SóProvas


ID
1241449
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão considere o texto abaixo.


No campo da técnica e da ciência, nossa época produz milagres todos os dias. Mas o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à natureza, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza.

A pós-modernidade destruiu o mito de que as humanidades humanizam. Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades nas democracias modernas. George Steiner, por exemplo, afirma que “bibliotecas, museus, universidades, centros de investigação por meio dos quais se transmitem as humanidades e as ciências podem prosperar nas proximidades dos campos de concentração”. “O que o elevado humanismo fez de bom para as massas oprimidas da comunidade? Que utilidade teve a cultura quando chegou a barbárie?

Numerosos trabalhos procuraram definir as características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica. Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean Serroy, A cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cultura global − a cultura-mundo − que vem criando, pela primeira vez na história, denominadores culturais dos quais participam indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias. 

Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da imagem e do som sobre a palavra, ou seja, com a tela. A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os filmes, levando-os a todos os países, a todas as camadas sociais. Esse processo se acelerou com a criação das redes sociais e a universalização da internet. 

Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um individualismo extremo em todo o globo. Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes. 

O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford. 

A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer. Cultura é diversão, e o que não é divertido não é cultura.                

                               

(Adaptado de: VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo.
Rio de Janeiro, Objetiva, 2013, formato ebook)

O autor do texto discorda dos pensadores citados ao afirmar que

Alternativas
Comentários
  • in.du.bi.tá.vel. que não deixa margem a dúvidas; o que é óbvio e evidente. continuo de E vamos ver o gabarito definitivo.

  • Mas não há discordância do autor em relação aos pensadores no trecho: Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas... Este trecho na realidade é referência para os pensadores.

  •       "Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um in-
    dividualismo extremo em todo o globo. CONTUDO, a publicidade e 
    as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nos-
    sos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes". 

  • Fique na dúvida quanto a opção E. Não é indubitável (óbvio, evidente, certo).

  •  "Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um in-
    dividualismo extremo em todo o globo. Contudo, a publicidade e
    as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nos-
    sos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes.
     O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em
    sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente
    diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de
    Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford."

    Letra B


  • O que o autor deixa claro que o individuo por mais que esteja cada vez mais antenado sobre tudo acreditando assim ter uma "liberdade" cada vez mais é escravos dos modismos que aniquilam ou diminuem consideravelmente suas peculiaridades.

  • Eu também errei! Mas, entraria com recurso.

    Como 3 colegas aqui comentaram: 

    Indubitável  é algo que NÃO oferece dúvida.

    Porém, quando autor diz que: não é indubitável...

    Ele está dizendo:

    NÃO + NÃO = SIM.

    Oferece dúvida.

    Eita que cansa um pouco, viu?

    Mas é prazeroso estudar.

  • Pra mim a correta é letra E, apesar do gabarito apontar para letra B.

  • Com certeza essa questão tem duas respostas (alternativa B e alternativa E).

  • Eu acredito que a C tbm esteja correta.

    Quando o texto diz: No campo da técnica e da ciência, nossa época produz milagres todos os dias.  Mas (porém, contudo, todavia, no entanto) o progresso moderno tem amiúde (com frequencia, frequentemente) um custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à natureza, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza. 

  • No primeiro e no segundo parágrafo os pensadores nem foram citados. O gabarito correto é sem dúvida a letra B, lendo o texto fica claro quando encontramos a conjunção coordenativa adversativa "contundo" que liga a oração, dando ideia de oposição do autor em relação aos pensadores.

  • Marquei E, também. Entendi que o parágrafo e a palavra indubitável ´Não é indubitável aquilo em que acreditam tan-
    tos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de
    oportunidades nas democracias modernas.´, antecipam uma discordância dos pensadores que serão citado mais à frente. 

  • Marque a letra "C" por ter a conjunção Adversativa (MAS), a qual caracteriza uma oposição do que foi dito anteriormente, mas a questão pede uma oposição do autor sobre o pensamento dos Filósofos e não uma ressalva sobre o que foi dito por ele mesmo anteriormente! Por falta de atenção acabei errando a questão! O gabarito correto é sem dúvida "B". #nãoerromais  

  • Para os filósofos a educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de  oportunidades nas democracias modernas. Porém, para o AUTOR, publicidade e as modas são um OBSTÁCULO a indivíduos independentes, ou seja, ao contrário do que diz os filósofos, a DEMOCRÁCIA MODERNA, com relação à publicidade e a moda não deixam o indivíduo ser LIVRE, mas DEPENDENTES.


