SóProvas


ID
1238056
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura de computação em nuvem é baseada em camadas, sendo que cada uma delas trata de uma particularidade na disponibilização de recursos para as aplicações. Uma camada é uma divisão lógica de componentes de hardware e software. A camada de

....I.... contém serviços como negociações de QoS, de cobrança, para verificar aceitação de requisições baseado no QoS e preço, de gerenciamento de virtualização.

...II... contém as aplicações de usuários de computação em nuvem.

...III... contém ambientes com interfaces Web 2.0, marshups, componentes, recursos de programação concorrente e distribuída, suporte a workflows, bibliotecas de programação e linguagens de programação.

...IV... contém datacenters, clusters, desktops e outros recursos de hardware, podendo ter recursos heterogêneos.

As camadas I, II, III e IV correspondem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura de computação em nuvem é baseada em camadas, onde cada uma trata de uma particularidade na disponibilização de recursos, pode-se entender cada camada como uma divisão lógica de componentes de hardware e software e cada camada tem seu gerenciamento e monitoramento realizado de forma independente uma das outras.

    A literatura fala em três camadas. Porém a segunda camada (de baixo para cima) por vezes é subdvidida em duas, o que faz com que em muitos casos se entenda que há na verdade quatro camadas, é o caso do exercício aqui.

    A camada de mais baixo nível é a de infraestrutura física, que pode conter dispositivos de armazenamento, clusters, desktops e outros recursos de hardware. Esta camada fornece flexibilidade e facilidade de agregação de novos recursos à medida que se tornem necessários.

    A camada seguinte é a de middleware é responsável por gerenciar a infraestrutura física e tem por objetivos prover um ambiente de execução apropriado para as aplicações e explorar de maneira eficaz os recursos físicos. Esta camada pode ser dividida em duas subcamadas: uma resposável por garantir o isolamento de processos e aplicações, qualidade de serviço (QoS), podendo utilizar tecnologias de virtualização; e outra camada responsável por prover um conjunto de serviços que auxiliam os provedores de serviços comerciais e profissionais para os usuários finais – dentre os serviços dessa camada podem ser encontrados negociação de Qualidade de Serviço (QoS), gerenciamento de SLAs, serviços de cobrança, gerenciamento de requisições, entre outros.

    No nível acima da camada de middleware, encontra-se a camada responsável por prover suporte para a construção de aplicações e que contém ferramentas ou ambientes de desenvolvimento. Estes ambientes possuem interfaces Web 2.0, mashups, componentes, recursos de programação concorrente e distribuída, suporte a workflows, bibliotecas de programação e linguagens de programação. Esta camada de desenvolvimento não é utilizada pelos usuários finais, e sim, pelos usuários mais experientes, aqueles que desenvolvem as soluções para computação em nuvem. Esta camada middleware no nível de usuário constitui o ponto de acesso das aplicações à infraestrutura da nuvem.

    Por fim, encontra-se a camada das aplicações de computação em nuvem. Esta camada é de interesse do usuário, pois é por meio dela que eles utilizam os aplicativos. As camadas abaixo desta são responsáveis pelas características de escalabilidade, disponibilidade, ilusão de recursos infinitos e alto desempenho.

    fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialservnuvopers1/pagina_2.asp

  • Na página 17 tem um figura legal para entender.

    http://www.bc.furb.br/docs/mo/2011/348520_1_1.pdf