SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - EPE - Analista de Pesquisa Energética - Gás e Bioenergia


ID
1243177
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A hidrazina, N2 H4 , na forma líquida, usada como combustível, é carregada em um dos tanques de um foguete. Para que o foguete seja impulsionado, deve ocorrer a reação com oxigênio, O2 , também na forma líquida, presente em um outro tanque do foguete. A reação ocorre numa câmara, logo acima dos propulsores, na proporção de 1 mol de N2 H4 para 1 mol de O2 , gerando dois produtos, sendo um deles o gás nitrogênio, N2 . Considerando-se que um foguete carrega 3.200 kg de hidrazina, a massa mínima de oxigênio, em kg, que o foguete tem de levar, de modo a reagir com toda a hidrazina existente, e o segundo produto da reação são, respectivamente,

Dados
MO = 16 g mol -1
MN = 14 g mol -1
MH = 1 g mol -1

Alternativas
Comentários
  • N2H4 +O2 ----->  N2 + H2O

    32g  de O2 para 32g de Hidrazina, logo serão necessários    3200 kg de O2

    Letra d 


ID
1243180
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O nitrogênio, N2 , é um gás razoavelmente inerte e presente na proporção de, aproximadamente, 78% na composição do ar ao nível do mar, sendo que o outro gás majoritário, o oxigênio, está presente na proporção de 21%. Sobre esses gases e suas propriedades, considere as afirmativas abaixo.

I - N2 e O2 não podem ser comprimidos até a liquefação.
II - N2 e O2 não são ?uidos, por serem gases razoavelmente inertes.
III - A densidade do ar é maior que a do nitrogênio nas condições normais de temperatura e pressão.

Dados
MO = 16 g mol -1
MN = 14 g mol -1 )

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas

ID
1243183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

O Sistema de Plantio Direto em culturas como a soja pressupõe a cobertura permanente do solo que, preferencialmente, deve ser de culturas comerciais ou, quando não for possível, de culturas de cobertura do solo.
Tal cobertura deverá resultar do cultivo de espécies que disponham de certos atributos, como

Alternativas

ID
1243186
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Em função de acordos entre a UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar) e o governo de São Paulo, até 2014 a colheita da cana queimada deverá ser substituída pela cana colhida sem queima prévia (cana crua) nesse Estado. Considerando-se os aspectos agronômicos associados a essa mudança, tem-se como consequência da manutenção da cobertura morta no solo:

Alternativas

ID
1243189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Sobre a utilização de sistemas de preparo mínimo da cultura da cana-de-açúcar, considere as afirmativas abaixo.

I - O sistema de cultivo mínimo consiste em um preparo mínimo do solo para o plantio, controlando-se as invasoras com revolvimento do solo.
II - No sistema de cultivo mínimo, basicamente elimina-se a soqueira da cana, usando-se herbicida e/ou remoção mecânica, e, em seguida, a terra é sulcada nas entrelinhas para o novo plantio.
III - O sistema de cultivo mínimo apresenta como uma desvantagem a possibilidade de plantio em épocas chuvosas, o que pode signi?car a antecipação do plantio em até alguns meses.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1243192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

No Brasil, a cotonicultura irrigada começa a ganhar espaço.
Esse tipo de manejo caracteriza-se por:

Alternativas

ID
1243201
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei no 11.909/2009, a parcela da capacidade de movimentação do gasoduto de transporte contratada que, temporariamente, não esteja sendo utilizada é considerada

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o  Ficam estabelecidas as seguintes definições para os fins desta Lei e de sua regulamentação: 

    I - Capacidade de Transporte: volume máximo diário de gás natural que o transportador pode movimentar em um determinado gasoduto de transporte; 

    II - Capacidade Contratada de Transporte: volume diário de gás natural que o transportador é obrigado a movimentar para o carregador, nos termos do respectivo contrato de transporte; 

    III - Capacidade Disponível: parcela da capacidade de movimentação do gasoduto de transporte que não tenha sido objeto de contratação sob a modalidade firme; 

    IV - Capacidade Ociosa: parcela da capacidade de movimentação do gasoduto de transporte contratada que, temporariamente, não esteja sendo utilizada; 

    V - Carregador: agente que utilize ou pretenda utilizar o serviço de movimentação de gás natural em gasoduto de transporte, mediante autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP; 


ID
1243204
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei no 11.909/2009, o regime jurídico aplicado ao transporte mediante gasodutos de transporte que envolvam acordos internacionais será o de

Alternativas
Comentários

  • Art. 3o  A atividade de transporte de gás natural será exercida por sociedade ou consórcio cuja constituição seja regida pelas leis brasileiras, com sede e administração no País, por conta e risco do empreendedor, mediante os regimes de: 

    I - concessão, precedida de licitação; ou 

    II - autorização. 

