos de cloro, a molécula formada seria mantida apolar, como o próprio metano.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     Molécula formada seria mantida apolar, como o próprio metano.

  • O metano tem geometria tetraédrica. Moléculas que tem essa configuaçãao aonde seus 4 átomos são iguais são apolares. Os vetores se anulam e a resultante é igual a zero. Substituindo o Cloro por H a resultante é diferente de zero, logo é polar.

  • Se acrescentar 2 moleculas de cloro a resultante das forças não seria zero?
  • Esta questão abrange o conceito de polaridade de compostos.

    Para resolvê-la é preciso analisar a molécula do metano, CH4. Esta molécula é tetraédrica e apolar, uma vez que os quatro átomos ligados ao átomo central são iguais, ou seja, os momentos de dipolo se cancelam. A substituição de 1, 2 ou 3 átomos de hidrogênio por átomos de cloro na molécula do CH4 tornaria polares todos os compostos formados, uma vez que os momentos de dipolo não se cancelariam. A substituição de 4 átomos de hidrogênio por 4 átomos de cloro no CH4, por sua vez, formaria a molécula CCl4, também apolar, uma vez que os átomos ligados ao carbono são iguais, fazendo com que os momentos de dipolos se cancelem.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Imagine um "cabo de guerra" para verem com maior clareza o momento de dipolo da molécula. Percebam que, quando temos um número impar de cloro o momento de dipolo é diferente de zero, tendo em vista que a molécula tem geometria tetraédrica, se a quantidade de cloro inserida for par o momento de dipolo será igual a zero porque cada cloro "puxar" (pela eletronegatividade) para si os elétrons da ligação com a mesma intensidade.

    @virandoquimico


ID
2662153
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Quanto maior a superfície de contato, maior será o ponto de ebulição do composto.

  • O P.E. aumenta de acordo com o aumento do tamanho do alcano.

  • resp. B

    a) A reação a quente entre o ácido etanoico e o tricloreto de fósforo formará cloreto de etanoila e ácido fosfórico (ACIDO FOSFOROSO). (F) -

    b) O propanol tem maior ponto de ebulição do que o etanol. (V)

    c) O etanol tem menor (MAIOR) ponto de ebulição do que o éter metílico. (F)

    d)As aminas aromáticas são bases mais fortes (FRACAS) que as aminas alifáticas. (F)

    e) O produto da reação entre o acetileno com ácido clorídrico não é usado como monômero na síntese de polímeros. (F)


ID
2662210
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um ensaio experimental de pervaporação, para extração dos componentes responsáveis pelo sabor e aromas de suco de caju, o condensador esteve imerso em um banho contendo nitrogênio líquido (-196°C). Os tipos de forças intermoleculares que unem as moléculas de nitrogênio líquido são

Alternativas
Comentários
  • Letra C. As forças de Van der Waals estão presentes em todas as moléculas.

  • A moleula e de N2 e predominantemente apolar por isso o unico tipo de interação e a da alternativa c.

  • Gabarito C

    eu vejo muita questão em que se coloca forças de Van der Waals como sinônimo de forças de dispersão (London), mas temos que lembrar que essas forças de natureza elétrica  são chamadas de coletivamente de forças de Van der Waals, logo, forças de London TAMBÉM É  forças de Van der Waals assim como as forças dipolo-dipolo permanente.

     

    Forças do tipo dipolo-dipolo: são dipolos PERMANENTES, que ocorre em moléculas polares

     

    Ligações de Hidrogênio: são dipolo-dipolo específico para átomos de hidrogênio ligado a átomos pequenos e muito eletronegativo (o famoso FON) e os pares de elétrons nã ligantes em outros átomos eletronegativos

     

    Forças de dipersão ou forças de London: ocorre em moléculas apolares, por meio de dipolos induzidos (dipolos temporários)

     

    FONTE: solomons


ID
2663911
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um método para determinação do teor de etanol na gasolina consiste em misturar volumes conhecidos de água e de gasolina em um frasco específico. Após agitar o frasco e aguardar um período de tempo, medem-se os volumes das duas fases imiscíveis que são obtidas: uma orgânica e outra aquosa. O etanol, antes miscível com a gasolina, encontra-se agora miscível com a água.


