- ID
- 2326
- Banca
- NCE-UFRJ
- Órgão
- TRE-RJ
- Ano
- 2001
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura de Software
- Assuntos
A característica que diferencia um sistema em três camadas de um que utilize a arquitetura cliente-servidor é:
A característica que diferencia um sistema em três camadas de um que utilize a arquitetura cliente-servidor é:
O objetivo de uma camada de Middleware em um sistema multicamadas é:
Analise as seguintes afirmações relacionadas à arquitetura em camadas:
I. No desenvolvimento para a WEB, a arquitetura em 3 camadas considera que o servidor de aplicação e as conexões TCP/IP residem sobre a mesma camada, denominada camada de apresentação.
II. Na arquitetura em 3 camadas, o servidor de dados e o servidor de aplicação residem sobre a mesma camada, denominada camada de negócio.
III. A arquitetura em 3 camadas caracteriza-se pela existência bem defi nida das camadas de apresentação, de aplicação e de dados.
IV. Na arquitetura em 3 camadas, os códigos responsáveis pela apresentação, controle de página e tela de navegação fazem parte da camada de apresentação
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Com relação à arquitetura em camadas no desenvolvimento Orientado a Objetos é correto afirmar que
No modelo 4+1 de arquitetura de sistema, a visão que trata da escalabilidade e do desempenho é a
A arquitetura multicamadas divide-se em três camadas lógicas. São elas:
Em uma estrutura de camadas, considere:
I. Entre cada par de camadas adjacentes existe um protocolo.
II. Entre a camada de uma máquina e a camada de mesmo nível de outra máquina existe uma interface.
III. Uma interface define as operações e os serviços que uma camada inferior oferece à camada superior.
Está correto o que se afirma APENAS em
Acerca de arquiteturas de aplicações cliente-servidor e para
a Internet, julgue os próximos itens.
Na arquitetura cliente-servidor com três camadas (three tier), a camada de apresentação, a camada de aplicação e o gerenciamento de dados ocorrem em diferentes máquinas. A camada de apresentação provê a interface do usuário e interage com o usuário, sendo máquinas clientes responsáveis pela sua execução. A camada de aplicação é responsável pela lógica da aplicação, sendo executada em servidores de aplicação. Essa camada pode interagir com um ou mais bancos de dados ou fontes de dados. Finalmente, o gerenciamento de dados ocorre em servidores de banco de dados, que processam as consultas da camada de aplicação e enviam os resultados.
Escalabilidade e disponibilidade são vantagens da arquitetura três camadas em comparação à arquitetura cliente/ servidor.
PORQUE
Na arquitetura três camadas tanto o servidor de aplicação como o servidor de banco de dados podem ser instalados em uma ou várias máquinas.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
Considere uma aplicação Web corporativa, orientada a objetos, que está projetada para ser distribuída fisicamente em camadas. A primeira, a camada da apresentação, deverá implementar a interação com o usuário. Essa interação será feita através de um navegador Web. As requisições do usuário são enviadas para a segunda camada, a camada da aplicação, que é responsável pelo processamento das requisições. Na terceira camada física, a camada de gerenciamento de dados, ficará localizado o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados usado pela aplicação. Considere também que a equipe de desenvolvimento está decidindo de que forma essa aplicação deve ser estruturada em camadas lógicas (layers). Nesse contexto, considere as assertivas a seguir.
I - É possível que a camada física de gerenciamento de dados contenha uma parte da lógica do negócio da aplicação.
II - A escolha da tecnologia para implementação da camada física da apresentação é irrelevante para o processo de implantação da aplicação.
III - As classes de acesso aos dados persistentes da aplicação podem estar localizadas na camada física da aplicação.
IV - O uso de um navegador (browser) na camada física da apresentação inviabiliza a implementação de um cliente rico.
São corretas APENAS as afirmativas
No que diz respeito aos sistemas distribuídos, o modelo Cliente/Servidor tem por objetivo gerenciar a descentralização de dados e recursos de processamento, existindo uma ou mais máquinas que atuam como servidores, disponibilizando recursos para as demais máquinas, as quais atuam como clientes, estando todos os computadores conectados por meio de uma rede.
