SóProvas


ID
1243213
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

Sejam as propriedades massa (M), índice de Wobbe (Wo), e poder calorífico superior (P) (este último em kJ/m3 ); e os subscritos DEST representando destino e ORIG, origem. No transporte do GNL por navios, o não isolamento total leva à vaporização e à perda de certa quantidade de material.
Sendo o GNL composto por uma mistura de hidrocarbonetos, admitindo-se que a densidade não sofra variações muito significativas, a carga líquida que chega ao destino apresenta

Alternativas
Comentários
  • A solução desta questão envolve os conceitos de Poder Calorífico Superior (P) e de Índice Woobe (Wo):

    P = Energia/Volume

    Wo = P/sqrt(d); onde sqrt(d) é a raiz quadrada da densidade relativa do gás.

    A) - CORRETO. Por hipótese, a densidade não varia de forma significativa. Logo, podemos "aproximar" as densidades relativas.

    dr.ORIG = dr.DEST => sqrt(dr.ORIG) = sqrt(dr.DEST)

    Manipulando a expressão de Wo, pode-se reescrever a expressão acima na forma:

    P.ORIG/Wo.ORIG = P.DEST/Wo.DEST => Wo.DEST/Wo.ORIG = P.DEST/P.ORIG

    Considerando o volume total de líquido, na origem ele possui volume V.ORIG e, após a perda de material, possui V.DEST < V.ORIG. Sabendo da definição de poder calorífico superior e a relação inversa entre P e o Volume, sabe-se que P.DEST > P.ORIG. Portanto, P.DEST/P.ORIG > 1. Logo:

    Wo.DEST/Wo.ORIG > 1

    que equivale a dizer que: Wo.DEST > Wo.ORIG

  • Meu Deus... Não consigo compreender. Mas a explicação foi boa. 

  • Vale dizer que as fraçãoes mais leves (e menos energéticas) do GNL vaporizam mais facilmente, e assim no destino teremos um fluido com maior concentração de moléculas maiores e mais energéticas. Resultado: poder calorífico maior no destino. Como a densidade nao se modifica, temos Wo maior.