    § 1o  O regime de autorização de que trata o inciso II do caput deste artigo aplicar-se-á aos gasodutos de transporte que envolvam acordos internacionais, enquanto o regime de concessão aplicar-se-á a todos os gasodutos de transporte considerados de interesse geral. 

    creva seu comentário...

  • Resposta: E.

     

    Lei 11.909/2009 (Lei do Gás), Art. 3º: A atividade de transporte de gás natural será exercida por sociedade ou consórcio cuja constituição seja regida pelas leis brasileiras, com sede e administração no País, por conta e risco do empreendedor, mediante os regimes de: 

     

    I - concessão, precedida de licitação; ou 

    II - autorização. 

     

    § 1º O regime de autorização de que trata o inciso II do caput deste artigo aplicar-se-á aos gasodutos de transporte que envolvam acordos internacionais, enquanto o regime de concessão aplicar-se-á a todos os gasodutos de transporte considerados de interesse geral.


ID
1243207
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

Considere a necessidade de consumo diário de um volume V de gás natural de uma cidade, distante D quilômetros por via marítima do ponto de produção do gás.
Analisando a influência de V e D no modal de distribuição, o modal escolhido seria, tipicamente, o modal

Alternativas
Comentários
  • O GNL (Gás Natural Liquefeito) tem menor volume e é mais fácil de ser transportado.

  • O (GNL), mais comumente transportado por navios que utilizam vasos criogênigos para armazenagem, é liquefeito quando há necessidade de grandes deslocamentos e grandes volumes, principalmente por causa do encarecimento do transporte via gasodutos ou na forma comprimida. Esse método é muito utilizado em países Europeus que importam gás natural da Ásia e outros continentes. O investimento para essa modalidade ainda é altíssimo e o mercado enfrenta dificuldade de obtenção de navios para essa modalidade, a procura é maior do que a oferta. Estudiosos afirmam que com a evolução tecnológica é possível que essa passe a ser a metodologia mais usual a ser utilizada pelas distribuidoras dentro de alguns anos.

     

    Fonte: Tencnlogia da Indústria do Gas Natural.  Vaz/Maia/Santos. Capítulo 09.


ID
1243210
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

Algumas questões peculiares conferem grande especificidade para o mercado de gás natural comparado aos demais combustíveis.

A indústria do gás natural apresenta algumas especificidades importantes que afetam a maneira como o preço final do gás é determinado. A primeira especificidade importante é a forte concorrência interenergética. Ou seja, o gás natural não possui mercado cativo. Caso o preço do gás seja estabelecido acima do preço de substituição dos combustíveis concorrentes, existe a tendência de troca do gás por outros energéticos.

ALMEIDA, E. F. de; FERRARO, M. C. (2013). Indústria do Gás Natural: Fundamentos Técnicos e Econômicos. Rio de Janeiro: Synergia. 2013. p. 198.

Considerando-se as características econômicas do mercado de gás natural e seu valor, em relação aos combustíveis substitutos, o preço do gás natural é

Alternativas
Comentários
  • c

     

  • Letra C

     

    Cost Plus

    "Atualmente, o preço do gás natural no Brasil é formado a partir do somatório das tarifas de remuneração de cada uma das etapas da cadeia produtiva, conhecido como método de cost-plus. Tal método pode configurar uma barreira à expansão do consumo de gás natural, ao passo que não leva em consideração o preço dos outros energéticos."

     

    Netback

    "O preço recebido pelo fornecedor de gás é uma função do preço recebido pelo comprador para o produto final, produzido pelo comprador. Isto pode ocorrer onde o gás é utilizado como matéria-prima em fábricas de produtos químicos."

