(A) quanto mais o bem é consumido por indivíduos cuja utilidade marginal social da renda é alta,
considerados de MAIOR importância pela sociedade.
(B) quanto mais o bem é consumido por indivíduos cuja utilidade marginal social da renda é alta, ou
seja, os mais DESFAVORECIDOS, SEGUNDO OS CRITÉRIOS DESSA sociedade.
(C) quanto mais o bem é consumido por indivíduos cuja utilidade marginal social da renda é alta, o que
reflete o critério de EQUIDADE embutido nos objetivos desta sociedade.
(D) quanto mais o bem é consumido por indivíduos cuja propensão marginal a consumir bens tributados
é alta. CORRETO
(E) quanto mais o bem é consumido por indivíduos cuja propensão marginal a gastar recursos com bens
tributados é alta.
A) O que é utilidade marginal social da renda (UMSR)? É o quanto a utilidade marginal social varia quando a renda varia. Se é alta, significa que quando a renda varia um pouco, a utilidade social varia muito. Ora, se a utilidade social varia muito, então estas pessoas não são de menor importância pela sociedade.
B) Ler a A) antes. Se a UMSR é alta e o indivíduo é rico, estamos dizendo que aumentar um pouco a renda do indivíduo rico é bem quisto pela sociedade, porque a variação na Utilidade Social é alta. Mas a sociedade preza pela equidade, contradição.
C) Ler a A) e a B antes. Chegamos à conclusão que os indivíduos que, nesta sociedade, tem UMSR alta são os indivíduos pobres.
Eficiência é conseguir o melhor resultado possível com o menor esforço possível.
Qual a forma mais eficiente aumentar a utilidade marginal da sociedade, de forma que, ao mesmo tempo, tenhamos diminuição na demanda por um bem e tributação. Tributando o bem que os ricos consomem. Ou seja, a UMSR diz respeito mais à equidade. A eficiência está ligada mais ao tipo de bem que será tributado.
D) O que significa que a propensão marginal a consumir bens tributados é alta? Significa que o indivíduo gasta boa parte da sua renda com bens tributados. Se houver um aumento de tributação, diminuindo sua renda, ainda assim ele vai consumir a maior parte com bens tributados, ou seja, vai diminui pouco a demanda por esses bens. É o que a questão pede.
E) Ler a D) antes. Aqui o indivíduo gasta a maior proporção da renda com bens não tributados. Com tributação, a renda disponível diminui. Com menos renda, ainda assim, ele vai consumir mais dos bens não tributados e menos os bens tributados. Ou seja, vai ser maior a redução de consumo dos bens tributados. O contrário do que a questão pede.
@questoesdeeconomia