SóProvas



Questões de Arquitetura em camadas


ID
2326
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A característica que diferencia um sistema em três camadas de um que utilize a arquitetura cliente-servidor é:

Alternativas
Comentários
  • Escalabilidade é uma forma de dividir as terefas. Como as mesmas regras de negócios estão divididas entre vários servidores através do balanceamento de carga, quando um servidor está sobrecarregado ou fora do ar, outro entra em ação para ajudá-lo.
  • Na minha opiniao a letra E tbm esta certa
  • Leandro, a questão pede uma característica que diferencia a arquitetura de 3 camadas da de 2 camadas (Uma observação aqui: quando se fala em arquitetura cliente/servidor NÃO necessariamente significa arquitetura de 2 camadas, como foi confundido pela banca. Isso, especificamente, já foi discutido na lista do TIMasters, inclusive. A arquitetura de 3 camadas é uma arquitetura cliente/servidor (de 3 camadas) e a arquitetura de 2 camadas também é uma arquitetura cliente/servidor (só que de 2 camadas). A banca confundiu e colocou a expressão "arquitetura cliente/servidor" como sendo sinônima de "arquitetura cliente/servidor de 2 camadas", assim como a CESGRANRIO já o fez, anos depois da data desta questão. Acho que eles pensam assim: "o nome cliente/servidor tem 2 palavras, então é uma arquitetura de 2 camadas", o que está errado. Enfim, isso não vem ao caso agora.).
    A letra E está errada por que o fato de você querer utilizar o desenvolvimento do sistema usando componentes não é uma característica exclusiva da arquitetura de 3 camadas não. A utilização de componentes no desenvolvimento é possível para ambas arquiteturas. Já a escalabilidade é possível somente na arquitetura de 3 camadas. 

ID
2329
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O objetivo de uma camada de Middleware em um sistema multicamadas é:

Alternativas
Comentários
  • Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. É utilizado para mor ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Middleware

  • E) disponibilizar classes utilitárias e serviços independentes de plataforma que permitam a obtenção de computação distribuída em ambientes heterogêneos.


ID
8233
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas à arquitetura em camadas:

I. No desenvolvimento para a WEB, a arquitetura em 3 camadas considera que o servidor de aplicação e as conexões TCP/IP residem sobre a mesma camada, denominada camada de apresentação.

II. Na arquitetura em 3 camadas, o servidor de dados e o servidor de aplicação residem sobre a mesma camada, denominada camada de negócio.

III. A arquitetura em 3 camadas caracteriza-se pela existência bem defi nida das camadas de apresentação, de aplicação e de dados.

IV. Na arquitetura em 3 camadas, os códigos responsáveis pela apresentação, controle de página e tela de navegação fazem parte da camada de apresentação

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • No modelo 3 camadas - Apresentação, Negócio e Dados ocorre que:I - Serv de Aplic e Conexões TCP estariam na camada de dados, se é que isso pode ser dito.II - Serv de Aplic e de Dados estariam na camada de dados, se é que isso pode ser dito.III - Correto. É uma forma característica desta arquitetura.IV - Correto. Lógica de exibição da página é Lógica de apresentação e portanto deve estar na camada de apresentação.
  • ERRADO I. No desenvolvimento para a WEB, a arquitetura em 3 camadas considera que o servidor de aplicação e as conexões TCP/IP residem sobre a mesma camada, denominada camada de apresentação. Servidor de aplicação está presente na camada de aplicação

    ERRADO II. Na arquitetura em 3 camadas, o servidor de dados e o servidor de aplicação residem sobre a mesma camada, denominada camada de negócio.
    Servidor de dados está presente na camada de dados e o Servidor de aplicação está presente na camada de aplicação

    CERTO III. A arquitetura em 3 camadas caracteriza-se pela existência bem defi nida das camadas de apresentação, de aplicação e de dados.

    CERTO IV. Na arquitetura em 3 camadas, os códigos responsáveis pela apresentação, controle de página e tela de navegação fazem parte da camada de apresentação

ID
10492
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura em camadas no desenvolvimento Orientado a Objetos é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O principio do desenvolvimento em camadas é torna-las independentes, por este motivo as alternativas 'a' e 'd' são falsas
  • a) uma camada é diretamente dependente de todas as outras camadas existentes na aplicação.
    Errada. As camadas devem ser independetes. A arquitetura em camadas é um padrão de arquitetura de software que visa a separar a lógica de negócio da apresentação, permitindo o desenvolvimento, teste e manutenção de forma isolados.

    b) as camadas se comunicam da base para o topo.
    Errada. As camadas se comunicam da base para o topo e vice-versa.

    d) nenhuma camada pode ser desativada de qualquer outra camada, exceto da camada imediatamente inferior a ela.
    Errada. Qualquer camada pode ser desativa, visto que elas são independentes.

    e) a camada de negócio é responsável pelo armazenamento e recuperação dos dados.
    Não está totalmente errado esse item, dado que a camada de negócio realiza o armazenamento, manipulação e geração dos dados.

     


ID
70276
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No modelo 4+1 de arquitetura de sistema, a visão que trata da escalabilidade e do desempenho é a

Alternativas
Comentários
  • Visão 4+1Logical View - FunctionalityImplementation View - Configuration management Process View - Performance / Scalability / Throughput Deployment View - System topology / Communication / Provisioning
  • A arquitetura visão-modelo 4+1 foi desenvolvida por Philippe Cruchten com o objetivo de descrever o funcionamento de sistemas de software e é baseado no uso de múltiplas visões concorrentes.

    As visões são usadas para mostrar o sistema sob várias perspectivas, como usuário final, desenvolvedores e gerentes de projetos.

    As quatro visões de modelo são: visão lógica (1), visão de desenvolvimento (2), visão de processo (3) e visão física (4). A visão de caso de uso é usada para ilustrar a arquitetura e representa a visão +1.

    • Visão lógica : Se concentra na funcionalidade que o sistema disponibiliza para o usuároi final. Os diagramas UML usados para representar a visão lógica incluem: Diagrama de classesDiagrama de comunicação e Diagrama de sequencia
    • Visão de desenvolvimento : Ilustra o sistema do ponto de vista do programador e se preocupa com o gerenciamento de projeto. Esta visão também é conhecida como visão de implementação. Usa o Diagrama de componentes ou Diagrama de pacotes
    • Visão de processo : Permite visualizar as partes dinâmicas do sistema, explicar os processos e como eles se comunicam, focando no comportamento do sistema. A visão de processo se encarrega da concorrência, distribuição, integração, performance e escalabilidade. O Diagrama de atividades é usado nesta visão.
    • Visão física : Mostra o sistema do ponto de vista do egenheiro. Se preocupa com a topologia dos componentes de software (no contexto físico) assim como a comunicação entre esses componentes. Esta visão também é conhecida como visão de implantação. Os diagramas UML usados para descrever esta visão incluem o Diagrama de implantação.
    • Visão de caso de uso : Descreve a arquitetura do sistema através do uso de Diagramas de casos de uso. Cada diagrama descreve sequências de interações entre os objetos e processos. São usados para identificar elementos de arquiteturra e ilustrar e validar o design de arquitetura.
    Fonte: http://www.basef.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=204:arquitetura-visao-modelo-41&catid=48:uml&Itemid=67

ID
118672
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura multicamadas divide-se em três camadas lógicas. São elas:

Alternativas
Comentários

ID
158437
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em uma estrutura de camadas, considere:

I. Entre cada par de camadas adjacentes existe um protocolo.
II. Entre a camada de uma máquina e a camada de mesmo nível de outra máquina existe uma interface.
III. Uma interface define as operações e os serviços que uma camada inferior oferece à camada superior.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Entre cada par de camadas adjacentes existe um protocolo.
     * Errado, existe uma Interface
    II. Entre a camada de uma máquina e a camada de mesmo nível de outra máquina existe uma interface.
     * Errado, existe um protocolo   
    III. Uma interface define as operações e os serviços que uma camada inferior oferece à camada superior.
      *Correto
  • Pessoal evite comentar copiando e colando qual a resposta correta. Ninguém vai olhar os comentários antes de responder a pergunta, pois perderia o sentido de responder questões. Sendo assim, após a pessoa responder a questão ela já saberá qual a alternativa correta.
  • Acho que a definição de adjacente pode ajudar alguns a acertarem a questão:
    ADJACENTE: Junto, contíguo, próximo, que encosta ou toca: terras adjacentes.
    Ângulos adjacentes, ângulos que têm o mesmo vértice, um lado comum e estão situados em ambas as partes desse lado.
  • Serviços e protocolos são conceitos diferentes, embora sejam confundidos com frequência. Segundo Tanenbaum (pág. 39):

    - Um serviço é um conjunto de primitivas (operações) que uma camada oferece à camada situada acima dela. O serviço define as operações que a camada está preparada para executar em nome de seus usuários, mas não informa nada sobre como essas operações são implementadas. Um serviço se relaciona a uma interface entre duas camadas, sendo a camada inferior o fornecedor do serviço e a camada superior o usuário do serviço.

    -Um protocolo é um conjunto de regras que controla o formato e o significado dos pacotes ou mensagens que são trocadas pelas entidades pares contidas em uma camada.

    Em outras palavras: os serviços estão relacionados às interfaces entre camadas, já os protocolos se relacionam aos pacotes enviados entre entidades pares de máquinas diferentes.

ID
159025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquiteturas de aplicações cliente-servidor e para
a Internet, julgue os próximos itens.

Na arquitetura cliente-servidor com três camadas (three tier), a camada de apresentação, a camada de aplicação e o gerenciamento de dados ocorrem em diferentes máquinas. A camada de apresentação provê a interface do usuário e interage com o usuário, sendo máquinas clientes responsáveis pela sua execução. A camada de aplicação é responsável pela lógica da aplicação, sendo executada em servidores de aplicação. Essa camada pode interagir com um ou mais bancos de dados ou fontes de dados. Finalmente, o gerenciamento de dados ocorre em servidores de banco de dados, que processam as consultas da camada de aplicação e enviam os resultados.

Alternativas
Comentários
  • Em Engenharia de Software, arquitetura multi-camada (também referenciada como arquitetura n-camada) é uma arquitetura client–servidor onde a apresentação, a aplicação, e a manipulação de dados são processos logicamente separados. Por exemplo, uma aplicação que usa middleware para servir requisições de dados entre um usuario e um banco de dados emprega uma arquitetura multi-camada. A grande maioria das aplicações de multi-camadas são da arquitetura de 3 camadas ou (three tier).
  • Marquei errada por causa desse trecho: "...ocorrem em diferentes máquinas..". Não existe essa obrigatoriedade

  •  Concordo com o Janielton Veloso. A separação das camadas é lógica e não necessariamente física.

  • Em concurso infelizmente OCORRE isto: "Na arquitetura cliente-servidor com três camadas (three tier), a camada de apresentação, a camada de aplicação e o gerenciamento de dados OCORREM em diferentes máquinas.".

    O sentido aí do verbo OCORRER não é de obrigatoriedade mas de possibilidade, principalmente para a CESPE.
  • Acredito que a questão está ERRADA pelo trecho "...ocorrem em diferentes máquinas."

    O verbo "ocorrer" não dá o sentido de possibilidade a não ser que a frase fosse: "...podem ocorrer em diferentes máquinas." ou  "...geralmente ocorrem em diferentes máquinas."
    Por exemplo: As palestras ocorrem diariamente às 16 horas. (Obrigatoriedade)
    Diferente de: As palestras podem ocorrer diariamente às 16 horas. (Possibilidade)


    A banca não soube transmitir de forma correta o sentido que quis expressar. Esse gabarito seria facilmente trocado por um professor de português!


  • Pessoal, errei a questão. Mas, é bom para aprendermos!

    O CESPE deu a ideia de obrigatoriedade mesmo ao empregar o verbo "OCORREM em diferentes máquinas". E é isso mesmo pois a questão se refere a arquitetura 3 camadas (three TIER) e essa arquitetura prevê a separação física entre os seus componentes, mesmo! O PONTO vem da diferença sutil entre Tier e Layer! Se a questão tivesse colocado 3-Layers aí sim a mesma estaria errada, pois estaria falando de separação lógica.

    "Tier" = Separação física em camadas.
    "Layer" = Separação lógica em camadas. 

    Segue a excelente explicação sobre essa diferença sutil encontrada em (http://csharpbrasil.com.br/csharp/n-tiers-n-layers/):"Hoje vamos esclarecer a diferença entre n-tiers e n-layers, algo que causa bastante complicação, principalmente quando estamos lendo livros técnicos traduzidos do inglês, no qual ambas as definições são tratados como “camadas”.

    Physical tiers (Camadas físicas) definem apenas aonde o código vai rodar. Especificamente, tiers são os lugares onde as layers são implantadas e onde as layers são executadas. Em outras palavras tiers é a implantação física das layers."

    Logical layers (Camadas Lógicas) são apenas uma forma de organizar seu código. Camadas típicas incluem negócios, apresentação e dados – o mesmo que o modelo três camadas tradicional. Mas quando estamos falando sobre layers, estamos falando apenas da organização lógica do código.
    De nenhuma maneira é implícito que essas camadas podem ser executadas em computadores diferentes ou em diferentes processos em um único computador, ou em um mesmo processo em um único computador. Tudo que estamos fazendo é discutir uma forma de organizar um código em um conjunto de camadas definidas pela função especifica.

    Referência: Rockford Lhotka, Should all apps be n-tier?

    Espero ter contribuído!

  • Refere-se a Camadas Físicas (Tiers), portando cada camada está localizada em uma máquina. 


ID
163576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Escalabilidade e disponibilidade são vantagens da arquitetura três camadas em comparação à arquitetura cliente/ servidor.

PORQUE

Na arquitetura três camadas tanto o servidor de aplicação como o servidor de banco de dados podem ser instalados em uma ou várias máquinas.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Primeira afirmação verdadeira
    Segunda afirmação verdadeira

    Escalabilidade e disponibilidade são vantagens da arquitetura três camadas em comparação à arquitetura cliente/ servidor porque na arquitetura três camadas tanto o servidor de aplicação como o servidor de banco de dados podem ser instalados em uma ou várias máquinas. 



  • A arquitetura 3 Camadas não é um submodelo da arquitetura Cliente/Servidor (ou existe modelo 3 camadas q não seja Cliente / Servidor)?

    Marquei a letra D)   =(
  • Também fui na D e não achei alguma explicação suficientemente boa, o melhor que consegui foi isso

    http://jacques.dsc.ufcg.edu.br/cursos/j2ee/html/intro/intro.htm

    Os primeiros sistemas cliente-servidor eram de duas camadas
    A arquitetura cliente/servidor em 2 camadas sofria de vários problemas:
    • Falta de escalabilidade (conexões a bancos de dados)
    • Enormes problemas de manutenção (mudanças na lógica de aplicação forçava instalações)
    • Dificuldade de acessar fontes heterogêneas (legado CICS, 3270, ...)
  • Estou com o colega Leonardo Mateus. 

     

    Arquitetura de 3 camadas é um tipo de arquitetura cliente-servidor.

     

    Também fui de D.

  • Péssima questão

     


ID
163633
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere uma aplicação Web corporativa, orientada a objetos, que está projetada para ser distribuída fisicamente em camadas. A primeira, a camada da apresentação, deverá implementar a interação com o usuário. Essa interação será feita através de um navegador Web. As requisições do usuário são enviadas para a segunda camada, a camada da aplicação, que é responsável pelo processamento das requisições. Na terceira camada física, a camada de gerenciamento de dados, ficará localizado o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados usado pela aplicação. Considere também que a equipe de desenvolvimento está decidindo de que forma essa aplicação deve ser estruturada em camadas lógicas (layers). Nesse contexto, considere as assertivas a seguir.

I - É possível que a camada física de gerenciamento de dados contenha uma parte da lógica do negócio da aplicação.

II - A escolha da tecnologia para implementação da camada física da apresentação é irrelevante para o processo de implantação da aplicação.

III - As classes de acesso aos dados persistentes da aplicação podem estar localizadas na camada física da aplicação.

IV - O uso de um navegador (browser) na camada física da apresentação inviabiliza a implementação de um cliente rico.

São corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - É possível que a camada física de gerenciamento de dados contenha uma parte da lógica do negócio da aplicação.

    Correto. Posso colocar em meu banco de dados alguma lógica usando PL/SQL (Oracle) ou T-SQL (SQL Server). Por exemplo, sempre que remover um funcionário, remova todos seus dependentes. Essa lógica do negócio pode estar no banco através de triggers. Regras mais complexas podem ser feitas com linguagens PL/SQL ou T-SQL. No entanto, colocar lógica do negócio na camada física dificultaria muito uma possível migração de tecnologia de banco. Por este motivo, deveremos usar esta abordagem somente quando for inevitável.

    II - A escolha da tecnologia para implementação da camada física da apresentação é irrelevante para o processo de implantação da aplicação.

