ad-hoc: são um tipo de rede que não possui um nó ou terminal especial - geralmente designado como ponto de acesso - para o qual todas as comunicações convergem e que as encaminha para os respectivos destinos. Assim, uma rede de computadores ad hoc é aquela na qual todos os terminais funcionam como roteadores, encaminhando de forma comunitária as comunicações advindas dos terminais vizinhos. Um dos protocolos usados para redes ad hoc sem fio é o OLSR.
Ad hoc é uma expressão latina
que significa "para esta finalidade" ou "com este objetivo". Geralmente
se refere a uma solução destinada a atender a uma necessidade
específica ou resolver um problema imediato - e apenas para este
propósito, não sendo aplicável a outros casos. Portanto, tem um caráter
temporário. Em um processo ad hoc, nenhuma técnica de uso geral é
empregada pois as fases variam a cada aplicação, conforme a situação
assim o requeira. O processo nunca é planejado ou preparado
antecipadamente.
A) CSMA/CA. Errado. O 802.11 tenta evitar colisões com um protocolo chamado CSMA com prevenção de colisão, ou CSMA/CA (CSMA with Collision Avoidance).
B) ad-hoc. Certo. No modo ad-hoc cria-se uma rede wireless entre vários computadores sem usar um ponto de acesso. No modo Ad-hoc há somente usuários (STAs – Stations). Nesse modo os usuários se comunicam diretamente com outros usuários.
C) estrela. Errado. Na topologia estrela cada dispositivo tem um link ponto a ponto dedicado ligado apenas com o controlador central. Os dispositivos NÂO são ligados diretamente entre si.
D) árvore. Errado. Na topologia em árvore há uma estrutura hierárquica de várias topologias estrela conectadas entre si.
E) cliente/servidor. Errado. Em uma arquitetura cliente-servidor há um hospedeiro sempre em funcionamento, denominado servidor, que atende a requisições de muitos outros hospedeiros, denominados clientes.