SóProvas


ID
1244098
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Assinale a alternativa que não apresenta uma forma possível de representação da equação do patrimônio ou situação líquida às técnicas aplicadas em ciências contábeis.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ANULADA por NÃO possuir resposta!

     

    TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS!

     

     

    INFORMAÇÕES ESSENCIAIS PARA SE RESOLVER QUESTÕES DESTE TIPO:

    - EQUAÇÃO FUNDAMENTAL DA CONTABILIDADE:

                       ATIVO = PASSIVO + PL

    - SITUAÇÃO LÍQUIDA é sinônimo de PL.
    - PL pode ser 0 (o PL pode ser menor, igual ou maior que zero) (é o único que pode ser MENOR que 0). E para o PL ser NEGATIVO o PE tem que ser MAIOR que o AT. (se PE>AT, então PL<0). E para o PL<0, damos o nome de Passivo a descoberto.
    - PL nunca poderá ser MAIOR que o ATIVO.

     

     

    SOBRE A QUESTÃO:

    As alternativas "b", "c" e "e" identificamos como corretas trabalhando algebricamente a equação fundamental da contabilidade.

     

    Na alternativa "a" o PL foi atribuído como sendo ZERO (plenamente possível, conforme dito acima).

     

    Já na alternativa "d", que tb está correta, temos o caso em que o PL é NEGATIVO (PASSIVO A DESCOBERTO). Assim, A = P + (- PL), então, A + PL = P. 

     

     

    BONS ESTUDOS! Acredite, sua hora chegará!
     

  • Para medirmos o Patrimônio Líquido (PL), ou Situação Líquida, devemos apurar seus bens e direitos e subtrairmos suas obrigações. Só assim teremos uma noção exata da situação desta entidade. Escrevendo de forma simplificada temos:

    Patrimônio Líquido = Bens + Direitos - Obrigações

    Se considerarmos que os bens e direitos compõem o ATIVO de uma empresa, bem como suas obrigações representam o PASSIVO EXIGÍVEL, chegaremos à Equação Fundamental do Patrimônio:

    Patrimônio Líquido = Ativo - Passivo Exigível

    A partir disso vamos analisar as alternativas.

    a) Ativo = Passivo

    Nesta situação o Patrimônio Líquido é nulo (zero). 

    b) Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido

    Conforme vimos, o Patrimônio Líquido é dado pela diferença entre o Ativo e o Passivo Exigível. Aliás, por definição constante do CPC 00 “patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos”.

    c) Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido

    Ora, se o Patrimônio Líquido é dado pela diferença entre o Ativo e o Passivo Exigível, conclui-se que o Ativo é dado pela soma do Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido.

    d) Ativo + Passivo Descoberto = Passivo

    O Passivo a Descoberto ocorre quando a situação líquida é negativa (passiva, deficitária ou desfavorável). Neste caso o valor das obrigações (passivo exigível) é superior ao valor dos bens e direitos. Neste caso, costuma-se representar graficamente o Patrimônio Líquido junto do Ativo, da seguinte forma:

    e) Passivo = Ativo – Patrimônio Líquido

    No gabarito preliminar (alt. E) a FEPESE considerou que esta alternativa que não apresenta uma forma possível de representação da equação do patrimônio ou situação líquida, fato com o qual não concordo. Esta equação é idêntica à apresentada na alternativa C, não é? A única diferença é que numa o Ativo está isolado ao passo que na outra é o Passivo.

    No entanto, não haveria outra alternativa a ser assinalada, pois não seria possível representar graficamente esta situação.

    Veja bem, há diferença entre “ativo + passivo a descoberto” com “ativo – patrimônio líquido”. Neste, pressupõe que o valor do PL seja positivo (assim, deve ser apresentado junto do Passivo Exigível).

    Tente não brigar com o examinador, pois muitas vezes você terá que “caçar” a alternativa “menos correta” ou “mais incorreta”.

    De qualquer forma, a banca foi bem em anular a questão após os recursos realizados.