SóProvas


ID
1243273
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Gás

No escoamento do gás natural produzido na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, até o continente, ocorre a formação de uma mistura bifásica, sendo a fase líquida separada da fase gasosa em coletores localizados no Terminal de Cabiúnas. A fase líquida é processada em uma Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural, enquanto a fase gasosa segue para processamento na Unidade de Processamento de Gás Natural, ambas localizadas no mesmo Terminal.

A mistura bifásica observada no escoamento do gás deve-se

Alternativas
Comentários
  • A) Hidratos são componentes sólidos, que são normalmente removidos através de lançamento de PIG. Além de não serem matéria prima para nenhum processo.

    B) Antes do gás ser transportado para o continente ele passa por uma separação nas plataformas onde o líquido (Petróleo) é totalmente removido do gás natural. A etapa mais crítica do processo é a remoção de umidade, que compoe a parte bifásica do escoamento.

    C) CORRETA. A temperatura é a variável mais crítica do processo de transferencia do gás, visto que o ponto de orvalho da mistura gás-água se aproxima da temperatura ambiente e a probabilidade de formação de água e hidratos é muito alta.

    D) A pressão exercida pela coluna dágua é insignificante em comparação à pressão de transferência do gas natural, que é comprimido em pelos menos três estagios antes de ser enviado para o continente.

    E) O processamento primário é a etapa mais grosseira do processo de condicionamento do gás, após ela são utilizadas diferentes metodologias para remoção de umidade (há diversas tecnologias) que mesmo sendo avançadas não são suficientes para remover toda a umidade.

  • Na verdade, o motivo do item C ser o correto são as baixas temperaturas que o gás é submetido nos gasodutos maritmos.
    A fase líquida em questão não é água ou muito menos hidratos.