SóProvas


ID
124375
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação aos mecanismos de gestão do conhecimento, analise as afirmativas a seguir.

I. O mapeamento do conhecimento é um mecanismo de gestão do conhecimento tácito.
II. As comunidades da prática são um mecanismo de gestão do conhecimento explícito.
III. O diálogo é um mecanismo de gestão do conhecimento tácito.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão trata da gestão do conhecimento, cujo objetivo é transformar o aprendizado individual em coletivo, que envolve o conhecimento tácito e explícito. O conhecimento tácito é aquele disponível nas pessoas e não se encontra formalizado em meios concretos. O conhecimento explícito é aquele que se encontra armazenado em meios concretos como banco de dados, arquivos.

    Vamos analisar cada item, então!

    O Item I está errado, pois o mapeamento do conhecimento trata tanto do conhecimento tácito como do conhecimento explícito;

    O item II está errado, pois as comunidades da prática constituem um mecanismo de conhecimento tácito, ou seja, é o conhecimento prático que não se encontra materialmente em lugar nenhum;

    O item III está correto, pois o diálogo é uma forma de troca de experiências, cujo conhecimento está sendo externalizado e, portanto, constitui um conhecimento tácito que está sendo explicitado.

    Nesse caso, somente a afirmativa III está correta, letra “C”.

    Fonte: Prof. Elisabete Moreira (www.euvoupassar.com.br)

  • GABARITO COMENTADO PELA FGV:

    Segundo Daft (2003), são mecanismo de gestão conhecimento explícito: armazenamento de dados,  mapeamento do conhecimento e bibliotecas eletrônicas. De acordo com o autor são mecanismo de  gestão conhecimento tácito: diálogo, relato de casos e as comunidades de  práticas. Logo, somente a  alternativa C está correta e, por isso, o gabarito da questão corresponde à opção C.  Fonte: DAFT, R. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003, pp. 244.
  • c-

    As comunidades de pratica surgem a partir de mudanças internas e como respostas às externas. Nao sao como equipes de trabalho, porque estas são criações dos gerentes para projetos específicos. As comunidades são informais, estabelecendo suas próprias lideranças. As comunidades de prática colocam novos desafios para os gerentes que necessitam compreender como elas trabalham, utilizam as fontes alternativas de conhecimento, como apreciam os paradoxos e, principalmente, necessitam entender essas estruturas informais.

  • Leta C . Grato!