Para explicar o comportamento do etanol antes e depois da adição de água, é necessário conhecer

Alternativas
Comentários
  • O etanol é uma molécula orgânica que possui uma parte apolar(cadeia orgânica) e uma parte polar(OH). Quando misturado em gasolina(substância apolar) realiza ligações de dipolo induzido, que são fracas. Ao se introduzir a água no meio, a parte polar do etanol passa a realizar ligações do tipo ligação de hidrogênio com a água, por se tratar de uma ligação mais forte que a anterior, o etanol passará a ficar misturado com a água e não mais com a gasolina.

  • Fenômenos físicos (como a miscibilidade/imiscibilidade) são explicados pela natureza das ligações intermoleculares.


ID
2695750
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Observe a composição molecular de alguns ácidos graxos C18. Qual deles possui menor temperatura de fusão?

Alternativas
Comentários
  • acido a-linolênico 

     

  • Quanto mais insaturações na molécula do ácido graxo, menor o ponto de fusão. Isso ocorre pelo fato de a configuração "cis" das duplas ligações acabar dificultando a agregação das moléculas, diminuindo o PF.


ID
2750650
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O éter etílico, substância de forte odor, pode ser usado na indústria, como solvente, em ambulatórios ou em laboratórios de química, bioquímica e farmácia.


As propriedades físicas do éter etílico são:

Alternativas

ID
2761372
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    A solubilidade é um dos temas mais relevantes da área da química, tanto por sua importância intrínseca quanto pela variedade de fenômenos e propriedades químicas envolvidas em seu entendimento. O processo de solubilização de uma substância resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente) e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve, em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo.


C. R. Martins, W. A. Lopes e J. B. Andrade. Solubilidade das substâncias orgânicas. In: Química Nova, v. 36, n.° 8, 2013, p. 1.248-1.255 (com adaptações).

No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido, as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente devem ser

Alternativas
Comentários
  • O processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido ocorre quando há interações entre o soluto e o solvente, como citado no enunciado. Essas interações estão diretamente relacionadas às forças de atração entre as moléculas. Sendo assim, observemos a análise das alternativas:

    A) INCORRETA - No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente devem ser fortes o suficiente para romper as ligações intramoleculares das moléculas de soluto e também das moléculas de solvente.

    B) INCORRETA - No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente devem ser fortes uma vez que a atração soluto -soluto é substituída pela atração soluto - solvente.

    C) CORRETA - No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente devem ser intensas para que compense o rompimento da atração soluto - soluto e solvente - solvente, para que haja a atração soluto - solvente e aconteça a dissolução.

    D) INCORRETA - No processo de dissolução de um soluto molecular em um líquido as forças de atração entre as moléculas do soluto e do solvente precisam ser intensas para que a atração soluto -soluto seja substituída pela atração soluto - solvente.

    E) INCORRETA - A dissolução de um soluto é um processo físico, em que as forças de atração entre soluto- solvente precisam ser intensas para que compense o rompimento da atração soluto-soluto e solvente- solvente, e não há formação de ligações covalentes com o soluto molecular.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Se a força intermolecular já existente for mais intensa do que a possível nova interação, então o soluto não solubiliza, permanecendo a ligação original. Mas, se a nova interação for mais forte, o soluto se solubilizará, rompendo as ligações intermoleculares das substâncias.


ID
2761378
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Texto para a questão.


    A solubilidade é um dos temas mais relevantes da área da química, tanto por sua importância intrínseca quanto pela variedade de fenômenos e propriedades químicas envolvidas em seu entendimento. O processo de solubilização de uma substância resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente) e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve, em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo.


