SóProvas


ID
1241458
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão considere o texto abaixo.


No campo da técnica e da ciência, nossa época produz milagres todos os dias. Mas o progresso moderno tem amiúde um custo destrutivo, por exemplo, em danos irreparáveis à natureza, e nem sempre contribui para reduzir a pobreza.

A pós-modernidade destruiu o mito de que as humanidades humanizam. Não é indubitável aquilo em que acreditam tantos filósofos otimistas, ou seja, que uma educação liberal, ao alcance de todos, garantiria um futuro de liberdade e igualdade de oportunidades nas democracias modernas. George Steiner, por exemplo, afirma que “bibliotecas, museus, universidades, centros de investigação por meio dos quais se transmitem as humanidades e as ciências podem prosperar nas proximidades dos campos de concentração”. “O que o elevado humanismo fez de bom para as massas oprimidas da comunidade? Que utilidade teve a cultura quando chegou a barbárie?

Numerosos trabalhos procuraram definir as características da cultura no contexto da globalização e da extraordinária revolução tecnológica. Um deles é o de Gilles Lipovetski e Jean Serroy, A cultura-mundo. Nele, defende-se a ideia de uma cultura global − a cultura-mundo − que vem criando, pela primeira vez na história, denominadores culturais dos quais participam indivíduos dos cinco continentes, aproximando-os e igualando-os apesar das diferentes tradições e línguas que lhes são próprias. 

Essa “cultura de massas” nasce com o predomínio da imagem e do som sobre a palavra, ou seja, com a tela. A indústria cinematográfica, sobretudo a partir de Hollywood, “globaliza” os filmes, levando-os a todos os países, a todas as camadas sociais. Esse processo se acelerou com a criação das redes sociais e a universalização da internet. 

Tal cultura planetária teria, ainda, desenvolvido um individualismo extremo em todo o globo. Contudo, a publicidade e as modas que lançam e impõem os produtos culturais em nossos tempos são um obstáculo a indivíduos independentes. 

O que não está claro é se essa cultura-mundo é cultura em sentido estrito, ou se nos referimos a coisas completamente diferentes quando falamos, por um lado, de uma ópera de Wagner e, por outro, dos filmes de Hitchcock e de John Ford. 

A meu ver, a diferença essencial entre a cultura do passado e o entretenimento de hoje é que os produtos daquela pretendiam transcender o tempo presente, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos deste são fabricados para serem consumidos no momento e desaparecer. Cultura é diversão, e o que não é divertido não é cultura.                

                               

(Adaptado de: VARGAS LLOSA, M. A civilização do espetáculo.
Rio de Janeiro, Objetiva, 2013, formato ebook)

Substituindo-se o elemento grifado pelo que se encontra entre parênteses, o sinal indicativo de crase deverá ser acrescentado em:

Alternativas
Comentários
  • a) Não se usa crase antes de verbo. 

    b) Não se usa crase em objeto direito. VTD (transmitir)
    c) Não se usa antes de pronome indefinido
    d) Não se usa antes de artigos indefinidos. 
    e) Se houver fusão entre "a" preposição e um "a" artigo é caso obrigatório de crase. 

    Resposta letra E. 
  • substantivo “obstáculo” rege o emprego da preposição ‘a’. 

  • Na letra "e" também estamos antes de um verbo não? Fiquei na dúvida...

  • Pessoal, pelo amor de Cristo, jamais a expressão "SÃO" será VTDI. "São" é verbo de ligação e não rege a preposição "a". A justificativa de ser a letra E a resposta é porque "obstáculo" é um substantivo abstrato, regendo a preposição "a" e "criação" é palavra feminina, exigindo assim o artigo feminino "a".

    Ok?

    Bons estudos!

  • Não entendi o porque a alternativa B está errada.

    Pensei : Quem transmite, transmite a alguma coisa! Ciências é substantivo feminino! Por favor ajuda!!


  • Pedro, quem transmite, transmite algo a alguém, ele é um VTDI.

    No fato narrado, há sim o emprego do verbo que pode ocorrer crase, sendo que, isso somente ocorreria, se e somente se, o substantivo "ciências" viesse precedida do artigo "a", algo que não vem com este substantivo. Se trocássemos esta palavra por "pessoas", por exemplo, ocorreria a crase normalmente.
    Ex: ...por meio dos quais se transmitem às pessoas...
    Caso tenha dificuldade em saber se uma palavra vem ou não precedida do artigo "a" para ocorrer a crase, faça o seguinte: comece uma frase com ela, veja um exemplo:
    Ex: Ciências humanas é uma matéria muito boa para o estudo - veja que se enquadra perfeitamente na frase sem a necessidade do artigo no começo dela. 
    Bons Estudos (y)
  • a) ERRADA: é proibida crase antes de verbo 

    b) ERRADA: "transmitem" é VTDI, transmitir algo (objeto direto), a alguém (objeto indireto); "ciências humanas" é o complemento objeto direto.