    ERRADO
    A apresentação é o que o usuário vê. A camada física é a tecnologia (aplicação) que o usúario lança mão para acessar a apresentação de sua aplicação. Pode ser um browser, um cliente em java swing, um applet, etc. Dependendo da camada física de apresentação usada a sua aplicação deverá implantar o processo de uma forma específica. Se for browser é HTTP, se for interface java-swing pode ser RMI, etc.

    III - As classes de acesso aos dados persistentes da aplicação podem estar localizadas na camada física da aplicação.

    CERTO
    Classses de acesso são classes DAO (Data Access Object). Um exemplo delas são as classes do Hybernate. O Hybernate disponibiliza uma camada (classes) para facilitar a persistência de objetos sem precisar escovar bits com JDBC. A camada física pode então englobar o banco de dados e as classes DAO. Alguns autores optam por essa abordagem colocando classes DAO e banco de dados em uma única camada lógica chamada de camada física.

    IV - O uso de um navegador (browser) na camada física da apresentação inviabiliza a implementação de um cliente rico.
    ERRADO.

    Um cliente gordo é um cliente que executa diversas tarefas liberando a carga que estaria sobre o servidor. Por exemplo, quando acessamos o gmail temos um monte de javascript fazendo cálculos em nosso computador, usando para isso o browser. Isso caracteriza um cliente gordo. Feito os cálculos o browser envia para o Gmail os resultados e busca as atualizações necessárias.
  • "II - A escolha da tecnologia para implementação da camada física da apresentação é irrelevante para o processo de implantação da aplicação."

    Errada.
    o IE6 por exemplo é uma Tecnologia que inviabiliza/restringe muitas aplicações, ainda que um Browser... =)
  • Camada Física da Aplicação é uma coisa, Camada Física de Aplicação é outra...

ID
164551
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que diz respeito aos sistemas distribuídos, o modelo Cliente/Servidor tem por objetivo gerenciar a descentralização de dados e recursos de processamento, existindo uma ou mais máquinas que atuam como servidores, disponibilizando recursos para as demais máquinas, as quais atuam como clientes, estando todos os computadores conectados por meio de uma rede.

Existem duas abordagens: a de duas camadas, característica das primeiras aplicações, na qual a lógica do negócio fica toda no cliente; e a de três camadas, cuja lógica é retirar as regras do negócio dos processos-clientes e centralizá-las em um determinado ponto, denominado servidor de aplicações, visando facilitar as modificações e as atualizações das regras.

Nesse último modelo, a primeira camada é chamada GUI (Graphical User Interface), que permite a interação direta com o usuário; a segunda, está associada às funções e regras do negócio; e a terceira, é responsável pelo repositório das informações e as classes que a manipulam.

Sendo a primeira camada conhecida como de apresentação, as outras duas, nessa ordem, são denominadas, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • a)de negócio e de dados.

  • Arrodeio danado! kkkkkkkkkk


ID
171646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Em arquiteturas cliente-servidor multicamadas, na maior parte das aplicações, o browser é adotado como cliente universal.

Alternativas
Comentários
  • Isso é verdadeiro quando falamos dos sistemas cliente-servidor 4 camadas.
    Mas como estamos falando de multicamadas, inclui-se nesta categoria não só as 4 camadas, mas também os sistemas cliente-servidor de 3 e 2 camadas, que na sua grande maioria ainda utilizam aplicativos como clientes.
    Alguém teria uma fonte que confirmaria a tal "maioria dos aplicativos" como 4 camadas? Ou, dizendo que a maioria dos aplicativos utilizam o Navegador como Cliente Universal?
    Acho muito perigoso uma banca colocar palavras como "Maioria", pois livros muitas vezes estão desatualizados, bem como os autores. A palavra "maioria" vai da experiência de cada pessoa, e com a realidade que ela vive. O autor por exemplo pode citar isso como a realidade que ele via no Estados unidos no periodo que escreveu o livro; e que não é a mesma realidade que vemos no brasil na época da aplicação da prova.
    As bancas são muito irresponsáveis no momento de criação das questões.
  • Arquitetura multicamada é aquela que possui 3 camadas. Diferentemente da arquitetura em duas camadas, que utiliza o chamado cliente-gordo (em que os aplicativos são instalados nas máquinas dos clientes), a arquitetura multicamada utiliza o chamado cliente-magro, por utilizar um navegador web como cliente, enquanto que o aplicativo é disponibilizado em um servidor.

    É meio complicado encontrar livros que citem isso na internet, mas encontrei uma monografia que pode dar um norte: http://dsc.inf.furb.br/arquivos/tccs/monografias/1999-2raquelschlickmannvf.pdf


ID
171649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Nessa arquitetura, quando são consideradas três camadas, a primeira camada deve ser implementada por meio do servidor de aplicação.

Alternativas
Comentários
  •  A questão está errada.

    Em qualquer ordem que se queira contar, a camada do servidor de aplicação não será nunca uma das pontas.

    Para exemplificar, a primeira camada seria o cliente, o browser, a segunda camada, o servidor de aplicação e a terceira camada o banco de dados.

  • Para  minimizar o impacto de mudanças nas aplicações, decidiu-se separar a camada de negócio da camada de interface gráfica, gerando três camadas:

    1 - Camada de Apresentação: também chamada Camada de Interface, possui classes que contêm funcionalidades para visualização dos dados pelos usuários.

    2 - Camada de Negócio: também chamada Camada Lógica ou de Aplicação, possui classes que implementam as regras de negócio no qual o sistema será implantado.

    possui classes que se comunicam com outros sistemas para realizar tarefas ou adquirir informações para o sistema. 

    Tipicamente, essa camada é implementada utilizando algum mecanismo de armazenamento persistente. Camada de Persistência ou Camada de Acesso.




ID
171652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Em arquitetura multicamadas, o servidor de aplicação nada mais é do que um programa que fica entre o aplicativo cliente e o sistema de gerenciamento de banco de dados.

Alternativas
Comentários
  •  A questão esta correta.

    Mesmo sabendo que um servidor de aplicação não é nada simples, não invalidaria a questão.

    O servidor de aplicação, como o próprio nome quer dizer, irá ser usado pela aplicação e servir de meio entre o cliente e o banco de dados.

  • QUESTÃO: CORRETA

     

     

    Em arquitetura multicamadas, o servidor de aplicação nada mais é do que um programa (SERVIRDOR WEB - APACHE) que fica entre o aplicativo cliente(BROWSER - NAVEGADOR DE INTERNET) e o sistema de gerenciamento de banco de dados.(SGBD -MY SQL)


ID
171658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Uma desvantagem dessa arquitetura é o aumento na manutenção da aplicação, pois alterações na camada de dados, por exemplo, acarretam mudanças em todas as demais camadas.

Alternativas
Comentários
  • Quesrão errada.

     

    Muito pelo contrário, a divisão em camadas já é feita pensando em diminuir os problemas de manutenção.

  • Não, a divisão em camadas reduz a manutenção da aplicação.


ID
171661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.

Nessa arquitetura, as camadas podem ter vários nomes. Por exemplo, a camada de aplicação pode ser chamada de camada de negócio, e a camada de dados pode receber o nome de camada EIS (enterprise information system).

Alternativas
Comentários
  •  A questão está certa.

    O importante não é a nomenclatura exata e sim o que este quer significar. 

    A camada da aplicação geralmente é chamada de camada de negócio e a camada de dados de banco de dados. No entanto, não significa dizer que não se pode usar um sistema diferente para se guardar os dados. Sistemas de informações empresáriais, ou Enterprise Information System, pode também ser usado.

  • EIS - Enterprise Information System (Sistemas de Informação Corporativos)

    Formada por sistemas legados (mainframes) e servidores de bancos de dados.


ID
224578
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura multicamadas divide-se em três camadas lógicas. São elas:

Alternativas
Comentários
  • A forma mais comum da arquitetura é a aplicação em três camadas (3-Tier), comumente usada em aplicações web, na qual as camadas são: interface com o usuário, lógica do negócio, e banco de dados.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/3-Tier
  • Apresentação, Negócio e Acesso a Dados.


ID
230929
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sejam as seguintes assertivas sobre a arquitetura em camadas:

I. Promove a abstração de design, permitindo que um problema complexo seja decomposto em várias camadas de funções.

II. Facilita a alteração das funções internas - que não são visíveis ao mundo externo -, pois apenas os objetos da camada de interface são visíveis ao mundo externo.

III. Uma camada pode ser reutilizada se a interface for compatível. Uma camada autocontida pode também ser usada comoumcomponente à parte.

IV. Pode degradar o desempenho de um sistema, pois as funções da interface muitas vezes precisam atravessar várias camadas para invocar uma operação em uma camada mais interna.

V. A padronização das camadas de interface pode levar a chamadas de funções confusas e ineficientes.

Dentre as assertivas acima, quantas são verdadeiras?

Alternativas
Comentários
  • A padronização das camadas de interface pode levar a chamadas de funções confusas?

    Eu achei que o objetivo da padronização era exatamente o contrário o.O
  • Concordo com o comentário do Eduardo. Acredito que somente as 4 primeiras alternativas estão corretas.
    Alguem sabe explicar o erro?
  • 93

    Consultando as estatísticas da questão vi que a maioria marcou "letra c"...

    Forçando um pouco a barra:

    IV. Pode degradar o desempenho de um sistema, pois as funções da interface muitas vezes precisam atravessar várias camadas para invocar uma operação em uma camada mais interna.

    Poder degradar pode...geralmente não degrada. (Essa deu pra engolir!)

    V. A padronização das camadas de interface pode levar a chamadas de funções confusas e ineficientes.

    Mesmo raciocínio: Poder levar a chamadas confusas e ineficientes pode...mas geralmente isso não ocorre. (Essa é a pior!!!!)


    93,93/93
  • Só encontrei uma lógica para que o item V seja verdadeiro. Encontrei em um post no TIMASTER:

    "Se for padronizar a maior quantidade de camadas de interface possível, 

    teria função como abrir(), fechar(), gravar(), verificar(), etc..

    Funções extremamente genéricas,e por isso confusas e ineficientes"

    Forçando a barra, faz sentido, vai!

    Bons estudos!


ID
283699
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IPHAN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com o advento da Internet, o desenvolvimento de aplicações precisou ser revisto, e surgiu a arquitetura de desenvolvimento em três camadas. Ela recebe este nome em função da separação das aplicações em módulos independentes, com interfaces de comunicação bem definidas. Assinale a alternativa que apresenta as três camadas dessa nova arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento de aplicações para web obrigou os desenvolvedores a utilizar uma nova arquitetura de sistemas, abandonando a arquitetura monolítica para se empregar uma arquitetura em camadas.

    A arquitetura em 3 camadas, envolve a separação das funcionalidades  usando camadas, com o objetivo de separar a lógica de apresentação, a lógica de negocio e a conexão com o banco de dados (lógica de acesso a dados).
    A separação em três camada s torna o sistema mais flexível, de modo que partes podem ser alteradas independentemente.


    fonte: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:UJuddbBvhbEJ:inf.unisul.br/~ines/workcomp/cd/pdfs/2905.pdf+arquitetura+de+desenvolvimento+em+tres+camadas&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESiNRRV5WcWQAC3ENZ1mcz1AwTWd5-wyfXh-i2Z1viAbGvcDlnPExdxqrG2C0Sn1lD9j66PGyzvLVSZhfD2YGun2ADVi58X6rHKoW-0e89ycYpx79xk0GKkPyUe7t1mhKx0d-1eA&sig=AHIEtbSZLjIObHvzrpFq010Wwfo_N6qzLw
  • O mais utilizado padrão de desenvolvimento é conhecido como: MVC (Model, View, Controller) ou (Modelo, Visão e Controlador)

    Onde:

    Model - tem como objetivo tratar toda e qualquer relação com armazenamento de dados. (Lógica de acesso a dados)
    Controller - controlar as requisições feitas pelo usuário e redirecioná-las quando for necessário. (Lógica de negócio)
    Visão - objetivo de separar toda a (lógica de apresentação) dos outros modelos.

    Essa separação serve para uma melhor manutenção de códigos etc...
  • Nessa questão não dá alternativa de modelo, controle e visão(MVC). A questão diz:

    lógica de Apresentação - que temos que converter para Visão(view).

    lógica de negócio - que devemos converter para Controle(control).

    lógica de acesso a dados - que devemos converter para Modelo(model).

    ------------------------

    Pra começar camada de negocio não existe, ela pode ser um dos pacotes criado pelo desenvolvedor para refinar o projeto, assim como camada de sessão.

    -------------------------

    Essa questão vale ser anulada.

    Quiseram dificultar uma coisa que não tem dificuldade e nem alternativas.

  • Senhores,

     

    MVC e Arquitetura Cliente-Servidor não são sinônimos.

     

    Vejam o comentário do Marcos Estevam, porque está correto.

     

     


ID
399922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca dos fundamentos, características e topologias típicas em
ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade e da arquitetura
J2EE, julgue os próximos itens.

No desenvolvimento de programas em múltiplas camadas, uma camada pode referir-se tanto a uma máquina diferente quanto a uma camada lógica, de modo que múltiplas camadas podem estar em uma mesma máquina. A arquitetura de aplicativos de n camadas físicas, como a fornecida pelo J2EE, envolve a separação da funcionalidade com a utilização de camadas lógicas e físicas e não permite o uso de componentes dentro das camadas lógicas.

Alternativas
Comentários
  • O erro encontra-se nesse trecho: " e não permite o uso de componentes dentro das camadas lógicas."
    deveria ser " e permite o uso de componentes dentro das camadas lógicas."
  • Por exemplo, as camadas WEB e de Negócio são LÓGICAS pois estão na mesma camada FÍSICA, o servidor.

    E dentro delas temos componentes.
    WEB - servlets, JSP, JSF
    Negócios - EJBPor exemplo, as camadas WEB e de Negócio são LÓGICAS pois estão na mesma camada FÍSICA, o servidor.

    E dentro delas temos componentes.
    WEB - servlets, JSP, JSF
    Negócios - EJB

ID
579604
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em algumas arquiteturas de servidores da Web que utilizam front end, cada solicitação é repassada ao primeiro módulo de processamento disponível, que então a executa usando um conjunto de etapas. A etapa que verifica se há restrições sobre o fato da solicitação poder ou não ser atendida, considerando-se a identidade e a localização do cliente, é conhecida por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Tanembaum de Novo. 

    3. Executar o controle de acesso no cliente.

    A etapa 3 verifica se há restrições sobre o fato da solicitação poder ou não ser atendida, considerando-se a identidade e a localização do cliente. 
  • Front end está ligado ao cliente, ou seja, qualquer execução de controle de acesso no cliente.
  • Acredito que a confusão esteja na tradução/interpretação do passo 3 descrito no livro do Tanenbaum  (versão em inglês)

    3. Perform access control on the client.

    Step 3 checks to see if there are restrictions on whether the request may be satisfied given the client's identity and location. 

    Apenas para contextualizar, o passo 4 é:

    4. Perform access control on the Web page.
     Step 4 checks to see if there are any access restrictions associated with the page itself.
     
    A palavra "on" foi traduzida diretamente para "no". Ocorre que o sentido é sob o que é realizado o controle. No passo 3 o controle é realizado sob o cliente,  o cliente é o alvo do controle. Assim como no passo 4 é a própria página o alvo do controle. 

    Lendo a questão é possível interpretar o  item " b) Executar o controle de acesso no cliente." como o local (lado cliente ou lado servidor) onde é realizada a verificação.

    Interpretando dessa forma, sabemos que o servidor não pode fazer nenhuma validação no lado do cliente e a questão estaria errada. 

    Infelizmente é uma questão complicada de responder, e como está a cópia da versão em português do Tanenbaum, só resta se conformar. 
     
  • Óbvio que a confusão é causada pela má tradução do termo em inglês, controle de acesso NO cliente passa a impressão de execução feita no host que requisita o acesso, e não no servidor que a recebe, um tradução correta do termo seria controle de acesso para o cliente, ou sob o cliente... mas... temos que conviver com os elaboradores de questões de TI que não são da área e só servem pra abrir uma página aleatória de um livro de TI e copiar e colar uma enumeração trocando algum termo, sem avaliar de fato o entendimento do assunto. Lixo!


ID
599686
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com o passar dos anos, as aplicações empresariais evoluíram de aplicações monolíticas executando em computadores de grande porte, para aplicações do tipo cliente- -servidor e, então, para aplicações em 3 camadas.
Essas camadas são:

Alternativas
Comentários
  • As três partes de um ambiente modelo três camadas são: camada de apresentação, camada de negócio e camada de dados. Deve funcionar de maneira que o software executado em cada camada possa ser substituído sem prejuízo para o sistema. De modo que atualizações e correções de defeitos podem ser feitas sem prejudicar as demais camadas. Por exemplo: alterações de interface podem ser realizadas sem o comprometimento das informações contidas no banco de dados.
  • A questão é interessante, pois relembra nomes. Normalmente vemos nas aplicações 3 camadas os nomes Apresentação, Negócio e Dados. Mas lembrando que a camada Lógica de Negócios é tmbm conhecida como Lógica de Domínio. Assim é denominada por Martin Fowler (um dos papas da arquitetura de aplicações).