Existem duas abordagens: a de duas camadas, característica das primeiras aplicações, na qual a lógica do negócio fica toda no cliente; e a de três camadas, cuja lógica é retirar as regras do negócio dos processos-clientes e centralizá-las em um determinado ponto, denominado servidor de aplicações, visando facilitar as modificações e as atualizações das regras.
Nesse último modelo, a primeira camada é chamada GUI (Graphical User Interface), que permite a interação direta com o usuário; a segunda, está associada às funções e regras do negócio; e a terceira, é responsável pelo repositório das informações e as classes que a manipulam.
Sendo a primeira camada conhecida como de apresentação, as outras duas, nessa ordem, são denominadas, respectivamente:
Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.
Em arquiteturas cliente-servidor multicamadas, na maior parte das aplicações, o browser é adotado como cliente universal.
Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.
Nessa arquitetura, quando são consideradas três camadas, a primeira camada deve ser implementada por meio do servidor de aplicação.
Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.
Em arquitetura multicamadas, o servidor de aplicação nada mais é do que um programa que fica entre o aplicativo cliente e o sistema de gerenciamento de banco de dados.
Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.
Uma desvantagem dessa arquitetura é o aumento na manutenção da aplicação, pois alterações na camada de dados, por exemplo, acarretam mudanças em todas as demais camadas.
Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
subsequentes.
Nessa arquitetura, as camadas podem ter vários nomes. Por exemplo, a camada de aplicação pode ser chamada de camada de negócio, e a camada de dados pode receber o nome de camada EIS (enterprise information system).
A arquitetura multicamadas divide-se em três camadas lógicas. São elas:
Sejam as seguintes assertivas sobre a arquitetura em camadas:
I. Promove a abstração de design, permitindo que um problema complexo seja decomposto em várias camadas de funções.
II. Facilita a alteração das funções internas - que não são visíveis ao mundo externo -, pois apenas os objetos da camada de interface são visíveis ao mundo externo.
III. Uma camada pode ser reutilizada se a interface for compatível. Uma camada autocontida pode também ser usada comoumcomponente à parte.
IV. Pode degradar o desempenho de um sistema, pois as funções da interface muitas vezes precisam atravessar várias camadas para invocar uma operação em uma camada mais interna.
V. A padronização das camadas de interface pode levar a chamadas de funções confusas e ineficientes.
Dentre as assertivas acima, quantas são verdadeiras?
Com o advento da Internet, o desenvolvimento de aplicações precisou ser revisto, e surgiu a arquitetura de desenvolvimento em três camadas. Ela recebe este nome em função da separação das aplicações em módulos independentes, com interfaces de comunicação bem definidas. Assinale a alternativa que apresenta as três camadas dessa nova arquitetura.
Acerca dos fundamentos, características e topologias típicas em
ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade e da arquitetura
J2EE, julgue os próximos itens.
No desenvolvimento de programas em múltiplas camadas, uma camada pode referir-se tanto a uma máquina diferente quanto a uma camada lógica, de modo que múltiplas camadas podem estar em uma mesma máquina. A arquitetura de aplicativos de n camadas físicas, como a fornecida pelo J2EE, envolve a separação da funcionalidade com a utilização de camadas lógicas e físicas e não permite o uso de componentes dentro das camadas lógicas.
Em algumas arquiteturas de servidores da Web que utilizam front end, cada solicitação é repassada ao primeiro módulo de processamento disponível, que então a executa usando um conjunto de etapas. A etapa que verifica se há restrições sobre o fato da solicitação poder ou não ser atendida, considerando-se a identidade e a localização do cliente, é conhecida por
Com o passar dos anos, as aplicações empresariais evoluíram de aplicações monolíticas executando em computadores de grande porte, para aplicações do tipo cliente- -servidor e, então, para aplicações em 3 camadas.
Essas camadas são:
Sobre a arquitetura cliente-servidor em camadas é correto afirmar:
Uma camada é um agrupamento de granularidade muito grossa de classes, pacotes ou subsistemas, que tem responsabilidade coesiva sobre um tópico importante do sistema. Camadas comuns encontradas na arquitetura lógica de um sistema de informação são: Camada de Interface com o Usuário, Camada de Aplicação, Camada de Domínio, Camada de Infra-estrutura de Negócio, Camada de Serviços Técnicos e Camada de Fundação ou Serviços Básicos. Exemplos de grupamentos na Camada de Fundação ou Serviços Básicos são
É vantagem da arquitetura de camadas:
Acerca de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
seguintes.