    c) ERRADA: é proibida crase antes de pronomes

    d) ERRADA: é proibida crase antes de pronomes (uma/alguma coisa completamente diferente)

    e) CERTA: devido à Regência Nominal; - são um obstáculo/uma resistência a quê?? ---> a criação de indivíduos independentes

    Termo regente: um obstáculo (substantivo)

    Regência: preposição "a"

    Termo regido: a criação de indivíduos independentes. (complemento nominal)

  • .. são um obstáculo a indivíduos independentes. (criação de indivíduos independentes) 

    Estou com uma dúvida, pelo comentário dos colegas eu entendi que por se tratar de um complemento nominal (obrigatoriamente preposicionado) e a fusão com o artigo "a", haverá crase. 

    Mas existe uma regra de proibição de crase quando há palavra no plural seguida de "a" no singular. Por que não se utilizou essa regra? Os casos de obrigação se sobrepõem aos de proibição?

    Aguardo a ajuda de alguém! Obrigada!

  • Na letra D além de não usar a crase antes de pronomes, tb tem outro erro "a" no singular + "coisas" no plural...

  • excelente questão, rumo a aprovação.!!!

  • Fiquei em dúvida na E e na B.

    Porém, acabei marcando a B pelo fato de ciências humanas é feminino, e pelo verbo transmitir, quem transmiti, transmiti algo a alguem, acho que deveria ser acrescentado crase sim.

  • O comentário da Jéssica Aguiar é muito pertinente em relação a alternativa B; porque quem transmite, "transmite algo" (percebam que não existe a preposição), "a alguém" (e aqui temos o artigo "a" que pertence a ciências humanas, que é o alguém), logo, não temos a preposição e o artigo para resultar na crase.

    • Ajudem-me:
    •  b) ... por meio dos quais se transmitem as humanidades... - (ciências humanas) (2º parágrafo)
    Por ser partícula apassivadora AS Humanidades seria entao Sujeito?


  • SOBRE ALTERNATIVA B: Para responder essa questão era preciso ler o texto, pois só olhando as alternativas não dava para saber se "as humanidades" e "ciências humanas" eram OD ou OI. O texto deixa claro em sua interpretação que "as humanidade" é a informação transmitida OD e não "o alguém" para quem a mensagem foi transmitida. Na dúvida entre mais de uma alternativa, busque a frase completa no texto.

  • Pessoal, me ocorreu uma dúvida com crase. Existe crase antes da palavra pessoa? Sei que pessoa é palavra feminina, mas me lembro de ter lido que, por exemplo, antes de pronome de tratamento Você não existe crase porque serve tanto para indicar homem como mulher e como a palavra pessoa também pode ser usado para os dois, fiquei em dúvida.

    Obrigada por quem me responder. Bons estudos!

  • Pode sim,Natalia Oliveira.
    Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência
    Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa
    recusar, retardar ou dificultar internação ou deixar de prestar assistência médico-hospitalar e ambulatorial, quando possível, à pessoa portadora de..
    Conferência nacional apresentará diretrizes para políticas voltadas à Pessoa com Deficiência...

    • a) ... que uma educação liberal, ao alcance de todos... (dispor de todos) (2º parágrafo)   proibida: crase antes de verbo.
    • b) ... por meio dos quais se transmitem as humanidades... - (ciências humanas) (2º parágrafo)  (AS) NÃO É DETERMINANTE
    • c) ... todas as camadas sociais- (qualquer classe social) (4º parágrafo) PROIBIDA CRASES ANTES DE PRON. INDEFINIDO
    • d) ... se nos referimos a coisas completamente diferentes... - (uma coisa completamente diferente) (6º parágrafo) PROIBIDA CRASE ANTES DE UMA
    •  e) ... são um obstáculo a indivíduos independentes. (criação de indivíduos independentes) (5º parágrafo) REGENCIA DO SUBSTANTIVO OBSTÁCULO + ART DETERMINANTE A

  • Fundação copia e cola, como sempre, questao deve ser anulada

    regencia do verbo transmitir

    TRANSMITIR

    1. algo A, PARA alguém (contar, narrar)

    _ Com os seus versos, Camões transmitiu à (para a) humanidade a bravura portuguesa.

    2. algo A, PARA alguém (passar, transferir)

    _ Transmitiu os bens à (para a) amante e agora na miséria.

    3. algo A, PARA alguém (enviar, mandar)

    _ Já transmiti os melhores votos à (para a) noiva.

    4. doença A, PARA alguém (contagiar, propagar uma doença)

    _ Os mercadores transmitiram a peste aos (para a) povos mediterrâneos.