ID
644452
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura cliente-servidor em camadas é correto afirmar:

Alternativas
Comentários

  • a) Na camada de dados da arquitetura em três camadas devem ser representados os componentes que cuidam da lógica de negócios (business logic). ERRADO
    b) Sistemas que usam a arquitetura, cliente-servidor em duas camadas geralmente possuem problemas de falta de escalabilidade, dificuldade de manutenção e dificuldade de acessar fontes heterogêneas. CORRETO
    c) A arquitetura centralizada foi dominante até a década de 90 como arquitetura corporativa e disponibilizava uma interface amigável. ERRADO
    d) Na arquitetura cliente-servidor em duas camadas, a camada cliente trata da Interface do Usuário, enquanto a camada servidor trata exclusivamente da lógica de negócio. ERRADO
    e) A arquitetura em três camadas permite representar os componentes da aplicação nas camadas de negócio, aplicação e dados. ERRADO
  • Acredito que o correto na letra E seria:  A arquitetura em três camadas permite representar os componentes da aplicação nas camadas de negócio, INTERFACE e dados. Vejam a questão Q39751; a alternativa correta é:
    "Um sistema cliente servidor de três camadas oferece uma clara separação entre a lógica da aplicação e a interface com o usuário e os dados."
  • Sobre a Letra C.

    Arquiteturas de Sistemas

    -Arquiteturas Centralizadas

    ·  Cliente: é um processo que requisita a um serviço.

    ·  Servidor: é um processo que oferece um serviço.

    -Arquiteturas Descentralizadas

    ·  Peers: os processos que constituem um sistema descentralizado são todos iguais (são clientes e servidores ao mesmo tempo)

    -Arquiteturas Híbridas


  • Não consigo entender pessoas que se prestam a comentar "certo" ou "errado" copiando as questões, isso o site já faz sozinho quando a gente clica em "Responder", vamos colaborar com conhecimento, por favor.


    Na verdade a maioria dos materiais sobre 3 camadas fala em Apresentação, Lógica e Dados, não sei se seria esse o erro da letra E. Eu errei porque confundi a arquitetura de 2 camadas com um servidor de aplicação e banco junto e o lado cliente, na verdade essa camada é quando a aplicação (negócio) fica hospedada no cliente e apenas os dados ficam num servidor isolado.


    Já a de 3 camadas separa o "negócio" do lado cliente, e o deixa apenas com a apresentação, pelo que estudei há um tempo atrás isso não significa 3 servidores, essa é uma confusão que pode acontecer, visto que o servidor de aplicação e banco de dados pode perfeitamente ser o mesmo, só separando realmente a apresentação.

  • Complementando o que a Michele disse, e reforçando a assertiva B, na arquitetura 2 camadas a lógica do negócio e Interface/Cliente ficam do mesmo lado, e, dados em outro. Ex. imagine que você tenha que dar manutenção em um software ERP em sua empresa com mais de 100 funcionários, e mensalmente tenha que fazer atualizações na camada de aplicação/lógica, terá que sair de máquina em máquina, isso caso não tenha que trocar a versão ou o próprio software. Separando-as, você se isola do cliente, só atualizando a aplicação ou lógica do negócio nos servidores responsáveis. Além de diminuir o trabalho da equipe de suporte ao ter que instalar um aplicativo em cada máquina nova que entrar na rede. Dificuldades: manutenção, escalabilidade, fontes heterogêneas

  • Bem, sobre a alternativa E, me parece haver um consenso de que existem as camadas:

    - Camada de Apresentação (ou camada Cliente) - onde se dão as GUI.

    - Camada da Lógica (ou camada da Lógica do Negócio ou camada da Aplicação)*

    - Camada de Dados

    Assim, o examinador omite a camada de Apresentação. Ele menciona a camada intermediária por duas vezes ao citar "camadas de negócio, aplicação".

    *também não estaria errado chamar de Camada de Processamento de Comandos. É a camada que recebe um comando do usuário (que atua na Camada de Apresentação), processa uma Query ao Banco de Dados (que reside na Camada de Dados), organiza os dados recebidos da Camada de Dados e, por fim, apresenta esses dados (como informação) para o usuário que entrou com o comando e está "olhando" para a GUI na Camada de Apresentação esperando uma resposta.

    Algumas fontes de consulta:

    http://www.slideshare.net/guestd0cc01/3-tier-architecture

    https://en.wikipedia.org/wiki/Multitier_architecture

    http://www.saptraininghq.com/sap-system-architecture/ 

    Abs,

    Maurício

    mauriciorochabastos@gmail.com 

  • http://www.diegomacedo.com.br/arquitetura-de-aplicacoes-em-2-3-4-ou-n-camadas/

  • Segue uma questão que faz essa relação entre a camada de aplicação e a camada de negócio.

     

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Tecnologia da Informação

     

    Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens subsequentes.
    Nessa arquitetura, as camadas podem ter vários nomes. Por exemplo, a camada de aplicação pode ser chamada de camada de negócio, e a camada de dados pode receber o nome de camada EIS (enterprise information system).

     

    Resposta: Certa


ID
666073
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O modelo de três camadas ( 3-tier ) divide um aplicativo de forma a separar a lógica do negócio da interface da aplicação. A tecnologia ou conceito utilizado na camada de Lógica da Aplicação é: 

Alternativas
Comentários
  • Creio que a questão quiz induzir ao erro,  ao tentar confundir o candidato ao usar o termo "lógica da aplicação" com o termo "camada de apresentação".

    (lógica de aplicação foi usada como sinônimo de lógica de negócio)


    Arquitetura 3 camadas:

    - camada de apresentação / interface do usuário

    - camada de lógica do negócio, ou camada da aplicação

    - camada de dados.


    Observamos que as alternativas A, D, E mencionam as tecnologias Javascript, Applets Java e CSS, usadas na camada de apresentação. O que nos faz desconfiar que não é a camada de apresentação a qual a questão quer se refere. A tecnologia AJAX permite comunicação assíncrona entre o navegador e o servidor de aplicação, entendo que engloba duas camadas.


    Dessa forma resta apenas a alternativa C, relativa à tecnologia de Servlets, específica da camada de aplicação (execução no servidor de aplicações).


ID
666112
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O modelo de três camadas (3-tier ) divide um aplicativo de forma a separar a lógica do negócio da interface da aplicação. A camada de Apresentação suporta diversos aplicativos e é capaz de manipular vários tipos de arquivos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Camada de apresentação

    É a chamada GUI (Graphical User Interface), ou simplesmente interface. Esta camada interage diretamente com o usuário, é através dela que são feitas as requisições como consultas, por exemplo.

    Camada de negócio

    Também chamada de lógica empresarial, regras de negócio ou funcionalidade. É nela que ficam as funções e regras de todo o negócio. Não existe uma interface para o usuário e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a camada de dados.

    Camada de Dados

    É composta pelo repositório das informações e as classes que as manipulam. Esta camada recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados. Uma alteração no banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, mas o restante da arquitetura não seria afetado por essa alteração.


ID
720544
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma camada é um agrupamento de granularidade muito grossa de classes, pacotes ou subsistemas, que tem responsabilidade coesiva sobre um tópico importante do sistema. Camadas comuns encontradas na arquitetura lógica de um sistema de informação são: Camada de Interface com o Usuário, Camada de Aplicação, Camada de Domínio, Camada de Infra-estrutura de Negócio, Camada de Serviços Técnicos e Camada de Fundação ou Serviços Básicos. Exemplos de grupamentos na Camada de Fundação ou Serviços Básicos são

Alternativas
Comentários
  • http://imageshack.us/photo/my-images/198/camadassistemadainforma.jpg/

    fonte: Utilizando UML e padrões - Craig Larman, pag. 225.
  • A página 225 do livro que você citou, é a continuação do item 19.5.1 - Escolhendo a classe Controler.
    Não vi referencia sobre o assunto da questão.

ID
747094
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É vantagem da arquitetura de camadas:

Alternativas
Comentários
  • Na arquitetura de camadas, o sistema é dividido em níveis sobrepostos. Cada camada oferece um conjunto

    de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores. A vantagem da estruturação em camadas é isolar

    as funções do sistema operacional, facilitando sua manutenção e depuração, além de criar uma hierarquia de níveis de

    modos de acesso, protegendo as camadas mais internas. Uma desvantagem para o modelo de camadas é o desempenho.

    Cada nova camada implica em uma mudança no modo de acesso.


ID
754462
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação ao modelo neural do Perceptron de camada única, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra D.

     

    O Perceptron é a arquitetura mais simples de uma rede neural artificial. É um dispositivo que toma decisões ao comprovar evidências. Ele recebe várias entradas, x1, x2, … e produz uma única saída binária. 


ID
754468
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação ao modelo neural do Perceptron de múltiplas camadas é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A.

     

    Uma rede neural do Perceptron aprende uma nova forma de aquisição de conhecimento através da alteração dos valores dos pesos sinápticos entre os neurônios. 

  • Basicamente o aprendizado de uma MLP consiste de dois passos através das diferentes camadas da rede: um passo para frente (propagação) e um passo para trás (retropropagação) (Haykin, 2001).


ID
770059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
seguintes.

Por meio da distribuição da carga de processamento entre diferentes servidores, é possível aumentar a escalabilidade do sistema computacional utilizando-se o modelo cliente-servidor multicamadas.

Alternativas
Comentários
  • O modelo multicamadas possui vantagens em relações aos outros esquemas e uma delas é a escalabilidade:

    "Movendo a lógica do negócio e a lógica de manipulação de dados para um servidor, uma aplicação pode tirar proveito do poder de multithreaded e sistemas de multiprocessamento. Componentes de servidor podem agrupar parte de recursos escassos, como processos, threads, conexões de banco de dados e sessões. Com o aumento da demanda de sistemas, componentes altamente ativos podem ser replicados e distribuídos em sistemas
    múltiplos. Embora sistemas cliente/servidor modernos possam suportar facilmente centenas de usuários simultaneamente, sua escalabilidade tem limites. Podem ser construídos sistemas multicamadas com essencialmente nenhum limite de escalabilidade. Se o projeto é eficiente, mais ou maiores servidores podem ser adicionados essencialmente ao ambiente para melhorar a performance ou suportar usuários adicionais. Sistemas multicamadas podem escalar para apoiar centenas de milhares ou milhões de usuários simultaneamente [THO98]."

    Disponível em:

    http://campeche.inf.furb.br/tccs/1999-II/1999-2raquelschlickmannvf.pdf


    Bons estudos!!!
  • No modelo multicamadas, é possível ter a mesma regra de negócio dividida entre vários servidores através do balanceamento de carga, ou seja, quando algum deles ficar sobrecarregado o outro entra em ação para ajudá-lo, aumentando assim a escalabilidade do sistema computacional.

    Resposta: Certo


ID
770068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
seguintes.

Na arquitetura cliente-servidor multicamada, a camada intermediária é capaz de armazenar requisições de clientes em uma fila, permitindo que o cliente requisite algo à camada intermediária e desconecte-se, sem ter de ficar à espera da resposta, o que aumenta a velocidade de processamento do cliente.

Alternativas
Comentários
  • Questao correta!

    Essa requisicao é usada geralmente para geraçao de arquivo ou relatorios, onde o cliente faz a requisicao e o servidor fica processando sem que o cliente aguarde o arquivo ser gerado, pois quase sempre demora muito e consome um muito processamento.
  • Acredito que essa parte da arquitetura cliente-servidor multicamadas refere-se a Modularização.
    Modularização:
       A modularização refere-se a separar a lógica do negócio e regras de acesso ao banco de dados (requisiçoes) da camada de apresentação. Desta maneira, várias aplicações clientes podem compartilhar as mesmas regras, que ficam encapsuladas em uma camada de acesso comum. Assim sendo, as regras ficam centralizadas em um único local, ao contrário de em uma aplicação desenvolvida em duas camadas; na qual geralmente existe redundância nestas regras e uma mudança mesmo que pequena acarretará na redistribuição do aplicativo em cada estação cliente. a camada de regras de negócios executa o papel de centralizadora aumentando a velocidade de processamento do cliente.


    Caso ainda tenham dúvidas, segue um artigo muito explicativo logo abaixo:
    Leia mais em: Introdução ao Modelo Multicamadas http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-multicamadas/5541#ixzz2hPnrbdey
    E
    spero ter ajudado
  • Comunicação assíncrona totalmente possível em arquitetura cliente-servidor.

  • gabarito certo!

    comunicação assíncrona é a que está desconectada do tempo e do espaço. Ou seja, o comunicador e o receptor podem manter relacionamento na medida em que tenham tempo disponível.


ID
773569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a arquitetura de aplicações
para Internet e Web, SOA e web services.

Uma das vantagens do uso da arquitetura em três camadas (apresentação, negócios e banco de dados) para o desenvolvimento em ambiente web é a integração do processo de alteração, de modo que uma mudança em uma das camadas gera automaticamente alteração nas demais.

Alternativas
Comentários
  • a divisão é justamente para isolar as alterações

  • As camadas internas como Dados, alteram as externas como Apresentação. Mas não sempre o contrário. Ou seja, mudar a interface do cliente não necessariamente mudará algo no BD.


ID
779188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
que se seguem.

Sistemas paralelos constituem-se de múltiplos processadores e múltiplos discos interconectados por uma rede de comunicação veloz. Nesses sistemas, máquinas de alta granularidade possuem poucas e poderosas CPUs, enquanto as máquinas massivamente paralelas utilizam milhares de processadores simples.

Alternativas
Comentários
  • Pra memorizar, granularidade grossa(ou alta) e granularidade fina(ou baixa).
    Se vc colocar em um recipiente graos de feijao de 2cm, caberao menos graos do q se vc colocar graos de 1cm; logo, se a granularidade for grossa(os feijoes forem mais grossos), caberão poucos graos(menos processadores), porem serão graos mais 'poderosos'(maiores e mais parrudos); e se a granularidade for fina(os feijoes forem menores), havera mais graos no recipiente(mais processadores), porem, os graos serao mais esguios(menores e menos fortes).

ID
795181
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma arquitetura em camadas

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura de um software geralmente combina com outros princípios ou estilos de arquitetura, já que os objetos são agrupados em camadas e os softwares são compostos por vários módulos ou componentes. Uma arquitetura em camadas pode possuir n camadas. A camada mais interior possui componentes que realizam a interface com o sistema operacional. A camada mais externa possui os componentes que implementam as operações de interface com o usuário. A camada intermediária fornece serviços utilitários e funções do software de aplicação. O depósito de dados, repositório ou quadro-negro faz parte da arquitetura centrada em dados e não da arquitetura em camadas.

    Resposta: Alternativa C

  • Ao meu ver essa questão é arquitetura e organização de computadores. 

    Aí você faz a questão pensando em arquitetura de software, erra feio.

    Já solicitei ao QC que mude a classificação;

  • Um certo número de camadas diferentes é definido, cada uma realizando operações que se tornam progressivamente mais próximas do conjunto de instruções de máquina. Na camada exterior; os componentes servem as operações da interface com o usuário. Na camada mais interna os componentes realizam a interface com o sistema operacional. As camadas intermediárias fornecem serviços utilitários e funções do software de aplicação.

    Fonte: http://jkolb.com.br/arquitetura-em-camadas/

  • Bom, na prova não vai ter classificação das questões.


ID
804373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura de aplicações para Internet e web, julgue o  item  subsecutivo.

Nas arquiteturas de três níveis, a lógica de negócio é executada em um servidor de banco de dados localizado em um host distinto daquele que executa o servidor HTTP.

Alternativas
Comentários
  • O erro seria o fato de estar escrito taxativamente que "é executada" ao invés de estar escrito "pode ser executada"?

  • Acho que a lógica de negócio seria no servidor HTTP, não?

  • Uma frase reescrita da assertiva em destaque e que estaria correta é a seguinte:

    "Nas arquiteturas de três níveis, a lógica de negócio é executada em um servidor de aplicação localizado em um host distinto daquele que executa o servidor HTTP."

    E não servidor de banco de dados. Por isso a assertiva está incorreta.

  • Reescrevendo a questão: Nas arquiteturas de três níveis, a lógica de negócio é executada em um servidor de aplicação localizado em um host distinto daquele que executa o servidor de banco de dados.


ID
814912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Arquiteturas multicamadas buscam resolver uma série de problemas, EXCETO o(a)

Alternativas

ID
815230
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considerando a arquitetura em três camadas em uma aplicação web, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    Model

     

    Encapsula o estado da aplicação (C)

    Responde a consultas do BD

    Expõe as funcionalidades da aplicação

    Notifica views de mudança

    Regras de negócio, lógica e funções

     

    View

     

    Renderiza informação dos models

    Requisita atualizações aos models (B)

    Envia ações de usuários ao controller

    Interage com o usuário

     

    Controller

     

    Define o comportamento da aplicação (A)

    Mapeia ações para atualizar models

    Seleciona views para exibição - a seleção de visão é feita pelo Controller

    Um para cada funcionalidade

    Intermediário entre as camadas View e Model


ID
869479
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a arquitetura de três camadas:

I. Essa arquitetura não suporta sistemas que possuam bases de dados.

II. Uma das formas de denominação das três camadas é cliente, aplicação e dados.

III. Os programas de interface com o usuário ficam contidos na camada de aplicação.

Sobre as afirmações, está correto apenas o contido em

Alternativas
Comentários
  • I - Suporta BD.