C. R. Martins, W. A. Lopes e J. B. Andrade. Solubilidade das substâncias orgânicas. In: Química Nova, v. 36, n.° 8, 2013, p. 1.248-1.255 (com adaptações).

Quanto ao processo de dissolução que ocorre com o estabelecimento de novas interações entre soluto e solvente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • que questão linda *.*

  • Esta questão abrange o conceito de formação de soluções, que depende da energia livre de Gibbs (∆G), de acordo com a expressão:
    ∆G = ∆H - T∆S,
    em que ∆H é a variação de entalpia, T é a temperatura e ∆S é a variação de entropia.
    Com base nessa expressão, um processo é considerado espontâneo se ∆G < 0 e não espontâneo se ∆G > 0. Levando em consideração essa expressão, analisemos as alternativas:

    A) INCORRETA - Quando um sólido ordenado é dissolvido, a desordem do sistema geralmente aumenta, dessa forma, há um aumento da entropia. Para que o processo seja espontâneo, ∆G precisa ser negativo e, como a entropia é positiva, o termo T∆S é negativo e, para garantir que ∆G seja negativo, a entalpia ∆H também precisa ser negativa. Uma entalpia positiva não garante um processo com ∆G negativo, uma vez que se for maior que T∆S, ∆G terá valor positivo.

    B) INCORRETA - Se a entalpia, ∆H, for positiva, não necessariamente o sistema será espontâneo, como mostrado na alternativa A), logo, um valor de ∆H positivo não é fundamental para que ocorra formação de soluções. Uma diminuição na entropia diminui o valor de T∆S, o que leva a maiores valores de ∆G e não caracterizam um processo espontâneo, caso ∆G seja positivo.

    C) INCORRETA - Quando um sólido ordenado é dissolvido, a desordem do sistema geralmente aumenta, dessa forma, há um aumento da entropia. Portanto, o aumento da entropia na verdade favorece a formação de soluções. Além disso, dependendo da variação de entalpia, uma diminuição da entropia pode causar um ∆G positivo em vez de negativo, que é considerado não espontâneo.

    D) CORRETA - De acordo com a expressão ∆G = ∆H - T∆S, o aumento da entropia favorece a formação das soluções, que ocorrerá se a variação da entalpia que acompanha o processo for negativa, zero ou fracamente positiva. Se a variação de entalpia for muito positiva, a variação da entropia não será suficiente para resultar em uma variação de energia livre menor que zero, sendo, nesse caso, o processo de dissolução não espontâneo. 

    E) INCORRETA - Conforme a expressão ∆G = ∆H - T∆S, a entropia favorece a formação das soluções, mas, esse processo depende da variação da entalpia que acompanha o processo. Se a variação de entalpia for muito positiva, a variação da entropia não será suficiente para resultar em uma variação de energia livre menor que zero, sendo, nesse caso, um processo de dissolução não espontâneo.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
2817217
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alterantiva que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

O cis-1,2-dicloroeteno é uma molécula ........ , e o seu isômero trans apresenta ........ ponto de ebulição por ser uma molécula ........ .

Alternativas

ID
2817997
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O soro caseiro, que serve para combater a desidratação causada por diarreia ou vômito, é uma solução aquosa contendo sal de cozinha (NaCl) e açúcar (C12H22O11). Ele pode ser feito misturando-se 3,5g de sal de cozinha e 20g de açúcar em 1L de água. Em relação ao soro caseiro, assinale a alternativa CORRETA:

Dados:

Coeficiente de Solubilidade do NaCl: 36g NaCl/100mL de água a 20°C; Coeficiente de Solubilidade do C12H22O11: 33g C12H22O11/100mL de água a 20°C.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C - Considerando a solubilidade do NaCl em água e a quantidade de sal de cozinha adicionado para preparar o soro caseiro, podemos dizer que todo o NaCl estará dissolvido nesta solução a 20°C.