    5. algo A, PARA alguém (comunicar, inspirar)

    _ A aluna transmitia insegurança à (para a) turma.

    6. algo A, PARA alguém ou algum lugar (enviar, expedir)

    _ Transmita a ordem (para) todos os funcionários.

    _ O secretário transmitiu a notícia São Paulo.

    7. algo A, PARA algum lugar (conduzir)

    _ Os nervos transmitem os impulsos elétricos ao cérebro.


  • No texto há a expressão "são um obstáculo a indivíduos independentes" e não "são um obstáculo aos indivíduos independentes" pelo fato de indivíduos independentes não necessitar do artigo "os"?

    É isso?

    Alguém poderia me confirmar ou me corrigir?

  • Olha, eu acertei a questão, mas eu realmente odeio qunado as pessoas: GABARITO E, GLORIFICA SENHOR! E quando erra, não é pra glorificar? Eee porra. 
    A) Não vai artigo A antes de dispor, dispor é masculino.
    B) Não vai artigo antes de CIÊNCIAS HUMANAS, porra, se fosse pra ter crase lá, teria em AS HUMANIDADES! 
    C) Não vai crase antes de qualquer, de fato, tu não fala A QUALQUER (se tratando de artigo), fala O qualquer
    D) UNS, UMA, UM, UMAS SÃO ARTIGOS INDEFINIDOS! 
    E) gabarito. 

  • 1º é VTI?

    ... são um obstáculo a que?  (a criação)  então sim

    2º pode ser colocado no plural? 

    as criações,  sim


    então é caso de crase

     

  • GABARITO E


    a) ERRADO ... que uma educação liberal, ao dispor de todos - não leva crase diante de verbo.




    b) ERRADO 

    ... por meio dos quais se transmitem as ciências humanas -  O verbo transmitir nesse caso é V.T.D não pedindo preposição; e além disso, o "as" é um artigo definido e não uma preposição.




    c) ERRADO a qualquer classe social - diante de pronome definido não leva crase.




    d) ERRADO ... se nos referimos a uma coisa completamente diferente - Diante de pronome indefinido não leva crase.




    e) CORRETO ... são um obstáculo à criação de indivíduos independentes - são um obstáculo a alguma coisa... pede preposição e esta diante de palavra feminina no singular (o que mantém a crase no singular).

  • Vou fazer uma observação a mais na letra b no comentário do colega abaixo.

     

     

    a) ERRADO ... que uma educação liberal, ao dispor de todos - não leva crase diante de verbo.

     

    b) ERRADO 

    ... por meio dos quais se transmitem as ciências humanas  O verbo transmitir nesse caso é V.T.D não pedindo preposição; e além disso, o "as" é um artigo definido e não uma preposição.

    A palavra humanidades/ciências humanas seria o sujeito da frase, sendo que não se admite preposição antes do sujeito!

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    c) ERRADO a qualquer classe social - diante de pronome definido não leva crase.

     

     

     

    d) ERRADO ... se nos referimos uma coisa completamente diferente - Diante de pronome indefinido não leva crase.

     

     

     

    e) CORRETO ... são um obstáculo à criação de indivíduos independentes - são um obstáculo a alguma coisa... pede preposição e esta diante de palavra feminina no singular (o que mantém a crase no singular).

  • Tenho uma dúvida mais geral  que apareceu quando estava fazendo a questão ... 
    VTD não   tem preposição portanto não tem crase é isso ?
    mas e se  tiver um objeto direto preposicionado ?? não poderia por a crase ? 

  • SOBRE A LETRA B:

     

    ...bibliotecas, museus, universidades, centros de investigação por meio dos quais se transmitem as humanidades e as ciências podem prosperar nas proximidades dos  campos de concentração...

     

    O que é que se transmitem por meio de bibliotecas, museus, universidades e centros de investigação? 

    as humanidades e as ciências  (SUJEITO)

    Sendo sujeito, não há preposição! (e consequentemente, não há crase)

     

  • Para excluir a letra B é preciso voltar ao texto. Tipo de questão que não tenho o hábito de voltar a ele.

  • Respondi errado em 21/05/2019

  • Sabendo algumas regrinhas básicas podemos resolver a questão tranquilamente. Como, por exemplo, na alternativa E (que é a verdadeira) apenas trocar o feminino pelo masculino, se ficar a/ao tem CRASE.

  • GABARITO: E.

     

    a) não se usa crase em "ao" (a + o), e sim na soma do artigo definido "a" com a preposição "a"

     

    b) não se usa crase antes de palavras ou expressões pluralizadas

     

    c) não se usa crase antes de pronomes indefinidos

     

    d) não se usa crase antes de artigos indefinidos

     

    e) são um obstáculo à (a + a) criação de indivíduos independentes