SóProvas


ID
1247152
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme previsto pela Constituição Federal, é facultado aos Estados instituir um fundo estadual de fomento à cultura que

Alternativas
Comentários
  • CF/88

    Art. 204. As ações governamentais na área da assistência social serão realizadas com recursos do orçamento da seguridade social, previstos no art. 195, além de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes:

    I - descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e a execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social;

    II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

    Parágrafo único. É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a programa de apoio à inclusão e promoção social até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de:

    I - despesas com pessoal e encargos sociais;

    II - serviço da dívida;

    III - qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados.

  • CFRB

    Art. 216, §6º: É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento àcultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para ofinanciamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos nopagamento de: (Incluído pela EmendaConstitucional nº 42, de 19.12.2003)

    I - despesas com pessoal eencargos sociais; (Incluído pela EmendaConstitucional nº 42, de 19.12.2003)

    II - serviço da dívida; (Incluído pela EmendaConstitucional nº 42, de 19.12.2003)

    III - qualquer outra despesacorrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados. (Incluído pela EmendaConstitucional nº 42, de 19.12.2003)


  • Questão de Direito Constitucional

  • Art. 216, §6º: É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento àcultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para ofinanciamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos nopagamento de: (Incluído pela EmendaConstitucional nº 42, de 19.12.2003)

    I - despesas com pessoal eencargos sociais; (Incluído pela EmendaConstitucional nº 42, de 19.12.2003)

    II - serviço da dívida; (Incluído pela EmendaConstitucional nº 42, de 19.12.2003)

    III - qualquer outra despesacorrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados. (Incluído pela EmendaConstitucional nº 42, de 19.12.2003)

  • Art. 215. § 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura (PNC), de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à:

    I - defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro;

    II - produção, promoção e difusão de bens culturais;

    III - formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões; (letra C) ou seja, é uma das diretrizes do PNC, e não do citado fundo de fomento à cultura previsto no art. 216.

    IV - democratização do acesso aos bens de cultura;

    V - valorização da diversidade étnica e regional.

     

    Art. 216-A. O Sistema Nacional de Cultura, organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, institui um processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes (letra D), pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais. Ou seja, está associado ao SNC, e não ao fundo de fomento previsto no art. 216.

  • Excelente comentário do colega Bruno Torezani!

  • Raciocinando Direito 

    Se pensarmos naquela ideia de que o Estado investe pouco em cultura, chegaremos a conclusão que o valor de "até cinco décimos por cento ".

    o que na verdade só retrata a realidade, dessa vez a Constituição esta saindo do papel rss..