    Pensamento dos filósofos: 

    ''Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de  oportunidades nas democracias modernas''.


    Para o autor:

     Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um OBSTÁCULO a indivíduos independentes.

  • Para matar a questão bastava identificar as conjunções adversativas, nesse caso constantes nas opções B e C. Contudo, a que demonstra adversidade quanto aos pensadores sem dúvida é a assertiva B.  

  • Olá!:):)

    Marquei a letra é considerando o termo indubitável, porém, é fato que a letra b é a correta. Ela tem a partícula contudo e claramente, assim, se opõe às ideais dos outros autores, discordando-as.

    Já a alternativa é, apenas diz que pode ser duvidosa a posição de alguns filósofos. Indubitável não significa necessariamente discordar, mas sim que existem dúvidas quanta à veracidade.

    Seria importante ler o contexto das alternativas, o que eu não fiz também.

    Abraços.

  • Eu fiz esse concurso e marquei a letra E, mas agora, com os comentários dos colegas, entendi que não poderia ser essa alternativa, nem a letra C, pois no 1º e 2º parágrafos o autor ainda não havia citado pensadores, apesar de nessas duas alternativas expressarem ideia de discordância do autor. Como a questão pede quando o autor discorda dos pensadores citados, só pode ser a letra B.


    Dica da professora Flávia Rita: A FCC costuma retirar palavras estratégicas das frases para colocá-las nas alternativas, para que não fique tão claro para o candidato. Nesse caso, ela retirou do trecho a conjunção adversativa "Contudo" na alternativa, com a conjunção aparecendo ali ficaria mais fácil perceber que havia discordância. É bom ficar ligado nisso, e procurar no texto a frase por inteiro!
    Bons estudos!!
  • GABARITO: B

    A letra "E" não estabelece discordância, como pede a questão. Só mostra que aquilo em que acreditam filósofos não é evidente, não é uma certeza absoluta.

     

     

    ...o Senhor é o caminho dos justos; o caminho dos ímpios, porém, conduz à destruição.

  • Vamos às análises:

    3. O autor do texto discorda dos pensadores citados ao afirmar que:

    (A) A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os filmes... (4o parágrafo)

    Errada. Aqui, neste trecho trata-se apenas de um ponto de vista do autor.

    (B) ...a publicidade e as modas (...) são um obstáculo à criação de indivíduos independentes. (5o parágrafo)

    Correta. Veja que no parágrafo 5º, como alguns já falaram, aparece a palavra "Contudo", ou seja, oposição a algo. Enquanto no parágrafo 3 o autor diz que os pensadores veem a igualdade e a aproximação de indivíduos dos cinco continentes, ele próprio desconstrói com seu ponto de vista, no 5º parágrafo, ao afirmar que a cultura e a moda são um obstáculo ao individualismo independente, pois impõem seus produtos culturais. Veja o 5º parágrafo:

    "Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes."

    (C) ... o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo... (1o parágrafo)

    Errada. Aqui, no 1º parágrafo, o autor não havia relatado a visão dos pensadores que só apareceu à partir do parágrafo 3.

    (D) Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da imagem e do som sobre a palavra... (4o parágrafo)

    Errada. Aqui, neste trecho trata-se apenas de um ponto de vista do autor.

    (E) Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas... (2o parágrafo)

    Errada. Aqui, no 1º parágrafo, o autor não havia relatado a visão dos pensadores que só apareceu à partir do parágrafo 3.

  • Respondi corretamente em 21/05/2019

    Respondi erroneamente em 07/06/2019

  • Vejamos,

    o autor vem definindo o que os trabalhos de alguns pensadores afirmam pelo fenômeno exposto:

    Nele, defende-se a ideia de uma cultura global... parágrafo 3

    essa cultura de massas... parágrafo 4

    tal cultura...parágrafo 5

    E justamente no parágrafo 5 o autor quebra o ritmo da narrativa e contradiz o que os autores defendem:

    Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes.

    GABARITO B

  • Contudo > conjunção adversativa, ideia contrária. Mata a questão, contudo para isso é necessário ler o texto ;)