Metacognição é a ação de pensar e refletir sobre o os próximos pensamentos, ou sobre a atividade mental de si mesmo. É também conhecida como cognição sobre a cognição.
A pertinência do estudo sobre metacognição está vinculada ao peso que a capacidade de aprendizagem efetiva dos indivíduos tem na atualidade, e a repercussão da mesma nas diferentes esferas: social (pessoal, comunitária), econômica (empresarial, industrial, comercial), educacional (escola, universidade, pedagogia, andragogia, heutagogia), na saúde (pública, mental, psicoeducação), dentre outras.
O papel fundamental da metacognição na melhora do rendimento acadêmico é colocado pela pedagogia, onde se destaca no desenvolvimento do processo de aprender a aprender. Este ponto mostra-se fundamental na sociedade atual, frente à demanda de saber lidar com o aumento de informações, perante a necessidade de qualificação cada vez maior para aceder ao mercado de trabalho ou ao ensino superior. Na sociedade, atualmente, a capacidade de aprendizagem já é sinônimo de sobrevivência e bem-estar social.
FONTE: http://superdotacao.com.br/a/5/o-que-e-metacognicao