I - Refrigeração a Propano - Utilização um ciclo de refrigeração comum (que é o ciclo de Carnot invertido). Além dessa metodologia há ainda mais três; Efeito Joule Thomsom, Absorção Refrigerada, Turbo Expansão. E ainda é possível combinar esses método entre si.
II - Dessulfurização - Pode ocorrer através de três metodologias.
Solventes físicos: (recomendado quando a pressão ou teor de componentes ácidos são altos) e é característica por possuir menor custo e no processo remover também hirocarbonetos.
Solventes químicos: O mais comum, é aplicado inclusive quando as pressões parciais dos contaminantes é baixa.
Leito sólido: Utiliza óxido de ferro suportado em material cerâmico. Ele não remove CO2 e é muito eficiente quando o gás possui de média a baixas concentrações de H2S.
III - Desidratação. Após a separação primária, onde boa parte da água é retirada em um separador trifásico, o gás passa por um processo chamado de depuração onde as partículas de águas menores que se encontram dissolvidas no gás devem ser removidas. E para tanto há diversas metodologias, dentre as quais: Impacto inercial, interceptação direta e movimento browniano. Dentro das diferentes aplicações de cada método, a marioria utilizada o princípio de filtragem onde as moléculas de água são capturadas por elementos filtrantes.
IV - Etapa imprescindível antes de transportar o gás até as UPGN's. O gás é compressível e por isso tem o volume reduzido a cada etapa que passa pelo compressor. Em virtude disso sua temperatura é elevada em cada passagem pelo compressor. Por isso me unidades de condicionamento de gás natural a compressão do gás é feita através de uma série de compressores, que entre si são equipados com resfriadores, com o objetivo de reduzir a sua temperatura entre as etapas.