    II - Correto, ou Apresentação, Aplicação e BD, dentre outras denominações equivalentes.

    III - Interface com o usuário é camada Cliente/Apresentação.

     

    Gabarito: B.


ID
930799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à arquitetura e à infraestrutura de redes.

A infraestrutura de redes é organizada em camadas, em que a camada mais baixa provê serviços às camadas superiores.

Alternativas
Comentários
  • Modelo OSI: Cada camada deve prestar serviços à camada imediatamente acima dela.


ID
985087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos a respeito de arquitetura,padrões de projeto e desenvolvimento web.


No JEE7,para uma aplicação em três camadas, é correto afirmar que,na camada cliente, seriam distribuídos os componentes JavaServer Pages, JavaServer Faces Pages e componentes JavaBeans; na camada servidor Web, os componentes Enterprise Beans e Java Servlets; e na camada de banco de dados, os componentes SGBD e arquivos XML.

Alternativas
Comentários
  • JavaServer Faces Pages??? O que seria isso?

    E componentes JavaBeans no cliente?


    O erro está aí

  • Rafael Lacerda o erro não está aí.

    É correta a expressão JSF Pages.


    No entanto, o erro acontece quando a questão fala que JSP, JSF e JavaBeans estão na camada cliente.

    Eles não estão na camada cliente. Estão sempre na camada servidor.

  • Camada cliente

    Estão na camada cliente softwares que rodam dentro do browser web, por exemplo, como páginas HTML, JavaScript, CSS, etc. Também rodam na camada cliente aplicações feitas em linguagens visuais, como Visual Basic ou Delphi, aplicativos Swing, SWT, AWT e afins. Todos esses tem em comum o fato de rodarem na máquina do usuário.

    Camada Web

    Nessa camada estão os JSPs, servlets, action struts e softwares que normalmente rodam num servidor web como o Tomcat, por exemplo.

    Camada de dados

    Nessa camada Ficam os EJBs, classes de negócio, DAOs, classes que acessam sistemas externos, etc.

    Toda integração entre as aplicações deve ser realizada por essa camada.


ID
1001650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à engenharia de software e arquiteturas, julgue os itens que se seguem.

O modelo de arquitetura em camadas auxilia na identificação do serviço específico que cada camada pode oferecer.

Alternativas

ID
1055413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de arquitetura em camadas e arquitetura de microsserviços.

Em uma arquitetura em camadas, a camada de persistência é responsável por armazenar dados gerados pelas camadas superiores e pode utilizar um sistema gerenciador de banco de dados para evitar, entre outros aspectos, anomalias de acesso concorrente dos dados e problemas de integridade de dados.

Alternativas
Comentários
  • É mais uma questão de banco de dados do que de arquitetura

  • O mais interessante nessa questão que segundo CESPE  "a camada de persistência é responsável por armazenar dados". Para mim a camada de persistência gerencia o modo que os dados são persistido. Por exemplo: validação, qual banco será persistido, controle de transação e outros detalhes, porém  para mim não armazena os dados. 

  • GABARITO: CERTO

    Camada de persistência: Responsável por armazenamento e recuperação dos dados quando solicitado. Objetivo é o de garantir uma independência da fonte de dados (arquivos, bancos de dados, etc) e ao mesmo tempo manter as informações entre diferentes sessões de uso.

  • Questão para anotar no resumo..


ID
1055851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura em camadas.

Quanto maior for o número de camadas, menor será o desempenho do software como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais camadas mais overhead teremos, isso acontece não só em arquitetura em camadas, mas também, no modelo TCP/IP por exemplo. Na prática, não necessariamente isso vai ocorrer (a degradação do desempenho), mas o que vale é a teoria, então por isso a questão esta certa. Não é bom nem lembrar de Martin Fowler sobre padrões arquiteturais corporativos:

    "Camadas extras podem prejudicar o desempenho. Em cada camada os dados precisam, tipicamente, ser transformados de uma representação para outra. O encapsulamento de uma função subjacente, no entanto, muitas vezes lhe dá ganhos de eficiência que mais do que compensam esse problema. Uma camada que controla transações pode ser otimizada e entao tornará tudo mais rápido"


  • Tem algum benchmark que prove isso? Essa afirmação é baseada em quê? Entendo que quando mais camadas mais processamentos, mas, daí a afirmar que quando mais camadas mais lento é um pouco demais!

  • Helen, como você mesma coloca a citação de Fowler "Camadas extras podem prejudicar o desempenho". A questão é taxativa: "Quanto maior for o número de camadas, menor será o desempenho". Logo, até que se prove (e note que não basta algum autor defender esta tese com base nas sua idéias, ela deve ser provada empiricamente) ser esta uma regra, a banca não pode afirmar. 


ID
1055854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura em camadas.

Cada camada tem comunicação (interface) com todas as demais camadas, tanto inferiores quanto superiores.

Alternativas
Comentários
  • As camadas fornecem serviços à camadas superiores e consomem serviços das, inferiores, assim somentes com estas mantêm interface.

  • Na verdade, as camadas só possuem comunicação/interface com suas camadas adjacentes.


ID
1118485
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura em camadas do ambiente de grade computacional, proposta por Ian Foster, prevê a Camada de Conectividade, que;

Alternativas

ID
1238056
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura de computação em nuvem é baseada em camadas, sendo que cada uma delas trata de uma particularidade na disponibilização de recursos para as aplicações. Uma camada é uma divisão lógica de componentes de hardware e software. A camada de

....I.... contém serviços como negociações de QoS, de cobrança, para verificar aceitação de requisições baseado no QoS e preço, de gerenciamento de virtualização.

...II... contém as aplicações de usuários de computação em nuvem.

...III... contém ambientes com interfaces Web 2.0, marshups, componentes, recursos de programação concorrente e distribuída, suporte a workflows, bibliotecas de programação e linguagens de programação.

...IV... contém datacenters, clusters, desktops e outros recursos de hardware, podendo ter recursos heterogêneos.

As camadas I, II, III e IV correspondem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura de computação em nuvem é baseada em camadas, onde cada uma trata de uma particularidade na disponibilização de recursos, pode-se entender cada camada como uma divisão lógica de componentes de hardware e software e cada camada tem seu gerenciamento e monitoramento realizado de forma independente uma das outras.

    A literatura fala em três camadas. Porém a segunda camada (de baixo para cima) por vezes é subdvidida em duas, o que faz com que em muitos casos se entenda que há na verdade quatro camadas, é o caso do exercício aqui.

    A camada de mais baixo nível é a de infraestrutura física, que pode conter dispositivos de armazenamento, clusters, desktops e outros recursos de hardware. Esta camada fornece flexibilidade e facilidade de agregação de novos recursos à medida que se tornem necessários.

    A camada seguinte é a de middleware é responsável por gerenciar a infraestrutura física e tem por objetivos prover um ambiente de execução apropriado para as aplicações e explorar de maneira eficaz os recursos físicos. Esta camada pode ser dividida em duas subcamadas: uma resposável por garantir o isolamento de processos e aplicações, qualidade de serviço (QoS), podendo utilizar tecnologias de virtualização; e outra camada responsável por prover um conjunto de serviços que auxiliam os provedores de serviços comerciais e profissionais para os usuários finais – dentre os serviços dessa camada podem ser encontrados negociação de Qualidade de Serviço (QoS), gerenciamento de SLAs, serviços de cobrança, gerenciamento de requisições, entre outros.

    No nível acima da camada de middleware, encontra-se a camada responsável por prover suporte para a construção de aplicações e que contém ferramentas ou ambientes de desenvolvimento. Estes ambientes possuem interfaces Web 2.0, mashups, componentes, recursos de programação concorrente e distribuída, suporte a workflows, bibliotecas de programação e linguagens de programação. Esta camada de desenvolvimento não é utilizada pelos usuários finais, e sim, pelos usuários mais experientes, aqueles que desenvolvem as soluções para computação em nuvem. Esta camada middleware no nível de usuário constitui o ponto de acesso das aplicações à infraestrutura da nuvem.

    Por fim, encontra-se a camada das aplicações de computação em nuvem. Esta camada é de interesse do usuário, pois é por meio dela que eles utilizam os aplicativos. As camadas abaixo desta são responsáveis pelas características de escalabilidade, disponibilidade, ilusão de recursos infinitos e alto desempenho.

    fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialservnuvopers1/pagina_2.asp

  • Na página 17 tem um figura legal para entender.

    http://www.bc.furb.br/docs/mo/2011/348520_1_1.pdf



ID
1248667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O planejamento e a escolha de arquitetura de sistemas de informação são atividades cruciais para a utilização desses sistemas de forma produtiva e a custos controlados. Acerca dos processos, métodos de trabalho e elementos tecnológicos associados a essas atividades, julgue o item seguinte.

A arquitetura de sistemas de informação em três camadas é embasada na possibilidade de coordenação de componentes distribuídos interconectados via redes de computadores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Modelo em três camadas (3-Tier), derivado do modelo 'n' camadas, recebe esta denominação quando um sistema cliente-servidor é desenvolvido retirando-se a camada de negócio do lado do cliente. O desenvolvimento é mais demorado no início comparando-se ao modelo em duas camadas porque é necessário dar suporte a uma maior quantidade de plataformas e ambientes diferentes. Em contrapartida, o retorno vem em forma de respostas mais rápidas nas requisições, tanto em sistemas que rodam na Internet ou em intranet, e mais controle no crescimento do sistema.

     

    As três partes de um ambiente modelo três camadas são: camada de apresentação, camada de negócio e camada de dados. Características esperadas em uma arquitetura cliente-servidor 3 camadas:

    O software executado em cada camada pode ser substituído sem prejuízo para o sistema;

    Atualizações e correções de defeitos podem ser feitas sem prejudicar as demais camadas. Por exemplo: alterações de interface podem ser realizadas sem o comprometimento das informações contidas no banco de dados.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1311883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere aos sistemas Android e iOS, julgue os próximos itens.

A arquitetura do iOS possui quatro camadas (layers) que funcionam como interface entre a aplicação e o hardware. Essas camadas, listadas da mais baixa para a mais alta, são: Core OS, Core Services, Media e CoCoa Touch

Alternativas
Comentários
  • Correto. Quase cópia literal de materiais disponíveis na Internet, como http://www.oficinadanet.com.br/post/10302-explorando-a-ios-sdk 

  • Gabarito Certo

    iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros.

    O iOS consiste em quatro camadas de abstração:

    a camada Core OS (mais baixa);

    a camada Core Services;

    a camada mídia;

    e a camada Cocoa Touch (a mais alta)

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Queridos alunos, esse é o tipo de questão que você jura que não cai. Engana-se. A ordem está correta.

    Resposta: Certo

  • CoCoa Touch

     

    ^

     

    Media

     

    ^

     

    Core Services

     

    ^

     

    Core OS

     - 

    /HARDWARE/

    A core OS é a que está mais próxima do hardware.

    Core OS – núcleo do sistema, realiza controle do hardware. É a camada mais próxima do hardware.

    Core Services – serviços fundamentais do sistema que todos os aplicativos utilizam.

    Core Media – tecnologias de gráfico, áudio e vídeo.

    Core Cocoa Touch – infraestrutura para as tecnologias fundamentais, como multitarefa, serviço de notificação Apple push.

  • CERTO

    A arquitetura do iOS é formada por quatro camadas, sendo que cada uma delas oferece um conjunto de frameworks que podem ser utilizados durante o desenvolvimento de aplicativos para os dispositivos moveis da Apple Inc. A arquitetura do iOS é semelhante a arquitetura básica encontrada no Mac OS. No nível mais alto, o iOS atua como intermediário entre o hardware subjacente.

    Core OS – núcleo do sistema, realiza controle do hardware. É a camada mais próxima do hardware.

    Core Services – serviços fundamentais do sistema que todos os aplicativos utilizam.

    Core Media – tecnologias de gráfico, áudio e vídeo.

    Core Cocoa Touch – infraestrutura para as tecnologias fundamentais, como multitarefa, serviço de notificação Apple push.


ID
1342183
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na arquitetura Cliente-Servidor “Three-Tier”, uma camada intermediária é inserida entre o cliente e o servidor. Essa camada intermediária tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Camadas
    Camada de apresentação

    É a chamada GUI (Graphical User Interface), ou simplesmente interface. Esta camada interage diretamente com o usuário, é através dela que são feitas as requisições como consultas, por exemplo.


    Camada de negócio
    Também chamada de Lógica empresarial, Regras de negócio ou Funcionalidade. É nela que ficam as funções e regras de todo o negócio. Não existe uma interface para o usuário e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a camada de dados.


    Camada de Dados
    A terceira camada é definida como o repositório das informações e as classes que a manipulam. Esta camada recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados. Alterando o banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, e o restante das camadas não seriam afetados por essa alteração.

  • Gabarito: D.

     

    2 camadas

     

    Cliente comunica-se diretamente com o servidor

    Regras do negócio e lógica de aplicação ficam no cliente

    BD é responsável pelo gerenciamento das transações

    Quando uma aplicação for alterada, BD e aplicações cliente precisam ser alterados

    Dificuldade de manutenção

    Geralmente possuem problemas de falta de escalabilidade, dificuldade de manutenção e dificuldade de acessar fontes heterogêneas.

     

    3 camadas (Apresentação, Aplicação e BD)

     

    Camada intermediária entre servidor e cliente armazena regras do negócio e lógica da aplicação

    Alterações na camada intermediária são assumidas pelo BD e por todas as aplicações

    Alta coesão

     

    Servidor de Aplicação - componente que distingue os modelos de 2 e 3 camadas.


ID
1372579
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As  arquiteturas  de  três  e  de  duas  camadas  se  diferenciam  pela  separação  das  camadas  de  apresentação  e  de  negócios.  Isso  torna  o  sistema  mais  flexível,  por  meio  de  uma  maior  independência entre as suas partes. 

Considerando  aplicações  web  em  três  camadas,  relacione  as  camadas  listadas  a  seguir  às  partes  do  sistema  às  quais  estão  associadas. 

1.  Camada de apresentação 
2.  Camada de negócios 
3.  Camada de dados 

(   ) Servidores HTTP com integração através de outras aplicações  por meio de CGI ou servlets
(   ) Navegadores  Web  apresentando  páginas  em  HTML,  tipicamente com formulários HTML. 
(   ) Sistema gerenciador de banco de dados. 

Assinale  a  opção  que  indica  a  sequência  correta,  de  cima  para  baixo.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura de 3 camadas ou arquitetura cliente servidor

    1º Camada de apresentação; Cliente/ no cliente é  onde ocorre a apresentação dos dados. É aqui então que se faz presente os navegadores Web. ex: Chrome.

    2º Camada de negócios; Servidor: / no servidor é onde ocorre o processamento dos dados. É aqui então que se faz presente os protocolos que integram a aplicação, ex: HTTP, HTTPS,  POP, SMTP ...... esta é uma lista bem grande :D

    3º Camada de dados;  Base de dados / na base de dados é que ocorre o gerenciamento e armazenamento dos dados. É aqui que ficam os SGBDs, ex: MySQL, PostgreSQL, ORACLE .....

  • outra questão igual :

    Q465163

  • Prezados,

    Os servidores HTTP com integração estão na camada de negócios. 
    A apresentação HTML está na camada de apresentação.
    O SGBD está na camada de dados.

    Portanto a alternativa correta é a letra C



ID
1403341
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma arquitetura muito comum em aplicações web é o Modelo Arquitetural 3 Camadas:

I. Camada de Persistência.

II. Camada de Lógica de Negócio.

III. Camada de Apresentação.

Neste modelo, a correta associação dos componentes com as camadas é

Alternativas
Comentários
  • letra A e vamos nessa.. 


    não tem muito o que comentar

  • Camada de persistência é onde os dados irão ser gravados, ou seja persistir em algum lugar.

    Camada de Lógica de Negócio é onde serão aplicadas todas as regras do negócio, como por exemplo filtros, validações, ordem em que aparecem as telas e/ou manipulação de dados de qualquer tipo sem que o usuário final veja explicitamente.
    Camada de apresentação é a camada que será apresentada ao usuário final, ou seja o que ele irá operar, essa camada é a mais próxima do usuário.
    Portanto só pode ser a A.
  • Servidor de Banco de Dados se associa com... Camada de Persistência;

    Servidor de Aplicação se associa com... Camada de Lógica de Negócio;

    Máquina Cliente se associa com... Camada de Apresentação. 


ID
1428784
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Nos sistemas distribuídos como sistema de três camadas, todo desenvolvimento é orientado à produção de 3 módulos (ou camadas) independentes, com interligações comunicacionais bem determinadas.