Por meio da distribuição da carga de processamento entre diferentes servidores, é possível aumentar a escalabilidade do sistema computacional utilizando-se o modelo cliente-servidor multicamadas.
Acerca de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
seguintes.
Na arquitetura cliente-servidor multicamada, a camada intermediária é capaz de armazenar requisições de clientes em uma fila, permitindo que o cliente requisite algo à camada intermediária e desconecte-se, sem ter de ficar à espera da resposta, o que aumenta a velocidade de processamento do cliente.
Julgue os itens que se seguem, relativos a arquitetura de aplicações
para Internet e Web, SOA e web services.
Uma das vantagens do uso da arquitetura em três camadas (apresentação, negócios e banco de dados) para o desenvolvimento em ambiente web é a integração do processo de alteração, de modo que uma mudança em uma das camadas gera automaticamente alteração nas demais.
Acerca da arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens
que se seguem.
Sistemas paralelos constituem-se de múltiplos processadores e múltiplos discos interconectados por uma rede de comunicação veloz. Nesses sistemas, máquinas de alta granularidade possuem poucas e poderosas CPUs, enquanto as máquinas massivamente paralelas utilizam milhares de processadores simples.
Uma arquitetura em camadas
Acerca de arquitetura de aplicações para Internet e web, julgue o item subsecutivo.
Nas arquiteturas de três níveis, a lógica de negócio é executada em um servidor de banco de dados localizado em um host distinto daquele que executa o servidor HTTP.
Arquiteturas multicamadas buscam resolver uma série de problemas, EXCETO o(a)
Considere as seguintes afirmações sobre a arquitetura de três camadas:
I. Essa arquitetura não suporta sistemas que possuam bases de dados.
II. Uma das formas de denominação das três camadas é cliente, aplicação e dados.
III. Os programas de interface com o usuário ficam contidos na camada de aplicação.
Sobre as afirmações, está correto apenas o contido em
Julgue os itens subsequentes, relativos à arquitetura e à infraestrutura de redes.
A infraestrutura de redes é organizada em camadas, em que a camada mais baixa provê serviços às camadas superiores.
Julgue os itens subsecutivos a respeito de arquitetura,padrões de projeto e desenvolvimento web.
No JEE7,para uma aplicação em três camadas, é correto afirmar que,na camada cliente, seriam distribuídos os componentes JavaServer Pages, JavaServer Faces Pages e componentes JavaBeans; na camada servidor Web, os componentes Enterprise Beans e Java Servlets; e na camada de banco de dados, os componentes SGBD e arquivos XML.
Com relação à engenharia de software e arquiteturas, julgue os itens que se seguem.
O modelo de arquitetura em camadas auxilia na identificação do serviço específico que cada camada pode oferecer.
Julgue os itens subsecutivos, acerca de arquitetura em camadas e arquitetura de microsserviços.
Em uma arquitetura em camadas, a camada de persistência é responsável por armazenar dados gerados pelas camadas superiores e pode utilizar um sistema gerenciador de banco de dados para evitar, entre outros aspectos, anomalias de acesso concorrente dos dados e problemas de integridade de dados.
Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura em camadas.
Quanto maior for o número de camadas, menor será o desempenho do software como um todo.
Julgue os próximos itens, relativos à arquitetura em camadas.
Cada camada tem comunicação (interface) com todas as demais camadas, tanto inferiores quanto superiores.
A arquitetura em camadas do ambiente de grade computacional, proposta por Ian Foster, prevê a Camada de Conectividade, que;
A arquitetura de computação em nuvem é baseada em camadas, sendo que cada uma delas trata de uma particularidade na disponibilização de recursos para as aplicações. Uma camada é uma divisão lógica de componentes de hardware e software. A camada de
....I.... contém serviços como negociações de QoS, de cobrança, para verificar aceitação de requisições baseado no QoS e preço, de gerenciamento de virtualização.
...II... contém as aplicações de usuários de computação em nuvem.
