SóProvas


ID
1239889
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo


Um programa a ser adotado 



       O PET - Programa de Educação pelo Trabalho - está fazendo dez anos, que serão comemorados num evento promovido pelo TRF4, que contará com representantes da Fase - Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul. 
       Há dez anos seria difícil imaginar um interno da Fase em cumprimento de medida socioeducativa saindo para trabalhar em um tribunal e, no final do dia, retornar à fundação. Muitos desacreditariam da iniciativa de colocar um adolescente infrator dentro de um gabinete de desembargador ou da Presidência de um tribunal. Outros poderiam discriminar esses jovens e desejá-los longe do ambiente de trabalho. 
       Todas essas barreiras foram vencidas. Em uma década, o PET do TRF4 se tornou realidade, quebrou preconceitos, mudou a cultura da própria instituição e a vida de 154 adolescentes que já passaram pelo projeto. São atendidos jovens entre 16 e 21 anos, com escolaridade mínima da 4a série do ensino fundamental. O tribunal enfrenta o desafio de criar, desenvolver e, principalmente, manter um programa de reinserção social. Os resultados do trabalho do PET com os menores que cumprem medida socioeducativa na Fase são considerados muito positivos quando se fala de jovens em situação de vulnerabilidade social. Durante esses dez anos, 45% dos participantes foram inseridos no mercado de trabalho e muitos já concluíram o ensino médio; cerca de 70% reorganizaram suas vidas e conseguiram superar a condição de envolvimento em atividades ilícitas. 
       Na prática, os jovens trabalham durante 4 horas nos gabinetes de desembargadores e nas unidades administrativas do tribunal. Recebem atendimento multidisciplinar, com acompanhamento jurídico, de psicólogos e de assistentes sociais.Por meio de parcerias com entidades, já foram realizados cursosde mecânica, de padaria e de garçom. Destaque a considerar é o projeto “Virando a página": oficinas de leitura e produção textual, coordenadas por servidores do TRF4 e professores e formandos de faculdades de Letras.

(Adaptado de: wttp://www2.trf4.jus.br /trf4/controlador.php? acao= noticia_visualizar&id_noticia=10129) 



Atente para as seguintes afirmações:

I. O objetivo central do PET é o aproveitamento de menores infratores em funções administrativas, exercidas em vários tribunais, de modo que esses menores reponham com trabalho o que ficaram devendo à sociedade, por conta de atividades ilícitas.

II. A reinserção de jovens infratores no mercado de trabalho é um esforço que enfrenta preconceitos e barreiras sociais, pois há quem não admita a coexistência em um mesmo espaço de trabalho entre autoridades e menores envolvidos em práticas ilícitas.

III. O sucesso do PET não está apenas no espírito afirmativo do programa, mas se reflete nos resultados concretos que apontam, em termos percentuais, uma expressiva inserção de jovens infratores no mercado de trabalho.

Em relação ao texto, está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    I -> Errada, ao meu ver esta errado ao afirmar infratores em funções administrativas.

    II -> Correta pois ainda enfrente preconceitos e barreiras sociais

    III -> correta pois no próprio texto trás porcentuais tais como: cerca de 70% reorganizaram suas vidas e conseguiram superar a condição de envolvimento em atividades ilícitas. 

  • 45% de 154 jovens, em 10 anos, não é uma expressiva inserção se contar todos os jovens infratores do país. Interpretei diferente essa III.

  • I - está errado pois o objetivo central do PET não é o que está descrito no iten.

  • Na minha opinião, somente a III está correta.

    A I está errada por afirmar que o objetivo central do PET é "que esses menores reponham com trabalho o que ficaram devendo à sociedade".

    Já a II, para mim, também está errada, porque o autor não se refere a preconceitos e barreiras sociais para reinserção no Mercado de Trabalho, mas sim dentro do TRF4. Sabemos que existem, sim, barreiras sociais e preconceitos em todos os âmbitos da sociedade, mas o sabemos pelo nosso conhecimento de mundo, não porque o texto nos informou. A II extrapola o texto. Foge de Interpretação, e, principalmente, de Compreensão.

  • Letra (a)

     No referido texto não há inserção dos objetivos do PET.

