-
I - Regime Simples, Desconto Racional (por dentro) - CORRETO
Equação Fundamental de Desconto : D = N - A
Onde:
N = valor nominal ou valor futuro; A = valor atual ou valor presente.
II - Regime Simples - Desconto Comercial (por fora) - CORRETO
Dr = N * i * n (Lado do Atual)
Onde : N = Valor nominal ou valor futuro; i = taxa de desconto; n = tempo de antecipação;
III - No Desconto Bancário, o banco adquire títulos de crédito e paga ao cliente o valor atual, isto é, valor nominal do título menos o desconto. - CORRETO
Alternativa E
-
Porque o Item II está correto?
BIZU:
* Desconto CoMErciAl = ME (menos) e o A (Atual vem 1º) logo, A=N (1 - i.n) / Regime Simples e A=N (1 - i)n / Regime Composto, sendo "n" expoente;
* Desconto RacioNAl = NA (N vem 1º, depois o A) logo, N= (1 + i.n) / Regime Simples e N= 1 (1 + 1)n / Regime Composto, sendo "n" expoente;
Relação no Regime Simples:
* J = C.i.n ( Juros Simples) que equivale a D=N.i.n (Desconto Comercial Simples) e D=A.i.n (Desconto Racional Simples); ;)
-
I – Correto. Pela própria definição de desconto e o conceito de valor descontado no lugar de capital no cálculo do desconto, temos que: o valor do desconto racional é dado pela diferença entre o valor futuro/valor nominal (N) e o valor presente/valor descontado (A) => D = N-A.
II – Correto. O valor do desconto “por fora", no regime de juros simples, é determinado pelo produto do valor nominal do título (N), da taxa de desconto periódica “por fora" contratada na operação (d) e do prazo de antecipação definido para o desconto (n), ou seja, D = N*d*n.
III – Correto No desconto bancário, o banco (descontador) compra títulos de clientes e paga o valor atual, ou seja, valor nominal do título menos o valor do desconto.
Gabarito: Letra “E"
-
Vamos analisar cada afirmativa separadamente:
I. O desconto racional (por dentro), no regime de capitalização simples, é dado pela diferença entre o valor futuro e o valor presente.
Em qualquer operação de desconto, sabemos que D = N – A, isto é, o desconto é a diferença entre o valor nominal, de face ou futuro (N) e o valor atual ou presente (A). Item VERDADEIRO.
II. O desconto comercial (por fora), no regime de capitalização simples, é dado pela relação D = VF*d*n, no qual VF é o valor futuro, d é a taxa de desconto por período e n é o número de períodos de desconto.
No desconto comercial simples, sabemos que:
A = N x (1 - j x t)
Por definição, D = N – A. Portanto, podemos efetuar a seguinte manipulação algébrica:
A expressão acima é idêntica a D = VF*d*n, onde VF = N, d = j e n = t. Item VERDADEIRO.
III. o desconto bancário é o contrato pelo qual o banco (descontador) antecipa ao cliente (descontário) o valor de um crédito.
VERDEIRO. Uma operação de desconto é aquela onde o cliente entrega um título de crédito (ex.: cheque) ao banco, antes da data do vencimento do mesmo, recebendo por ele uma quantia inferior ao valor de face (valor nominal) do título, uma vez que o desconto efetuado é a própria remuneração do banco.
Resposta: E
-
Nesta questão, o conhecimento da Língua Portuguesa se fez presente. O quesito III me surpreendeu, ainda não conhecia os termos "descontador" e "descontário". Marquei a resposta certa, mas sem convicção da correção destas palavras.
-
Descontador e descontário é fooda hein... FGV sempre inovando!
-
Serio que desconto comercial é o contrato. acho que seria a técnica de desconto usado no contrato....Enfim...fiquei na dúvida.