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ID
1241446
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão considere o texto abaixo.


No campo da técnica e da ciência, nossa época produz milagres todos os dias. Mas o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à natureza, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza.

A pós-modernidade destruiu o mito de que as humanidades humanizam. Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades nas democracias modernas. George Steiner, por exemplo, afirma que “bibliotecas, museus, universidades, centros de investigação por meio dos quais se transmitem as humanidades e as ciências podem prosperar nas proximidades dos campos de concentração”. “O que o elevado humanismo fez de bom para as massas oprimidas da comunidade? Que utilidade teve a cultura quando chegou a barbárie?

Numerosos trabalhos procuraram definir as características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica. Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean Serroy, A cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cultura global − a cultura-mundo − que vem criando, pela primeira vez na história, denominadores culturais dos quais participam indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias. 

Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da imagem e do som sobre a palavra, ou seja, com a tela. A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os filmes, levando-os a todos os países, a todas as camadas sociais. Esse processo se acelerou com a criação das redes sociais e a universalização da internet. 

Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um individualismo extremo em todo o globo. Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes. 

O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford. 

A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer. Cultura é diversão, e o que não é divertido não é cultura.                

                               

(Adaptado de: VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo.
Rio de Janeiro, Objetiva, 2013, formato ebook)

Depreende-se corretamente do texto:

Alternativas
Comentários
  • a) A menção ao que seria cultura em sentido estrito estabelece uma diferença entre a noção de cultura de que parte o autor e aquela estabelecida pelo pensador Gilles Lipovetski.

  • a) ler o ultimo paragrafo com os comentários do autor e o segundo com a definição de outro autor, cultura em sentido global, amplo.

    c) frase começa com pronome interrogativo , entao usa -se interrogação
  • Errei marcando a alternativa D. Lendo novamente o texto, percebi que a frase "nossa época produz milagres todos os dias", diz respeito ao curto período de vida dos produtos, que logo são superados por versões mais modernas, isto é, por novos milagres.

  • Cultura em sentido estrito é um conceito que diverge tanto do posicionamento do autor quanto do pensador Gilles Lipovetski. Portanto letra "A".

  • Gabarito: letra A.

    Essa distinção resta evidenciada no 6º parágrafo, quando o autor diz que "...não está claro se essa cultura-mundo [de Gilles Lipovetski] é cultura em sentido estrito...".

  • Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean 
    Serroy, A cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cul-
    tura global... 
    O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em 
    sentido estrito...

    Gabarito A = A menção ao que seria cultura em sentido estrito estabelece uma diferença entre a noção de cultura de que parte o autor e aquela estabelecida pelo pensador Gilles Lipovetski.
  • b) A asserção de que o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo estabelece, no parágrafo, noção de finalidade. (NOÇÃO DE CONSEQUÊNCIA)

    c) Os pontos de interrogação das perguntas feitas no segundo parágrafo podem ser suprimidos por se tratar de perguntas retóricas.(TRATA-SE DE QUESTIONAMENTOS FEITOS PELO AUTOR E NÃO PERGUNTAS RETÓRICAS)

    d) A afirmação de que nossa época produz milagres todos os dias encontra respaldo no fato de que haveria hoje o predomínio da imagem e do som sobre a palavra.(OS MILAGRES QUE O AUTOR SE REFERE, DIZEM RESPEITO AO PROGRESSO TÉCNICO E CIENTÍFICO)

    e) O mito de que as humanidades humanizam justifica-se a partir do fato de que nem todas as classes sociais possuem acesso à tecnologia moderna, como a internet.(AUTOR DESCONTRÓI  ESTA TEORIA NO INÍCIO DO 2º PARÁGRAFO)

  • Numerosos trabalhos procuraram definir as características 
    da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revo-
    lução tecnológica. Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean 
    Serroy, A cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cul-
    tura global - a cultura-mundo - que vem criando, pela primeira 
    vez na história, denominadores culturais dos quais participam 
    indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os 
    apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias.

     

    O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em 
    sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente 
    diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de 
    Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford.

    Da leitura do 6 parágrafo percebe-se a resposta

    GABARITO A

  • Se estava em dúvidas de responder, então a questão 3 (questão seguinte) dava a resposta. Só não podia ter marcado antes no gabarito ! Veja a questão:

    "3. O autor do texto discorda dos pensadores citados ao afirmar que"

    (A) A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os filmes... (4o parágrafo)

    (B) ...a publicidade e as modas (...) são um obstáculo à criação de indivíduos...

    Ora, se a questão diz que o autor do texto discorda dos pensadores, logo a alternativa correta seria a "A". E quem seria eu para discordar de quem fez as duas perguntas !

    (A) A menção ao que seria cultura em sentido estrito estabelece uma diferença entre a noção de cultura de

    que parte o autor e aquela estabelecida pelo pensa dor Gilles Lipovetski.

  • Errei a questão em 21/05/2019

    Errei novamente em 07/06/2019 (EITA)

  • QUESTÃO XAROPE!