I e II – CERTAS. O auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de:
(a) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco;
(b) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação;
(c) outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria.
III – CERTA. É verdade que o auditor deve avaliar a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração.
Prof. Claudenir Brito
                            
                        
                            
                                Sobre o Item III
 
Entendimento do negócio e setor de atuação da entidade a ser auditada
Boynton et al. (2002, p. 174-176) enfatizam a importância de compreender o negócio e o setor de atuação da entidade a ser auditada. O entendimento deve ser suficiente para que o auditor possa:
c) Avaliar a razoabilidade das estimativas contábeis – o conhecimento do negócio e setor de atuação da entidade auxilia o auditor a avaliar aspectos críticos das demonstrações contábeis que envolvem julgamento profissional, como as estimativas que dão embasamento à constituição de provisões para devedores duvidosos, estoques obsoletos e garantias prestadas; e
                            
                        
                            
                                Item I- Verdadeiro
 
Julgamento profissional é a aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.
 
NBC TA 200 (2016), 16 
O auditor deve exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis
 
NBC TA 500 (2016), A6
É questão de julgamento profissional determinar se foi obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo e, com isso, possibilitar ao auditor atingir conclusões razoáveis que fundamentem sua opinião.
 
Item II-Verdadeiro
 
NBC TA 200 (2016), 17. 
Para obter segurança razoável, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável e, com isso, possibilitar a ele obter conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião.
A natureza dos procedimentos de auditoria a executar pode precisar ser modificada para obter evidências de auditoria que sejam mais confiáveis e relevantes ou para obter informações comprobatórias adicionais. Isso pode afetar o tipo dos procedimentos de auditoria a serem executados e a sua combinação.
 
item III-Verdadeiro. Em relação as estimativas...
 
NBC TA 540 (2016), 6. 
O objetivo do auditor é obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre:
(a) se as estimativas contábeis, incluindo as de valor justo, registradas ou divulgadas nas demonstrações contábeis, são razoáveis; e
(b) se as respectivas divulgações nas demonstrações contábeis são adequadas, no contexto da estrutura de relatório financeiro aplicável.
 
Resposta E