...III... contém ambientes com interfaces Web 2.0, marshups, componentes, recursos de programação concorrente e distribuída, suporte a workflows, bibliotecas de programação e linguagens de programação.
...IV... contém datacenters, clusters, desktops e outros recursos de hardware, podendo ter recursos heterogêneos.
As camadas I, II, III e IV correspondem, respectivamente:
O planejamento e a escolha de arquitetura de sistemas de informação são atividades cruciais para a utilização desses sistemas de forma produtiva e a custos controlados. Acerca dos processos, métodos de trabalho e elementos tecnológicos associados a essas atividades, julgue o item seguinte.
A arquitetura de sistemas de informação em três camadas é embasada na possibilidade de coordenação de componentes distribuídos interconectados via redes de computadores.
No que se refere aos sistemas Android e iOS, julgue os próximos itens.
A arquitetura do iOS possui quatro camadas (layers) que funcionam como interface entre a aplicação e o hardware. Essas camadas, listadas da mais baixa para a mais alta, são: Core OS, Core Services, Media e CoCoa Touch
Na arquitetura Cliente-Servidor “Three-Tier”, uma camada intermediária é inserida entre o cliente e o servidor. Essa camada intermediária tem por objetivo:
As arquiteturas de três e de duas camadas se diferenciam pela separação das camadas de apresentação e de negócios. Isso torna o sistema mais flexível, por meio de uma maior independência entre as suas partes.
Considerando aplicações web em três camadas, relacione as camadas listadas a seguir às partes do sistema às quais estão associadas.
1. Camada de apresentação
2. Camada de negócios
3. Camada de dados
( ) Servidores HTTP com integração através de outras aplicações por meio de CGI ou servlets.
( ) Navegadores Web apresentando páginas em HTML, tipicamente com formulários HTML.
( ) Sistema gerenciador de banco de dados.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Uma arquitetura muito comum em aplicações web é o Modelo Arquitetural 3 Camadas:
I. Camada de Persistência.
II. Camada de Lógica de Negócio.
III. Camada de Apresentação.
Neste modelo, a correta associação dos componentes com as camadas é
Nos sistemas distribuídos como sistema de três camadas, todo desenvolvimento é orientado à produção de 3 módulos (ou camadas) independentes, com interligações comunicacionais bem determinadas.
Esses módulos são as camadas de Lógica de Negócio, de Acesso a Dados e de
Considere as afirmativas abaixo sobre a arquitetura de três camadas.
I – A arquitetura de três camadas é uma outra forma de designar a arquitetura MVC.
II – Nas aplicações Web, os módulos da camada intermediária rodam usualmente em um servidor de aplicações.
III – Toda a comunicação entre a camada de apresentação e a camada de dados tem de passar pela camada intermediária.
Está correto o que se afirma em
Julgue o item que se segue, concernentes à arquitetura cliente-servidor em multicamadas.
Uma estação cliente nunca estabelece comunicação direta com o servidor de banco de dados, mas sim com uma camada intermediária, a qual se comunica com o banco de dados.
A arquitetura de 3 camadas é comumente utilizada no desenvolvimento de aplicações para Internet. Nesse tipo de arquitetura, a lógica da aplicação é dividida entre as camadas físicas cliente, servidor de aplicação e banco de dados. NÃO é característica deste tipo de arquitetura o(a)
Acerca de desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações, julgue seguintes item.
No desenvolvimento da interface com o usuário de uma aplicação do tipo cliente-servidor multicamadas, o conhecimento das necessidades de comunicação de dados do usuário é apresentado com menor importância que o conhecimento das necessidades de informações no ambiente de trabalho do usuário.
Há algumas variantes possíveis de arquitetura a serem utilizadas em um sistema de bancos de dados. Sobre essas variantes, é correto afirmar que
Segundo Fowler, a arquitetura em camadas define a divisão do sistema em subsistemas hierárquicos, dispostos de forma parecida com camadas de um bolo: cada camada repousa sobre uma camada mais baixa. A comunicação entre essas camadas é feita por meio de serviços oferecidos diretamente:
Uma aplicação pode ser dividida em várias partes, sendo que cada uma delas terá as suas características e responsabilidades por determinadas funções. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta as três camadas mínimas necessárias para um aplicativo desse molde.
