SóProvas


ID
1245196
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Analise o enunciado da questão abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.


A Administração Pública brasileira baseia-se no princípio da hierarquia, que estabelece uma relação de subordinação entre seus órgãos e agentes. Presta-se como instrumento de organização do serviço e meio de responsabilização dos agentes administrativos, impondo ao subalterno o dever de obediência às determinações superiores.

Alternativas
Comentários
  • Correto. 

    Segundo Alexandre Mazza (Manual de Direito Administrativo, 2010)

    Princípio da hierarquia 

    Estabelece as relações de coordenação e subordinação entre órgãos da Administração Pública Direta. A hierarquia é princípio imprescindível para a organização administrativa. De acordo com Maria Sylvia Zanella Di Pietro, “a subordinação hierárquica só existe 

    relativamente às funções administrativas, não em relação às legislativas e judiciais”. Segundo a autora, dessa subordinação decorrem prerrogativas para a  Administração, como: a) rever atos dos subordinados; b) delegar e avocar competências; c) punir os subordinados.

  • O trecho: "meio de responsabilização dos agentes administrativos", me fez errar a questão.Achei que se tratava de poder disciplinar.

  • Tbm Jardel. 

  • é um "meio" de responsabilização justamente porque o "fim" (finalidade) é do poder hierárquico.

    Ex:

    A descumpre ordens de B -> poder hierárquico

    A responde a PAD -> poder disciplinar que foi "provocado" por ofensa ao poder hierárquico.

  • conforme o Mestre HELY LOPES, é o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal; Hierarquia é a relação de subordinação existente entre vários órgãos e agentes do Executivo, com distribuição de funções e garantias da autoridade de cada um.


    Segundo MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, a hierarquia “estabelece uma relação de coordenação e subordinação entre os vários órgãos que integram a Administração Pública”. 

  • "...meio de responsabilização dos agentes administrativos...", segundo parte da doutrina, aqui estamos diante do poder hierárquico de maneira imediata e do poder disciplinar de maneira mediata ou incidental, ou seja, a responsabilização de agentes administrativos decorre diretamente do poder hierárquico, entretanto, há uma incidência também do poder disciplinar.

  • O Poder Disciplinar é decorrente do Poder Hierárquico! E lembrando que na A.P indireta não há órgãos, mas sim entidades de personalidade jurídica de direito público interno ou de direito privado (sociedade de encomia mista e fundações públicas, quando criadas para serem de direito privado), criadas por lei específica!

  • O termo subalterno é meio pejorativo.

    Abraços.

  • ERREI POR ACHAR A QUESTÃO MUITO AMPLA... OBEDECER.... PARA MIM, ATÉ AS ORDENS ILEGAIS ELE DEVE OBEDECER

  • GABARITO: CERTO

    O poder hierárquico consiste nas atribuições de comando, chefia e direção dentro da estrutura administrativa, portanto, é um poder interno e permanente exercido pelos chefes de repartição sobre seus agentes subordinados e pela administração central no atinente aos órgãos públicos. Não há hierarquia entre a Administração Direta e as entidades componentes da Administração Indireta. A autonomia das autarquias, fundações públicas e empresas governamentais repele qualquer subordinação dessas entidades perante a Administração Central. O poder hierárquico também não é exercido sobre órgãos consultivos.

    Fonte: https://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/1369/Poder-hierarquico