SóProvas


ID
1238302
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ela é à primeira vista, a matéria jornalística que não se situa em campo de conhecimento pré-estabelecido, como a política, a economia ou as artes. Eventos sem classificação, mas ainda assim notáveis por alguma relação interior entre seus termos (LAGE, Nilson. Linguagem jornalística).

Essa é a definição dada para

Alternativas
Comentários
  • faits divers: fato inusitado, pitoresco, foge das categorias editoriais tradicionais como economia, política, cultura.

  • Gab: B

    Faits divers (pronuncia-se fé-divér; em francês, literalmente, "fatos diversos") é uma expressão de jargão jornalístico e, por extensão, um conceito de teoria do jornalismo que designa os assuntos não categorizáveis nas editorias tradicionais dos veículos (política, economia, internacional, desportos). Tais fatos tornam-se noticiosos por apresentarem casos inexplicáveis e excepcionais.
    São fatos desconectados de historicidade jornalística, ou seja, referem-se apenas ao seu caráter interno e seu interesse como fato inusitado, pitoresco. Geralmente são acontecimentos trágicos, tais como crimes e acidentes, delitos descritos em poucas linhas.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Faits_divers

    Exemplos:

    "Cães exibem 'penteados' curiosos em competição em Nova York"
    "Gaivota 'se surpreende' com próprio reflexo em biblioteca na Inglaterra"
    "Mulher encontra maconha em caixa de brinquedo no Canadá"

  • Se entendi bem, foge inclusive da editoria de Geral.

    Ou seja, não é geral...  é outra coisa!

  • Fait-divers e antítese

    Fait-divers (fatos diversos) é, à primeira vista, a matéria jornalística que não se situa em campo de conhecimento preestabelecido, como a política, a economia ou as artes. Eventos sem classificação, mas ainda assim notáveis por alguma relação interior entre seus termos. O estudo da estrutura dessas notícias mostra uma peculiaridade: enquanto a informação depende, para ser avaliada ou compreendida, de uma situação (política, econômica ou artística), o fait-divers interessa por si mesmo. Quando se escreve que alguém matou a mulher com uma corda de violão ou que um bispo foi preso em um cabaré, pouco importa o assassino, a vítima, qual o bispo, onde e como isso ocorreu: o interesse está na contradição entre o crime e a arma, ou entre a respeitabilidade do religioso e a natureza do lugar onde foi preso. 

    Linguagem Jornalística, Nilson Lage

    A improbabilidade nem sempre se realizada entre o fato noticiado e aquilo que as pessoas sabem do mundo, ou de seu universo específico de realização (a ciência, a política, uma categoria já nomeada). Pode haver uma relação de improbabilidade entre duas notações presentes na notícia mesma, o que Roland Barthes localiza na estrutura fait divers. (...) O fait divers opõe ao que o autor chama de informação (...).

    Ideologia e Técnica da Notícia, Nilson Lage

    Fait-divers - Em francês, fatos diversos. Diz-se de notícia que desperta interesse do leitor por implicar rompimento insólito ou extraordinário do curso cotidiano dos acontecimentos. Assim, o crime passional, a briga de rua, o atropelamento, o assalto são fait-divers, narrativas típicas do jornalismo sensacionalista e popularesco.

    Dicionário de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 101/102