ID
2818384
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Umectantes são aditivos que entram na fabricação de bolos, panetones, rocamboles etc. A finalidade é evitar que a massa resseque. Para tanto, um umectante deve possuir alta afinidade pela água. Indique qual das substâncias abaixo é usada como umectante:

Alternativas
Comentários
  • quanto mais hidroxila na função orgânica maior será sua afinidade em água


ID
2839732
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as substâncias a seguir para responder à questão.

I- Fenilamina
II- Fenol I
II- Benzeno
IV- Acetofenona (fenil-metil cetona)
V- para-metilbenzoico
VI- ciclohexamina
VII-para-clorobenzoico
VIII- orto, para-diclorobenzoico
IX- benzoico

Para a composição de um novo perfume, uma empresa necessita utilizar duas substâncias entre aquelas de I a IV: a com maior basicidade e a mais solúvel em água. As substâncias a serem escolhidas são, respectivamente, as que se apresentam nos itens

Alternativas
Comentários
  • BoA sorte pra quem for usar esses perfumes.

    reposta A

  • BoA sorte pra quem for usar esses perfumes.

    reposta A

  • Sabemos que o benzeno não é nada solúvel em água, então podemos a alternativa D.

    Como a questão fala "...basicidade e a mais solúvel em água...", "respectivamente", a única molécula que é básica é a molécula I, descartamos a C e a E.

    Agora temos um empasse, qual é mais solúvel a IV ou a II. Bom pense que o Fenol consegue fazer, no máximo, três ligações de hidrogênio, sendo duas no oxigênio e uma no hidrogênio da hidroxila. Já a molécula IV, consegue fazer somente uma ligação. Sendo assim II é mais solúvel que IV.

    Temos então a letra A, I (mais básica) e II (mais solúvel).


ID
2839738
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as substâncias a seguir para responder à questão.

I- Fenilamina
II- Fenol I
II- Benzeno
IV- Acetofenona (fenil-metil cetona)
V- para-metilbenzoico
VI- ciclohexamina
VII-para-clorobenzoico
VIII- orto, para-diclorobenzoico
IX- benzoico

A ordem crescente de polaridade dos compostos de I a V é

Alternativas
Comentários
  • Questão toda zoada.


ID
3072106
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O nome petroquímica tem origem na união das indústrias químicas e petrolíferas e começou a ser utilizado somente por volta de 1945. O pólo petroquímico de Camaçari (BA) é o maior do Brasil. Outros pólos de grande produção estão em São Paulo (Capuava/ Santo André) e no Rio Grande do Sul (Triunfo).


[...] Nestes pólos, situados próximos a refinarias da Petrobras, está hoje localizada a quase totalidade das indústrias petroquímicas de 1ª . e 2ª . gerações, embora existam algumas instalações destas modalidades, de menor porte, em outros centros industriais do país. Apesar de a expressiva produção brasileira de 3 milhões de toneladas/ano de eteno, o balisador da produção petroquímica, corresponder atualmente a 3% da produção mundial, ainda não existem no país empresas petroquímicas de grande porte, totalmente integradas e empresarialmente verticalizadas, a semelhança do que ocorre nos Estados Unidos, Europa e Japão.

D’Ávila, Saul Gonçalves. Revista ComCiência. Disponível em: www.comciencia.br/reportagens/petroleo/pet21.shtml. Acesso em 24nov.2015.


Considere as alternativas a seguir:


I. A ordem de volatilidade de cada fração do petróleo, durante a destilação fracionada, está relacionada ao tamanho da cadeia carbônica.

II. O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, etanol, amônia, glicol e borrachas, fibras e plásticos sintéticos.

III. O petróleo é recurso não renovável a curto prazo, distribuído homogeneamente, em todas as regiões, independente de sua origem.


Indique a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior o número de átomos, maior o tamanho da cadeia carbônica e maior é a temperatura de ebulição.

