SóProvas


ID
1247506
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o exame físico, o enfermeiro observa que o paciente, portador de insuficiência hepática, apresenta a esclera com coloração amarelo-alaranjada. Acerca dessa situação hipotética, é correto afirmar que essa coloração se denomina

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C

    Insuficiência hepática
    A insuficiência hepática define-se como uma grave deterioração da função do fígado.
    Aparece como consequência de qualquer tipo de perturbação do fígado, tais como a hepatite viral, a cirrose, assim como as lesões produzidas pelo álcool ou por medicamentos como o paracetamol (acetaminofeno). Para que se apresente uma insuficiência hepática, grande parte do fígado deve estar lesada.

    Sintomas e diagnóstico -v Uma pessoa com insuficiência hepática costuma apresentar icterícia, tendência para sangrar, ascite, alteração da função cerebral (encefalopatia hepática) e uma saúde precária generalizada. Outros sintomas frequentes são cansaço, fraqueza, náuseas e falta de apetite.


  • A insuficiência hepática define-se como uma grave deterioração da função do fígado. Aparece como consequência de qualquer tipo de perturbação do fígado, tais como a hepatite viral, a cirrose, assim como as lesões produzidas pelo álcool ou por medicamentos como o paracetamol (acetaminofeno). Para que se apresente uma insuficiência hepática, grande parte do fígado deve estar lesada. Os sintomas da insuficiência hepática são: icterícia, edema, alterações no SNC, • Excesso de amônia no organismo, podendo causar lesões cerebrais; • Odor corporal descrito como "bolorento" ou "agridoce"; • Tendência a sangramentos vindo do estômago e intestinos; • Ascite: acúmulo de líquidos na região abdominal. Podem surgir outros sintomas como cansaço, fraqueza, enjoos e falta de apetite. A icterícia é uma pigmentação amarelada da pele e do branco dos olhos (esclerótica), produzida por valores anormalmente elevados de pigmentos biliares (bilirrubina) no sangue. Os glóbulos vermelhos antigos ou com alterações são eliminados da circulação sanguínea, principalmente através do baço. Durante este processo, a hemoglobina (substância contida nos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio) transforma-se em bilirrubina. Esta chega ao fígado e é excretada para o intestino como um componente da bílis. Se a excreção da bilirrubina encontrar um obstáculo, o excesso desta volta ao sangue provocando icterícia.

    Resposta : C