SóProvas


ID
1241059
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Na soldagem de trilhos ferroviários, realizada em campo, o método que NÃO necessita de fonte externa de energia é o processo de soldagem

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A soldagem aluminotérmica de trilhos é baseada na reação, fortemente exotérmica, que se produz ao reduzir óxido de ferro com alumínio. A mistura de óxido de ferro e alumínio é chamada de porção de solda. Este processo foi descoberto na Alemanha pelo químico Hans Goldschmidt no final do século 19 e desde então é o principal e o melhor método de união de trilhos.

    A reação é realizada no interior de um cadinho de cerâmica refratária. Para desencadear a reação aluminotérmica no interior do cadinho, utiliza-se um acendedor.

    O calor produzido pela reação, sem ser produto de nenhuma fonte exterior de energia, funde em um curto espaço de tempo, os metais contidos no cadinho.

    Em poucos segundos, após o início da reação da porção de solda, o aço e o óxido de alumínio (denominado escória) se separam. Pela decantação, o aço que é mais pesado, mantém-se no fundo do cadinho, enquanto o óxido de alumínio, mais leve, flutua sobre ele.

     

    FONTE: http://vitoriaindustrial.com.br/pagina.php?pg=000106