    LETRA: A


ID
3073147
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um laboratório de análise orgânica recebeu uma amostra sólida. Foi realizada uma análise para a determinação do ponto de fusão e verificou-se que a faixa de temperatura de fusão era de 50-58°C. A técnica de purificação empregada nesta situação e o intervalo de fusão aceitável para uma substância pura são:

Alternativas
Comentários
  • Letra E: recristalização e 0,5-1°C.


ID
3188893
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O butan-1-ol e o éter etílico são substâncias orgânicas que apresentam diferentes pontos de ebulição, sendo eles 117,2°C e 34,6°C, respectivamente.

Massas atômicas: C=12,0; H=1,0; O=16,0

A diferença na temperatura de ebulição dos compostos descritos é atribuída à:

Alternativas
Comentários
  • São isômeros de função (isomeria plana ou constitucional) = álcool-éter

    logo, tem mesma massa e ramificações

    só muda o grupo funcional, álcool tem ligação intermolecular fon-h, mais forte que éter que é Dip.-Dip.


ID
3237556
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere os seguintes álcoois: metanol (CH3 OH), etanol (CH3 CH2 OH), propan -1 - ol (CH3 CH2 CH2 OH) e butan -1 - ol (CH3 CH2 CH2 CH2 OH).

Comparando-se algumas propriedades desses álcoois, verifica-se que o(a)

Alternativas

ID
3262987
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Dentre os compostos a seguir, qual é o de menor volatilidade à pressão atmosférica?

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior o tamanho da molécula, maior seu P.E.

    As ramificações diminuem o P.E.

  • Só completando o que a colega Bruna disse, as ramificações diminuem o Ponto de ebulição porque a área superficial da molécula é diminuida, dessa forma é necessária uma menor quantidade de energia para romper as ligações. Assim o N-PENTANO É O GABARITO

  • Volatilidade corresponde a um menor ponto de ebulição (PE). Sabemos ainda que, quanto maior a massa

    molecular, maior será o PE de um hidrocarboneto e, quanto mais ramificações, menor o PE. Agora basta

    desenhar as moléculas e comparar quanto à massa molecular e presença de ramificações. Lembre-se que n

    se refere a normal (não ramificado) e i a iso. Observando as estruturas abaixo, notamos que o n-pentano é

    o que possui junto com i-pentano a maior massa molecular e, além disso, não apresenta ramificação.

    Portanto, o n-pentano é o que irá apresentar o maior PE e menor volatilidade.

    FONTE: Diego Souza - Estratégia concursos


ID
3330757
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto, correta e respectivamente.
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples, isto é, são saturados em cadeias abertas (já os de cadeias fechadas ou cíclicas são chamados de cicloalcanos). Apresentam fórmula geral CnH2n+2 onde n corresponde ao número de átomos de carbono da cadeia.
Os alcanos podem ter cadeias lineares ou ramificadas. Por serem compostos completamente apolares, as forças (de Van der Waals) que mantêm unidas as moléculas dos alcanos são ________________ e de curto raio de ação - atuam apenas entre partes de moléculas vizinhas que se encontrem em contato, ou seja, entre as superfícies das moléculas. Deve-se esperar, portanto, que quanto maior for a molécula, e consequentemente a área superfcial, ________________ serão as forças intermoleculares. Algumas propriedades físicas, como o ponto de fusão (PF) e o ponto de ebulição (PE) ________________ à medida que aumenta o número de carbonos na cadeia dos alcanos.
À temperatura ambiente os n-alcanos com até 4 carbonos são gasosos; de 5 a 16 carbonos são líquidos e acima de 17 são sólidos. Os alcanos isômeros apresentam diferentes PE e PF. Pode-se generalizar que, para alcanos isômeros, aquele que tiver maior número de ramificações terá ________________ ponto de ebulição.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    FRACAS - MAIORES - AUMENTAM - MENOR

  • O próprio texto ajuda, para quem não lembra: "atuam apenas entre partes de moléculas vizinhas que se encontrem em contato, ou seja, entre as superfícies das moléculas".

