SóProvas


ID
124765
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em janeiro de 2010, a Cia Teresópolis preparava suas Demonstrações Contábeis de 2009, quando um fato negativo e significativo ocorreu na empresa, obrigando-a a uma mudança nos critérios contábeis para a elaboração das Demonstrações Contábeis.
De acordo com as normas do CPC aprovadas pelo CFC, assinale a alternativa que indique a causa para que esse fato tenha ocorrido.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar essa questão?
    Desde já, grata pela atenção!!
  • De acordo com o CPC 24, item 14, aprovado pelo CFC, “a entidade não deve elaborar suas
    demonstrações contábeis com base no pressuposto de continuidade se sua administração determinar
    após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis que pretende liquidar a entidade,
    ou deixar de operar ou que não tem alternativa realista senão fazê-lo.”
  • Muitos dos aspectos contábeis levam em consideração o tempo de existência da empresa. Como manter o valor contábil regisrado de um passivo não circulante se não há previsão de existência da companhia no momento de realização desta obrigação. Da mesma forma acontece no ativo: como manter o valor de um bem com vida útil superior ao da existência da sociedade. Por isso quando a continuidade da empresa não é mais uma certeza as valorações de bens e direitos, por exemplo, recebem tratamento diferenciado.
    Bons estudos.
  • a) A identificação de que a empresa não mais poderá se manter em continuidade. [Correto]

    De acordo com o CPC 24 - Eventos Subsequentes14.  a entidade não deve  elaborar  suas demonstrações contábeis segundo o pressuposto da continuidade se os eventos subsequentes ao período contábil a que se referem as demonstrações indicarem que o pressuposto da continuidade não é apropriado.

    Haverá portanto uma mudança nos critérios contábeis.

    As outras alternavias estão incorretas porque são casos em que os eventos subsequentes são indicadores de condições que surgiram após o período contábil a que se referem as demonstrações, e portanto a entidade não deve ajustar os valores nas demonstrações contábeis, devendo apenas evidenciá-los em notas explicativas indicando:

    (a)  a natureza do evento;
    (b)  a estimativa de seu efeito financeiro ou uma declaração de que tal estimativa não pode ser feita.