SóProvas


ID
124381
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação às abordagens contingenciais da eficácia organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. A responsabilidade social é um indicador da abordagem de metas.
II. A forte cultura corporativa é um indicador da abordagem baseada em recursos.
III. A habilidade dos gerentes no uso de recursos tangíveis é um indicador da abordagem do processo interno.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO: A

    O item I que trata de responsabilidade social diz que é um indicador da abordagem de metas. Ora, a responsabilidade social está relacionada com o conjunto de ações que beneficiam a sociedade. Essas ações podem ser medidas em termos de metas a serem alcançadas e, daí, temos um indicador de metas para a responsabilidade social. Então o item I está correto.

    O item II fala de cultura, que está relacionada ao conjunto de valores, normas, crenças, tradições, ideias, hábitos, linguagem. Isso não é tangível, não é recurso ou insumo.

    O item III trata da habilidade dos gerentes e isso é um indicador da abordagem da aprendizagem e do crescimento. Na abordagem do processo interno se verifica custo, qualidade, tempo gasto, capacidade técnica, ou seja, utiliza-se para medir indicadores de recurso.

    Assim, o único item correto é o I, letra “A”.

    Fonte: Prof.a Elisabete Moreira (www.euvoupassar.com.br)

  • Comentário da própria FGV:

     

    De acordo com Daft (2003), no âmbito das abordagens contingenciais da eficácia organizacional, a

    responsabilidade social é um indicador da abordagem por metas. A forte cultura corporativa é um

    exemplo de indicador da abordagem do processo interno e a habilidade dos gerentes diz respeito à

    abordagem baseada em recursos. Logo, apenas a alternativa I está correta e, por isso, o gabarito da

    questão equivale à opção A.

    Fonte: DAFT, R. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003, pp. 58-62.

  • Comentários do professor Rodrigo Rennó:

    "De acordo com Daft, existem abordagens contingenciais da eficácia: a de metas, a do processo interno e a baseada em recursos. Uma abordagem de metas seriam indicadores que mediriam produtos ou impactos gerados pela organização. Um destes impactos poderia ser a responsabilidade social (como o número de comunidades carentes assistidas, etc.). Assim, a primeira frase está correta. Já a segunda não faz sentido, pois a cultura não pode ser considerada um recurso, pois não é tangível. São valores, normas e costumes arraigados na organização. Esta poderia ser uma abordagem de processo interno. A terceira frase também foi invertida pela banca, pois a gestão de recursos seria, obviamente, uma abordagem baseada em recursos, e não de processo interno. O gabarito é, portanto, a letra A."
  • De acordo com Daft, existem abordagens contingenciais da eficácia: a de metas, a do processo interno e a baseada em recursos. Uma abordagem de metas seriam indicadores que mediriam produtos ou impactos gerados pela organização.

    Um destes impactos poderia ser a responsabilidade social (como o número de comunidades carentes assistidas, etc.).

    Assim, a primeira frase está correta. Já a segunda não faz sentido, pois a cultura não pode ser considerada um recurso, pois não é tangível. São valores, normas e costumes arraigados na organização. Esta poderia ser uma abordagem de processo interno.

    A terceira frase também foi invertida pela banca, pois a gestão de recursos seria, obviamente, uma abordagem baseada em recursos, e não de processo interno.

    Gabarito: letra A