SóProvas


ID
1240840
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A   I   é uma rede privada que se baseia nos serviços oferecidos pela família de protocolos   II   , porém seus serviços são somente acessíveis através do acesso a esta rede privada.
Conexões com a internet podem ter um custo mais baixo do que links dedicados, principalmente quando as distâncias são grandes. Esse tem sido o motivo pelo qual as empresas cada vez mais utilizam a infraestrutura da internet para conectar a sua rede privada, criando uma   III   . Esta conexão deve ser criptografada para garantir a integridade dos dados.

Preenche corretamente as lacunas I, II e III:

Alternativas
Comentários
  •  I-intranet  -   II-TCP/IP   -  III-VPN

  • Gabarito: B

    O que é VPN ?

    Virtual Private Network" ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay e X.25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.

    Motivada pelo lado financeiro, onde os links dedicados são caros, e do outro lado está a Internet, que por ser uma rede de alcance mundial, tem pontos de presença espalhados pelo mundo.

    Conexões com a Internet podem ter um custo mais baixo que links dedicados, principalmente quando as distâncias são grandes, esse tem sido o motivo pelo qual, as empresas cada vez mais utilizam a infra-estrutura da Internet para conectar a rede privada.

    A utilização da Internet como infra-estrutura de conexão entre hosts da rede privada é uma ótima solução em termos de custos mas, não em termos de privacidade, pois a Internet é uma rede pública, onde os dados em trânsito podem ser lidos por qualquer equipamento. Então como fica a questão da segurança e a confidencialidade das informações da empresa?

    Criptografia! Essa é a resposta! Incorporando criptografia na comunicação entre hosts da rede privada de forma que, se os dados forem capturados durante a transmissão, não possam ser decifrados. Os túneis virtuais habilitam o tráfego de dados criptografados pela Internet e esses dispositivos, são capazes de entender os dados criptografados formando uma rede virtual segura sobre a rede Internet.

    Os dispositivos responsáveis pelo gerenciamento da VPN devem ser capazes de garantir a privacidade, integridade, autenticidade dos dados.


  • Extranet

     

    A Extranet, por fim, funciona como uma extensão da Intranet a computadores que estejam fora dos domínios físicos da Intranet.

    Não raro, é necessário que parceiros, clientes, fornecedores, e até mesmo funcionários da organização precisem acessar alguns serviços da Intranet, mesmo estando fora da organização. E, nesse contexto, a Extranet torna-se ferramenta essencial para a organização.

    O acesso à Extranet, via de regra, pode ocorrer de duas formas: ou por meio de um acesso exigindo usuário e senha, para garantir a autenticidade do usuário, ou ainda por uma rede privada virtual (VPN), que, em termos práticos, cria uma conexão segura tunelada entre o dispositivo fora da Intranet e a Intranet propriamente dita.

     

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/intranet-extranet-e-internet-saiba-a-diferenca/

  • Questão mole, mole...Bastava saber um dos itens que já matava a questão :)

  • LETRA B

     

    INTRANET

    Privada # da internet que é pública

    → Utiliza o protocolo TCP/IP assim como a internet

    → Apresenta os mesmos serviços(tecnologias) que a internet , porém são restritos a uma instituição

    → É possível acessar a intranet à distância (Extranet)

    → A intranet pode ou não estar conectada a internet. (Ex: computadores da linha de produção de uma empresa que acessam o servidor da empresa, mas não acessam a Internet.)

    A intranet não está restrita ao espaço de uma empresa.

    → As intranets não são necessariamente LANs, mas sim redes construídas sobre a internet.

    → Quando alguma informação da intranet é aberta a clientes ou fornecedores da empresa, essa rede passa a ser chamada de extranet. A extranet é formada por redes privadas que compartilham uma rede entre si para facilitar pedidos, pagamentos e o que mais precisarem. Numa extranet a empresa abre uma parte de sua rede para contato com o cliente ou permite uma interface de acesso dos fornecedores a rede.

     

    VPNs (Virtual Private Network) → são túneis criados em redes públicas (ex: internet) para que essas redes apresentem nível de segurança equivalente ao das redes privadas.( É uma forma de conectar dois computadores utilizando uma rede pública criada por meio do protocolo SSL ). Na criação desses túneis, utilizam-se algoritmos criptográficos, devendo o gerenciamento de chaves criptográficas ser eficiente, para garantir-se segurança. O VPN permite que as mensagens trafegadas por esse sistema não sejam vistas fora deste , logo é possível que um usuário acesse seus documentos, e-mails corporativos e sistemas na nuvem, via VPN, sem se preocupar em ser interceptado.