SóProvas


ID
1247707
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O aconselhamento profissional, na forma de sondagem de aptidões e orientação profissional, preconiza a seguinte tendência específica da orientação educacional nas escolas:

Alternativas
Comentários
  • O aconselhamento, como meio de sondagem das aptidões e orientação profissional surge no contexto de uma pedagogia tecnicista, onde o trabalho e as tecnologias são extremamente valorizados e aonde o trabalho do orientador educacional na escola é a preocupação com o lado profissional do aluno, com sua disciplina, numa perspectiva Disciplinadora da Orientação Educacional.

     

     

    Por que não?

    Neo Liberal: O neoliberalismo trata de relações econômicas, do esforço individual para alcançar o sucesso. Não trata da orientação educacional buscar auxiliar o aluno para se encontrar no mercado, este é um mérito dele.

    Não diretiva:O aluno "nasce sabendo" e suas aptidões são apenas reveladas com o tempo. Não cabe ao orientador ou qualquer professor intervir no desevolvimento do estudante, isso é algo natural, está nele, a profissão que vai até ele, porque nasceu para aquilo, não o orientador que vai ao aluno.

    Funcionalista: Essa poderia ser a mais próxima das dúvidas, entre a resposta certa, A, e D. Porque a tendência funcionalista vê uma experiência determinada por funções e o que são trabalhos se não funções? A sociedade possui instituições e cada instituição tem sua função. Se ela não é cumprida, pode danificar todo o sistema. Durkheim, pai da Sociologia Moderna e autor deste conceito, dizia que era como um corpo e seus órgãos, o mal funcionamento de um poderia afetar e até levar a morte todo o sistema. Numa perspectiva funcionalista, o orientador iria apenas identificar qual seria a aptidão do estudante e direcioná-lo, para fazê-lo "funcionar" dentro do sistema, ele já tem sua função definida. Na tecnicista, contudo, tenta-se direcionar o aluno através de suas aptidões, ou seja, ele possui outras "funções" e o orientador deve auxiliá-lo na busca mais correta e cientificamente melhor e mais útil para o mercado de trabalho e a vida em sociedade.