ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).
TÁTICO - Enquanto o planejamento estratégico envolve toda a organização, o planejamento tático envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão. É a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.
OPERACIONAL - É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores para o curto prazo, com foco nas atividades do dia a dia da empresa. Preocupa-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades cotidianas da organização. Os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03
GABARITO LETRA D
Planejamento estratégico
É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas principais características são:
-É projetado a longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendido a vários anos.
-Envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir os objetivos globais da organização.
-É definido pela cúpula da organização situada no nível institucional e correspondente ao plano maior, ao qual todos os demais estão subordinados.
-É voltado para a eficácia da organização no alcance de seus objetivos globais.
Planejamento tático
Cada unidade organizacional deve ter o seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais características são:
- É o planejamento feito no nível departamental.
- É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
-Envolve cada departamento ou unidade da organização, abrangendo seus recursos específicos, e preocupa-se em atingir objetivos departamentais.
-É voltado para a coordenação e integração das atividades internas da organização.
Planejamento operacional
É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade. Suas principais características são:
- É projetado para o curto prazo, para o imediato e geralmente lida com o cotidiano e com a rotina diária ou semanal.
- Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
-É definido no nível operacional para cada tarefa, operação ou atividade. -É voltado para a eficiência na execução das atividades.
Fonte: Prof.ª Karen Estefan Dutra
Letra d. O planejamento operacional, como o próprio nome já nos ajuda a entender, é feito no nível das operações das organizações ou órgãos. Significa falar que esse é o planejamento das rotinas de trabalho, os manuais de procedimentos, envolvendo atividades isoladas diárias, de curto prazo. O planejamento tático (gerencial, funcional ou intermediário, é mais abrangente que o planejamento operacional, envolvendo decisões de departamento, reunindo conjunto de atividades, ao invés de atividades isoladas. Desmembra os objetivos amplos do planejamento estratégico em subobjetivos palpáveis para cada departamento ou nível funcional da organização. Possui um prazo médio. O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização (missão, valores e objetivos), visando ao melhor grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.
Prof. Adriel de Sá - Gran Cursos