     

    Comparação

    “Essa metodologia (cost-plus) leva em conta a ‘ótica do produtor’, segundo a qual é estabelecido um preço mínimo de venda que corresponde à soma dos custos incorridos até o momento da oferta do gás natural (...). A metodologia do netback value tem como pano de fundo a ‘ótica do mercado’. Nessa forma de precificação, o preço de compra é estabelecido de acordo com o preço máximo que os consumidores estão dispostos a pagar pelo gás natural em relação a outros combustíveis substitutos.” (ALMEIDA E FERRARO, 2013)

     

    http://www.gee.ie.ufrj.br/index.php/component/cck/?task=download&file=monografia_arquivo&id=434


ID
1243213
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

Sejam as propriedades massa (M), índice de Wobbe (Wo), e poder calorífico superior (P) (este último em kJ/m3 ); e os subscritos DEST representando destino e ORIG, origem. No transporte do GNL por navios, o não isolamento total leva à vaporização e à perda de certa quantidade de material.
Sendo o GNL composto por uma mistura de hidrocarbonetos, admitindo-se que a densidade não sofra variações muito significativas, a carga líquida que chega ao destino apresenta

Alternativas
Comentários
  • A solução desta questão envolve os conceitos de Poder Calorífico Superior (P) e de Índice Woobe (Wo):

    P = Energia/Volume

    Wo = P/sqrt(d); onde sqrt(d) é a raiz quadrada da densidade relativa do gás.

    A) - CORRETO. Por hipótese, a densidade não varia de forma significativa. Logo, podemos "aproximar" as densidades relativas.

    dr.ORIG = dr.DEST => sqrt(dr.ORIG) = sqrt(dr.DEST)

    Manipulando a expressão de Wo, pode-se reescrever a expressão acima na forma:

    P.ORIG/Wo.ORIG = P.DEST/Wo.DEST => Wo.DEST/Wo.ORIG = P.DEST/P.ORIG

    Considerando o volume total de líquido, na origem ele possui volume V.ORIG e, após a perda de material, possui V.DEST < V.ORIG. Sabendo da definição de poder calorífico superior e a relação inversa entre P e o Volume, sabe-se que P.DEST > P.ORIG. Portanto, P.DEST/P.ORIG > 1. Logo:

    Wo.DEST/Wo.ORIG > 1

    que equivale a dizer que: Wo.DEST > Wo.ORIG

  • Meu Deus... Não consigo compreender. Mas a explicação foi boa. 

  • Vale dizer que as fraçãoes mais leves (e menos energéticas) do GNL vaporizam mais facilmente, e assim no destino teremos um fluido com maior concentração de moléculas maiores e mais energéticas. Resultado: poder calorífico maior no destino. Como a densidade nao se modifica, temos Wo maior.

ID
1243219
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

O objetivo básico do processamento de gás natural é separar seus compostos em produtos com especificação definida e controlada, para que possam ser utilizados com alto desempenho em aplicações específicas, permitindo a incorporação de maior valor agregado aos produtos gerados.

VAZ, C. E. M.; MAIA, J. L. P.; SANTOS, W. G. dos. Tecnologia da indústria de gás natural. São Paulo: Edgard Blucher, 2008. p. 230.

Associe as etapas do processamento de gás natural (GN) às características dessas etapas.

I – Refrigeração a propano
II – Dessulfurização
III – Desidratação
IV – Compressão

P – Processado em um leito contendo óxidos de zinco ou ferro.
Q – Processado em um leito contendo peneira molecular.
R – Estimativas podem ser obtidas a partir do ciclo de Carnot reverso.
S – Exige elevado gasto de energia elétrica.
T – Ocorre, inevitavelmente, elevação da temperatura do gás.

As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • I - Refrigeração a Propano - Utilização um ciclo de refrigeração comum (que é o ciclo de Carnot invertido). Além dessa metodologia há ainda mais três; Efeito Joule Thomsom, Absorção Refrigerada, Turbo Expansão. E ainda é possível combinar esses método entre si.

     

    II - Dessulfurização - Pode ocorrer através de três metodologias.

     

    Solventes físicos: (recomendado quando a pressão ou teor de componentes ácidos são altos) e é característica por possuir menor custo e no processo remover também hirocarbonetos.

    Solventes químicos: O mais comum, é aplicado inclusive quando as pressões parciais dos contaminantes é baixa.

    Leito sólido: Utiliza óxido de ferro suportado em material cerâmico. Ele não remove CO2 e é muito eficiente quando o gás possui de média a baixas concentrações de H2S.

     

    III - Desidratação. Após a separação primária, onde boa parte da água é retirada em um separador trifásico, o gás passa por um processo chamado de depuração onde as partículas de águas menores que se encontram dissolvidas no gás devem ser removidas. E para tanto há diversas metodologias, dentre as quais: Impacto inercial, interceptação direta e movimento browniano. Dentro das diferentes aplicações de cada método, a marioria utilizada o princípio de filtragem onde as moléculas de água são capturadas por elementos filtrantes.

