SóProvas


ID
124384
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à Teoria Y, analise as afirmativas a seguir.

I. A Teoria Y caracteriza o esforço físico e mental para trabalhar com algo tão natural como a diversão e repouso.
II. A Teoria Y preconiza que o homem procura, sobretudo, segurança.
III. A Teoria Y determina que o controle externo não é a única forma de se conseguir esforço das pessoas

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A teoria de Mc Gregor é na verdade um conjunto de dois extremos opostos de suposições. Estes conjuntos foram denominados "X" e "Y". Por esse motivo, também é conhecida pelo nome de "Teoria X e Teoria Y".Para Mc Gregor, se aceitarmos a teoria "X", e nos comportarmos de acordo com ela, as pessoas se mostrarão preguiçosas e desmotivadas. Já se aceitarmos a teoria "Y", as pessoas com quem interagimos se mostrarão motivadas.Pressuposições da Teoria X:> As pessoas são preguiçosas e indolentes.> As pessoas evitam o trabalho.> As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras.> As pessoas precisam ser controladas e dirigidas.> As pessoas são ingênuas e sem iniciativa.Pressuposições da Teoria Y> As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer.> O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar.> As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios.> As pessoas poder automotivadas e autodirigidas.> As pessoas são criativas e competentes.> O controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho.
  • teoria Y = ser humano bom
    teoria x =ser humano ruim
    com isso vc mata as questões
  • LETRA C

    Teoria Y - Estilo de administração aberto, dinâmico e participativo, baseado em valores humanos e sociais.
    Procura criar oportunidades, liberar potenciais, encorajar o crescimento individual.
    O homem é esforçado e não é avesso ao trabalho, sendo essa uma atividade natural para ele. É capaz de assumir responsabilidades e de ter autocontrole e autodireção. É também dotado de criatividade e imaginação para  solucionar problemas.
  •  Gabarito: Letra C

    O mestre Chiavenato diz em seu livro sobre a teoria Y de McGregor:

    O administrador que pensa e age de acordo com a Teoria Y tende a dirigir as pessoas com maior participação, liberdade e responsabilidade no trabalho, pois acha que elas são aplicadas, gostam de trabalhar e tem iniciativa própria. Tende a delegar e ouvir opiniões, pois acha que as pessoas são criativas e engenhosas. Compartilha com elas os desafios do trabalho, porque acha que elas são capazes de assumir responsabilidades, com autocontrole e autodireção no seu comportamento. Esse estilo de administrar tende a criar um ambiente democrático de trabalho e oportunidades para que as pessoas possam satisfazer suas necessidades pessoais mais elevadas através do alcance dos objetivos organizacionais. Pessoas tratadas com respeito, confiança e participação tendem a responder com iniciativa, prazer em trabalhar, dedicação, envolvimento pessoal, entusiasmo e elevada produtividade em seu trabalho. A ação impulsionadora do administrador provoca uma reação empreendedora das pessoas. Quanto mais ele impulsiona, mais elas tendem a tomar iniciativa e responsabilidade no trabalho.

    (Administração geral e publica! Idalberto Chiavenato).

    Bons estudos!!

  • TEORIA X: concepções errôneas sobre o comportamento humano.:

    - Falta às pessoas ambição: não gostam de responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentirem-se seguras nessa dependência;

    - Sua própria natureza leva as pessoas a resistirem às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.


    Logo, afirmativa II tem relação com a teoria X

    fonte: introdução à TGA -CHIAVENATO (TGA, edição compacta, pg 271)

  • Para pessoas que, assim como eu, precisam de um maior aprofundamento na matéria.

    TEORIA X E Y - McGregor - Teoria comportamental da Administração

    I. A Teoria Y caracteriza o esforço físico e mental para trabalhar com algo tão natural como a diversão e repouso.CORRETO

    As pessoas não têm desprazer inerente em trabalhar. Dependendo de certas condições, o trabalho pode ser uma fonte de satisfação e recompensa (quando é voluntariamente desempenhado) ou uma fonte de punição (quando é evitado sempre que possível). A aplicação do esforço físico ou mental em um trabalho é tão natural quanto jogar ou descansar. Pg.332 Introdução à TGA, CHIAVENATO 2014.

    II. A Teoria Y preconiza que o homem procura, sobretudo, segurança.INCORRETO

    Comentário: É na Administração Científica em que é preconizado, como um dos alicerces fundamentais, a segurança e não insegurança. Sabendo-se que a Teoria X representa a Administração Científica, pode-se concluir que a questão aborda a Teoria X e não a Y conforme exposto na afirmação.

    A Teoria X representa o típico estilo da Administração Científica de Taylor, da Teoria Clássica de Fayol e da Teoria da Burocracia de Weber em diferentes estágios da teoria administrativa. Pg.332 Introdução à TGA, CHIAVENATO 2014.

    Segurança e não insegurança: embora os operários não ganhassem reconhecimento ou responsabilidade, havia um acordo tácito baseado na segurança e na permanência no emprego. As empresas davam uma sensação de estabilidade, dominando seus mercados. Pg.75 Introdução à TGA, CHIAVENATO 2014.


    III. A Teoria Y determina que o controle externo não é a única forma de se conseguir esforço das pessoas. CORRETO

    As pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades. O funcionário deve exercitar autodireção e autocontrole a serviço dos objetivos que lhe são confiados pela empresa. O controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter a dedicação e o esforço para alcançar os objetivos empresariais. Pg.333 Introdução à TGA, CHIAVENATO 2014.

  • TEORIA X: vigilância e fiscalização das pessoas, desconfiança nas pessoas, imposição de regras e regulamentos, descrédito nas pessoas, centralização das decisões na cúpula, atividade rotineira para as pessoas, autocracia e comando, pessoa como recursos  produtivo, etc.

    TEORIA Y: autocontrole e autodireção, confiança nas pessoas, liberdade e autonomia, delegação de responsabilidade, descentralização das decisões na base, atividade criativa para as pessoas, democracia e participação, pessoas como parceiros da organização, etc.
  • É impressão minha ou o gabarito da questao esta incorreto??

  • Acho que isso é comportamento organizacional, não é não? A filtragem está errada...

  • Teoria Y = ser humano BOM

    Teoria X = ser humano RUIM

    com isso vc mata as questões

    (comentário de um colega, aqui nas questões)

    Gostaria de complementar com o seguinte:

    Eu estava pensando em como memorizar isso, então, cheguei a seguinte conclusão:

    Y = Dois braços abertos, querendo abraçar -> BOM

    X = Uma pessoa de pernas abertas, querendo fazer cocô em outra -> RUIM

    Bom, me ajudou. Espero que ajude vocês, também.