Protocolo é um conjunto de regras que governa a conversa entre duas partes. Uma pilha de protocolos é uma hierarquia de protocolos que trata de questões diferentes em camadas diferentes. O sistema PCI Express tem uma pilha de protocolos em camadas, com exceção da camada
A arquitetura em camadas de um banco de dados prevê diferentes níveis que permitem ao projetista começar com uma visão mais abstrata dos dados e prosseguir em detalhes até sua implementação. Quanto aos níveis de abstração de dados, avalie as sentenças que se seguem:
I. O modelo conceitual é uma perspectiva dos usuários finais, podendo representar os diferentes subconjuntos de dados; é independente do software e hardware.
II. O modelo interno é uma representação dos dados conforme vistos pelo SGBD, utiliza as estruturas suportadas pelo banco escolhido; é dependente do software e independente do hardware.
III. O modelo externo representa o nível que descreve como os dados são salvos em meios de armazenamento; é dependente do software e hardware.
É correto o que se afirma em:
Julgue o item que se segue, a respeito da arquitetura de software e de ambientes computacionais.
O modelo em camadas de arquitetura, também conhecido como
modelo de máquina abstrata, organiza o sistema em camadas
— em que cada uma delas fornece um conjunto de serviços de
gerenciamento de versões —, como, por exemplo, as camadas:
gerenciamento de configuração, gerenciamento de objetos,
sistema de banco de dados e sistema operacional.
Um Técnico está participando do projeto de um sistema com arquitetura multicamadas. Esta arquitetura faz uso de objetos distribuídos aliados à utilização de interfaces para executar seus procedimentos. Em um sistema desenvolvido nestes moldes, pelo menos três camadas são necessárias, como a camada de
Uma aplicação em multicamadas é aquela que foi dividida em múltiplos componentes de aplicação, o que dá ao sistema vantagens significativas, em comparação às arquiteturas cliente-servidor tradicionais. Utilizando-se esse tipo de aplicação, é possível melhorar, em um sistema de pagamentos de um banco acessado por vários clientes simultaneamente, a propriedade denominada
Acerca das arquiteturas de aplicação web, julgue o item a seguir.
Arquiteturas em três camadas separam as entidades em
camadas de apresentação, de aplicação e de armazenamento,
que devem estar em computadores distintos.
Acerca das arquiteturas de aplicação web, julgue o item a seguir.
Arquiteturas em duas camadas separam as entidades em
camadas de apresentação e de armazenamento, as quais podem
estar, ou não, no mesmo computador.
Uma arquitetura muito comum em ambiente web é o modelo de três camadas. A camada intermediária
Uma aplicação desenvolvida no modelo de arquitetura multicamadas apresenta várias vantagens sobre a técnica de 2 camadas, dentre as quais destaca-se a
As alternativas a seguir apresentam características do modelo arquitetural em três camadas, à exceção de uma. Assinale‐a:
Um Técnico está participando do desenvolvimento de um sistema para o Tribunal, especificamente na criação de uma classe que classifica os processos utilizando os dados de entrada, sem consultas a bases de dados. Essa classificação é feita utilizando estruturas de seleção, seguindo um conjunto de regras com parâmetros de classificação específicos do Tribunal. Considerando que o sistema utiliza o modelo de arquitetura 3-tier, essa classe
Com relação à hierarquia de camadas de um sistema de memória de computadores, assinale a opção que apresenta, de forma decrescente, a hierarquia de camada segundo a velocidade.
Com relação aos conceitos básicos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue o item a seguir.
Em uma aplicação desenvolvida em 3 camadas, a camada de
dados é responsável pela guarda dos dados do repositório,
cujo acesso e cuja manipulação são responsabilidades da
camada de regras de negócio.
Em uma aplicação do Ministério Público que utiliza o modelo de arquitetura de três camadas (3-tier) há 3 classes:
− Classe 1 – Verifica se o menor tem pais vivos, sua situação social e se a ação de guarda já foi finalizada.
− Classe 2 – Representa uma tabela do banco de dados, possuindo os mesmos atributos que são campos na tabela. Por meio dessa classe é possível fazer o mapeamento de objetos da aplicação para a tabela do banco de dados.