    Quanto maior o número de ramificações, menor vai ser a área superficial que entrará em contato com as outras moléculas, logo o ponto de ebulição será MENOR em relação à um alcano isômero. As forças intermoleculares, que já são fracas, estarão presentes em menor quantidade.


ID
3330763
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Sobre como a estrutura dos compostos orgânicos afeta suas propriedades, tanto físicas quanto químicas, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A dimetilamina é mais básica que a metilamina, devido ao efeito mesomérico
II. O ácido tricloroacético é mais ácido que o ácido acético, devido ao efeito de campo ocasionado pelos átomos de cloro.
III. A polaridade de um composto orgânico é exclusivamente dependente da presença de ligações polares, portanto, havendo ligações polares o composto será polar.
IV. O ponto de ebulição do ácido trans-butenodioico (ácido fumárico) é maior que o do ácido cis-butenodióico (ácido maleico)
V. Isômeros ópticos têm exatamente a mesma densidade, mesmos pontos de fusão e ebulição e mesma solubilidade em solventes não quirais.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Embora a dimetilamina seja mais básica do que a metilamina, isso se dá devido ao efeito indutivo de campo ( doador de densidade eletrônica) dos carbonos.

    O erro da III está em dizer que a polaridade se dá exclusivamente pela presença de ligações polares, sendo que há outros efeitos como o tamanho da cadeia carbônica por exemplo;

  • Aí fica difícil, né!?


ID
3582619
Banca
FUNRIO
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2008
Disciplina
Química
Assuntos

Dadas as moléculas abaixo:


(CH₃)₄C;            CH₃OH;              CH₃CH(CH₃)CH₂CH₃;
CH₃CH₂CH₂CH₃; CH₃CH₂CH₂CH₂CH₃; 

A ordem crescente dos valores de pontos de ebulição (PE) para essas moléculas é:

Alternativas

ID
3649648
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Algumas substâncias químicas com propriedades semelhantes são agrupadas em funções químicas. São exemplos de funções orgânicas:

Alternativas
Comentários
  • Gab D


ID
3663529
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as substâncias a seguir para 

I- Fenilamina
II- Fenol
III- Benzeno
IV- Acetofenona (fenil-metil cetona)
V- para-metilbenzoico
VI- ciclohexamina
VII-para-clorobenzoico
VIII- orto, para-diclorobenzoico
IX- benzoico

A ordem crescente de polaridade dos compostos de I a V é

Alternativas

ID
3663898
Banca
FADESP
Órgão
IF-PA
Ano
2018
Disciplina
Química
Assuntos

Considere as substâncias a seguir para 

I- Fenilamina
II- Fenol
III- Benzeno
IV- Acetofenona (fenil-metil cetona)
V- para-metilbenzoico
VI- ciclohexamina
VII-para-clorobenzoico
VIII- orto, para-diclorobenzoico
IX- benzoico

Para a composição de um novo perfume, uma empresa necessita utilizar duas substâncias entre aquelas de I a IV: a com maior basicidade e a mais solúvel em água. As substâncias a serem escolhidas são, respectivamente, as que se apresentam nos itens

Alternativas

ID
3676726
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Disciplina
Química
Assuntos

Para a preparação de uma aula demonstrativa sobre polaridade das substâncias, foi solicitado ao técnico em química que preparasse uma sequência de quatro tubos de ensaio contendo, cada um deles, solvente líquido. Os quatro tubos deveriam conter em torno de 5mL de solvente e serem dispostos em ordem decrescente de polaridade, com vistas a analisar a solubilidade do Iodo (I2). 


Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta de solventes que o técnico deveria apresentar para avaliar a redução progressiva na solubilidade do iodo molecular, do tubo 1 para o tubo 4. 

Alternativas