     

    IV - Etapa imprescindível antes de transportar o gás até as UPGN's. O gás é compressível e por isso tem o volume reduzido a cada etapa que passa pelo compressor. Em virtude disso sua temperatura é elevada em cada passagem pelo compressor. Por isso me unidades de condicionamento de gás natural a compressão do gás é feita através de uma série de compressores, que entre si são equipados com resfriadores, com o objetivo de reduzir a sua temperatura entre as etapas.


ID
1243222
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

A razão gás-líquido (RGL), definida como a razão entre a vazão de gás dividida pela vazão de líquido, na pressão de 1 atm e 20 °C, pode ser empregada para caracterizar um reservatório quanto a se tal reservatório é: (i) de óleo; (ii) de gás condensado ou (iii) de gás. Considere que na extração de um fluido de grandes profundidades, foi identificado gás natural em uma composição típica, porém, obteve-se um baixo valor de RGL.

Nessa situação, provavelmente,

Alternativas
Comentários
  • O gás natural é encontrado em formações rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarbonetos em camadas de carvão através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos. A maior parte do gás natural foi formado pelo tempo por dois mecanismos: os gases biogênicos e termogênicos. O gás biogênico é formado a partir de micro-organismos metanogênicos em pântanos ou aterros sanitários. O gás termogênico é formado a partir de material orgânico soterrado em grandes profundidades, com grande pressão atmosférica.

  • Gás Biogênico - oriundo da decomposição bacteriana anaeróbica, rico em metano e sem traços  de petróleo 

    Gás Termogênico - originados em grandes profundidades, devido a decomposição  da matéria orgânica  por temperatura e pressão  elevadas. É  forma mais frequente, a qual origina o petróleo. 

    Gás  Abiogênico - originado por gases ricos em hidrogênio e moléculas  de carbono encontrados em grandes profundidades.


ID
1243225
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

Embora avanços tenham sido feitos, a exploração de reservas não convencionais de gás natural ainda se depara com certos entraves.
Porém, a exploração de reservas não convencionais pode ser vantajosa se comparada às reservas convencionais, tendo-se como vantagem

Alternativas
Comentários
  • Essas reservas não convencionais se caracterizam pelo maior volume de gás não associado.

     

    Gabarito D


ID
1243228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

Na implantação de uma indústria, estuda-se como alternativas o uso de (i) GNC; (ii) óleo combustível; (iii) carvão, recebidos por caminhões em qualquer caso.
Como vantagem do gás natural frente aos demais combustíveis, em um cenário típico, deve-se esperar que o(a)

Alternativas
Comentários
  • combustão do gás natural resulte em menor emissão de poluentes.

  • a) O gás natural além de ocupar maior volume do que os outros combustíveis irá necessitar de cuidados especiais para evitar a sua dissolução e consequente aumento indesejado da sua umidade.

    b) O poder calorífico do gás natural é inferior aos tipos de combustíveis citados.

    c) Devido ao volume ocupado pelo gás ser maior como também o encarecimento para transportá-lo em cilindros de compresso ou no estado líquido, o seu custo por unidade de energia será bem maior.

    d) Pelos motivos já citados acima, a logística do gás é bem mais complicada pela seu estado e cuidados especiais.

    e) Essa regra vale se o GN for comparado com qualquer outro combustível fóssil, principalmente pela sua elevada quantidade de metano.


ID
1243231
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agrícola
Assuntos

Atualmente, a utilização de dutos para a movimentação de etanol é limitada a poucas rotas de curtas distâncias, o que está relacionado à(ao)

Alternativas

ID
1243237
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agrícola
Assuntos

Em relação aos custos de escoamento da produção, a formação de clusters aumenta a competitividade do etanol.
Nesse caso, qual é a melhor conformação a ser utilizada?

Alternativas

ID
1243243
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agrícola
Assuntos

Um dos fatores que influencia no custo da cana-de-açúcar é a sua qualidade, que tem como indicador a(o)

Alternativas
Comentários
  • O ATR da cana - Açúcar Total Recuperável - representa a qualidade da cana, a capacidade de ser convertida em açúcar ou álcool através dos coeficientes de transformação de cada unidade produtiva.
    Para efetuar o pagamento aos fornecedores, por exemplo, uma usina amostra a cana antes da recepção na indústria para avaliar a qualidade e, a partir dessa informação, determinar seu valor econômico.