Esses módulos são as camadas de Lógica de Negócio, de Acesso a Dados e de

Alternativas
Comentários
  • Para minimizar o impacto de mudanças nas aplicações, decidiu-se separar a camada de negócio da camada de interface gráfica, gerando três camadas:
    ◦Camada de Apresentação
    ◦Camada da Lógica do Negócio
    ◦Camada de Acesso a Dados
    Arquitetura conhecida como Three-tier Architecture

    Fonte: Provas de TI


ID
1429249
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a arquitetura de três camadas.

I – A arquitetura de três camadas é uma outra forma de designar a arquitetura MVC.
II – Nas aplicações Web, os módulos da camada intermediária rodam usualmente em um servidor de aplicações.
III – Toda a comunicação entre a camada de apresentação e a camada de dados tem de passar pela camada intermediária.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura MVC é diferente da Three-tier Architecture

    • A arquitetura em três camadas “pura” é linear - toda comunicação deve passar pela camada intermediária;

    • A arquitetura MVC é triangular - nem toda comunicação passa pelo Controlador

            - A Visão despacha atualizações para o Controlador

            - O controlador atualiza o modelo

            - A Visão é atualizada diretamente pelo Modelo


ID
1452571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, concernentes à arquitetura cliente-servidor em multicamadas.

Uma estação cliente nunca estabelece comunicação direta com o servidor de banco de dados, mas sim com uma camada intermediária, a qual se comunica com o banco de dados.

Alternativas
Comentários
  •  "Também conhecido como modelo cliente e servidor de várias camadas, este método é uma evolução da tecnologia de duas camadas e tem como princípio básico o fato de que a estação cliente jamais realiza comunicação direta com o servidor de banco de dados, mas sim com uma camada intermediária, e esta, com o banco de dados. Isto proporciona uma série de vantagens sobre a técnica de duas camadas, as quais serão explanadas adiante."


    Leia mais em: Introdução ao Modelo Multicamadas http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-multicamadas/5541#ixzz3XQtipfFQ

  • por exemplo...uma aplicação java, .net, php, etc...vai utilizar o seu driver jdbc ou odbc para acessar, conectar e comunicar por meio das suas interfaces transmitindo os comandos para serem executados no oracle, sqlserver, postrgresql, mysql, etc...

  • questão parecida da mesma prova.

    uma ajuda na resolução da outra.

    Q497674

    As comunicações estabelecidas entre os servidores de aplicação e os servidores de bancos de dados envolvem o envio de comandos SQL e o recebimento de resultados da execução desses comandos. Em aplicações convencionais, o servidor de banco de dados não faz vinculação direta do usuário que se autentica junto ao servidor de aplicação com o usuário de banco de dados que estabelece a conexão consigo por meio do servidor de aplicação

    Correta

     

  • E o Cliente-servidor em 2 camadas?


ID
1474645
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura de 3 camadas é comumente utilizada no desenvolvimento de aplicações para Internet. Nesse tipo de arquitetura, a lógica da aplicação é dividida entre as camadas físicas cliente, servidor de aplicação e banco de dados. NÃO é característica deste tipo de arquitetura o(a)

Alternativas
Comentários
  • e)

    diminuição da complexidade e do esforço para o desenvolvimento da aplicação.

    Tem que trabalhar se não é rua rsrsrsrsrsrs


ID
1493065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações, julgue seguintes item.

No desenvolvimento da interface com o usuário de uma aplicação do tipo cliente-servidor multicamadas, o conhecimento das necessidades de comunicação de dados do usuário é apresentado com menor importância que o conhecimento das necessidades de informações no ambiente de trabalho do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Questão confusa. Alguém pode explicar?

  • Penso que a questão faz um paralelo entre Dado e Informação, e sua importância em um projeto de interfaces. Qual dos dois agrega mais valor ao cliente durante o contato com a aplicação? 

  • Essa questão realmente está CORRETA e tem a ver com este trecho do livro do Pressman:


    "11.3.4 - Análise do Ambiente de Trabalho

    Em algumas aplicações, a interface do usuário para um sistema baseado em computador é colocada em uma 'posição que facilita o usuário' (por exemplo, iluminação apropriada, altura adequada da tela, fácil acesso ao teclado), porém em outras (por exemplo, no chão de fábrica ou no cokpit de um avião), talvez a iluminação não seja tão adequada, o ruído pode ser um fator importante, um teclado ou mouse talvez não sejam uma opção, o posicionamento da tela talvez seja abaixo do ideal. O projetista de interfaces talvez esteja restrito por fatores que reduzam a facilidade de uso.

    Além dos fatores ambientais físicos, a cultura do local de trabalho também entra em cena. A interação do sistema será medida de alguma maneira (por exemplo, tempo por transação ou precisão de uma transação?). Duas ou mais pessoas terão de compartilhar informações antes de uma opinião ser fornecida? Como será oferecido suporte aos usuários do sistema? Essas e muitas outras questões relacionadas devem ser respondidas antes de o projeto de interface se iniciar."


    Na visão do autor, os fatores do ambiente de trabalho são quem determina uma série de decisões a serem tomadas no projeto da interface, chegando a ser mais importante do que as necessidades de informações do usuário, porém não significa que esta última deve ser desprezada. Observem que a questão não despreza este fator, apenas o coloca como menos importante em relação ao primeiro.


  • Aqui entra o conceito de abstração.


ID
1499992
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Há algumas variantes possíveis de arquitetura a serem utilizadas em um sistema de bancos de dados. Sobre essas variantes, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • 3 camadas - cliente - servidor - banco de dados

  • Gabarito: D.

     

    a) Na arquitetura de 3 camadas, há uma camada específica para a aplicação, que é o Servidor de Aplicação.

    b) A camada de apresentação da arquitetura de 2 camadas situa-se, usualmente, no cliente.

    c) Na arquitetura de 3 camadas, a camada de servidor de banco de dados é denominada Dados (Camada de Persistência).

    e) A necessidade de implementação de um SGBD não influencia a definição de 2 ou 3 camadas.


ID
1514035
Banca
CS-UFG
Órgão
AL-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo Fowler, a arquitetura em camadas define a divisão do sistema em subsistemas hierárquicos, dispostos de forma parecida com camadas de um bolo: cada camada repousa sobre uma camada mais baixa. A comunicação entre essas camadas é feita por meio de serviços oferecidos diretamente:

Alternativas
Comentários
  • Não tenho a fonte para esta questão, mas a resolvi por lógica: as camadas mais internas devem disponibilizar funcionalidades para as mais externas, com a garantia de coesão e baixo acoplamento.


    Quem puder complementar...


    Bons estudos.

  • Sommerville pagina 109:

    [...]Aqui, a funcionalidade do sistema é organizada em camadas separadas, e cada camada só depende dos recursos e serviços oferecidos pela camada imediatamente abaixo dela.


ID
1518526
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma aplicação pode ser dividida em várias partes, sendo que cada uma delas terá as suas características e responsabilidades por determinadas funções. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta as três camadas mínimas necessárias para um aplicativo desse molde.

Alternativas
Comentários
  • As três partes de um ambiente modelo três camadas são: camada de apresentação, camada de negócio e camada de dados. Deve funcionar de maneira que o software executado em cada camada possa ser substituído sem prejuízo para o sistema. De modo que atualizações e correções de defeitos podem ser feitas sem prejudicar as demais camadas.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_tr%C3%AAs_camadas

    Bons estudos!

ID
1589605
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Protocolo é um conjunto de regras que governa a conversa entre duas partes. Uma pilha de protocolos é uma hierarquia de protocolos que trata de questões diferentes em camadas diferentes. O sistema PCI Express tem uma pilha de protocolos em camadas, com exceção da camada

Alternativas

ID
1649110
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura em camadas de um banco de dados prevê diferentes níveis que permitem ao projetista começar com uma visão mais abstrata dos dados e prosseguir em detalhes até sua implementação. Quanto aos níveis de abstração de dados, avalie as sentenças que se seguem:


I. O modelo conceitual é uma perspectiva dos usuários finais, podendo representar os diferentes subconjuntos de dados; é independente do software e hardware.

II. O modelo interno é uma representação dos dados conforme vistos pelo SGBD, utiliza as estruturas suportadas pelo banco escolhido; é dependente do software e independente do hardware.

III. O modelo externo representa o nível que descreve como os dados são salvos em meios de armazenamento; é dependente do software e hardware.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Nível interno ou esquema interno - usa um modelo de dados que mostra a estrutura de armazenamento físico do banco de dados, os detalhes dos dados guardados e os caminhos de acesso.

    Nível conceitual ou esquema conceitual - efetua uma descrição total da estrutura do banco de dados mas não ofere detalhes dos dados guardados no banco de dados.

    Nível externo ou esquema de visão - descreve as visões do banco de dados para um grupo de usuários que mostra quais usuários terão acesso à esse banco.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/arquitetura-de-um-sgbd/25007

  • Nunca ouvi falar de modelo interno independente de hardware, essa banca ta doida


ID
1663489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da arquitetura de software e de ambientes computacionais.

O modelo em camadas de arquitetura, também conhecido como modelo de máquina abstrata, organiza o sistema em camadas — em que cada uma delas fornece um conjunto de serviços de gerenciamento de versões —, como, por exemplo, as camadas: gerenciamento de configuração, gerenciamento de objetos, sistema de banco de dados e sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão?

  • Olha, pesquisei bastante e a única explicação que achei foi de uma dissertação de 2003 que usa como referência o livro engenharia de software na 5 edição do Pressman. Dado que a questão foi de um concurso de 2013, não entendo como a CESPE resolveu cobrar algo que provavelmente está diferente nas novas versões do referido livro.

     

    Fonte: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/25102/D%20-%20PEDRAS,%20MARIA%20EDITH%20VILLELA.pdf;jsessionid=BC60919F7FABC3927ED1780DD7F88E1C?sequence=1

     

    "Ainda, segundo Pressman (2002) a arquitetura de integração é um conjunto de informações de engenharia de software criado para facilitar a transferência de informações A camada de interface com o usuário deve oferecer os caminhos entre as ações praticadas por ele e as ferramentas contidas no ambiente, fornecendo um mecanismo consistente para a comunicação entre a interface e as ferramentas CASE individuais. As padronizações de layout de tela, nomes e organizações de menus, ícones, nomes de objetos, uso do teclado e do mouse e o mecanismo para acesso às ferramentas são definidos como parte do protocolo de apresentação. A camada de ferramentas é um mecanismo de gerenciamento de ferramentas para controlar o comportamento das ferramentas dentro do ambiente. No uso de multitarefas para a execução de uma ou mais ferramentas os serviços de gerenciamento de ferramentas (Tools Management Services - TMS) se responsabilizam pela sincronização e comunicação das multitarefas, coordenando o fluxo de informações do repositório e do sistema de gerenciamento de objetos para as ferramentas, realizam funções de segurança e auditoria e compilam métricas sobre o uso de ferramentas. A camada de gerenciamento de objetos (Object Management Layer - OML) é responsável pela integração das ferramentas com o repositorio CASE, além de oferecer serviços de configuração identificando todos os objetos de configuração, controlar versões e oferecer suporte para o controle de mudanças, auditorias e relatos de status. A camada de repositório compartilhado é um banco de dados para armazenar as informações e o controle para interação entre os dados e a camada de gerenciamento de objetos."

  • Eu hein! Questão lixo, me parece bem antiga.


ID
1750846
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um Técnico está participando do projeto de um sistema com arquitetura multicamadas. Esta arquitetura faz uso de objetos distribuídos aliados à utilização de interfaces para executar seus procedimentos. Em um sistema desenvolvido nestes moldes, pelo menos três camadas são necessárias, como a camada de

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura 3 camadas é um padrão de arquitetura que descreve como três camadas de desenvolvimento relacionam entre si. Essa arquitetura fornece uma maneira de dividir as funcionalidades envolvidas na manutenção e apresentação de uma aplicação. Foi desenvolvida com objetivo de mapear as tarefas de entrada, processamento e saída para o modelo de interação com o usuário, assim sendo mais fácil mapear os conceitos no domínio de aplicações.


    As camadas são:


    - Camada de Apresentação: tem como função exibir as informações. Usada para receber as entradas e apresentar o resultado, ou seja, é a interface com o usuário.

    - Camada de Regra de Negócio: responsável por controlar todo o fluxo de informação. Intermediária entre a camada de apresentação e acesso a dados. Nesta camada é executada a regra de negócio (inteligência do sistema).

    Camada de Acesso a Dados: é responsável pela persistência e acesso aos dados da aplicação.


    Fonte: http://outratecno.blogspot.com.br/2013/03/arquitetura-em-3-camadas.html

  • a) apresentação

    d) dados

    c e e não existem

  • 2 camadas

    Cliente ~ Servidor

     

    3 camadas

    Apresentação ~ Negócio ~ Dados

     

    4 camadas

    Cliente ~ Apresentação ~ Aplicação ~ Dados

     

    MCV

    Modelo ~ Controle ~ Visão


ID
1757224
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No desenvolvimento de aplicações cliente-servidor, como os sites, é comum a utilização da arquitetura multicamadas. No modelo de arquitetura

Alternativas
Comentários
  • https://en.wikipedia.org/wiki/Model-view-controller

    A typical collaboration of the MVC components.

    The central component of MVC, the model, captures the behavior of the application in terms of its problem domain, independent of the user interface.

     

    The model directly manages the data, logic and rules of the application.

     

    view can be any output representation of information, such as a chart or a diagram. Multiple views of the same information are possible, such as a bar chart for management and a tabular view for accountants.

     

    The third part, the controller, accepts input and converts it to commands for the model or view

  •  a) Errado, o Controller interpreta as entradas do usuário e mapeia essas ações em comandos para o Model.
      b) Errado, no 3-tier não há fluxo de comunicação direto entre Presentation Tier -> Data Tier, portanto, não há triangulação.
      c) Errado, no 2-tier, também conhecido como "Fat Client", o banco de dados é uma camada separada e todo resto roda no lado client-side.
      d) Errado, caso não haja alteração nas interfaces, não é necessário alterar todas as camadas.
      e) Certo

  • Correção:

    O modelo MVC é uma arquitetura de componentes que os divide em três tipos: modelo, visão e controlador. O modelo é responsável pelo armazenamento persistente de dados assim como implementar as regras de negócio. Métodos de acesso  ao banco de dados, por exemplo, ficam nele. A visão é a interface gráfica do usuário, que recebe ações (ex: clique de botão) e enviá-las ao controlador. O controlador recebe as ações e decide se acessará o modelo ou a visão dependendo da operação solicitada. Um ação, por exemplo, salvar um registro novo implica em adicionar um novo registro na base de dados, ou seja, chamar o modelo para executar tal tarefa. Mediante esses conceitos iniciais analisaremos:

    a) E. São implementadas na camada de dados.
    b) E. As camadas se comunicam apenas com suas adjacentes (próximas).
    c) E. São 3 camadas ou seja 3-tier. Tier (do inglês) significa camada.
    d) E. Se não tiver alterações nas interfaces, não é necessário alterar todas as camadas.
    e) C.

  • Só uma dica sobre a letra B:

    Arquitetura em três camadas - LINEAR

    Arquitetura MVC -TRIANGULAR


ID
1769872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma aplicação em multicamadas é aquela que foi dividida em múltiplos componentes de aplicação, o que dá ao sistema vantagens significativas, em comparação às arquiteturas cliente-servidor tradicionais. Utilizando-se esse tipo de aplicação, é possível melhorar, em um sistema de pagamentos de um banco acessado por vários clientes simultaneamente, a propriedade denominada

Alternativas
Comentários
  • Resposta (e)

    Em telecomunicações, infraestrutura de tecnologia da informação e na engenharia de software, escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua capacidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.[1] Por exemplo, isto pode se referir à capacidade de um sistema em suportar um aumento de carga total quando os recursos (normalmente do hardware) são requeridos.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalabilidade

  • Seria bem melhor ignorar a historinha e simplificar a questão e perguntar o que o servidor em múltiplas camadas traz de bom! Aí seria bem mais fácil. Mas esse trabalho, infelizmente, fica para nós concurseiros!

  • e-

    Um sistema é escalavel se seu desempenho e componentes continuarem os mesmos com aumento de usuarios e/ou recursos. Se houver susbtituicao, o sistema nao é mais escalavel. Processamento deve ser independente do tamanho da rede. Escalabilidade é geralmente confundida com crescimento incremental, o qual écrescimento do poder de processamento do sistema distribuido sem duplicacao ou interrupcao dos servicos. Pode ser fieto em nivel de hardware  ao adicionar mais perifericos ou software por mais aplicacoes. A disponibilidade aos usuarios é por interfaces d esoftware. Para o usuario, o sistema distribuido tem que parecer em constante evolução e melhoria em vez da esperada queda de desempenho típica de sistemas centralizados. 


