SóProvas


ID
1245922
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A maconha é uma substância proibida e, uma vez detectada, é causa de suspensão, punição e até perda de patrocínios de atletas. Sobre os efeitos do uso da maconha, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Há ainda a considerar os efeitos psíquicos crônicos produzidos pela maconha. Sabe-se que o uso continuado da maconha interfere com a capacidade de aprendizagem e memorização e pode induzir um estado de amotivação, isto é, não sentir vontade de fazer mais nada, pois tudo fica sem graça e importância. Este efeito crônico da maconha é chamado de síndrome amotivacional. Além disso a maconha pode levar algumas pessoas a um estado de dependência, isto é, elas passam a organizar sua vida de maneira a faciliatar o uso de maconha, sendo que tudo o mais perde o seu real valor.


    FONTE: http://www.cebrid.epm.br/folhetos/maconha_.htm

  • o uso continuado pode levar à síndrome amotivacional.

  • Inapetência = ausência de apetite

  • Símdrome amotivacional- É uma consequência do uso crônico e pesado da maconha. Este quadro é caracterizado pela diminuição da energia e da vontade, assim como prejuízo social e ocupacional significativos. Na síndrome amotivacional nota-se diminuição da capacidade de atenção e julgamento, além de introversão, com diminuição da comunicação e das habilidades sociais.

    Dr. Claudio Jerônimo da Silva psiquiatra explica que a síndrome amotivacional é muito parecida com a depressão e uma diferença relevante é que na síndrome amotivacional o que acontece de mais importante é uma falta de motivação para realizar as coisas, mas a pessoa continua bem. Já na depressão essa falta de desinteresse deixa a pessoa incomodada, ela não se sente bem e tende a buscar ajuda para sair dessa situação.