     

    GAB. E


ID
1243246
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Um pesquisador está interessado em comparar a variabilidade de duas variáveis com médias diferentes e desvios padrões diferentes, presentes num dado estudo estatístico. A medida estatística adequada a ser usada nesse contexto é a(o)

Alternativas

ID
1243249
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Sejam A e B dois eventos independentes, tais que a probabilidade de pelo menos um deles ocorrer é 70%, e a probabilidade de nenhum deles ocorrer é 30%.
A probabilidade de que exatamente um deles ocorra é dada por

Alternativas
Comentários
  • Alguém ajuda, por favor?

  • questão relativamente similar:
    http://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=68&t=5889


ID
1243252
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

Sabe-se que a infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil está diretamente associada à matriz energética do produto no país. Em 2012, o Brasil contava com uma malha de distribuição de gás natural com extensão aproximada de 11,7 mil km, distribuída em 110 dutos.
Em relação a essa infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil, considere as afirmativas a seguir.

I - A infraestrutura de transporte depende exclusivamente da produção nacional de gás natural e da importação desse gás da Bolívia.
II - Apesar de contar com um número maior de dutos, a extensão de dutos de transporte de gás natural é signi? cativamente menor do que a de dutos de transferência desse gás.
III - A distribuição de gás natural, apesar de sua extensão, não atinge todos os estados brasileiros.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I é incorreta devido a palavra "exclusivamente". Além disso, a afirmativa diz respeito a gasodutos. No entanto, existe a possibilidade de transporte de gás natural na forma de GNL em navios criogênicos.

    A afirmativa II é incorreta pois a rede de distribuição é menor quando comparada a rede de transporte;

    A afirmativa III é correta pois existem estados no Brasil que não são contemplados por gasodutos de transporte.

  • Complementando a resposta acima do Natanael:

    Na afirmativa I também podemos ter o transporte por GNC (Gás Natural Comprimido) Compressão de cerca de 250 bar (270 vezes o volume) que ainda se mantém em estado Gasoso que é armazenado em cilindros e geralmente transportado por caminhões.


ID
1243255
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

Para se obter um diagnóstico da capacidade de transporte de gás natural, analisando-se eventuais restrições, são utilizados softwares de simulações termofluido hidráulicas. Essas simulações são realizadas em duas etapas: a primeira composta pela atualização do modelo de malhas de gasodutos, e a segunda formada pela simulação propriamente dita.
Nessa última etapa, utiliza-se o(a)

Alternativas

ID
1243264
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

O Regulamento Técnico ANP 2/2001 – Regulamento Téc- nico de Dutos Terrestres (RTDT) para movimentação de petróleo, derivados e gás natural – dispõe sobre a gestão da segurança operacional de dutos terrestres, autorizados ou concedidos a operar pela ANP.
No caso de haver conflito entre os termos do RTDT e as normas de outros órgãos – federal, estadual ou municipal –, legalmente habilitados para regular algum aspecto abrangido pelo RTDT, ocorrerá o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • A ANP deverá ser consultada sobre o conflito entre os termos.


ID
1243267
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

Segundo o Anuário Estatístico da ANP, em 2012, as importações brasileiras de gás natural aumentaram 24,8% em comparação a 2011, totalizando 13,1 bilhões de m3 , dos quais aproximadamente 3,0 bilhões de m3 foram provenientes da importação de GNL de países como Trinidad e Tobago, Catar e Nigéria.

Entre as facilidades encontradas nos terminais para recebimento de GNL importado, destaca-se a(o)

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. O Gás chega aos terminais na forma liquefeita.

    B) CORRETA. É necessária uma unidade para regaseificação do gás para que o se matenha as suas propriedades específicas de consumo. 

    C) ERRADA. O gás não é distribuido até que seja liquefeito.

    D) ERRADA. O gás pode sim ser transferido via gasodutos, porém é necessário que antes o gás seja gaseificado.

    E) ERRADA. Mesmo motivo da D.


ID
1243270
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Na literatura da área, há autores que dividem um projeto em cinco fases, a saber: análise do negócio da empresa, estudo de viabilidade técnico-econômica, engenharia básica, implementação e operação.