ID
1774504
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O Domain-Driven Design – DDD utiliza o conceito de divisão do sistema em camadas. As camadas desse modelo são:

Alternativas
Comentários
  • A idéia por trás de MDD é a de que o seu modelo abstrato deve ser uma representação perfeita do seu domínio. Tudo que existe no seu negócio deve aparecer no modelo. Só aparece no modelo aquilo que está no negócio.


    Em um time que cria software temos de um lado os especialistas de negócio e de outro os desenvolvedores e arquitetos. Num processo ágil defendido pelo MDD a criação do modelo abstrato deve ser feita em grupo, com todas as pessoas juntas. Se arquitetos e analistas de negócio criarem o modelo sem a participação dos programadores, corre-se o risco de criar um modelo que não é implementável ou que usará uma tecnologia inadequada. Da mesma forma, se os programadores codificarem sem se basear num modelo consistente, provavelmente desenvolverão um software que simplesmente não serve para o domínio. Em DDD, parte das pessoas que modelam o domínio são necessariamente pessoas que colocam a mão em código (Hands-on Modelers). Se os programadores não se sentirem responsáveis pelo modelo ou não entenderem como o modelo funciona, então o modelo não terá relação alguma com o software produzido por essas pessoas.


    O processo de maturação de um sistema desenvolvido usando MDD deve ser contínuo. O modelo servirá de guia para a criação do código e, ao mesmo tempo, o código ajuda a aperfeiçoar o modelo. O contato contínuo com o código trará insights aos programadores, que irão refatorar o código. Essa refatoração deverá ser feita não só no código, mas também no próprio modelo.


    Uma vez que decidimos criar um modelo usando MDD, precisamos, inicialmente, isolar o modelo de domínio das demais partes que compõem o sistema. Estas partes são:


    - Interface de Usuário – parte responsável pela exibição de informações do sistema ao usuário e também por interpretar comandos do usuário;

    - Aplicação – essa camada não possui lógica de negócio. Ela é apenas uma camada fina, responsável por conectar a Interface de Usuário às camadas inferiores;

    - Domínio – representa os conceitos, regras e lógicas de negócio. Todo o foco de DDD está nessa camada.

    - Infra-estrutura – fornece recursos técnicos que darão suporte às camadas superiores. São normalmente as partes de um sistema responsáveis por persistência de dados, conexões com bancos de dados, envio de mensagens por redes, gravação e leitura de discos, etc.


    Fonte: http://www.agileandart.com/2010/07/16/ddd-introducao-a-domain-driven-design/


  • A arquitetura proposta pelo DDD é formada por:

    1. Camada de Apresentação (User Interface): Responsável por interpretar os comandos do usuário;

    2. Camada de Aplicação (Application): Não contém regras de negócio ou código referente ao domínio, apenas coordena tarefas e delega trabalhos;

    3. Camada de Modelo (Domain): É o coração do sistema. Responsável por representar o domínio e suas regras de negócio;

    4. Camada de Infraestrutura (Infrastructure): Provê recursos técnicos para o sistema, como persistência de dados.

     

    fonte: http://www.devmedia.com.br/java-e-domain-driven-design-na-pratica-java-magazine-87/19019


ID
1825759
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um Sistema Operacional − SO é grande e complexo e deve ser construído para funcionar de maneira eficiente e ser de fácil atualização. Há diversas arquiteturas e estruturas de SOs. Sobre estas arquiteturas, é INCORRETO afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Arquitetura de SO Em camadas

     

    Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores.

  • Letra C

     

    O erro dessa questão é bem sutil...

    Ficaria certo se no final da alternativa C tivesse "...de camadas de mais baixo nível."


    Na verdade uma camada inferior sempre presta um serviço à sua camada superior, sendo que a camada superior não sabe como o serviço é feito, apenas o solicita. De outra forma, as camadas superiores são as que usam funções e serviços das camadas inferiores.

     

     

  • Gabarito: C

    Fonte: Prof. Celso

    Na verdade, a literatura cita que a principal desvantagem é a perda de eficiência com o aumento das camadas.

    Assertiva errada. Então temos um dilema, aumentamos o número de camadas, ganhamos usabilidade, mas perdemos em eficiência. Mais camadas intermediárias, maior latência e overhead, e maior tempo para a requisição chegar ao recurso.

    ------

    Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais respostas/vídeos explicados pelos professores, melhor será para todos.

    ------

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
1853119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca das arquiteturas de aplicação web, julgue o item a seguir.

Arquiteturas em três camadas separam as entidades em camadas de apresentação, de aplicação e de armazenamento, que devem estar em computadores distintos.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura 3 camadas é um padrão de arquitetura que descreve como três camadas de desenvolvimento relacionam entre si.


    Essa arquitetura fornece uma maneira de dividir as funcionalidades envolvidas na manutenção e apresentação de uma aplicação. Foi desenvolvida com objetivo de mapear as tarefas de entrada, processamento e saída para o modelo de interação com o usuário, assim sendo mais fácil mapear os conceitos no domínio de aplicações.


    As camadas são:


    Camada de Apresentação: tem como função exibir as informações. Usada para receber as entradas e apresentar o resultado, ou seja, é a interface com o usuário.


    Camada de Regra de Negócio: responsável por controlar todo o fluxo de informação. Intermediária entre a camada de apresentação e acesso a dados. Nesta camada é executada a regra de negócio (inteligência do sistema).


    Camada de Acesso a Dados: é responsável pela persistência e acesso aos dados da aplicação.


    Fonte: http://outratecno.blogspot.com.br/2013/03/arquitetura-em-3-camadas.html

  • O que tornou a assertiva errada é afirmar que devem estar em computadores distintos. Uma aplicação MVC pode ser implantada em uma única máquina.

  • O que macula a questão é afirmar que deve estar necessariamente em computadores distintos. A arquitetura MVC pode ser implantada em único computador. Questão errada.

  • Roger e Alex, a questão não trata do padrão MVC.

    Geralmente a arquitetura de 3 camadas fica em computadores distintos mesmo, um para o cliente, um para o servidor de aplicação e um para o banco. Mas nada impede que um browser cliente seja aberto na própria máquina da aplicação ou do banco.

  • Pessoal a questão erra em obrigar que as camadas estejam em computadores distintos. Não existe essa obrigatoriedade. O erro é : devem estar em computadores distintos.


ID
1853122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca das arquiteturas de aplicação web, julgue o item a seguir.

Arquiteturas em duas camadas separam as entidades em camadas de apresentação e de armazenamento, as quais podem estar, ou não, no mesmo computador.

Alternativas
Comentários
  • Considero errado colocar a lógica da aplicação e as regras de negócio com o nome de "camada de apresentação", pois no modelo em 2 camadas tem-se a arquitetura "cliente/servidor". O cliente fica com toda a parte de apresentação E regras de negócio e o servidor com o armazenamento (banco de dados). Chamar a camada cliente de "apresentação" é forçar a barra.

  • E verdade amigo, é um absurdo chamar de "apresentação".

  • Entraria com recurso neste item. A arquitetura de duas camadas é conhecida como cliente/servidor.

  • Estranho... achei que a arquitetura em duas camadas faria necessariamente a separação física. Caso contrário, voltaria ao conceito da arquitetura de uma camada.

    Encontrei até uma fonte que aborda isso...

     

    Comparada à arquitetura de uma camada, as arquiteturas de duas camadas separam fisicamente a interface do usuário da camada de gerenciamento de dados.
    Fonte: Sistemas de gerenciamento de banco de dados - 3.ed. - Raghu Ramakrishnan, Johannes Gehrke

  • A banca considerou a camada de "armazenamento" como "servidor".


ID
1867654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma arquitetura muito comum em ambiente web é o modelo de três camadas. A camada intermediária

Alternativas
Comentários
  • Essa arquitetura fornece uma maneira de dividir as funcionalidades envolvidas na manutenção e apresentação de uma aplicação. Foi desenvolvida com objetivo de mapear as tarefas de entrada, processamento e saída para o modelo de interação com o usuário, assim sendo mais fácil mapear os conceitos no domínio de aplicações.


    As camadas são:


    Camada de Apresentação: tem como função exibir as informações. Usada para receber as entradas e apresentar o resultado, ou seja, é a interface com o usuário.


    Camada de Regra de Negócio: responsável por controlar todo o fluxo de informação. Intermediária entre a camada de apresentação e acesso a dados. Nesta camada é executada a regra de negócio (inteligência do sistema).


    Camada de Acesso a Dados: é responsável pela persistência e acesso aos dados da aplicação.


    Fonte: http://outratecno.blogspot.com.br/2013/03/arquitetura-em-3-camadas.html

  • Camada de Apresentação/Interface Gráfica/servidor Web - User Interface (UI).
      -->Esta relacionado a parte apresentação. (Lado Cliente)
      --> Interface do Utilizador, que exibe os dados para utilizador ou aceita inputs do utilizador.

     

    Camada Lógica do Negócio/Aplicação/Servidor de Aplicação -  Business Logic Layer (BLL) (Centralizado no Servidor de Aplicação) (Lado Servidor)
      --> Validação e aceitação dos dados antes de armazenar no BD (camada de Acesso a Dados), processamentos, cálculos e todas as outras operações específicas do negócio/aplicação.

     

    Camada de Acesso a Dados/Servidor BD - Data Acess Layer (DAL). (Lado Servidor)
      --> Simples operações de leitura e escrita de dados no BD ou em qualquer outro sistema de armazenamento. É responsável pela persistência.

  • A arquitetura Modelo-Visão-Controlador(MVC, Model-View-Controller) é uma de vários modelos de infraestrutura sugeridos para WebApps 
    que separam a interface do usuário da funcionalidade e do conteúdo de informações de uma WebApp.

    O modelo(algumas vezes conhecido como “objeto--modelo”) contém todo o conteúdo e a lógica de processamento específicos à aplicação, inclusive todos os objetos de conteúdo, acesso a fontes de dados/informações externas e toda a funcionalidade de processamento específica para a aplicação.

    A visão contém todas as funções específicas à interface e possibilita a apresentação do conteúdo e lógica de processamento, inclusive todos os objetos de conteúdo, acesso a fontes de dados/informações externas e toda a funcionalidade de processamento exigida pelo usuário.

    O controlador gerencia o acesso ao modelo e à visão e coordena o fluxo de dados entre eles. Em uma WebApp, “a visão é atualizada pelo controlador com dados do modelo baseados nas informações fornecidas pelos usuários .

     

    Engenharia de Software - Uma abordagem Profissional 8ª Edição , pag 384.


ID
1888441
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma aplicação desenvolvida no modelo de arquitetura multicamadas apresenta várias vantagens sobre a técnica de 2 camadas, dentre as quais destaca-se a

Alternativas
Comentários
  • a)A modularização refere-se a separar a lógica do negócio e regras de acesso ao banco de dados da camada de apresentação. Desta maneira, várias aplicações clientes podem compartilhar as mesmas regras, que ficam encapsuladas em uma camada de acesso comum. Assim sendo, as regras ficam centralizadas em um único local, ao contrário de em uma aplicação desenvolvida em duas camadas; na qual geralmente existe redundância nestas regras e uma mudança mesmo que pequena acarretará na redistribuição do aplicativo em cada estação cliente.
    b) Economia de conexões no servidor

          No modelo de duas camadas, se existirem, por exemplo, quinhentas estações clientes conectadas simultaneamente no servidor, o mesmo número de conexões no banco de dados serão realizadas, uma para cada cliente. Numa arquitetura multicamadas isso não ocorre, porque se uma conexão for realizada pelo servidor de aplicação, está será compartilhada por todas as máquinas que nele se conectarem.

          Através desta característica, é possível solucionar eventuais problemas com o número de conexões no banco de dados desejadas maior que a quantidade de licenças de acesso disponíveis.

    c) Facilidade de redistribuição

          Como as estações clientes acessam uma mesma camada em comum, qualquer alteração realizada nas regras de negócios (geralmente um EXE ou uma DLL no servidor de aplicação) será vista por todas as aplicações clientes.

    d) A camada de apresentacao  é uma camada bastante leve, que basicamente executa os tratamentos de telas e campos e geralmente acessa somente a segunda camada, a qual faz as requisições ao banco de dados e devolve o resultado.
    e)Independência de linguagem de programação

          Como são utilizadas interfaces na construção da arquitetura, uma camada de regras de negócios construída sobre o protocolo COM, por exemplo, pode ser acessada por aplicações clientes desenvolvidas em diversas linguagens de programação que possuem suporte ao COM.

    fonte: http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-multicamadas/5541

  • Qual gabarito, afinal?

  • Prezados,

    Uma arquitetura desenvolvida em multiplicas camadas apresenta, sobre as 2 camadas, inúmeras vantagens, dentre elas a possibilidade de redistribuição. Na arquitetura em 2 camadas 1 camada é o servidor, então a redistribuição de qualquer tarefa dele seria mais trabalhosa quando comparada com uma arquitetura N camadas onde os serviços podem estar distribuídos em várias camadas , e assim melhor redistribuídos.

    Portanto a alternativa correta é a letra C.

  • O erro da alternativa A está na afirmação "No modelo de 2 camadas as regras ficam centralizadas em um único local, ao contrário de em uma aplicação desenvolvida em várias camadas"

    Gabarito: alternativa C


ID
1894249
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam características do modelo arquitetural em três camadas, à exceção de uma. Assinale‐a:

Alternativas
Comentários
  • "Letra E"

    NÃO necessita coisa nenhuma de três servidores físicos. 

    Posso ter somente UM servidor físico, com as camadas virtualizadas.


ID
1932286
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um Técnico está participando do desenvolvimento de um sistema para o Tribunal, especificamente na criação de uma classe que classifica os processos utilizando os dados de entrada, sem consultas a bases de dados. Essa classificação é feita utilizando estruturas de seleção, seguindo um conjunto de regras com parâmetros de classificação específicos do Tribunal. Considerando que o sistema utiliza o modelo de arquitetura 3-tier, essa classe

Alternativas
Comentários
  • O Business Logic Layer (BLL) separa a camada de apresentação da camada de acesso a dados e impõe regras de negócios

  • Em uma arquitetura em 3 camadas basicamente temos as seguintes camadas :
    - Camada de apresentação ou de servidor Web - User Interface (UI): Interface do Utilizador, que exibe os dados para ou aceita inputs do utilizador (ver detalhes abaixo).

    - Camada de Lógica de Negócio/Aplicação ou Servidor Aplicacional - Business Logic Layer (BLL): Validação e aceitação dos dados antes de guardar na BD, processamentos, cálculos e todas as outras operações específicas do negócio/aplicação (ver detalhes abaixo).

    - Camada de Acesso a dados ou Servidor BD - Data Access Layer (DAL): Simples operações de leitura e escrita de dados na BD ou em qualquer outro sistema de armazenamento (ver detalhes abaixo).

     

    FONTE: 
    https://goo.gl/1eNhGP
    https://goo.gl/nHE3By

  • A) e B) Dados.

    C) Visão/Exibição.

    D) A camada de modelo representa (apresenta) dados na interface ou coisa do tipo.

    E) = lógica de negócio/programação. É o que a questão pede. Se vai classificar informações sem consulta de dados (apenas ordenar informações), não precisa contactar no BD.

  •  "seguindo um conjunto de regras com parâmetros de classificação específicos do Tribunal"

    Ou seja, um conjunto de REGRAS.

    A arquitetura 3-Tier possui 3 camadas: 1-User interface Layer (apresentação), 2-Business Logic Layer e 3- Data acess Layer

    Interface do usuário fica na camada 1

    Os parâmetros e regras ficam na camada 2 (Gab. E) Dá pra eliminar a A e a C

    Os Dados ficam na camada 3

  • O examinador deu uma misturada entre arquitetura 3-tier e MVC.

     

    a) "sem consultas a bases de dados". Logo, não faz parte do DAL

    b) View e Controller é do MVC, e não existe uma camada entre esses dois

    c) Não fala sobre apresentar dados. Logo, não faz parte da UI

    d) Model estaria certo se estivesse perguntando sobre o MVC

    e) BLL - Gabarito


ID
2083402
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à hierarquia de camadas de um sistema de memória de computadores, assinale a opção que apresenta, de forma decrescente, a hierarquia de camada segundo a velocidade.

Alternativas
Comentários
  • Registradores são os mais rápidos. seguidos pelo cachês e depois as memórias principais(RAM). E por último a secundária(HD, SSD) ou disco magnetico e fita magnética. mas nesse caso, os HD e SSD ainda são mais lentas que o disco e a fita.

ID
2093548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue o item a seguir.

Em uma aplicação desenvolvida em 3 camadas, a camada de dados é responsável pela guarda dos dados do repositório, cujo acesso e cuja manipulação são responsabilidades da camada de regras de negócio.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja na palavra "acesso", visto que o resto do item está correto.

  • Pra mim essa questão está certa. Retirado do Devmedia

    Apresentação

               

          A camada de apresentação fica fisicamente localizada na estação cliente e é responsável por fazer a interação do usuário com o sistema. É uma camada bastante leve, que basicamente executa os tratamentos de telas e campos e geralmente acessa somente a segunda camada, a qual faz as requisições ao banco de dados e devolve o resultado. É também conhecida como cliente, regras de interface de usuário ou camada de interface.