− Classe 3 – Centraliza métodos para executar operações no Banco de Dados por meio da execução de instruções SQL.
Pode-se afirmar que
O modelo de três camadas físicas (3-tier), especificado nas alternativas, divide um aplicativo de modo que a lógica de negócio resida no meio das três camadas, foi adaptado como uma arquitetura para as aplicações Web em todas as linguagens de programação maiores. Muitos frameworks de aplicação comerciais e não comerciais foram criados tendo como base a arquitetura:
Com relação à arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue o item subsequente.
Em um sistema multicamadas, a aplicação poderá ser
dividida em, no máximo, três camadas: apresentação;
servidor de aplicação; e servidor de redes.
Com relação à arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue o item subsequente.
A camada de apresentação, considerada como uma
camada bastante leve, permite fazer a interação do
usuário com o sistema.
Acerca das infraestruras de aplicação web (Web application framework), considere as afirmações.
1) É uma infraestrutura de software que é projetada para apoiar o desenvolvimento de websites dinâmicos, aplicações web e serviços web.
2) Usualmente baseada num arquitetura de três níveis (three-tier architecture) onde as aplicações são estruturadas em rês níveis físicos: cliente, aplicação e banco de dados (relacional).
3) Muitos seguem o padrão arquitetural Modelo Visão Controlador (MVC) para separar o modelo de dados com as regras de negócio da interface do usuário. Isto geralmente é considerado uma boa prática uma vez que modulariza o código, promove reutilização de código e permite que várias interfaces sejam aplicadas.
Está(ão) correta(s):
Ao contrário de uma aplicação em duas camadas, na qual há a divisão das regras de negócios entre o cliente e o servidor, em multicamadas isto não ocorre. Como a camada intermediária é a responsável por fazer todo o processamento das solicitações de dados no servidor de banco de dados, cabe à camada de apresentação somente exibir estes dados, tendo no máximo os códigos de tratamento de telas e campos. Com isso, a aplicação cliente apresenta grande diminuição de código e todo o trabalho de instalação é bastante reduzido, possuindo somente uma configuração para o cliente ter acesso à camada intermediária. Por esta razão, há diminuição de custos, uma vez que não existe necessidade de upgrade nas estações clientes que apresentam poucos recursos de hardware ou que são computadores antigos.
Assinale a alternativa que identifica corretamente
o tipo de vantagem do desenvolvimento
em multicamadas, proposto no texto.
Sobre o uso de camadas na arquitetura de um sistema, assinale a alternativa CORRETA.
Julgue o item seguinte, a respeito dos conceitos da arquitetura cliente servidor e da arquitetura em 3 camadas.
Na arquitetura de 3 camadas, entrada do usuário, verificação,
lógica de negócio e acesso a banco de dados estão todos
presentes em um mesmo lugar, onde essas camadas são
organizadas.
Julgue o item que segue, relativo a arquitetura em camadas.
Em uma arquitetura de aplicações em duas camadas, a entrada
do usuário, verificação, lógica de negócio, o banco de dados e
as aplicações de acesso são alocados no servidor; e os acessos
dos clientes são realizados pelas máquinas remotas.
Julgue o item que segue, relativo a arquitetura em camadas.
As arquiteturas para SGBDs têm seguido tendências semelhantes àquelas dos sistemas de computação em geral. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I. A arquitetura cliente/servidor foi desenvolvida para lidar com ambientes de computação em que um grande número de PCs, estações de trabalho, servidores de arquivo, impressoras, servidores de banco de dados, servidores Web, servidores de correio (e-mail) e outros softwares e equipamentos são conectados por uma rede.
II. Em sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional, muitos dos quais começaram como sistemas centralizados, os componentes do sistema movidos inicialmente para o lado do cliente foram a interface com o usuário e os programas de aplicação.
III. As arquiteturas de duas camadas são assim chamadas principalmente porque os componentes do software são distribuídos por dois sistemas: cliente e servidor.
Assinale a alternativa CORRETA.
Uma arquitetura em três camadas possibilita a reutilização e facilita a manutenção e a evolução do código, pois existe uma clara decomposição de funcionalidades.
Nesse modelo de arquitetura, como são denominadas essas três camadas?