    E só este trecho do texto afirma como a alternativa (a) como verdadeiras: Durante esses dez anos, 45% dos participantes foram inseridos no mercado de trabalho e muitos já concluíram o ensino médio; cerca de 70% reorganizaram suas vidas e conseguiram superar a condição de envolvimento em atividades ilícitas. 

  • Essa FCC sempre tem colocado a afirmativa "I" da frase em três alternativas induzindo o candidato a achar que por ela ter mais alternativas estará correta, fique esperto, isso acaba se tornando uma ajuda porque vc já elimina três logo de cara.

  • Concordo com o Bruno Fischer. No texto ja diz "TODAS ESSAS BARRREIRAS FORAM VENCIDAS". Daí se entende que eles nao enfrentam mais esse tipo de preconceito, se fossemos interpretar pelo texto. Mas fora dele, ai sim ela poderia ser considerada como correta.  

    O enunciado tbm nao ajuda. 

  • essa errei, mas parei para pensar assim, foi pelo execesso do que continha a I: 

    Em I, vai além do texto ao afirmar que "O OBJETIVO CENTRAL É O APROVEITAMENTO DE MENORES INFRATORES EM FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS" pelo já exposto nos parágrafos anteriores, e confirmando a partir do 3° parágrafo, o objetivo do PET- pela nossa interpretAAAção- vai AAAlém do texto, são vários motivos maiores do que repor com trabalho: é um bem maior - a REINSERÇÃO SOCIAL, retirada da situação de vulnerabilidade social, dá trabalho, dignidade, serem vistos de igual para igual. 

    no 3° parágrafo: ...O tribunal enfrenta desafio de criar, desenvolver e, principalmente, manter um programa de reinserção social.

    Então convenhamos, são objetivos bem maiores do que a "simples" reposição com trabalho, é uma "obra maior" do que colocar o

     joven para pagar o que devem, é ajudá-lo a se desenvolver para o bem dele mesmo e o comum.  

    Em vários tribunais, fiquem na dúvida, mas como o TRF é o da 4° Região! tem vários tribunais, para mim não ficou claro, se são todos os tribunais só do TRF4 ou se são alguns do TRF4; acredito que sejam alguns!

  • Essa questão não deve ser anulada (não sei se foi). Vejam:

    I. O objetivo central do PET é o aproveitamento de menores infratores em funções administrativas, exercidas em vários tribunais, de modo que esses menores reponham com trabalho o que ficaram devendo à sociedade, por conta de atividades ilícitas.

    Não há no texto nada que se refira ao objetivo central ser a reposição do trabalho como forma de pagamento pelos ilícitos cometidos. O texto fala sobre reinserção. Logo, o item I está fora.

    II. A reinserção de jovens infratores no mercado de trabalho é um esforço que enfrenta preconceitos e barreiras sociais, pois há quem não admita a coexistência em um mesmo espaço de trabalho entre autoridades e menores envolvidos em práticas ilícitas. 

    Não obstante eu tenha entendido, como os demais, que há certa impropriedade no item e que os limites do texto foram de fato extrapolados (o que é irônico já que a questão pede "Em relação ao texto"), já que o texto é categórico ao afirmar que "Todas essas barreiras foram vencidas", creio que isso não deveria ser problema e aí está a casca de banana.
    - em nenhuma alternativa há "apenas III" como correta. Logo, se o item I está absurdo, o item II está menos absurdo e  o item III está correto, sem sombra de dúvidas, o mais prudente seria marcar a alternativa "a".

    III. O sucesso do PET não está apenas no espírito afirmativo do programa, mas se reflete nos resultados concretos que apontam, em termos percentuais, uma expressiva inserção de jovens infratores no mercado de trabalho.

    Correto. Está claro no texto.

  • Acertei a questao, mas percebi extrapolacao na I e na II. Apenas a III, incontestavelmente certa.

  • Essa II é muito polêmica e também acho que extrapolou.

  • Demorei para responder esta questão, pois o texto deixou bastante claro que a questão discriminatória estava superada, por falta de alternativa, escolhi a A, mas para mim, somente a III estaria correta.