     

    Regras de negócios

     

          Em um sistema seguindo este modelo, a aplicação cliente nunca acessa diretamente a última camada que é a do banco de dados, pois quem tem essa função é a camada de regras de negócios, na qual podem se conectar diversas aplicações clientes.

          Esta parte do sistema é responsável por fazer as requisições ao banco de dados e todo o seu tratamento, ou seja, somente ela que tem acesso direto ao banco de dados. É também conhecida como lógica de negócios, camada de acesso a dados, camada intermediária ou servidor de aplicação por geralmente se tratar de um outro computador destinado somente ao processamento das regras. O servidor de aplicação é, geralmente, uma máquina dedicada e com elevados recursos de hardware, uma vez que é nele que ficam armazenados os métodos remotos (regras de negócios) e é realizado todo o seu tratamento e processamento.

     

    Banco de dados

               

          É a última divisão do modelo, na qual fica localizado o sistema gerenciador de banco de dados. É também conhecida como camada de dados.    

  • Pessoal a camada de Dados é responsável pelo acesso e manipulação dos dados. Como dito no curso de fernando pedrosa "A camada de acesso a dados tem o código responsável por armazenar e recuperar os dados do BD"

  • 3 camadas também pode ser MVC

    Também posso acessar o Model( camada de dados ) pela view ( camada de apresentação ).

  • Em uma aplicação desenvolvida em 3 camadas, a camada de dados é responsável pela guarda dos dados do repositório, cujo acesso e cuja manipulação são responsabilidades da camada de regras de negócio.

    Guarda dos dados do repositório, acesso e manipulação são responsabilidades da camada de dados. A CESPE tentou confundir o candidato nesse quesito tentando atribuir à camada de negócio tais atividades.


ID
2104681
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere o serviço de páginas web implementado em uma arquitetura de três ou quatro camadas. Nessa arquitetura, o Browser se localiza na camada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    A camada de Apresentação está no cliente, que pode interagir através do browser.

     

    Como complemento:

     

    A camada de Aplicação é intermediária, com a lógica do negócio, e a camada de Persistência é o servidor de BD.


ID
2260675
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O padrão de arquitetura para web em três camadas separa as suas funcionalidades, visando tornar o sistema mais flexível, possibilitando sua alteração de forma mais independente em cada camada. Quais são essas camadas?

Alternativas
Comentários
  • Modelo conhecido como MVC (Model-View-Controller)

    https://pt.wikipedia.org/wiki/MVC

  • A questão não está na falando de MVC, está falando da arquitetura em 3 camadas

    A diferença básica é que o primeiro possui uma comunicação triangular e a segunda, sequencial

    Arquitetura em 3 camadas:

    • Apresentação
    • Business Logic Layer
    • Data Access Layer

ID
2297344
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em uma aplicação do Ministério Público que utiliza o modelo de arquitetura de três camadas (3-tier) há 3 classes:

− Classe 1 – Verifica se o menor tem pais vivos, sua situação social e se a ação de guarda já foi finalizada.

− Classe 2 – Representa uma tabela do banco de dados, possuindo os mesmos atributos que são campos na tabela. Por meio dessa classe é possível fazer o mapeamento de objetos da aplicação para a tabela do banco de dados.

− Classe 3 – Centraliza métodos para executar operações no Banco de Dados por meio da execução de instruções SQL.

Pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Camada de apresentação

    É a chamada GUI (Graphical User Interface), ou simplesmente interface. Esta camada interage diretamente com o usuário, é através dela que são feitas as requisições como consultas, por exemplo.

    Camada de negócio

    Também chamada de lógica empresarial, regras de negócio ou funcionalidade. É nela que ficam as funções e regras de todo o negócio. Não existe uma interface para o usuário e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a camada de dados.

    Camada de Dados

    É composta pelo repositório das informações e as classes que as manipulam. Esta camada recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados. Uma alteração no banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, mas o restante da arquitetura não seria afetado por essa alteração.

    Podemos notar que a Classe 1 verifica uma regra de negócio, logo pertence à camada de negócio. Já a Classe 2 fala em representar uma tabela do banco de dados enquanto a Classe 3 fala em executar operações no banco de dados por meio de instruções SQL. Ambas portanto pertencem à camada de dados.


ID
2307007
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O modelo de três camadas físicas (3-tier), especificado nas alternativas, divide um aplicativo de modo que a lógica de negócio resida no meio das três camadas, foi adaptado como uma arquitetura para as aplicações Web em todas as linguagens de programação maiores. Muitos frameworks de aplicação comerciais e não comerciais foram criados tendo como base a arquitetura:

Alternativas
Comentários
  • MVC (Model-View-Controller)

  • Essa tá de Graça!


ID
2354746
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Existem muitas definições de arquitetura de software, contudo uma unanimidade existe: todo software possui uma arquitetura, mesmo que ela não tenha sido documentada. Um dos itens de definição de uma arquitetura de software é o número de camadas do software. Sobre camadas lógicas e camadas físicas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) O número de camadas lógicas (layers) está relacionado ao número de componentes da arquitetura do sistema.  Não existe essa relação.

     b) As camadas de apresentação ou interface, negócio ou domínio, e persistência são consideradas camadas físicas (tiers) clássicas para sistemas de informações. São camadas lógicas e não físicas. O examinador inverteu.

     c) Em uma arquitetura de sistema com duas ou mais camadas físicas (tiers), cada camada física pode ter seu próprio número de camadas lógicas (layers). CORRETA! É possível ter apenas uma camada física (tier) e ter 3 camdas lógicas, por exemplo. É o caso do MVC em que eu posso ter alocado em apenas um servidor ou de modo distribuído.

     d) Em uma arquitetura de sistema com uma camada física (tier), não pode existir mais de uma camada lógica (layer). Ver a explicação na questão anterior.


ID
2382781
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em um sistema com arquitetura de três camadas, a camada de apresentação tem a função de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    No modelo OSI de sete camadas de rede de computadores, a camada de apresentação é acamada 6 e serve como o tradutor de dados para a rede. É algumas vezes chamado de camada de sintaxe.





    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A questão aborda o MODELO DE TRÊS CAMADAS e não o modelo OSI.

    Basicamente as camadas são as seguintes:

    ---Camada de Apresentação

    .......... Interage com o usuário, ou seja, é a GUI( interface gráfica)

    --- Camada de Negócios

    ......... Aqui reside as regras de negócio, lógica empresarial;

    --- Camada de Dados

    ........ Onde os dados serão persistidos;

    Sobre as alternativas:

    a) implementar as funcionalidades do sistema. Incorreta, Camada de negócios;

    .

    b) manter permanentemente os dados para os usuários. Incorreta, camada de dados;

    .

    c) realizar a interação com o usuário. Correta, vulgo interface gráfica;

    .

    d) receber as requisições da camada de negócios. Incorreta, reference a camada de dados

    .

    e) receber as requisições da camada de dados. Incorreta, não se aplica ao modelo de três camadas


ID
2471788
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue o item subsequente.

Em um sistema multicamadas, a aplicação poderá ser dividida em, no máximo, três camadas: apresentação; servidor de aplicação; e servidor de redes.

Alternativas
Comentários
  • Em um sistema multicamadas Você pode aplicar quantas regras de negócio você quiser, como por exemplo, aplicar regra de negócio, segurança, balanceamento de carga, integrações via Web Service, etc. Por esse motivo os nomes das camadas podem variar um pouco, uma vez que se perdeu o padrão.

    Na arquitetura web com três camadas temos a camada de apresentação, a camada de aplicação e a camada de dados.

    Na arquitetura web com n camadas podemos ter uma camada de apresentação, uma camada web, uma camada de aplicação e uma camada de dados

     

  • GABARITO: E

     

    Algumas bibliografias dividem essas camadas em:

     

    Apresentação: camada localizada na estação do cliente fazendo a interação com o sistema.

    Regras de negócio: responsável por interagir e tratar o banco de dados, sendo a única camada que pode fazer essa interação. Onde a aplicação fica com todas as regras do negocio e como são tratadas.

    Banco de dados: onde fica localizado o Sistema gerenciador de banco de dados, conhecido também como camada de dados.


ID
2471791
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue o item subsequente.

A camada de apresentação, considerada como uma camada bastante leve, permite fazer a interação do usuário com o sistema.

Alternativas
Comentários
  • • É a camada visível pelo usuário, representada por interfaces gráficas ou textuais.

    • Contém o código para a apresentação da aplicação (entrada e saída de dados)

    - As classes de fronteira se localizam aqui;

  • "Considerada um camada bastante leve." - Qual a fonte disso?

  • A camada de apresentação fica fisicamente localizada na estação cliente e é responsável por fazer a interação do usuário com o sistema. É uma camada bastante leve, que basicamente executa os tratamentos de telas e campos e geralmente acessa somente a segunda camada, a qual faz as requisições ao banco de dados e devolve o resultado. É também conhecida como cliente, regras de interface de usuário ou camada de interface.

    FONTE: http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-multicamadas/5541

  • GABARITO: C

     

    Apresentação

    A camada de apresentação fica fisicamente localizada na estação cliente e é responsável por fazer a interação do usuário com o sistema. É uma camada bastante leve, que basicamente executa os tratamentos de telas e campos e geralmente acessa somente a segunda camada, a qual faz as requisições ao banco de dados e devolve o resultado. É também conhecida como cliente, regras de interface de usuário ou camada de interface.


ID
2479162
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Qual das opções a seguir é uma vantagem da arquitetura em três camadas?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Sommerville 9 edição:

     

    Permite que os dados sejam alterados de forma independente de sua representação, e vice-versa. Apoia a apresentação dos mesmos dados de maneiras diferentes, com as alterações feitas em uma representação aparecendo em todas elas.

     

    Seguindo o raciocínio da letra E, torna-se a mais certa entre as demais, já que ela cita reaproveitamento.


ID
2506153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com referência às arquiteturas multicamadas de aplicações para o ambiente web, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • (a) Errado, uma alteração no banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, mas o restante da arquitetura não seria afetado por essa alteração;

    (b) Errado, ela recebe essa denominação quando um sistema cliente-servidor é desenvolvido retirando-se a camada de negócio do lado do cliente;

    (c) Correto. Cada camada desta arquitetura é normalmente mantida em um servidor específico para tornar-se mais escalonável e independente das demais. Cada camada é auto-contida o suficiente de forma que a aplicação pode ser dividida em vários computadores em uma rede distribuída;

    (d) Errado, o objetivo consiste na separação de responsabilidades entre os componentes das aplicações web, de modo que tenham alta coesão

    (e) Errado. Nesta estrutura, a base de dados é colocada em uma máquina específica, separada das máquinas que executavam as aplicações.


ID
2542141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito dos conceitos de camadas (tiers), de thin client e fat clients na arquitetura web, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta da questão , provavelmente foi retirada, na íntegra,  da seguinte fonte : Introdução à Arquitetura de Design de Software: Uma Introdução à Plataforma Java - Paulo Silveira , pág. 144.

     

    Consulte em : https://books.google.com.br/books?id=qQU17gFaofgC&pg=PA144&lpg=PA144&dq=Na+arquitetura+tradicional,+h%C3%A1+tr%C3%AAs+tiers:+o+cliente+remoto,+o+servidor+web+e+o+servidor+de+banco+de+dados.&source=bl&ots=-0Z-iU5Rys&sig=RfQ8lR0fT1Paz0klZq7kyAtqjWE&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiM89fJ1tLXAhWJh5AKHSYcB6wQ6AEIOjAE#v=onepage&q=Na%20arquitetura%20tradicional%2C%20h%C3%A1%20tr%C3%AAs%20tiers%3A%20o%20cliente%20remoto%2C%20o%20servidor%20web%20e%20o%20servidor%20de%20banco%20de%20dados.&f=false

  • Complementando a resposta da Izabela, o gabarito da questão é a letra D, que cita as 3 camadas. 

  •  

    Thin-client
    - todo o gerenciamento de processamento de aplicativos e dos dados é realizada pelo servidor. Cliente é simplesmente responsável por executar o software GUI. 
    - usado quando sistemas legados são migrados para arquiteturas cliente-servidor em que o sistema legado age como um servidor em seu próprio direito com uma interface gráfica implementada em um cliente.
    - desvantagem: coloca uma carga de processamento no servidor e a rede.

     

    Thick-client
    - servidor é encarregado do gerenciamento de dados. 
    - software no cliente implementa a lógica de aplicação e as interações com o usuário do sistema. 
    - mais adequado para novos sistemas cliente-servidor, onde as capacidades do sistema do cliente são conhecidos antecipadamente.
    - desvantagem: mais complexa, especialmente para gestão. 
    - todos os clientes devem ter cópia mesma / versão do aplicativo de software.

     

    http://www.w3ii.com/pt/software_architecture_design/distributed_architecture.html

  • A - a lógica fica no servidor e não distribuída

    B - stored procedures nao permitem independencia do banco, pelo contrário, vc fica acoplado a ele

    C - sim, os clientes desktop geralmente sao fat clients, ou seja, possuem toda a regra de negócio (ex: aplicação de imposto de renda), mas não tem essa compatibilidade não. 

     

    sobrou a D

  • d-

    O PARADIGMA CLIENTE/SERVIDOR - 2 processos, processo cliente e servidor. Podem coexistir numa única máquina, embora seja mais comum haver 1 maquina cliente e outra servdior


    O protocolo entre clientes e servidores é do tipo requisição-resposta; clientes enviam requisição e o servidor responde. Podem rodar sobre TCP ou sobre um protocolo não orientado a conexão como o UDP. Servidor recebe requisições de vários clientes e uma fila pode formar em sua entrada. Com apenas uma requisição por vez, os recursos do servidor sao subutilizados, o throughput baixo e o tempo de resposta aos clientes crescerá na medida do aumento da carga no servidor.

     

    Thin clients se referem a uma camada de software em um computador local com uma interface baseada em janelas para executar aplicativos em um computador remoto. Logo, thin clients têm GUI, mas logica e processamento residem no servidor. Fat clients têm GUI, logica e processamento; servidor administra dados pedidos.

  • Viche, já está caindo até pergunta de concuso de livro da galera da Caelum.

    kkk

    Dureza o tanto de fonte que precisamos estudar.

     

     

  • Modelo cliente magro - processamento e gerenciamento de dados fica TOTALMENTE no servidor

    Modelo cliente gordo - servidor somente é responsável pelo gerenciamento de dados. O software do cliente implementa a lógica da aplicação e as interações com os usuários


ID
2567299
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo Sommerville (2011), os projetistas de sistemas distribuídos precisam organizar seus projetos de sistema para equilibrar desempenho, confiança, proteção e capacidade de gerenciamento do sistema. Não existe um modelo de organização de sistema distribuído aplicável a todas as circunstâncias, de modo que surgiram vários estilos de arquitetura. Ao projetar uma aplicação distribuída, deve-se escolher um estilo de arquitetura que ofereça suporte aos requisitos não funcionais críticos de seu sistema. De acordo com o autor, a arquitetura cliente-servidor multicamadas é usada:

Alternativas
Comentários
  • alguém que tenha o livro do sommerville pode procurar e retirar o trecho que verse sobre :

    Ao projetar uma aplicação distribuída, deve-se escolher um estilo de arquitetura que ofereça suporte aos requisitos não funcionais críticos de seu sistema.

     

     

  • 1. Arquitetura de mestre-escravo, é usada em sistemas de tempo real em que tempos de resposta precisos de
    interação são requeridos.


    2. Arquitetura cliente-servidor de duas camadas, é usada para sistemas cliente-servidor simples e em situações nas
    quais é importante centralizar o sistema por razões de proteção. Nestes casos, a comunicação entre o cliente e
    o servidor costuma ser criptografada.


    3. Arquitetura cliente-servidor multicamadas, é usada quando existe um alto volume de transações a serem processadas
    pelo servidor.


    4. Arquitetura distribuída de componentes, é usada quando recursos de diferentes sistemas e bancos de dados
    precisam ser combinados ou é usada como um modelo de implementação para sistemas cliente-servidor em
    várias camadas.


    5. Arquitetura ponto-a-ponto, é usada quando os clientes trocam informações localmente armazenadas e o papel
    do servidor é introduzir clientes uns aos outros. Ela também pode ser usada quando um grande número de
    computações independentes pode ser feito.

     

    Fonte: Sommervile 9Ed, Pág 341


ID
2570473
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca das infraestruras de aplicação web (Web application framework), considere as afirmações.


1) É uma infraestrutura de software que é projetada para apoiar o desenvolvimento de websites dinâmicos, aplicações web e serviços web.

2) Usualmente baseada num arquitetura de três níveis (three-tier architecture) onde as aplicações são estruturadas em rês níveis físicos: cliente, aplicação e banco de dados (relacional).