No mercado de engenharia brasileiro, as duas primeiras etapas constituem o

Alternativas
Comentários
  • Conceito,
    estabelece o marco inicial até a projeção final.  Também pode ser um sonho. É a essência ou tradução do desejo do que se espera construir, atingir, obter. O conceitual reflete o que ha de valioso, distinto, inovador. Esta fase é o ápice da inovação, o inusitado. Você deve pensar em multiplas alternativas para chegar onde se deseja.
    letra e

     


    Básico,
    pés no chão ou pensamento a flôr da pele, estabeleça onde você vai pisar, qual caminho seguir, faça a cronologia das etapas, levante os recursos necessários, como financiar, execute metodologias de dimensionamento e calculo, faça alternativas, compare-as. Logo se percebe, esta pronto!

    Detalhado, 
    hora de detalhar suas ações, executar, a base de seu trabalho é focar o detalhamento do estabelecido na fase do projeto básico. É possivel aprimorar as idéias estabelecidas no básico, checar, conferir novamente os trabalhos, cálculos, decisões, metodologias. Essa fase é muito trabalho prático.

  • Belo texto, Clarissa.Além de engenheira você escreve muito bem

  • QUESTÃO PARA ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL, PARA ÁREA DE PRODUÇÃO EXISTE UMA OUTRA LITERATURA...QUASE ME CONFUNDI!


ID
1243273
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

No escoamento do gás natural produzido na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, até o continente, ocorre a formação de uma mistura bifásica, sendo a fase líquida separada da fase gasosa em coletores localizados no Terminal de Cabiúnas. A fase líquida é processada em uma Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural, enquanto a fase gasosa segue para processamento na Unidade de Processamento de Gás Natural, ambas localizadas no mesmo Terminal.

A mistura bifásica observada no escoamento do gás deve-se

Alternativas
Comentários
  • A) Hidratos são componentes sólidos, que são normalmente removidos através de lançamento de PIG. Além de não serem matéria prima para nenhum processo.

    B) Antes do gás ser transportado para o continente ele passa por uma separação nas plataformas onde o líquido (Petróleo) é totalmente removido do gás natural. A etapa mais crítica do processo é a remoção de umidade, que compoe a parte bifásica do escoamento.

    C) CORRETA. A temperatura é a variável mais crítica do processo de transferencia do gás, visto que o ponto de orvalho da mistura gás-água se aproxima da temperatura ambiente e a probabilidade de formação de água e hidratos é muito alta.

    D) A pressão exercida pela coluna dágua é insignificante em comparação à pressão de transferência do gas natural, que é comprimido em pelos menos três estagios antes de ser enviado para o continente.

    E) O processamento primário é a etapa mais grosseira do processo de condicionamento do gás, após ela são utilizadas diferentes metodologias para remoção de umidade (há diversas tecnologias) que mesmo sendo avançadas não são suficientes para remover toda a umidade.

  • Na verdade, o motivo do item C ser o correto são as baixas temperaturas que o gás é submetido nos gasodutos maritmos.
    A fase líquida em questão não é água ou muito menos hidratos.


ID
1243279
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre o processo de cogeração de energia, considere as afirmativas abaixo.

I - O processo de cogeração de energia significa a produção simultânea e sequencial de duas ou mais utilidades (calor de processo e potência mecânica e/ou elétrica), a partir da energia disponibilizada por um ou mais combustíveis.
II - Dentre as tecnologias para cogeração de energia, nas do ciclo Bottoming, o acionamento é o resultado da recuperação do calor de um processo que utiliza temperaturas mais baixas.
III - Nas tecnologias de ciclo Topping, a energia útil de acionamento é extraída no nível mais alto da combustão, e o calor útil, no nível mais baixo.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Essa tem uma casca de banana, quando fala que a fonte pode ser de um ou mais combustível. A definição usual de cogeração cita que a fonte deve ser única mas não amarra que deve vir de um único combustível. Exemplo de uma caldeira(fonte única) que possa queimar mais de um tipo de combustível.


ID
1243282
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os resíduos da produção animal possuem potencial de geração de energia. No entanto, existem limitações ao seu uso energético, decorrentes da(o)

Alternativas

ID
1243285
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considerando-se a multifuncionalidade da cadeia produtiva do biodiesel de soja, alguns coprodutos são produzidos no processo de extração, tais como:

Alternativas

ID
1243288
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Apesar das vantagens ambientais, sociais e estratégicas das energias renováveis, elas apresentam duas grandes dificuldades:

Alternativas

ID
1243291
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Para a produção de etanol, a partir de biomassa lignocelulósica, é necessária a aplicação de um pré-tratamento como a(o)

Alternativas
Comentários
  • explosão a vapor, que é um processo físico.


ID
1243294
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

É uma característica do biodiesel:

Alternativas
Comentários
  • ausência de enxofre e aromáticos