3) Muitos seguem o padrão arquitetural Modelo Visão Controlador (MVC) para separar o modelo de dados com as regras de negócio da interface do usuário. Isto geralmente é considerado uma boa prática uma vez que modulariza o código, promove reutilização de código e permite que várias interfaces sejam aplicadas.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  •  Usualmente baseada num arquitetura de três níveis (three-tier architecture) onde as aplicações são estruturadas em rês níveis físicos ( ERRO DA QUESTÃO): cliente, aplicação e banco de dados (relacional).

  • Não é nível físico, mas sim lógico.


ID
2610103
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Ao contrário de uma aplicação em duas camadas, na qual há a divisão das regras de negócios entre o cliente e o servidor, em multicamadas isto não ocorre. Como a camada intermediária é a responsável por fazer todo o processamento das solicitações de dados no servidor de banco de dados, cabe à camada de apresentação somente exibir estes dados, tendo no máximo os códigos de tratamento de telas e campos. Com isso, a aplicação cliente apresenta grande diminuição de código e todo o trabalho de instalação é bastante reduzido, possuindo somente uma configuração para o cliente ter acesso à camada intermediária. Por esta razão, há diminuição de custos, uma vez que não existe necessidade de upgrade nas estações clientes que apresentam poucos recursos de hardware ou que são computadores antigos.


Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de vantagem do desenvolvimento em multicamadas, proposto no texto.

Alternativas
Comentários
  • e-

    Em thin clients, nao importa topologia ou protocolo de rede. A fexibilidade deste modelo de sistemas distribuidos permite constantes realocacoes e crescimento incremental, podendno integrar qualquer componente desde o  menor PC ate o maior mainframe


ID
2612692
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre o uso de camadas na arquitetura de um sistema, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b-

    As camadas são:

    – Apresentação;

    – Regra de Negócio;

    – Dados.

     

    Esse isolamento possibilita reuso d código e sua manutenção, pois há decomposição de funcionalidades, o que permite concentracao em diferentes partes da aplicação durante a implementação.

  • 2 camadas

    # Cliente

    - Apresentação e Lógica de negócio

    # Servidor

    - Dados

    .

    3 camadas

    # Cliente

    - Apresentação

    # Servidor

    - Lógica

    - Dados

    .

    4 camadas

    # Cliente

    - Cliente (Navegador)

    # Servidor

    - Apresentação

    - Lógica

    - Dados


ID
2651449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito dos conceitos da arquitetura cliente servidor e da arquitetura em 3 camadas.


Na arquitetura de 3 camadas, entrada do usuário, verificação, lógica de negócio e acesso a banco de dados estão todos presentes em um mesmo lugar, onde essas camadas são organizadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Modelo em três camadas (3-Tier), derivado do modelo 'n' camadas, recebe esta denominação quando um sistema cliente-servidor é desenvolvido retirando-se a camada de negócio do lado do cliente. O desenvolvimento é mais demorado no início comparando-se ao modelo em duas camadas porque é necessário dar suporte a uma maior quantidade de plataformas e ambientes diferentes. Em contrapartida, o retorno vem em forma de respostas mais rápidas nas requisições, tanto em sistemas que rodam na Internet ou em intranet, e mais controle no crescimento do sistema.

    As três partes de um ambiente modelo três camadas são: camada de apresentação, camada de negócio e camada de dados. Características esperadas em uma arquitetura cliente-servidor 3 camadas:

    O software executado em cada camada pode ser substituído sem prejuízo para o sistema;

    Atualizações e correções de defeitos podem ser feitas sem prejudicar as demais camadas. Por exemplo: alterações de interface podem ser realizadas sem o comprometimento das informações contidas no banco de dados.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • As camadas são lógicas. Elas podem ou não estar em execução no mesmo servidor físico.

  • Arquitetura em 3 camadas:

    cliente - apresentação

    servidor de aplicação - regra do negócio

    servidor de dados - armazenamento de dados

    Estas camadas são lógicas ... Fisicamente as camadas podem ser executadas na mesma máquina, porém nessa situação não será chamada de Arquitetura 3 camadas.

    A partir do momento que se fala em arquitetura 3 camadas entende-se que temos cliente, servidor de aplicação e servidor de dados.... em máquinas separadas, caso contrário não será chamada de 3 camadas.

  • Exemplos técnicos:

    Apresentação: JavaScript, html

    Lógico de Negócio: Java Sevlest, Java Beans

    Dados: SqlServer, oracle


ID
2661502
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As noções de separação e independência são fundamentais para o projeto de arquitetura de software porque permitem que alterações sejam localizadas. Padrões como o MVC (Modelo-Visão-Controlador) e outros padrões de arquitetura em camadas são usados dentro desse conceito. Com relação aos padrões de arquitetura em camadas, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta incorreta letra a).

    No padrão MVC o responsável pelo gerenciamento de sistema de Dados e operações associadas à eles, é a componente MODEL.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/introducao-ao-padrao-mvc/29308


ID
2734075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que segue, relativo a arquitetura em camadas.


Em uma arquitetura de aplicações em duas camadas, a entrada do usuário, verificação, lógica de negócio, o banco de dados e as aplicações de acesso são alocados no servidor; e os acessos dos clientes são realizados pelas máquinas remotas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Acredito que o final da questão esta errada, pois os acessos dos clientes podem ser realizados por máquinas locais ou pelo servidor de autenticação.

    Caso esteja errado alguém me corrija por favor.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • P quem não tem paciência para ler o textão, o erro da questão é afirmar que:  "a entrada do usuário, verificação, lógica de negócio, o banco de dados e as aplicações de acesso são alocados no servidor; e os acessos dos clientes são realizados pelas máquinas remotas. " Pois a entrada de usuário, verificação lógica de negócio, BD n precisam estar necessariamente no servidor, não é algo definido, assim como os acessos dos clientes tmb não necessitam estar em máquinas remotas.

     

    Modelo de duas camadas

    Devido à grande expansão das redes de computadores, os métodos de desenvolvimento de software foram aos poucos evoluindo para uma arquitetura descentralizada, na qual não somente o servidor é o responsável pelo processamento, mas as estações clientes também assumem parte desta tarefa.

    Dentro deste contexto que surgiu o modelo de duas camadas, justamente com o objetivo de dividir a carga de processamento entre o servidor e as máquinas clientes.

    Igualmente conhecido como modelo cliente e servidor de duas camadas, esta técnica é composta por duas partes distintas: uma executada na estação cliente e outra no servidor.

    A camada cliente tem a função de prover a interface para que os usuários possam manipular as informações, ou seja, através dela realiza-se a interação entre o usuário e o sistema. É desenvolvida para se conectar diretamente ao banco de dados, tendo como responsabilidade fazer as solicitações dos dados necessários ao servidor, sendo que este os processa e devolve o resultado.

    Neste modelo, as regras de negócios (tais como funções, validações entre outros) podem ficar armazenadas no cliente, no servidor ou em ambos. Quando contidas no cliente, apresentam-se na forma de códigos da linguagem de programação que está sendo utilizada. Já quando localizadas no servidor, estão na forma de recursos do banco de dados, como triggers e stored procedures, por exemplo. O cliente recebe a denominação de “cliente gordo” quando a maior parte das regras são nele implementadas, enquanto que o servidor recebe a qualificação de “servidor gordo” quando as regras são nele desenvolvidas em maior número.

    Em suma, a base do funcionamento desta técnica consiste em armazenar determinado volume de dados em um computador central e deixa-lo encarregado de manipulá-los e devolve-los à estação cliente que os requisitou.


     

     

  • "Em uma arquitetura de aplicações em duas camadas, a entrada do usuário, verificação, lógica de negócio, o banco de dados e as aplicações de acesso são alocados no servidor; e os acessos dos clientes são realizados pelas máquinas remotas."

    -----

    Antes de mais nada, vale lembrar que aplicações em 2 camadas utilização o modelo Cliente/Servidor.

     

    No modelo de 2 camadas, a aplicação Cliente é responsável pelas seguintes funções:

    Apresentação: O Código que gera a interface visível do programa, que é utilizada pelo usuário para acessar a aplicação, faz parte da aplicação cliente. 

    Lógica do Negócio: Aqui estão as regras que definem a maneira como os dados serão acessados e processados.

    -----

    Já a outra camada, a Servidor, armazena apenas:

    Banco de dados (no caso deste enunciado).

  • E a arquitetura de três camadas? Qual a diferença dela?

  • Quase cai na pegadinha, cuidado em:


    "Em uma arquitetura de aplicações em duas camadas, a entrada do usuário... e os acessos dos clientes são realizados pelas máquinas remotas."


    Os trechos em vermelho tornaram a questão errada. Está sendo errado e redundante a informação.


    Fortuna Audaces Sequitur!

  • Questão da prova de técnico do mesmo concurso:

     

    Q894040 - Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Informática

    Na arquitetura cliente-servidor, as soluções são dividas de forma que, no servidor, fiquem todas as informações, os dados, as aplicações de transações com o banco de dados e a aplicação do usuário; e, no cliente, fique um terminal para interação com o usuário sem processamento.

    Gabarito: Errado

    Acho que o problema foi não especificar a diferença entre thin client e fat client e classificar simplesmente como cliente-servidor sem fazer essa distinção.

  • Encontrei uma definição bastante interessante sobre a arquitetura 3 camadas e achei interessante compartilhar:

    O modelo 3 camadas ou MVC (Model, View, Controller), recebe esta denominação quando um sistema é desenvolvido retirando-se a camada de negócio do lado do . O é mais demorado no início comparando-se ao modelo em duas camadas porque é necessário dar suporte a uma maior quantidade de plataformas e ambientes diferentes. Em contrapartida, o retorno vem em forma de respostas mais rápidas nas requisições, tanto em sistemas que rodam na ou em , e mais controle no crescimento do sistema.

  • Hum... não sei pra que tanta discussão. O único erro da questão é afirmar que a entrada do usuário é alocada do lado do servidor.

  • Dependeria se for um Thin Client ou um Fat Client, então não é obrigatório estar de um lado específico como o servidor


ID
2734078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que segue, relativo a arquitetura em camadas.


A arquitetura em três camadas tem como principal característica ser composta por uma coleção de computadores autônomos com, no mínimo, três sistemas operacionais diferentes, interligados por uma rede OSI e equipados com software que permita o compartilhamento dos recursos do sistema: hardware, software e dados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Com apenas um servidor é possível ter arquitetura de 3 camadas.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

  • Aplicações em 3 Camadas

    Como uma evolução do modelo de 2 camadas, surge, com o crescimento da Internet, o modelo de três camadas. A idéia básica do modelo de 3 camadas, é “retirar” as Regras do Negócio do cliente e centralizá-las em um determinado ponto, o qual é chamado de Servidor de Aplicações. O acesso ao Banco de dados é feito através das regras contidas no Servidor de Aplicações. Ao centralizar as Regras do Negócio em um único ponto, fica muito mais fácil a atualização destas regras.

    Todo o acesso do cliente ao Banco de dados, é feito de acordo com as regras contidas no Servidor de aplicações. O cliente não tem acesso direto ao Banco de dados, sem antes passar pelo servidor de aplicações. 

    fonte: diegomacedo.com.br


    obs. A questão está toda errada.

  • 3 camadas:

    * cliente

    * servidor de aplicação

    * servidor de banco de dados

     

    Estas camadas são lógicas. 

    Fisicamente, as camadas podem ser executadas na mesma máquina.

     

  •  no mínimo, três sistemas operacionais diferentes____ não faz sentidoooo ( Errado )

  • Quando falou de hardware como uma das três camadas, já percebi logo o erro.

  • Muito louca a questão (KKKK). Errado de longe...


    Fortuna Audaces Sequitur!

  • Que questão sem noção! Tomara que cai desse tipo na prova! rs


ID
2745565
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma arquitetura de camadas permite a discussão de uma parcela específica e bem definida de um sistema grande e completo. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A camada de aplicação (TRANSPORTE) da internet transporta mensagens da camada de aplicação entre os lados do cliente e servidor de uma aplicação.

     

     b) A camada de transporte (REDE) da internet é responsável pela movimentação, de uma máquina para outra, de pacotes de camada de rede conhecidos como datagrama.

     

     c) A camada de aplicação é onde residem aplicações de rede e seus protocolos.

     

     d) A camada física da internet (DE ENLACE) roteia um datagrama por meio uma série de comutadores de pacotes entre a origem e o destino.

     

     e) A camada de enlace (FÍSICA) movimenta os bits individuais que estão dentro do quadro de um nó para outro.


ID
2752123
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere as afirmações abaixo sobre arquiteturas cliente/servidor para sistemas de gerência de banco de dados (SGBD).

I - Arquiteturas de duas camadas caracterizam-se por um sistema cliente e outro servidor, mas a divisão exata da funcionalidade de cada sistema pode variar de um SGBD para outro.
II - A arquitetura de três camadas possui, entre o servidor de banco de dados e o cliente, uma camada intermediária denominada servidor de aplicação. Seu objetivo é gerenciar as requisições feitas pelos navegadores web do lado do cliente, e montar dinamicamente as páginas web.
III - Em arquiteturas “n camadas”, muito utilizadas por fornecedores de solução ERP (Enterprise Resource Manager) e CRM (Customer Relationship Manager), é possível dividir as camadas entre o usuário e os dados armazenados em outros componentes mais detalhados. Em geral, a camada lógica de negócios é dividida em várias camadas para distribuir a programação e os dados pela rede, de modo que cada camada possa ser executada por um processador ou plataforma de sistema operacional adequado e ser tratada de forma independente.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o item I, alguém pode me explicar?

  • Pq a II ta errada. O servido de aplicação não seria o middleware?

  • O erro da II é falar em navegador web. Na arquitetura em 3 camadas, a apresentação é um programa instalado no cliente.

    Diferente da arquitetura em 4 camadas, que a apresentação vai pro servidor e o acesso é feito por um navegador.


ID
2768707
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

As arquiteturas para SGBDs têm seguido tendências semelhantes àquelas dos sistemas de computação em geral. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.


I. A arquitetura cliente/servidor foi desenvolvida para lidar com ambientes de computação em que um grande número de PCs, estações de trabalho, servidores de arquivo, impressoras, servidores de banco de dados, servidores Web, servidores de correio (e-mail) e outros softwares e equipamentos são conectados por uma rede.

II. Em sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional, muitos dos quais começaram como sistemas centralizados, os componentes do sistema movidos inicialmente para o lado do cliente foram a interface com o usuário e os programas de aplicação.

III. As arquiteturas de duas camadas são assim chamadas principalmente porque os componentes do software são distribuídos por dois sistemas: cliente e servidor.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2858626
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Existem vários estilos de arquitetura de software. Um desses estilos se aplica quando dados de entrada devem ser transformados, por meio de uma série de componentes computacionais ou de manipulação, em dados de saída. Esse estilo tem um conjunto de componentes, denominado filtros, conectados por tubos que transmitem dados de um componente para o seguinte, isto é, um padrão tubos-e-filtro. Cada filtro trabalha de modo independente dos componentes que se encontram acima e abaixo dele. Os filtros são projetados para esperar a entrada de dados de um determinado formato e produzir saída de dados para o filtro seguinte no formato especificado. Entretanto, o filtro não precisa conhecer o funcionamento interno de seus filtros vizinhos.

O estilo de arquitetura de software descrito no texto acima é denominado

Alternativas
Comentários
  • Trolou legal... Entendi que era tudo descrições em outras palavras do modelo em camadas, inclusive, no final, tem um trecho que deixa claro o uso de INTERFACES...

    "Entretanto, o filtro não precisa conhecer o funcionamento interno de seus filtros vizinhos"


    Enfim...

  • Eu errei também essa questão.

  • Nunca ouvi falar disso, mas consegui acertar pela lógica

ID
2859379
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo Eimasri (2011), a arquitetura de três esquemas, também conhecida como ANSI/SPARC, tem como objetivo separar as aplicações do usuário do banco de dados físico. Nessa arquitetura, os esquemas podem ser definidos por níveis. Sendo assim, assinale a opção que apresenta os níveis dessa arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
2862685
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma arquitetura em três camadas possibilita a reutilização e facilita a manutenção e a evolução do código, pois existe uma clara decomposição de funcionalidades.


Nesse modelo de arquitetura, como são denominadas essas três camadas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Modelo em três camadas (3-Tier), derivado do modelo 'n' camadas, recebe esta denominação quando um sistema cliente-servidor é desenvolvido retirando-se a camada de negócio do lado do cliente. O desenvolvimento é mais demorado no início comparando-se ao modelo em duas camadas porque é necessário dar suporte a uma maior quantidade de plataformas e ambientes diferentes. Em contrapartida, o retorno vem em forma de respostas mais rápidas nas requisições, tanto em sistemas que rodam na Internet ou em intranet, e mais controle no crescimento do sistema.


    As três partes de um ambiente modelo três camadas são: camada de apresentação, camada de negócio e camada de dados. Características esperadas em uma arquitetura cliente-servidor 3 camadas:

    O software executado em cada camada pode ser substituído sem prejuízo para o sistema; Atualizações e correções de defeitos podem ser feitas sem prejudicar as demais camadas. Por exemplo: alterações de interface podem ser realizadas sem o comprometimento das informações contidas no banco de dados.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !